A tragédia que envolveu o Ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da operação Lava Jato, Teori Zavascki, tem sido motivo de muita polêmica em torno da ação de combate a corrupção mais famosa e complexa do mundo. A vaga para um novo relator no STF tem feito a população se manifestar pedindo a nomeação do juiz Sérgio Moro, na esperança de que a operação não seja prejudicada e as investigações continuem. Entre as pessoas que pedem Moro para o STF, está Silas Malafaia, que já fez a cobrança ao Presidente Temer:
“Se Temer quer honrar o exemplo de honestidade, nomeia o Moro para o STF. Ele que substitui o relator da Lava Jato no STF”, disse o @PastorMalafaia em 19 de janeiro.
Mesmo assim, Silas Malafaia acredita que a nomeação de Sérgio Moro deve acontecer por uma questão de reconhecimento pelo trabalho do magistrado na primeira instância; “Mesmo o moro sendo impedido, por regras processuais, de ser o relator da lava jato no STF, merece ser nomeado pelo relevantes serviços.”, afirmou Malafaia também no Twitter.
Em outra ocasião, porém, Malafaia gravou um vídeo e publicou na sua conta do Youtube, reconhecendo o impedimento de Moro como relator da Lava Jato no STF; “…ele não pode ficar com os processos da Lava Jato, segundo as regras processuais, porque ele já atuou na primeira instância. Que pena! Esse era o cara.”
O pastor lamenta e cobra do Presidente Temer, que também afirmou no Twitter ser “covarde” e “omisso” caso decidisse não fazer a nomeação de um Ministro para ser o relator da operação. Temer, por outro lado, que já foi citado em delações da Lava Jato, com receio de ser acusado de interferir e influenciar o julgamento do processo, preferiu fazer a nomeação do novo Ministro só depois que a Presidente do STF, Carmem Lúcia, decidir qual será o procedimento a respeito do caso.