Nesta quinta-feira (6) o estado americano de Washington legalizou o uso recreativo da maconha, apesar de as leis federais ainda proibirem a prática. A decisão levanta uma série de questões morais e sociais, inclusive dentro das igrejas.
O pastor Mark Driscoll, da Mars Hill Church em Seattle, publicou uma mensagem em seu blog e também um e-book discutindo o tema, intitulados “Puff or Pass” (trocadilho com uma gíria em inglês relacionada ao consumo da droga).
– Hoje, meu estado natal de Washington legaliza o uso recreativo da maconha. Esta decisão, naturalmente, leva a uma série de perguntas e questões pastorais – escreveu Driscoll em seu blog.
O pastor comentou já ter sido questionado diversas vezes por jovens que usavam versículos isolados da Bíblia para justificar o uso da droga. Ele destacou em especial um trecho de Gênesis 1:29 (NVI): “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes”, e também a primeira parte de Lucas 6:37, que diz: “Não julguem e vocês não serão julgados”.
Driscoll afirma que “esses caras não tem muito conhecimento teológico geral, mas, curiosamente, tendem a conhecer pelo menos dois versículos da Bíblia”, que seriam usados como tentativas de justificar o uso da droga.
Segundo o The Christian Post, o pastor discutiu também se seria ou não pecado utilizar o entorpecente, afirmando que algumas coisas não são nem ilegal nem pecado, mas são ignorantes.
– Por exemplo, comer uma caixa de cereais em vez de alimentos que contém não é ilegal ou pecaminoso, é apenas tolo – escreveu.
– Eu cresci em uma casa com pais católicos, que avisaram meus quatro irmãos e eu sobre o uso de drogas. Tive muitos amigos que viraram de usuários de drogas recreativas para viciados. Eu mesmo enterrei um amigo que teve uma overdose – prosseguiu o pastor, que concluiu afirmando que o consumo de maconha é uma epidemia de imaturidade entre os jovens.
Por Dan Martins, para o Gospel+