Viralizou nas redes sociais o vídeo de um suposto mendigo soltando a voz em um culto evangelístico, após pedir uma oportunidade para cantar. A música escolhida pelo homem é “O Escudo”, nacionalmente mais conhecida pela interpretação do grupo Voz da Verdade.
A participação de fiéis em cultos é comum, especialmente nas igrejas de tradição pentecostal, como parece ser o caso do culto onde o suposto mendigo canta e surpreende o público.
Na gravação, o homem sobe ao palco e é questionado sobre o motivo da sua presença. Ele, então, diz que deseja cantar uma música e o microfone lhe é dado. Logo após o homem começa a cantar e os fiéis rapidamente exaltam a Deus com o início da canção.
Encenação?
O homem que aparece no vídeo, contudo, foi apontado por internautas como membro da igreja que realiza o culto, e não um mendigo. Isso, porque, o episódio teria sido uma encenação como parte da programação evangelística.
“Foi uma encenação para provar de não devemos julgar o livro pela capa”, comentou uma internauta no perfil Assembleianos de Valor. “Aí demonstra que não conhecemos o profundo das pessoas.”
“Então Deus usa e conhece a todos no profundo do seu coração. Nada de julgar a ninguém pela sua aparência. Achei forte esse exemplo”, destacou a usuária do Instagram.
Outros internautas, porém, criticaram a suposta encenação. Uma seguidora do perfil argumentou que a Igreja não deve usar situações de carência para comover os fiéis, mesmo que o objetivo seja ensinar o não julgamento.
“Se eu preciso que um morador de rua entre na igreja cantando para que me comova com a situação dele, que cristão sou eu que não dou crédito somente ao fato de ser uma pessoa necessitada, carente???”, questionou a internauta.
E continuou: “Por que preciso de artifícios comoventes para olhar pro meu próximo com olhar de Cristo? Será que é porque não temos a mente, a atitude, o coração, o amor do nosso Senhor Jesus?”. Assista:
Ver essa foto no Instagram