A menina paquistanesa de 14 anos que foi baleada por talibãs por militava pela educação de meninas em seu país está melhorando seu quadro clínico. Malala Yousufzai foi transferida para Birmingham, na Inglaterra e está sob cuidados médicos.Os profissionais que estão cuidando dela acreditam que ela vai se recuperar totalmente.
O hospital é especializado em ferimentos por armas de fogo e cuida de soldados britânicos feridos em combate.
Malala criou um blog onde denunciava as dificuldades de se viver na região do Vale do Swat, controlada pelo talibã, grupo extremista que proíbe a educação para mulheres.
A atitude corajosa enfureceu os talibãs. Na semana passada Malala foi vítima de tiros quando homens armados interceptaram a vã escolar em que a menina e outros alunos usavam para transporte à escola.
O caso repercutiu dentro e fora do Paquistão. O governo do país chegou a anunciar a recompensa de US$ 1 milhão pela captura do líder talibã que assumiu a responsabilidade pelo ataque contra a jovem.
Malala atualmente se encontra cercada de seguranças em território inglês. O talibã voltou a fazer ameaças contra a menina, que pode não mais voltar a seu país natal.
Segundo o G1, a Inglaterra possui relações especiais com o Paquistão, sua ex-colônia. O caso repercutiu intensamente no Reino Unido.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+