Ministérios de jovens superficiais estão afastando adolescentes cristãos da igreja, diz pesquisa

20

Estudos mostram que os adolescentes cristãos estão se afastando cada vez mais da igreja, e uma pesquisa recente revelou que muitos acreditam que esse afastamento é resultado de ministérios de jovens superficiais e focados apenas no entretenimento.

A pesquisa, patrocinada pela organização cristã pró-família National Center for Family-Integrated Churches (NCFIC), mostra que 55% dos cristãos americanos estão preocupados que o ministério da juventude moderna é superficial e não dá formação bíblica para os jovens.

O porta-voz NCFIC, Adam McManus, disse que não está surpreso com os resultados, e que acredita que eles são a prova de que os adolescentes na igreja são “focado em seus pares, e não seus pais ou seus pastores”.

Segundo o Christian Today, McManus disse ainda que as Escrituras não estão sendo ensinados com precisão suficiente em grupos de jovens e que tais grupos não estão fazendo a juventude se engajar de verdade na igreja. Para ele, a resposta para o desafio de elevar os jovens cristãos em crentes adultos comprometidos, está menos em grupos de jovens e mais na relação com os pais.


O estudo, que levantou a opinião de 290.000 cristãos, teve as seguintes perguntas, e respectivos resultados:

1. As programações do “grupo de jovens” de sua igreja são uma maneira bíblica para alcançar os jovens?

• 37% disseram “não”;
• 36% disseram “sim”;
• 26% disseram “É complicado”.

2. O ministério da juventude moderna diz respeito a você?

• 14% disseram que “Sim, estamos perdendo nossos filhos e isso claramente não está funcionando para formar crentes maduros”;
• 9% disseram “Sim, é muito raso e focado no entretenimento”;
• 55% disseram que sim, e concordaram com as duas afirmações anteriores;
• 22% disseram “Não, não é perfeito, mas está se esforçando para se comunicar de forma relevante o Evangelho”.

3. A Bíblia dá uma direção clara e limites para o discipulado de jovens na igreja?

• 15% disseram “Não, A Bíblia nos dá o Evangelho, mas a forma de alcançar a juventude com isso depende de nós”;
• 28% disseram “Sim, mas há um monte de flexibilidade, uma vez que não diz muito”;
• 57% disseram que “Sim, a Bíblia nos dá toda a direção que precisamos para discipular juventude e nos constrange de utilizar as inovações do mundo.”

Por Dan Martins, para o Gospel+


20 COMENTÁRIOS

  1. Não bastasse ser o evangelho uma coisa entediante, misógina, racista e homofóbica, existem pais e instituições especialmente dedicadas e manter toda esta alienação!

        • JESIEL

          Primeiro quero te dar os meus pesames por esse teu nome”ridiculo”,não desejaria nem para o meu pior inimigo.
          Mas fazer o que né! A biblia foi um livro para escravizar o ser humano sim concordo contigo,mas torna-lo escravo de um Deus que é transcendente.
          Mas qual foi ou é o livro que te tornou escravo? E não venha me dizer que vc não é um escravo porque vc é um escravo.

        • OBA eu sou um escravo e um escravo com todo amor ternura e carinho e o quero ser por todo o tempo que me resta na terra, COISA maravilhosa e ser escravo de JESUS CRISTO, pois e nesta escravidão em Cristo que eu tenho a maior das maiores LIBERDADE oh Glorias aleluias como e bom ser escravo de Deussssssssssss

      • Concordo plenamente.
        Alienação é achar que dar o rabo é normal;
        Alienação é achar que um biólogo com síndome de Dawn[kins] pode ser um bom filósofo/teologo/desmistificador-dos-planos-metafísicos

        Alienação é uma criatura tentar falar mal de algo que não conhece, só ouviu falar… talvez porque lhe faltou toddynho.

      • Parece ser esta sua única preocupação, entediante amiguinho. Pois até a ciência comprova (com uso do pletismógrafo) que TODO homofóbico tem atração por pessoas do mesmo sexo!

  2. Aos que se dizem cristãos e respondem qualquer comentário, de forma agressiva, como as acima, me perdoem, mas vocês não conhecem a Deus e muito menos o seu amor! Por culpa de bitolados hipócritas como vocês, ser evangélico neste país torna-se vergonhoso!
    Quero dizer aos que são ou não cristãos que Deus é muito mais do que alguém que busca escravos! Deus busca relacionar-se com sua criação e se você pensa que isso pode ser estranho, eu te desafio a tentar! Você não precisa de rituais, padres, pastores, nada! É você e Deus!

    • Queria Fabiana, não é por sermos evangélicos que temos que falar mansamente sempre, pois Deus é amor, mais também é justiça, então, temos que falar a verdade, doa a quem doer, não estamos pregando costumes ou rituais, mais sim o que diz a palavra de Deus, se não falarmos o que esta escrito, Deus nos pedira conta, então cuidado, e se converta ao Senhor enquanto HA TÉMPO, pois Ele esta voltando e nao vai ser qualquer um que o chama de senhor que vai subir com ele não.
      fica a dica pra NÓS!

  3. E caricato isolar a juventude do mundo k o rodeia ou seja, de sociedade, o papel da igreja para com eles e de ddireciona los a caminhos veridicos dando uma dista.

  4. Este e o resultado desta igrejas moderna que tudo pode e que não e bem assim que Deus não e do jeito que os crentes verdadeiros fala que e invencionice que Deus não esta preocupado com comportamentos e sim somente com o coração e que não tem problema algum participar das coisas do mundo, igrejas que não existe discipulados, igrejas que não existe escolas dominicais, igrejas que não existe um culto de ensino, igrejas que não existe cultos de Doutrina, tem delas que se um crente verdadeiro adentrar nelas não ficam 15 minutos e sai de la esconjurados, eu mesmo já fui um dia em uma dessas não vou falar o nome, mas e uma dessas renovadas, com certeza se eu estivesse dentro de uma católica eu me sentiria mais bem, porque os católicos pelo menos não mudam a ladainha e uma so a milhares, agora nestas igrejas que se dizem Evangélicas moderna, como esta escrito na Santa Palavra, SAI DELAS POVO MEU DIZ O SENHOR, são verdadeiras dominadas por mundanismo, e carne pura carne nua e crua, eu digo com toda clareza e sem medo de pecar, pelo o que eu conheço de bíblia e de Doutrina, se o Espirito Santo de Deus estiver dentro das tais igrejas, a Biblia e mentira e tudo o que eu creio e uma falácia, pois nada do que eles fazem e pregam esta de acordo com a Santa Doutrina, seus comportamentos modos de se vestir de agir de falar de frequentar tudo esta fora do que nos e proposto pelo Santo Evangelho disto eu tenho certeza, e tenho dito

  5. Prefiro um bilhão de quatrilhoes de vezes ser ESCRAVO DE DEUS, do que ser escravo da bebida ser escravo das drogas ser escravo da desonestidade, ser escravo da corrupção, da prostituição, das noites de forro, das putarias, das mulheradas sem vergonhas, ser escravo de jogo de futebol olhando homens correr atrás de bola, ser escravos de vícios, ser escravo sexual ilícito, ser escravo do dinheiro, ser escravo de patrão, ser escravo de trabalho, ser escravos de filmes pornôs, ser escravo do homesexualismo, ser escravo da idolatria adorando a criatura no lugar do criador, enfim, prefiro ser escravo de Jesus Cristo que e um Senhor bom misericordioso, compreensível amoroso para com seus não escravos mas sim filhos

  6. tournatrack, e desde quando doutrina está ligada ao modo de se vestir?então, só as mulheres com cabelo despontado, com roupa no pé, vai pro céu?
    vai dormir.
    isso são invencionices de homens, e pronto.
    não tem nada de bíblia.
    então, os jovens pularem, dançarem nas igrejas, não pode?
    ficar aquela coisa morta?parecendo velório?
    to fora!!!
    prefiro servir à Deus com liberdade, que Jeuss me deu, adorá-lo com todas as forças.

    • Ok irmãozinho tudo ok, não te aflija cada um tenha suas convicções bem definida, eu sou Assembleiano,mm portanto temos os nossos costumes mas te adianto e muito alegre não existe tristeza, agora vocês tem os seus e também não tem tristeza então esta tudo bem

  7. Faz o seguinte Jhon, viva a sua vida mas saiba de uma coisa:
    Deus pedirá conta e por mais que vc não acredite o Inferno tambem existe, e para pessoas como vc eu não perco tempo, Como disse Jesus a Judas… Faz logo o que quer fazer pois a condenação é certa.
    Porém eu e minha casa serviremos ao SENHOR !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA