Conheça a história do pastor John Harper, que sacrificou sua vida para evangelizar durante o naufrágio do Titanic

12

No dia 10 de abril de 1912, o navio Titanic partiu de Southampton, no Reino Unido, para sua viagem inaugural, que seria também sua última viagem. Porém, quarto dias após iniciar sua viagem, o navio se chocou em um iceberg e naufragou, entrando de maneira triste na história como a maior catástrofe marítima de todos os tempos ceifando a vida de 1.517 pessoas.

Entre as milhares de pessoas que perderam suas vidas no trágico acidente está o reverendo John Harper, que viajava para fazer uma visita e pregar na Moody Church em Chicago. Porém, devido ao trágico fim da viagem inaugural do Titanic, Harper nunca chegou ao seu destino, mas teve os momentos finais do navio como seu último campo missionário.

John Harper nasceu em uma família de cristãos devotos em 29 de maio de 1872, em Renfrewshire, na Escócia. Aos 13 anos professou a fé em Cristo e começou a se dedicar às Escrituras com um zelo pelas almas era tão intenso que aos 17 anos já estava pregando nas esquinas de sua cidade natal, enquanto se sustentava trabalhando em uma fábrica local. Depois de pregar na rua por cinco ou seis anos, ele foi ouvido pelo Rev. EA Carter da Missão Batista Pioneira em Londres, que o convidou a trabalhar em temo integral em Goven, na Escócia.

Na época de sua viagem a Chicago, Harper havia decidido reservar passagens no navio RMS Lusitania, mas, com o cancelamento da viagem desse navio reservou passagens de segunda classe no próximo navio que partiria para os Estados unidos. Então, em 10 de abril de 1912, ele embarcou no RMS Titanic junto à sua filha de 6 anos, Annie Jessie, e sua sobrinha, Jessie Wills Leitch.


Então, na noite do dia 14 de abril, o rev. Harper foi despertado pelo som do iceberg rasgando o casco do navio. Ele acordou sua filha, envolveu-a em um cobertor e, quando se tornou evidente que o navio afundaria, com lágrimas nos olhos, ele beijou sua filha, e a entregou junto de sua sobrinha a um tripulante que as colocou em um bote salva-vidas.

Como Annie e Jessie entraram no bote salva-vidas e estavam em segurança, Harper virou-se e olhou para o seu novo campo de missão: o grande número de pessoas que teriam poucos momentos de vida por causa do naufrágio. Testemunhas relatam que após o navio se partir e cerca de 1500 pessoas serem lançadas às águas geladas do mar, o rev. Harper passou seus últimos momentos nadando de pessoa para pessoa perguntando sobre o estado de suas almas e proclamando a verdade do evangelho, especialmente por meio de Atos 16:31.

Harper nadou até um homem que estava agarrado a um pedaço dos destroços e lhe perguntou: “Você está salvo?” O homem respondeu que não. Ao ouvir isso, Rev. Harper tentou levar o homem a Cristo, mas o homem recusou. Rev. Harper tirou o colete salva-vidas e deu para o homem e disse: “Aqui, então, você precisa disso mais do que eu …”, e nadou para evangelizar os outros. Um pouco mais tarde, Harper voltou a esse homem e tentou novamente o conduzir a Cristo. Rev. Harper tentou nadar para os outros, mas dessa vez começou a sucumbir à hipotermia. Suas últimas palavras foram: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.

A história do reverendo John Harper só se tornou conhecida porque esse homem para o qual entregou seu colete foi um dos seis sobreviventes que foram retirados das águas geladas. Ele conta, segundo o site leben: “Então, com dois quilômetros de água abaixo de mim, no meu desespero eu chorei a Cristo para me salvar. … Eu sou o último convertido de John Harper”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


12 COMENTÁRIOS

  1. Ué, mas o Feliciânus disse que foi DEEEUUUUUSSS que afundou o navio para se vingar do engenheiro que o construiu, então o DEEEEUUUUSSS do Feliciânus matou o PAXTÔ com a familia inteira afogados também só porque o Engenheiro falou uma “besteirinha”?

    • isto, seria apenas mais uma coisa para ocupar tua mente, pequena preguiçosa, preconceituosa, imagine se DEUS , pesou a mão e milhares morreram, e outras se salvaram, quer dizer que, pode tu também estar no crivo de DEUS. mesmo que não acredites, se fosse uma pessoa culta e educada, não virias aqui em site ev. proferir mentiras e calunias, porque se indispor com pessoa que não conheces, qual será a sociopatia que tens. o assassino serial do parque começou assim…hummm prevejo que logo teremos mais alguém invadindo escolas e matando gente inocente….

      • Loucos e fanáticos são vcs protestantes. vemos que se fosse permitido, seriam capazes de matar qualquer um que pense diferente de vcs amigo, como já ocorreu na “inquisição protestante”.

        mas diz ai: qual mentira eu falei?

        então o Pa$$tor Feliciano não disse que foi deus quem afundou o titanic, matando crianças inocentes, jovens, adultos e idosos, muitos até Cristãos como o tal pastor da matéria, SOMENTE PARA SE VINGAR DA FALA DO ENGENHEIRO DO “BARCO”?

    • Cada pessoa burra que aparece por aqui, nem sequer lê a postagem toda e já vem criticar e acaba só falando asneira e destilando burrice, primeiro que não estava a família toda do pastor e sim somente ele sua filha e sua sobrinha QUE NÃO MORRERAM!, foram salvas em um bote, e independente do que disse o pastor Feliciano, e só ler a história da tragédia que verá lá os culpados pelo acidente, não tenha preguiça de pensar, OK!

  2. Sensacional este testemunho,infelizmente no dias de hoje não temos mais evangelizadores como este pastor,a começar por mim,o mundo hoje está mais carente de receber uma palavra de SALVAÇÃO e nós “sentados na praça dando milhos aos pombos”,esta é uma verdadeira mensagem direcionada para todos os CRISTÃOS, vejam quantos estão morrendo sem CRISTO,sem ter nenhuma esperança,atoas no mundo entregues a própria sorte.Leiamos Atos 16:31

  3. Como Tem gente que não sabe de nada mesmo credo … realmente com Deus não se brinca e o engenheiro afrontou à Deus ….só que Deus com sua bondade permitiu e enviou ali alguem pra falar do evangelho .. e almas foram salvas ….. e hj Deus continua dando chances para q as pessoas ouçam e recebam esse convite… de Salvação pra todos …
    Eu amo o Senhor de todo meu coração porque Ele é o unico e verdadeiro Deus que nos garante a VIDA eterna!!!!!!!!!!!!!!!

  4. ateu,muitos homens da terra sao abençoados por deus assim como eu e vc .mais digo e deixo claro muitos ser acham o grande pregado sabio de coisas que nem mesmo muitas vezes sabem .ninguem sabe o que ser passa no coraçao do senhor jeser.ok entao digo para vc nao creia no que muitas vezes dizem o homemmais no que diz a palavra de ddeus ta bom a paz

  5. Uma História linda digna de fé puro e imaculado. Muitos se dizem cristão más será que eu e vc. estamos preparados para evangelizar e falar do amor de Deus mesmo sabendo que iremos morrer nas próximas horas??

    Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Filipenses 1:21

DEIXE UMA RESPOSTA