Um dos desafios dos missionários cristãos que atuam no Brasil é alcançar o grande número de povos indígenas que existem em todo o território nacional. Além das dificuldades logísticas, existem também os empecilhos geográficos. Felizmente, um grupo teve a iniciativa de realizar um empreendimento basante incomum: comprar um helicóptero.
“Nós estamos vivendo um momento muito especial nesses dias, quando única e exclusivamente, pela graça e bondade do Senhor, Ele nos supriu com um helicóptero Robinson 66 que será usado no Acre, precisamente na cidade de Cruzeiro do Sul”, afirmou o missionário Edward Luz, segundo informações da Época.
A declaração de Edward foi dada em um hangar situado em Anápolis, no interior de Goiás, no começo do ano, quando ele comemorou junto com outros companheiros de fé a compra do helicóptero R66, avaliado em R$ 4 milhões.
Edward faz parte do projeto Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), que atua no Brasil há mais de meio século tendo como objetivo evangelizar os povos indígenas. A compra da aeronave, portanto, deverá facilitar o acesso dos missionários aos lugares pais inacessíveis.
“Um helicóptero que nos ajudará em todo o processo de chegar com mais facilidade nas aldeias onde não há pista de pouso”, disse Edward.
Para a professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) Marcela Stockler Coelho de Souza, a iniciativa da MNTB reflete uma posição mais flexível do atual governo em possibilitar o contato indígena com outras culturas, algo que antes era dificultado mais por questões ideológicas do que protecionistas.
“Nesse governo, a gente percebe que essas entidades, que antes tinham de atuar nas sombras, agora estão mais ousadas”, afirmou a docente, segundo informações da Época.
“Essa declaração de que vão, sim, usar o helicóptero para evangelizar índios mostra a confiança deles em uma mudança do cenário”, completou Stockler.