A estratégia de alguns missionários tem se mostrado bastante ousada: ao invés de sobreviver apenas com as doações dos irmãos na fé ao redor do mundo, alguns deles têm se dedicado a administrar negócios, em geral na área de comércio, como forma de financiar seu verdadeiro propósito.
Ir às nações para que as nações venham até você. Essa é a missão por trás do recém-comprado Zion Hostel and Coffee. Ele está localizado no coração de Chiang Mai, na Tailândia, um país que vem ficando marcado por ser um centro internacional de tráfico humano, e representa um passo à frente na atuação dos missionários no campo social.
“Não queremos apenas ser outro albergue”, disse Christina Kwak, da Zion Team. “Queremos ser um lugar onde eles andem e sintam algo diferente. Eles se sentem amados, sentem-se inspirados, sentem-se cuidados”, acrescentou a missionária ligada à entidade Adventures in Missions.
O edifício foi comprado há algumas semanas, e se tornou o símbolo de uma estratégia pioneira que usa um negócio secular para financiar missões. O conceito surgiu a partir do pensamento de que um missionário pode fazer mais do que plantar igrejas. “Aqueles que têm o histórico administrativo”, explicou a missionária, apontando o perfil dos que são selecionados para atuar com base nessa estratégia.
“Fundos de finanças, fundos de marketing… Essas são as nossas únicas opções para mudar quem somos neste espaço? Ou existe uma maneira de integrar os dons e talentos que o Senhor nos deu para promover seu reino?”, questionou Christina.
O café é apenas um exemplo de como Zion está usando negócios para o ministério na Tailândia, segundo informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN). Através do emprego no Zion Coffee, uma residente de Chiang Mai identificada como Hope ouviu a mensagem do Evangelho pela primeira vez.
“Saúdo as pessoas. Adoro conversar com as pessoas sobre Jesus e mostrar a elas o quanto Jesus as ama”, relatou Hope.
A equipe de Zion Coffee planeja concluir as reformas dentro de algumas semanas, para que eles possam começar a receber viajantes internacionais, e assim, ampliar o alcance de seu trabalho missionário.