Hasan Bitmez, um deputado que se tornou notícia internacional após sofrer um infarto minutos após fazer declarações desejando a “ira de Alá” contra Israel, não resistiu às sequelas do ataque cardíaco e acabou falecendo, segundo informações da emissora Aljazeera.
O parlamentar era membro do Parlamento da Turquia, onde atuava como membro do partido islâmico Felicity. Durante o seu discurso, ele se voltou contra Israel devido aos ataques na Faixa de Gaza.
“Mesmo que a história permaneça em silêncio, a verdade não permanecerá em silêncio. Eles acham que, se se livrarem de nós, não haverá problema”, disse Bitmez. “Não será capaz de escapar do tormento da consciência. Mesmo que você escape do tormento da história, não será capaz de escapar da ira de Alá”.
Minutos após a sua declaração, Bitmez caiu infartado no chão. O parlamentar foi socorrido para um hospital local, onde permaneceu em estado grave, mas acabou não resistindo às sequelas do ataque cardíaco e faleceu dois dias depois.
Além de criticar a reação de Israel em defesa da sua população contra o Hamas, o deputado turco também criticava o presidente do seu país, Recep Tayyip Erdogan, devido à aproximação diplomática que vinha tendo com o Estado judeu.
“Você permite que os navios vão para Israel, e você descaradamente chama isso de comércio… você é cúmplice dos israelitas”, disse Bitmez em dada ocasião.
O corpo do parlamentar turco foi velado na Grande Assembleia Nacional da Turquia na última quinta-feira. Sobre o seu caixão foi depositada uma bandeira palestina. Nas redes sociais, várias pessoas associaram a sua morte às críticas contra Israel, como se fora uma reação da parte de Deus.
De acordo com a imprensa árabe, Bitmez já sofria de problemas cardíacos e já havia realizado procedimentos invasivos por causa disso. Para saber mais, leia a notícia do G+ abaixo:
VÍDEO: deputado turco infarta segundos após dizer que Israel sofreria “a ira de Alá”