Durante uma pregação expositiva sobre a carta do apóstolo Paulo aos Romanos, o pastor Hernandes Dias Lopes declarou que a compreensão do propósito de Deus se torna mais clara conforme o cristão se aproxima d’Ele e rejeita o mundo.
A pregação, em cima dos dois primeiros versículos do capítulo 12 de Romanos, trouxe um panorama sobre como podemos identificar a misericórdia de Deus em nossas vidas, e consequentemente, vivenciar uma transformação.
“Você e eu fomos alcançados pela misericórdia de Deus. Eu estava perdido e ele me achou, estava sujo e ele me lavou, era escravo e ele me libertou. Eu estava condenado e ele me justificou, estava morto e ele me deu vida. Tudo isso é a expressão da misericórdia de Deus por nós”, disse o pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.
Os valores do mundo, disse Lopes, atuam para distanciar nossos corações da Palavra de Deus: “Paulo já disse não coloque o seu pé nessa ‘forma’, não entre nesse esquema, não deixe que este mundo formate a sua cabeça. Este mundo não tem verdades absolutas. Tudo é relativo, é convencional”, explicou.
“Quando você liga a TV, você fica chocado com a forma como eles fazem apologia do erro, do pecado, do vício. Parece que quanto mais degradante a situação, mais as pessoas aplaudem. Não é só questão de tolerância pelo erro, mas a inversão de valores”, acrescentou.
Hernandes Dias Lopes resgatou um trecho do livro de Isaías (5:20) – Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! – para enfatizar a mensagem do apóstolo dos gentios: “Paulo está dizendo ‘não se conforme com isso’ e não pense com a cabeça do mundo”.
“A palavra de Deus não muda. O que era certo ontem é certo hoje, o que era errado ontem é errado hoje. A Palavra não se adequa e nem se curva à cultura”, alertou o pastor, pontuando que a transformação da mente só acontece através da leitura da Bíblia Sagrada: “Esse é o processo da santificação!”.
O passo natural é compreender o propósito de Deus, ensinou o pastor: “Conhecer a vontade de Deus é consequência do estilo de vida. Quando você tem seu corpo consagrado e sua mente transformada, então naturalmente, Deus tira a venda dos olhos, a névoa escura e revela: ‘Meu filho, a minha vontade para você é esta’. Quanto mais perto de Deus, melhor você percebe o propósito d’Ele em sua vida”.
Mente confusa é sina de distanciamento de Deus, alertou Hernandes Dias Lopes: “Parece que as pessoas só falam da vontade de Deus nos momentos difíceis. E muitos começam a pensar que a vontade de Deus é um negócio horrível, só tragédias e problemas. Mas, Paulo disse que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”.
“Deus é Pai, é bom e misericordioso e Ele tem o melhor para você. Quanto mais você andar com Ele, se apresentar para Ele e se inconformar com este mundo e ver a transformação de sua mente, mais você vai se deleitar em Deus e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade d’Ele em sua vida”, encerrou.