O pastor Arival Dias Casimiro revelou que está trabalhando para plantar uma igreja em Londres, Inglaterra, e ao tentar obter autorização para usar um antigo templo presbiteriano da cidade, recebeu como exigência o endosso às bandeiras LGBT.
O pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros comanda um podcast que ele descreve de forma bem-humorada como “o pior podcast das redes”, e recebeu dois convidados para tratar da “falência espiritual da sociedade”.
Durante a conversa, a entrevistada Luiza Nazareth comentou sobre sua experiência ao participar da Conferência Lausanne 4, realizada na Coreia do Sul, e revelou ter ficado impactada com os relatos ouvidos sobre as igrejas em outras partes do mundo, que contrastam com o cenário vivido em países como Brasil e Estados Unidos, por exemplo.
“A gente precisa orar pela nossa igreja no Ocidente, que está com um Evangelho confortável, um Evangelho que a gente acha que é sobre satisfação”, comentou Luiza.
Em resposta, o pastor Arival pontuou que “quando não se negocia os valores do Reino”, as adversidades são maiores, e citou o caso da tentativa de reutilizar um templo para plantar uma nova igreja:
“A gente está querendo plantar uma igreja em Londres, e mandamos uma carta para a Igreja Presbiteriana Escocesa porque eles têm um templo lá e está praticamente fechado. A resposta que veio foi a seguinte: ‘Se vocês adotarem a pauta LGBT+ nós cedemos o templo para vocês’. Eu falei ‘muito obrigado’”, relatou o pastor.
Diante da recusa à exigência feita pela denominação presbiteriana escocesa, o projeto avançou com a resposta positiva de outra denominação: “Nós conseguimos agora de uma igreja Anglicana”, contou, indicando a continuidade dos planos.
Recentemente, Arival pediu orações após receber um diagnóstico de câncer de tireoide. Ele se submeterá a uma cirurgia e, dependendo dos exames adicionais, a um tratamento para vencer o tumor.