O Hobbit: empresa anuncia instalação do “Olho de Sauron” em prédio e Igreja protesta

6

Às vésperas da estreia do terceiro e último filme da saga “O Hobbit”, que precede a trilogia “O Senhor dos Anéis”, uma empresa anunciou que instalaria um “Olho de Sauron” no alto de uma torre em Moscou, na Rússia, o que instigou a ira dos líderes da Igreja Ortodoxa do país.

“O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos” estreia nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na maioria dos países (o Brasil é uma exceção, pois alterou recentemente os dias de estreias de sexta para quinta-feira), e não será diferente na Rússia.

Interessada em promover uma celebração pela estreia do filme, a empresa Hals Development anunciou que um grupo de designers havia desenvolvido uma maneira de expor o “olho que tudo vê” usando tecnologia 3D. A ideia é que o olho fique aceso por sete horas, no topo do prédio de 21 andares que é sede da empresa.

A Igreja Ortodoxa Russa reagiu ao anúncio e afirmou que a instalação do “Olho de Sauron” trará maldição sobre a capital do país: “Este é um símbolo demoníaco. Tal símbolo do triunfo do mal está se levantando sobre a cidade, tornando-se praticamente o objeto mais alto da cidade. Isso é bom ou ruim? Eu temo que seja ruim. Não se surpreendam se algo der errado com a cidade mais tarde”, disse Vsevolod Chaplin, porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, em entrevista à rádio Govorit Moskva.


Nos livros do autor cristãos J. R. R. Tolkien que narram as aventuras da fictícia Terra-Média, o “Olho de Sauron” é a representação do mal, em resumo. A jornada dos heróis descritos nos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis passa por derrotar as forças associadas ao mal representado pelo “olho que tudo vê”, uma criação de Sauron, o “senhor das trevas”.

De acordo com informações do jornal inglês The Guardian, a empresa que desenvolveu sua versão do olho assegurou que não o fez por questões de marketing, mas foi motivada apenas pelo desejo de homenagear os filmes.


6 COMENTÁRIOS

  1. ““Olho de Sauron” trará maldição sobre a capital do país”

    Quando é que a igreja vai entender que TODAS as maldições foram levadas por Cristo na Cruz do Calvário?

    • quer dizer que as desgraças que acontece no mundo é benção.?

      Só esses caras mesmo para falar essas coisas.
      mas coitado ele não sabe que as coisas de DEUS, é somente para os que creem.

      • Quem ficou irritado com o tal olho foi uma igreja alegando que isso poderia trazer maldição, o que é um equivoco. Assim como é equivoco achar que Satanás vai agir de forma mais ou menos poderosa em função deste tipo de simbologia. Os que são de Deus são de Deus e o maligno não toca, os que são do Diabo são do Diabo e independente do que façam não afetará a atuação do maligno, só o estão adorando de forma mais empenhada a cada dia.

        A igreja não vai parar o agir do maligno, quem assim acha não crê no livro de Apocalipse, o inimigo vai avançar até alcançar a plenitude do seu propósito quando então a Grande babilônia será derrubada, o Anticristo morto com o sopro da boca de Cristo e Sataná aprisionado por mil anos.

        Até que isto aconteça, preguemos o evangelho, principalmente à igreja que está precisando se converter mais do que os incrédulos.

  2. A Igreja Ortodoxa Russa não é Protestante, mas teve uma visão do significado desse simbolo no mundo espiritual onde sinais como esses tem um grande peso, é semelhante aos atos profeticos, só que para satanas. Concordo com a denominação em alguns pontos, pois sem duvidas isso é uma afronta ao Eterno.

    • verdade mano eles estão instalando simbolos do anti-CRISTO, preprando o caos para sua chegada, e lógico todos tem um significado assim como o 666 na mão ou na testa, uma maldição muito palpavel

  3. A cada dia que passa a fé diminui mais e o mal se insinua entre nós humanos.
    Quando as trevas se manifestarem com força não reclamem: guerras, falta de água, pandemias, homicídios, estupros, roubos, chamem o mal e ele virá, pois a humanidade está se esquecendo da luz divina e o resultado será catastrófico.

DEIXE UMA RESPOSTA