A figura de satanás é bem conhecida no meio religioso, uma vez que remete a tudo o que é destrutivo, maligno, averso, mentiroso e manipulador. Mesmo assim, há quem ainda o veja como a representação de ideais filosóficos que dizem respeito ao “senhorio” do ser humano sobre si mesmo.
Talvez não tenha sido essa visão que motivou o agradecimento do ator Christian Bale a satanás durante a entrega do Globo de Ouro no último domingo, 06 de dezembro.
O famoso intérprete causou choque à plateia, mas sua ousadia demasiada pode ter sido uma crítica à figura que ele interpretou no filme Vice.
“Obrigado a satanás por me dar inspiração para interpretar esse papel”, disse o ator, conhecido por se dedicar de forma imersiva aos personagens.
Alguns enxergaram a declaração de Bale apenas como uma brincadeira irônica, embora de mau gosto, uma vez que ele teria feito essa declaração em referência ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, que foi o personagem central do filme.
Bale declarou que considera Cheney como alguém “sem carisma”. Entretanto, a filha do ex-vice-presidente, deputada Liz Cheney, logo se manifestou condenando a provável associação feita pelo ator de satanás com a figura do seu pai.
“Satanás provavelmente o inspirou a fazer isso também. Christian Bale preso por ‘agressão a mãe e irmã'”, escreveu ela em sua conta no Twitter, lembrando de um episódio de 2008, denunciado pelo jornal britânico The Independent, onde Bale foi acusado de agredir familiares.
A prisão, no entanto, não foi confirmada, mas o ator chegou a comparecer na delegacia para prestar esclarecimentos, segundo informações do portal Terra.
“Christian Bale compareceu a uma delegacia de polícia de Londres, de forma voluntária, a fim de ajudar com uma alegação feita contra ele à polícia por sua mãe e irmã”, disseram os representantes do ator na época, segundo a Fox News.