Os cristãos e judeus enfrentam diversos tipos de perseguição religiosa, onde muitas vezes a psicológica e a social são mais frequentes. Isso acontece, por exemplo, quando há alguma forma de discriminação por causa da fé, como ocorre na província conservadora central de Konya, na Turquia.
Na região foram encontrados outdoors com mensagens de advertência para os cidadãos muçulmanos se afastarem dos cristãos e judeus, e isso com base em uma passagem do Alcorão, livro sagrado para os seguidores do islamismo.
“Você que crê, não tome os judeus e os cristãos como amigos. Eles são [de fato] amigos um do outro. E quem quer que seja um amigo deles entre vocês – então, de fato, ele é um deles. De fato, Allah não guia as pessoas erradas.”, dizem os pôsteres, citando Surata Al-Maidah 5:51 no Alcorão, segundo informações do MB Mission Box.
A região de Konya é vista como ultraconservadora, sede do Partido Islâmico de Justiça e Desenvolvimento (AKP), o que pode explicar a presença desses outdoors. Ao menos entre os populares a reação não foi positiva, pois muitos ficaram indignados com o material.
“Me encontrei com funcionários do Município Metropolitano de Konya. Banners contendo discursos de ódio contra cristãos e judeus foram confiscados dos locais. Continue lutando contra discursos de ódio e crimes de ódio!”, escreveu um idoso no Twitter.
A Turquia ocupa a posição número 26 na lista mundial de perseguição religiosa da organização Portas Abertas. O crescimento do viés nacionalista no país é uma preocupação para os cristãos, visto que isso pode acirrar ainda mais a intolerância contra eles e outras minorias, com os judeus.
“Como resultado das novas e estritas políticas governamentais, o nível de intolerância contra todos aqueles que não estão do lado do atual líder, Erdogan, aumentou e esses enfrentam opressão”, explica a Portas Abertas.
“Os cidadãos não sunitas, incluindo a pequena minoria cristã, enfrentam uma pressão crescente, que se traduz cada vez mais em incidentes violentos. Essa tendência provavelmente continuará”, conclui.