Uma rede de padarias do Reino Unido tentou “lacrar” e montou um presépio substituindo o menino Jesus por uma baguete com frios, e foi obrigada a se desculpar com os cristãos que manifestaram repúdio à iniciativa.
Em muitos países a celebração do Natal ainda carrega tradições que parecem caminhar para o esquecimento, como por exemplo, a montagem de um cenário do presépio, em que o menino Jesus é cercado por José, Maria e os três reis magos. Diante disso, a rede de padarias Greggs viu uma oportunidade de fazer uma ação de “marketing da lacração”, mas o resultado foi desastroso.
A imagem da baguete de frios no calendário especial de Natal distribuído pela rede de padarias foi considerada ofensiva, mobilizou grupos religiosos e obrigou a um pedido forma de desculpas. “Sentimos realmente por ter causado qualquer ofensa, essa nunca foi nossa intenção”, disse um porta-voz da rede Greggs, a maior do Reino Unido e especializada em pães e salgados.
De acordo com informações do jornal The Guardian, mesmo diante das críticas e do pedido de desculpas, os responsáveis pela rede de padarias decidiram que não irão cancelar a distribuição dos calendários, que a venda continuará com o preço normal: £ 24, o equivalente a R$ 104,00 na cotação de hoje.
A venda dos calendários é uma fonte expressiva de arrecadação da empresa porque junto ao material, os clientes adquirem cupons de desconto e algumas unidades possuem cupons com valores maiores ou tickets premiados.