Padre engravida jovem de sua paróquia e anuncia renúncia ao ministério para assumir paternidade

78

O celibato é uma exigência da Igreja Católica para que seus ministros exerçam o sacerdócio, e para muitos estudiosos da história do catolicismo, esse é um dos motivos que leva à homossexualidade e pedofilia dentro da denominação.

Entretanto, o celibato não foi suficiente para evitar que um padre do interior da Bahia abandonasse sua vocação para viver um romance com uma fiel. Gerônimo Moreira, 32 anos, engravidou uma jovem da comunidade onde servia e anunciou que deixará suas funções para assumir a paternidade.

A história foi revelada pelo padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, na missa do último domingo, 25 de agosto.

Gerônimo disse que as coisas saíram do controle: “Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”, disse.


O padre exercia a função desde 2009, após ter passado por seis anos de estudos intensos sobre teologia e filosofia, e disse que o desejo pelo sacerdócio vinha desde a infância: “Minha família é religiosa, desde os 7 anos dizia que queria ser padre. Aos 13, 14 anos, comecei a namorar e parei de falar que queria ser padre, mas aos 20 anos terminei o segundo grau e resolvi que tinha que decidir o que faria e fui para o seminário em 2002″, relatou Gerônimo.

Em seu discurso de despedida, o padre revelou que entrou em crise quando se deu conta de que o sentimento pela jovem era maior que a amizade: “Quando aconteceu o primeiro beijo, a gente falava que aquilo não deveria ter acontecido. Ela ficava preocupada, ficamos assim alguns dias, mas não conseguíamos conter a vontade de ficar junto”, declarou. “Ninguém desconfiou, e se desconfiavam, não falavam. Somente nós dois sabíamos”.

O romance cresceu e virou uma gravidez, motivo que forçou o padre a tomar uma decisão: ou assumiria a paternidade, ou manteria seu sacerdócio escondendo o filho: “A gente precisava assumir. De imediato resolvi assumir. Nós conversávamos muito com medo da reação das pessoas, não queríamos ser motivo de escândalo para a comunidade. O pai dela disse que pela nossa amizade tinha medo que isso acontecesse, mas, como assumi, a família dela encarou com mais tranquilidade”, afirmou Gerônimo.

Para o futuro, Gerônimo planeja um reinício profissional, a fim de manter sua nova família: “Por enquanto trabalho como pedreiro, porque só tenho formação geral em filosofia, que não é reconhecida. Vou tentar faculdade na área de engenharia pelo conhecimento que já tenho na área de construção civil”, disse ao G1, adiantando que pretende pedir autorização para celebrar seu casamento na igreja: “Vou fazer um pedido formal para casar. O bispo ficou de se informar sobre os procedimentos. Acho que o padre precisa fazer uma carta pedindo dispensa para casar na Igreja. Geralmente os papas liberam”.

Gerônimo diz ainda que nada mudou em sua fé: “Só não vou servir como padre, mas vamos continuar ajudando como for possível”, concluiu.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

78 COMENTÁRIOS

  1. Corrigindo o seu texto Tiago Chagas, o celibato não é a causa da homossexualidade e pedofilia entre os padres.Esses desvios estão espalhados em pessoas de vários setores inclusive no meio evangélico.

    • Exato Luciana, vemos toda semana aqui denúncias de pastores envolvidos em abuso de menores. Os mesmos são casados e muitas vezes com lindas e dignas esposas. Se a questão fosse o celibato não haveria um casado sequer pedofilo.
      As pessoas não enxergam que um maniaco deste tipo só se satisfaz com menores de idade com corpo de criança.

  2. Este padre esta de parabéns, certíssimo o que ele fez ele casando esta fugindo da fornicaçao e da prostituição, agora so falta ele e a esposa dobrarem os joelhos e reconhecerem a Jesus como Salvador e serem crentes para completar a suas felicidades e serem verdadeiramente Abençoados, seguindo o exemplo do ex padre aqui das bandas do sirido paraiba o ex padre daqui agora e pastor evangélico e esta feliz com sua amada e na graça de nosso Deus PARABENS PADRE SEJA FELIZ COM SUA AMADA

  3. Isso só é a ponto do iceberg, a religião católica não vai mais exigir que o padre não seja casado.

    Isso vai se tornar opção, senão a orgia vai sempre acontecer no meio desta religião.

          • O loide esta ai do outro lado clicando besteira…..

            Mas e ai que dia que vc foi solto?

            O que que vc fez para eles aceitarem o habeas corpus???

          • Vai saber se era somente essa moça que o padre dava umas bimbadas. hehehe
            Acabou engravidando e não teve jeito de abafar o caso.

            Agora tem que assumir que aprontava atras dos bastidores paroquiais.

          • Epa! Ofendeu.
            Clicando besteira não, dando a minha valiosa opinião..

            Vai se arrebentar aproveita que eu estou aqui hoje em São Paulo e vamos resolver logo essa parada entre nós, vc quer se encontrar comigo em algum lugar para um duelo? Mas não é duelo de espada não hein kkkkkkkkkk

    • Paulo…

      A questão aqui não é ter telhado de vidro seja qualquer for, a questão esta besteira de celibato!

      Muitos padres estão vivendo de faixada, pq não conseguem viver sem mulher, por isso que a seita católica ainda vai deixar os padres casarem.

      Assim como Pedro e os apostolos eram casam (1Co 1:9). Deixem os padres serem felizes!!!…rs

      • Rafer essa estorinha de religião toda é conversinha pra boi dormir

        Mas se formos ver bem, os evangélicos não se conformam de não ter gente no seu meio capaz de encarar o celibato e por isso metem o pau na outra religião rsrsrs

        bando de alienado.

  4. É… cada um tome sua cruz e siga-me!

    Padre, o senhor não pode tomar sua cruz, a sua meia metade, e seguir a Cristo.

    Pensa o que padre? Imagine, seguir a Cristo agarrado com uma cruz chamada mulher e filhos?

    Deus não que o senhor assim não, padre! Está doido?

    Padre, o senhor achar que Cristo não era preconceituoso?

    Padre, o senhor não sabia que o senhor de sua igreja, Pedro, tinha sogra, mas não nunca foi casado, ou seja, um milagre. Se bem que não sei se é milagre, possuir sogra mas não ter mulher? Ter o osso, mas não a carne?

    • não Levi… ele tinha sogra porque foi casado..

      Mas as escrituras sagradas se bem lidas e interpretadas, vc percebe que quando Cristo foi visitar Pedro, somente estava na casa a sogra adoentada… e que a “mulher” do Pedro nunca estava em lugar algum.. bem pra quem conhece um mínimo de tradição Judaica, ve que é bem provavel que ela já era falecida… já que Cristo teve que curar a sogra de Pedro para poder ser servido na casa dele…

      bem, mas o mundo protestante prefere a PROBABILIDADE de que ela fosse desleixada com o marido, com a mãe e com o Salvador e por isso não foi servi-lo quando da visita e por isso nunca a vemos acompanhando o marido…

      Mas não é milagre ter sogra e não ter mulher (na verdade é até ruim kkkk, o certo é ser o contrário kkk, não no meu caso… minha sogra é bacana kkk)

      abçs.

      • Reinaldo,

        Sendo eu um diácono da igreja católica, posso ser um dia cardeal, padre?

        Claro que não, vou ser sempre alguém depois de alguém,

        Quem é da diácono vive financeiramente da igreja?

        Diácono dá missa, diácono pode rezar pelas almas mortas, diácono pode dar a ceia?

        Meu caro, é mesmo que você chegar e dizer que Pedro não podia nada somente por ele ser casado.
        m segundo lugar é quando se bebe e se come em demasia, é quando se deixa ser guiado pela mulher, marido, namorado e
        Quanto a renúncia, precisa ser desenhado para compreender.

        Quem quiser seguir a Cristo – isto é pra todo mundo – tem que abandonar cigarro, bebida, festas, comida e demais coisas da carne, não é somente sexo, pois sexo é coisa de Deus. Deixar Deus e namorada, pelos país, com vergonha de se dizer cristão ou filho de Deus.

        Sacerdotes judeus se casam, sacerdotes muculmanos também, Pedro casado, Paulo sugere aos diáconos, presbíteros e bispos o casamento, provavelmente Cristo tenha casado, mas aí vem a igreja católica que seus sacerdotes também casavam ate o ano de 1200, põe vírgula e muda a palavra de Deus somente para resolver problema patrimonial.

        • Levi, Levi… antes de falar da Igreja Católica, busque conhecimento sobre ela…

          Diácono pode muito meu caro… pode até conseguir a salvação pelas obras que faz… veja vc… um homem que serve a Deus, e tem uma familia para apresentar a ele… quer algo mais belo que isso??

          E Levi.. me responde uma coisa: QUE MAL HÁ EM SER ALGUÉM DEPOIS DE ALGUÉM QUE CUIDA DAS COISAS DE DEUS???

          ora bolas Levi, cade a humildade meu caro???

          Sacerdotes Judeus não seguem a Cristo Levi… vc não pode comparar kkkkk.. eles não dão a minima importancia ao Novo Testamento, a tudo que Cristo disse e tudo o que foi escrito nas cartas apostólicas Levi…

          Perai… eu li ali que vc disse que provavelmente Cristo tenha se casado também???????

          ————————————————————————————————-
          “Sacerdotes judeus se casam, sacerdotes muculmanos também, Pedro casado, Paulo sugere aos diáconos, presbíteros e bispos o casamento, ****provavelmente Cristo tenha casado****”
          ————————————————————————————————-

          NÃOOOOO… NÃO ACREDITO QUE VC DISSE ISSO…

          lasco tudo agora…

          o Levi pirou de vez…

          depois dessa sou obrigado a desistir…

          Levi… vc está “serto”… é um “Jênio”… não vou mais debater com vc que com a sua capacidade intelectual e conhecimento biblico me colca no bolso… dessa biblia que vc conhece eu não entendo nada…

          abçs.

          Que Deus te abençoe.

      • Reinaldo,

        Cristo não foi comentado na bíblia dos doze aos trinta anos; José somente foi comentado quando da concepção ate Cristo completar 12 anos.

        Quer dizer que morreram nesse período? Ora, se a bíblia não fala da mulher de Pedro, logo vocês concluem sendo viúvo ou separado? Paulo, separado ou viuvo? Cristo, solteiro ou viúvo.

        Fale com base na bíblia sobre as 800 mulheres de salomão, fale da mulher de isaiias, de elias, de jonas, de joão batista, de timóteo. Sei não, vocês são pé de letra, e quando se afastam da interpretação restrita, infelizmente se perdem quando fazem ilações, é brincadeira.

        • Levi.. é um conjunto de fatos meu caro.. é como eu te disse.. a leitura deve ser plena…

          não é só o fato da biblia não sitar essa “esposa” em lugar algum.. é o fato de ela não o acompanhar a lugar algum.. é o fato dela não estar em casa para receber o salvador.. e olha que a mãe estava acamada (vai ver ela não cria no senhor e foi na farmácia buca dipirona kkk)… é o fato de Paulo sitar os demais apóstolos casados e separa Pedro, como a biblia sempre faz, demonstrando sempre que Pedro sempre foi “um caso a parte” ou neste caso.. viuvo…

          é o fato meu caro Levi, de conhecer as tradições da época, de conhecer a linguagem da biblia.. os costumes…

          é um contexto inteiro que nos leva a crer que ele era viuvo.. não somente o fato de Pedro ter uma sogra que já saimos dando a ele uma esposa.

          • Então, se é assim, Maria é quem criou os filhos sozinha, pois José foi citado antes do nascimento, na fuga e nos doze anos.

            Não sei se entendi bem, mas você acima falou na mulher dos outros apóstolos? Logo você que fala que os apóstolos não se casaram? Mas admite acima quanto a mulher dos outros?

          • Levi.. “ce tem pobrema”…

            mas vou tentar desenhar pra vc novamente…

            Leia pausadamente…

            c i t a r o s d e m a i s p o s t o l o s c a s a d o s… ou seja… citar os apóstolos que foram casados.. não citou TODOS os apóstolos… citou os casados… e Pedro citou em separado… ou seja.. um caso a parte…

            mas nem sei porque ainda tento… Santo Deus… vc segue um Cristo pecador…

            FIM DE PAPO.

  5. Poxa, gente!
    Vcs só falam do padre, que teve peito, que foi homem e dão parabéns para ele, E A MOÇA?
    Pera aí que eu vou dar os parabéns para ela! Sim senhora, vc foi mulher para tirar um padre do celibato e faze-lo PAI! Só que agora, minha amiga, vc vai ser conhecida como “a mulher do padre.” Não gostou? Então leva ele numa igreja evangélica e quem sabe vc não vira a esposa do pastor! Gostou, hein? rsrsrsrs…. Então faça isso…

    • MOÇA? uai se o ex da silva padre já chegou junto no trem bao ce que o que o milagre da Maria, se os catulico fica sabendo qui oce ta querendo compara a danadinha da sapeca qui tomo o padre da católica com a Maria eles vao vira uma fera co ce e oce ta puxano pra sua sardinha num e, to cum sardade de oce fala arguma coisa ai danada

  6. O art. 295, parágrafo único, inciso II, do Código de Processo Civil diz: “Considera-se inepta a petição inicial quando da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão”.

    Embora o texto acima transcrito seja oriundo de uma norma legal, do específico mundo do Direito, a ideia nele contida é perfeitamente aplicável à ideológica correlação que se faz entre o celibato dos padres e os crimes de pedofilia praticados por alguns deles.

    Há alguns dias, Carlos Alberto Di Franco publicou no “Estado de São Paulo” um excepcional artigo intitulado “Igreja, uma megacobertura”. Do seu texto, extraem-se essas valiosas informações:

    “O conhecido sociólogo italiano Massimo Introvigne mostrou que, num período de várias décadas, apenas 100 sacerdotes foram denunciados e condenados na Itália, enquanto 6 mil professores de educação física sofriam condenação pelo mesmo delito.

    • Na Alemanha, desde 1995, existiram 210 mil denúncias de abusos. Dessas 210 mil, 300 estavam ligadas ao clero, menos de 0,2%. Por que só nos ocupamos das 300 denúncias contra a Igreja? E as outras 209 mil denúncias? Trata-se, como já afirmei, de um escândalo seletivo.”

      Linhas acima do seu trabalho, Di Franco havia afirmado:

      “O exame sereno, tecnicamente responsável, mostraria, acima de qualquer possibilidade de dúvida, que o número de delitos ocorridos é muitíssimo menor entre padres católicos do que em qualquer outra comunidade.”

      Façamos um exercício de raciocínio. Dentre os padres católicos, a maior parte vive o celibato, que por sinal atravessou séculos isento dessa avalanche denuncista. Uma mínima parcela cometeu crimes de pedofilia. Esta parcela vivia o celibato? Era homossexual ou heterossexual? Pelo que se tem notícia, a maior parte dos casos de pedofilia no interior da Igreja deu-se entre pessoas do mesmo sexo.

      Do nada, nada surge. Da abstinência sexual não pode surgir uma prática sexual. A prática sexual depravada só pode surgir entre os que têm vida sexual ativa, seja ela evidente ou oculta. É preciso distinguir o celibato real, verdadeiro, exercitado, do celibato aparente, simulado, fictício, irreal. Deve-se separar o celibato autêntico do falso. E a seleção dos candidatos ao sacerdócio deve ser capaz de distinguir os celibatários autênticos dos dissimulados.

      • “É preciso distinguir o celibato real, verdadeiro, exercitado, do celibato aparente, simulado, fictício, irreal. Deve-se separar o celibato autêntico do falso. E a seleção dos candidatos ao sacerdócio deve ser capaz de distinguir os celibatários autênticos dos dissimulados.” by Mauro11
        ———————————————————————————————————-
        Esse ponto chave da questão verificar rigorosamente e estar atentos ao comportamento dos mesmo dentro do seminário católico e seus candidatos ao sacerdócio de quem realmente é vocacionado a ser padre ou freira.

        Só está por ali por outros motivos de querer se beneficiar financeiramente(oportunista) ou esconder de um desejo homossexual(gay) parte dos futuros padres.
        Na parte das futuras freiras se elas estão para esconder uma frustração ou desilusão amorosa ou esconder um desejo homossexual(lésbico)

        • Realmente, infelizmente alguns se tornar padres por frustações ou desilusões amorosas, o que eu não acho correto também.

          Mas tais chamando esses casos de celibato como “aparente, simulado, fictício, irreal, dissimulado” ? Não esqueça que esse é o caso do vosso papa Francisco.

          oglobo.globo.com/mundo/se-nao-me-caso-com-voce-viro-padre-disse-papa-namorada-7840755

      • Mauro,

        Peraí, era pros líderes dá exemplo do bem, mas não dão, aí a turma que aprende com ele, professores, pais e demais, passam a fazer também, ou seja, abusar de crianças.

        Você está invertendo os papéis, e outra coisa, os demais são descobertos e denunciados, o da católica, por isso que todos falam, ela esconde.

  7. O celibato mete medo, causa pavor. A castidade e a pureza dos padres e das freiras humilham-nos, desconcertam-nos. Não nos sentimos capazes de imitá-los. Estas acusam a nossa sociedade encharcada de sexo. A mesma TV que promove a impureza, hipocritamente, condena a pedofilia. O celibato é um incômodo feixe de luz atirado aos olhos de quem está no breu, cambaleando, trôpego, embriagado pelo prazer dos sentidos (gostaria de perguntar a Arnaldo Jabor se prazer e alegria são a mesma coisa). A luz em si é boa, mas incomoda a quem está nas trevas. A continência sexual em si é um bem, mas agride quem quer comer o alimento dos porcos. Quem deplora o celibato é porque se sente incapaz de vivê-lo. Julga impossível aos outros o que é impossível para si. O inepto julga os demais ineptos.

    Texto de Paul Medeiros Krause.

    Parabéns ao Pe Gerônimo pela coragem, que o mesmo exerça o sacerdócio do matrimônio na sua pleinitude e que o nosso amado Cristo o abençoe em sua nova missão.

    • Tão perfeito seu comentário Mauro que eu vou anotar isso abraços fraternos!
      A minha visão é muito clara não entendo porque esses EX PADRES querem continuar no sacerdócio?
      Eles sabem não foram enganados que para ser padre existe essa renúncia interna de não ser um homem normal como a maioria dos homens de se casar ter uma esposa e filhos o que eu acredito não só porque norma da igreja católica.
      Acima disso tudo existe um DOM DIVINO isso não todo mundo que tem esse dom para ser padre só quem tem essa VOCAÇÃO mesmo isso que as pessoas não entendem na realidade quem tem vocação de ser celibatário não será um sacrifício porque a natureza da pessoa já tem esse dom é algo natural não algo forçado.
      O maior problema das pessoas é a falta de SINCERIDADE com elas mesmas e o pior para com DEUS.
      Vou dar um exemplo eu hadassa jamais poderia ser uma freira porque?
      Simples porque eu sinto DESEJO de namorar, casar e ter filhos com um homem diferente da freira que é vocacionada ela não tem esse desejo comum da maioria das mulheres.
      Porque elas tem vocação o único desejo delas ser noiva de Cristo e fazer a sua obra preciso desenhar?
      Conclusão quem tem o DESEJO pelo seu sexo oposto não tem vocação nem para ser padre ou freira simples qualquer pessoa que é sincera consigo mesmo tem a resposta.

      • Hadassa,
        Pastoreio é um dom de Deus (Ef 4:11), no entanto o celibato é pessoal e não dom de Deus, veja Mateus 19:12: “…tornados tais pelas mãos dos homens…”.

        Caso a pessoa queria dedicar-se ao celibato ela terá recompensas no céu (Lc 18:29-30), isto é louvável, mas a pessoa pode dedicar-se ou não conforme seu desejo.

        Paulo recomenda a todos que se a pessoa “abrasar-se” é melhor que case (1 Co 7:9), mas isso também não impede o dom de pastorear.

    • Mauro,

      Parabéns padre?

      Deve dar parabéns para meu pai, que conseguir ter família e levar almas para o reino de Deus.

      Ora, daqui a pouco não vai mais existir gente no mundo em face dessa premissa falsa de celibato coisa de Deus.

      Deus nos fez sexuados. Outra coisa, desde quando é pecado fazer sexo?

      Desde quando os padres conseguem ficar sem fazer sexo?

      Sexo é apenas entre marido e mulher? O pensamento não vale também não? O sonhar também não? O sexo consigo próprio também não é contado?

      Eu não sei, a igreja permitiu por quase mil anos seus padres casando, ou seja, pecando, aí agora vem com essa historinha de superhomen que controla o instinto sexual. É muita hipocrisia.

  8. Levi, a Bíblia fala da SOGRA de Pedro, e não da ESPOSA de Pedro. Já lhe ocorreu que Pedro pudesse ser viúvo? Caso contrário, porque Jesus foi servido pela sogra de Pedro, se este tinha esposa? Ou será que a esposa trabalhava fora, quem sabe num call center??? Ô Levi, raciocina um pouco. Agora, suponhamos que a esposa de Pedro fosse viva. Ainda assim, Pedro atendeu ao pedido de Jesus, para que abandonasse TUDO e o seguisse. Abandonar TUDO inclui abandonar a esposa. Por acaso a bíblia cita em alguma passagem a esposa de Pedro? Onde está escrito em Atos dos Apóstolos que estes estavam acompanhados das esposas? Captou?

    • Ai ai ai Ledi… eu já tentei dizer isso pro Levi antes…

      agora ele diz que eu falei que Cristo mandou ele se divorciar da mulher kkkk

      espero que desta vez ele não seja maldoso e entenda errado novamente.

      • “Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é minha defesa para com os que me condenam. Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?”
        1 Coríntios 9:2-6.

        Ele está dizendo: não temos o direito de levar uma esposa crente, e não de levar nossas esposas crentes.

        Não temos o direito de deixar de trabalhar? E de comer e beber?

        Paulo optou pelo celibato, e além disso, ao contrário de outros apóstolos, que não trabalhavam, mas viviam do evangelho, e comiam e bebiam às custas da congregação e dos irmãos solidários cujas casas se hospedavam, Paulo trabalhava como fazedor de tendas, e se sustentava, para não impor um peso aos irmãos.

        Ele está apenas se defendendo, dizendo que como apóstolo, ele teria também o direito de comer e beber como os outros, de não ter de trabalhar, de ser sustentado pela congregação, e ainda de levar uma esposa crente com ele, o que imputaria em mais um peso para a congregação. Mas ELE, OPTOU, por não fazer essas coisas. Optou pelo celibato, e por se sustentar com o trabalho, em oposição aos outros. Isso mostra que os outros não trabalhavam, e ainda levavam suas esposas crentes nas suas viagens.

    • Ledi,

      Jesus não pediu a Pedro para largar tudo para segui-lo, Ele disse “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”, Pedro que tomou a iniciativa de largar tudo para segui-lo.

      “Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna” Lucas 18:29-30

      Esse versículo mostra que quem deixar tudo pelo reino de Deus, terá recompensa no céu, mas não coloca como pré-requisito para seguir a Jesus ou fazer a obra de Deus. Tendo Deus como prioridade e saber conciliar ministério com família tá blz.

    • Pergunte a Reinaldo, pois teve um internauta que citou passagens do novo testamento dizendo que se encontravam com eles nas viagens as mulheres, mas o reinaldo não vai dizer a você, então se pesquisar e não achar, tem problema não, fale que eu digo onde se encontram as passagens bíblicas.

      Cristo fez totalmente diferente do judaismo em exigir o celibato, justo a igreja que Deus criou, ou seja, o Pai dele, o criador do universo. E do que se viu da bíblia, as mulheres nunca foram empecilho para a pregação, os filhos também não. Meu pai era pastor, com mulher e filhos, e te afirmo, deu conta de tudo, em especial da igreja, aí sim que é superhomem, não esses que querem ser os maiorais se fazendo de controlador da sexualidade, é com gelo, é com pancada nas costas, é correndo, ora, desde quando Deus é de exigir dagente sacrifícios, o de Cristo basta, que foi morrer na cruz. Vamos deixar de idolatria a homens, a igrejas,a gestos.

      • Levi… se me perguntar eu vou dizer:

        O apóstolo Paulo aconcelhou que aos solteiros para cuidarem das coisas de Deus e aos casados para cuidar de suas familias…

        Cristo disse que se a familia atrapalhasse a pessoa segui-lo, então que deixasse tudo para trás por amor a ele (claro que os protestantes entendem que ele mandou se divorciar, mas os católicos entendem que somente se deixa a familia se esta se opor ao evangelho)

        Mateus 19,12.

        agora se quiser ir contra as coisas que Cristo falou.. fiquem a vontade.. protestante gosta disso mesmo…

        Mas pelo Amor de Deus Levi… não me entenda mal… não quero dizer aqui que casados não podem seguir a Deus… é o contrário… devem seguir a Deus e levar toda sua familia a isto também… porém, para cuidar das coisas de Deus, é bom que a pessoa sinta esse chamado e por amor a Cristo, renuncie a tudo, inclusive aos desejos da carne.

        abçs.

        • Mateus 19:12 é sobre a pessoa escolher ser eunuco, para se dedicar a Deus, isso é louvável pois receberá recompensas no reino de Deus (Lc 18:29-30).

          NO ENTANTO não torna como requisito ser eunuco para servir a Deus em qualquer campo missionário, incluindo o pastorado.

          Obs: Uma dúvida… “os católicos entendem que somente se deixa a familia se esta se opor ao evangelho”, católico pode divorciar-se se o conjuge for de outra religião ou ateu ?

          • Jeann… não viaje incauto leitor…

            Cristo deixou a orientação expressa… se a familia for contra o evangelho, que se deixe tudo para trás por amor a ele… quem quiser entender que entenda..

            se for casado com um ateu e este ateu lhe impedir de pregar o evangelho ou de adorar a Deus meu caro… pode separar sim… se for de outra religião, tipo budismo, judaismo etc. etc… acredito que se houver consenso não vai ter problemas, mas se a outra parte se opor ao evangelho.. melhor seguir a Cristo…

            É SIMPLES… E É BIBLICO JEANN…

            Além de que.. uma pergunta como essa só poderia vir de um “crente” viajador na maionese mesmo kkkkk se o Ateu se casou no religioso com um Cristão, ele não é tão ateu assim ou ele respeita a fé alheia… um Judeu não se casaria com um Cristão na Igreja Cristã… etc. etc. etc. kkkkkkkkkkk

            CRENTE FAZENDO CRENTICE.

  9. Parabéns!
    Recado ex padre Gerônimo pelo seu bom caráter e assumir sua história de reconhecer ter caído no pecado de fornicação com ela na posição como padre pelo pelo menos vc está concertando o seu erro agora “melhor tarde do que nunca”.
    Lendo sua história uma coisa certa vc não tinha vocação para ser padre simples quando vc começou a ser amigo dessa moça na realidade sem perceber já havia um interesse de amor por ela como homem comum e não como padre vc tinha esse DESEJO intrísico e quando existe esse sentimento a pessoa do seu sexo oposto o mesmo não possui vocação nem para ser padre e freira.
    Eu conheço e já conversei com padres e freiras que são realmente vocacionados são celibatários( são virgens) não tem o desejo comuns de nós homens e mulheres não temos essa “vocação” de querer namorar, casar e formar família.
    Eles tem esse dom divino por isso repito ser padre e freira não e pra todo mundo que tem esse DOM DE DEUS SÓ PARA OS ESCOLHIDOS.
    Muita hombriedade de vc gerônimo de consertar isso é assumir de casar com essa moça e assumir o filho de vcs que ela está esperando de ti meu a sua atitude foi muito HOMEM COM H MAÍSCULO fica aqui minha admiração e respeito.
    O bacana ele pode continuar na igreja católica mais agora como “diácono” pode ser casado e tre família continuar na obra totalmente diferente de ser padre.

  10. Mauro,

    Peraí, era pros líderes dá exemplo do bem, mas não dão, aí a turma que aprende com ele, professores, pais e demais, passam a fazer também, ou seja, abusar de crianças.

    Você está invertendo os papéis, e outra coisa, os demais são descobertos e denunciados, o da católica, por isso que todos falam, ela esconde.

    estão me censurando de novo!

    • Levi… se me perguntar eu vou dizer:

      O apóstolo Paulo aconcelhou que aos solteiros para cuidarem das coisas de Deus e aos casados para cuidar de suas familias…

      Cristo disse que se a familia atrapalhasse a pessoa segui-lo, então que deixasse tudo para trás por amor a ele (claro que os protestantes entendem que ele mandou se divorciar, mas os católicos entendem que somente se deixa a familia se esta se opor ao evangelho)

      Mateus 19,12.

      agora se quiser ir contra as coisas que Cristo falou.. fiquem a vontade.. protestante gosta disso mesmo…

      Mas pelo Amor de Deus Levi… não me entenda mal… não quero dizer aqui que casados não podem seguir a Deus… é o contrário… devem seguir a Deus e levar toda sua familia a isto também… porém, para cuidar das coisas de Deus, é bom que a pessoa sinta esse chamado e por amor a Cristo, renuncie a tudo, inclusive aos desejos da carne.

      abçs.

      • Mateus 19:12 é sobre a pessoa escolher ser eunuco, para se dedicar a Deus, isso é louvável pois receberá recompensas no reino de Deus (Lc 18:29-30).

        NO ENTANTO não torna como requisito ser eunuco para servir a Deus em qualquer campo missionário, incluindo o pastorado.

        Obs: Uma dúvida… “os católicos entendem que somente se deixa a familia se esta se opor ao evangelho”, católico pode divorciar-se se o conjuge for de outra religião ou ateu ?

        • Jean.. leia tudo meu caro… Eunuco por escolha não é cortar o “pin*o” fora meu caro.. é escolher renunciar aos desejos da carne e servir somente a Deus…

          Crente fazendo crentice.

          • Para se dedicar a Deus os padres renunciam aos desejos da carne… simples… por livre decisão…

            vou falar respeitosamente com vc mas quero a recíproca.

            ninguém obriga alguém a ser padre, se quiser ter familia e servir a Igreja, basta estudar e se tornar ministro ou diácono…

            Mas se o individuo sente o verdadeiro chamado da vocação sacerdotal, então ingressa no seminário sabendo que ali vai ter que provar sua vocação… sua fé… vai a partir de então renunciar ao pecado… (ao menos lutar contra ele não é? kk)

            então Jeann, o exemplo do eunuco é perfeito… como ninguém obriga alguém a ser padre, se o individuo decide, então deve saber que terá que renunciar aos desejos da carne…

            veja o exemplo de um eunuco que assim decide ser eunuco por livre e espontânea vontade, passa a cuidar das coisas de Deus tendo renunciado aos desejos da carne, mas se em meio as tribulações acaba caindo na tentação, ele fazendo isto peca também, pois não foi capaz de resistir ao pecado… e com o Padre é a mesma coisa… como ninguém obrigou ele a entrar no sacerdócio, se cair em tentação estará pecando…

            a Doutrina é Simples Jeann, basta pensar um pouco para entender…

            Claro que isso não é irrevogável no catolicismo, contudo, é o mais próximo que chegamos do evangelho…

            abçs.

        • Jeann… não viaje incauto leitor…

          Cristo deixou a orientação expressa… se a familia for contra o evangelho, que se deixe tudo para trás por amor a ele… quem quiser entender que entenda..

          se for casado com um ateu e este ateu lhe impedir de pregar o evangelho ou de adorar a Deus meu caro… pode separar sim… se for de outra religião, tipo budismo, judaismo etc. etc… acredito que se houver consenso não vai ter problemas, mas se a outra parte se opor ao evangelho.. melhor seguir a Cristo…

          É SIMPLES… E É BIBLICO JEANN…

          Além de que.. uma pergunta como essa só poderia vir de um “crente” viajador na maionese mesmo kkkkk se o Ateu se casou no religioso com um Cristão, ele não é tão ateu assim ou ele respeita a fé alheia… um Judeu não se casaria com um Cristão na Igreja Cristã… etc. etc. etc. kkkkkkkkkkk

          CRENTE FAZENDO CRENTICE.

          • Ah tah, vc diz num caso extremo… se o conjuge não deixar vc cultuar a Deus, ai sim, tudo bem.
            Mas o ideal é que se entre num concenso nesse caso.

          • E não é o ideal se entrar em um consenso Jeann???

            ora bolas… se vc se apaixona e se casa com uma Judia, e ela apaixonada por vc vem a se casar com vc na sua Igreja, mas lhe diz que não “aceita Jesus” e que fará aquilo por vc, mas que não fará objeção ao seu “culto” não é um consenso???

      • Reinaldo,

        Sendo eu um diácono da igreja católica, posso ser um dia cardeal, padre?

        Claro que não, vou ser sempre alguém depois de alguém,

        Quem é da diácono vive financeiramente da igreja?

        Diácono dá missa, diácono pode rezar pelas almas mortas, diácono pode dar a ceia?

        Meu caro, é mesmo que você chegar e dizer que Pedro não podia nada somente por ele ser casado.

        Quanto a renúncia, precisa ser desenhado para compreender.

        Quem quiser seguir a Cristo – isto é pra todo mundo – tem que abandonar cigarro, bebida, festas, comida e demais coisas da carne, não é somente sexo, pois sexo é coisa de Deus. Deixar Deus em segundo lugar é quando se bebe e se come em demasia, é quando se deixa ser guiado pela mulher, marido, namorado e namorada, pelos país, com vergonha de se dizer cristão ou filho de Deus.

        Sacerdotes judeus se casam, sacerdotes muculmanos também, Pedro casado, Paulo sugere aos diáconos, presbíteros e bispos o casamento, provavelmente Cristo tenha casado, mas aí vem a igreja católica que seus sacerdotes também casavam ate o ano de 1200, põe vírgula e muda a palavra de Deus somente para resolver problema patrimonial.

        • Levi, Levi… antes de falar da Igreja Católica, busque conhecimento sobre ela…

          Diácono pode muito meu caro… pode até conseguir a salvação pelas obras que faz… veja vc… um homem que serve a Deus, e tem uma familia para apresentar a ele… quer algo mais belo que isso??

          E Levi.. me responde uma coisa: QUE MAL HÁ EM SER ALGUÉM DEPOIS DE ALGUÉM QUE CUIDA DAS COISAS DE DEUS???

          ora bolas Levi, cade a humildade meu caro???

          Sacerdotes Judeus não seguem a Cristo Levi… vc não pode comparar kkkkk.. eles não dão a minima importancia ao Novo Testamento, a tudo que Cristo disse e tudo o que foi escrito nas cartas apostólicas Levi…

          Perai… eu li ali que vc disse que provavelmente Cristo tenha se casado também???????

          ————————————————————————————————-
          “Sacerdotes judeus se casam, sacerdotes muculmanos também, Pedro casado, Paulo sugere aos diáconos, presbíteros e bispos o casamento, ****provavelmente Cristo tenha casado****”
          ————————————————————————————————-

          NÃOOOOO… NÃO ACREDITO QUE VC DISSE ISSO…

          lasco tudo agora…

          o Levi pirou de vez…

          depois dessa sou obrigado a desistir…

          Levi… vc está “serto”… é um “Jênio”… não vou mais debater com vc que com a sua capacidade intelectual e conhecimento biblico me colca no bolso… dessa biblia que vc conhece eu não entendo nada…

          abçs.

          Que Deus te abençoe.

        • Mary,

          Eu Matusalém, você, Marytusalém.

          Bom, muito bom pra uma dupla sertaneja. Vamos ser o sucesso gospel, vamos ganhar dinheiro, se bem que você não pode enricar, pois não chegaria ao céu, lá, só pobres.

        • Reinaldo,

          “um homem que serve a Deus, e tem uma familia para apresentar a ele… quer algo mais belo que isso?”

          Não, claro que não, mais tua igreja inverte e diz que os celibatários são os maiorais, fazer o que?

          Engraçado, todos que tiveram contato com Cristo quiserem seguí-lo como discípulo, mas apenas doze foram escolhidos, tiveram essa sorte.

          Ora, meu caro, não me venha com hemhemhem, querendo que eu aceite essa conversinha de botar boi pra dormir, o diácono serve a Cristo também, então porque vocês buscaram para ser papa justo o que foi dado as chaves, o poder de mudar, ora, ora, ora, porquê não explica o não casamento dos bispos? Padre vai ser diácono quando casa, diferente do recomendado por Paulo, aí eu é que invento as coisas, eu é que sou gênio?

          Timóteo, eita cartinha que vocês fariam tudo para retirar do novo testamento, aliás, pra que colocaram?

          Como foram vocês que escolheram, bem que poderiam retirá-lo, pois quem põe, tira; e que tira, põe.

          Lutero retirou sete que não existiam, vocês, os donos da verdade, bastam retirar o que desautoriza a tese do não casamento, as cartas à Timóteo.

          • Levi..

            fala o que quiser meu caro… a sua biblia é diferente da dos demais.. da católica, da protestante e de todas as outras Cristãs..

            não tem como debater com vc… o Deus que eu sigo é diferente do deus que vc segue

            o Cristo que eu sigo, que eu acredito, é totalmente diferente do seu…

            FIM DE PAPA.

            o seu Jesus foi pecador levi… o Meu é Santo.

          • Reinaldo,

            Tenha paciência comigo, pecador; e com meu Cristo, também pecador.

            Se bem que nunca disse que Cristo era pecador. Disse apenas que não O condenaria se tivesse casado, pois casar não é pecado.

            Aliás, meu mestre, se você disser que casamento é pecado, separo-me hoje mesmo.

            Mas se casar for pecado, lá no céu não vou encontrar Adão, Abraão, Imagine, Salomão que possuía 800 mulheres? Pedro, os outros apóstolos – se bem que já ouvi gente dizendo aqui que nenhum dos apóstolos foram casados.

            Vai faltar gente na terra, se todos resolverem agir ao pé da letra:,qual seja, de que para seguir Cristo de forma franca, somente se for solteiro.

            Povo estranho, confunde tarefas terrenas(casamento) com tarefas celestiais(evangelização), como são ruins na interpretação de textos.

            Sim, uma recomendação dada por Cristo torná-la obrigatória para um determinado grupo, os líderes religiosos, e justo o grupo que mais se sente só, pois não vive em festas, em sociedade. É colocar nas costas dos outros jugo muito pesado.

            Povo estranho, pois o que para Cristo era uma exceção, transformaram em regra principal. Pior ainda, ficou uma regra sem exceção, pois os que se casam são expulsos.

            Fazem questão em dizer que Pedro é seu senhor, justo pelo fato de que foi a ele a quem Cristo deu honrarias de líder, mas aí aos casados, tira-lhes a regência da igreja, ou seja, nada de líder.

            Pior de tudo, ainda vem com histórias de humildade, pois não se segue a Deus somente sendo padre. Parece a maçonaria: Mulher não entra.

          • Para não restar sombras de dúvidas…

            —————————————————————————————-
            “Sacerdotes judeus se casam, sacerdotes muculmanos também, Pedro casado, Paulo sugere aos diáconos, presbíteros e bispos o casamento, ****provavelmente Cristo tenha casado****”
            —————————————————————————————

            então vc disse que Cristo se casou… tudo bem que casar não é pecado, mas casando, Cristo teoricamente cedeu as tentações da carne… e o Deus que eu sigo não cede a tentações.

            em outro post vc foi capaz de dizer que Deus se enganou a 3000 anos atrás…. se enganou com a Igreja Católica e somente veio a concertar esse erro através de Martinho Lutero…

            bem… com uma teologia destas Levi, eu não posso mesmo…

            abrçs.

          • Errata…:

            vc não disse que Cristo se casou… mas assim como Lutero, insinuou que ele tenha se casado. o que não deixa de ser uma HERESIA TERRÍVEL.

          • Reinaldo.

            Heresia é dizer que Cristo não tinha irmãos, quando a bíblia cita os nomes deles;

            Heresia é dizer que Cristo orava em prol de mortos;

            Heresia é dizer que José foi casto a vida toda;

            Heresia é dizer que Maria foi assunto aos céus igual a Cristo quando a bíblia não fala disso;

          • Heresia é dizer sem fundamento biblico algum que Cristo pode ter sido casado, ou seja… que não resistiu tentação do desejo carnal…

            Heresia é dizer que Deus errou meu caro e mais que uma vez…

          • Reinaldo,

            Se vocês podem dizer heresias, as demais pessoas podem também.

            Na bíblia não tem em lugar enfatizando Maria ter ascendido aos céus de igual modo a Cristo, mas vocês dizem que sim, sabe porquê? Para os cristãos não tentarem fazer romaria a Jerusalém, afinal haveriam de saber que o império a que se uniu os cristãos-ingênuos, tinha matado Cristo, então inventaram tal heresia.

          • Levi, meu caro herege…

            o que pra vc é heresia, pra nós é fé, história e boa interpretação…

            mas com a sua interpretação de texto herética, nada mais me surpreende.

            abçs.

          • Reinaldo,

            Faço minhas as sua palavras.

            No meu caso também é boa interpretação da bíblia embasada em sedimentadas conclusões lógicas, reais, portanto, não aja preconceituosamente contra os que são apenas iguais a vocês. Somente vocês é que possuem o direito de se embasar na tradição? Se Maria ascendeu aos céus e não se encontra na bíblia, Cristo casou-se, embora não esteja na bíblia.

          • Olha que legal Levi, Lutero pensava mais ou menos igual a vc… ele acreditava que Cristo havia tido relações sexuais também… com a mulher do poço, com Maria Madalena… mas ele era mais radical que vc, já que ele descreve essas relações como fora do casamento…

            Para vcs talvez faça sentido, mas para nós Cristãos Católicos, não faz. mas vc tem razão.. devo respeitar sua visão das coisas, apesar de não concordar….

            mas se vc realmente quer seguir Lutero, deve então passar a acreditar na santidade de Maria, no Batismo de Crianças… da uma olhadinha nas teses de Lutero, que talvez possa ser muito esclarecedor pra vc…

          • Tá vendo, sou igual a Lutero, que era igual a vocês.

            A gente pega a bíblia joga prum lado joga pro outro, chacolha, bate e rebate, sacoleja, enfim.

            Peraí, Lutero era de vocês, então pode fazer as conclusões que quisesse, mas eu não nunca fui, então o diferente sou eu.

            Sou inventor também, sou escritor também, se vocês criam, eu também.

            Mas tem um problema, discrepância ainda não cometi, então que digam vocês porquê os pais de José são diferentes? Será possível que vocês mudaram até o nome da avó e do avô de Cristo por parte de pai?

            E não é só isso, todos os ascendentes de Cristo não bate, exceto os mais conhecidos já chegando em Davi.

            Que milagre é esse?

            Explico. A pretensão foi e é desmoralizar Cristo, pois o Império Romano a quem vocês se juntaram, simplesmente O matou, a Paulo, a Pedro e outros apóstolos, depois na arena centenas mais de cristãos.

            Ficaram com vergonha, aí só existia um jeito, desmoralizar Cristo, desfazendo até mesmo sua ascendência, aliás nessa linha, fizeram questão de esconder os demais registos, seja quanto ao censo, quanto à morte imposta ás criança pro Herodes, a morte dEle na cruz, tudo fizeram para apagá-lo.

          • É isso ai Levi.. a Igreja Católica criou a biblia toda para desmoralizar o seu Jesu Cristo que foi casado…

            parabéns.. vc descobriu o nosso segredo…

            puxa.. escondemos isso por mais de 2000 anos… pregamos o evangelho e chegamos a criar uma biblia usando textos sagrados, só para desmoralizar Jesus Cristo e vem o Levi Varela revelar nosso segredo…

            Levi.. o Diabo também saiu de Deus.,.. lembra???

            então nada surpreendente um herege sair da Igreja Católica….

          • obs… Esqueci de esclarecer Levi que eu estava sendo hironico no comentário tá…

            conhecendo sua capacidade interpretativa sou obrigado a esclarecer né kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Levi

      vc está generalizando os papéis, a matéria exposta por mim é estatística.

      A proposta do celibato é clara e objetiva, descontinuar é um direito de cada um, e que cada um a faça da maneira mais séria e honesta. Se alguém na Igreja está acobertando crimes dessa natureza que seja punido junto pela justiça. Mas é preciso investigar antes de apontar os dedos.

  11. Ledi,

    Pergunte a Reinaldo, pois teve um internauta que citou passagens do novo testamento dizendo que se encontravam com eles nas viagens as mulheres, mas o reinaldo não vai dizer a você, então se pesquisar e não achar, tem problema não, fale que eu digo onde se encontram as passagens bíblicas.

    Cristo fez totalmente diferente do judaísmo em exigir o celibato, justo a igreja que Deus criou, ou seja, o Pai dele, o criador do universo. E do que se viu da bíblia, as mulheres nunca foram empecilho para a pregação, os filhos também não. Meu pai era pastor, com mulher e filhos, e te afirmo, deu conta de tudo, em especial da igreja, aí sim que é superhomem, não esses que querem ser os maiorais se fazendo de controlador da sexualidade, é com gelo, é com pancada nas costas, é correndo, ora, desde quando Deus é de exigir d’agente sacrifícios, o de Cristo basta, que foi morrer na cruz. Vamos deixar de idolatria a homens, a igrejas,a gestos.

  12. Parabéns Gerônimo.Você agiu como um verdadeiro homem de Deus.
    Desejo que sejas muito feliz, junto à sua futura esposa e seu grandioso filho.
    Tens tens todo o meu apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA