Saída do Papa Bento XVI pode gerar diversas mudanças na Igreja Católica, dizem especialistas

9

A renúncia de Bento XVI ao pontificado pode promover mudanças na postura da Igreja Católica em relação à sociedade, dizem especialistas.

Essas mudanças poderiam inclusive afetar a forma como a própria igreja enxerga seu papel como instituição, e sua relação com as demais religiões do mundo.

“Seria o momento de a igreja repensar e colocar na linha de frente um colégio de cardeais que possa pensar em levar adiante o processo de diálogo, que caminha mais para o pluralismo religioso do que para o conservadorismo”, diz o professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rafael Rodrigues da Silva, especialista em Ciências da Religião.

Silva acredita que a decisão de Bento XVI não foi tomada do “dia para a noite”, e reforça a ideia de que a renúncia do Papa teve contornos políticos internos da igreja: “Você tem um grande conjunto de grupos, movimentos e disputas internas de poder. E, além da força dos grupos conservadores e moderados, há os casos de pedofilia. E a grande dificuldade de responder, como grande líder, a isso tudo pode estar na raiz do próprio exercício de poder de Bento XVI”, afirmou o professor, em entrevista ao Uol.


O escritor e jornalista Juan Arias, que foi correspondente do jornal El Pais no Vaticano por 14 anos, afirma que a renúncia de Bento XVI pode ter sido uma reação a uma conspiração: “Parece que esses escândalos relacionados ao mordomo (Paolo Gabriele, mordomo de Bento XVI que foi julgado e condenado pela acusação de vazar documentos confidenciais do Vaticano) estariam relacionados à conspiração de um grupo dentro da Cúria Romana, preparando já um sucessor. Eles querem a volta de um papa italiano. Pode ser que ele quisesse desmascarar isso”, teoriza Arias, em entrevista ao Estadão.

Juan Arias afirma ainda que Bento XVI foi “o papa mais conservador destes últimos tempos. Foi um grande inquisidor, acabou com a Teologia da Libertação e – justo ele – faz o gesto mais progressista da história da Igreja. Em primeiro lugar, ele é um grande político. Tão político que fez tudo no conclave anterior para ser eleito”, disse, mencionando a renúncia como uma postura de evolução da Igreja Católica.

A renúncia em si, para Juan Arias, é um fato “histórico” e “novo”, e pode revolucionar a forma como a Igreja Católica elegerá o próximo pontífice: “Em primeiro lugar, cai o tabu de que o Papa tem de ser papa até o fim. Na sucessão, seguramente haverá muita influência de Bento XVI. Será a primeira vez na história que se vai nomear um papa com outro ainda vivo. Que influência ele terá no conclave? Não temos como saber, porque é inédito”.

Para o professor Rafael Rodrigues da Silva, independente das questões políticas, esse seria o momento de a Igreja Católica rever os conceitos e retomar mudanças propostas nos anos 1960: “Neste momento, seria o ideal que o novo pontificado busque retomar aquilo que foi o princípio do Concílio Vaticano 2º, uma nova discussão sobre a colegialidade (…). No Concílio, o ponto de partida da igreja era o povo para chegar aos próprios representantes, você tem um novo jeito de ver a igreja”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

9 COMENTÁRIOS

  1. Teorias conspiratórias à parte, o papa, em entrevista que consta no livro “Luz do mundo” já admitia a possibilidade de renunciar ao cargo caso lhe faltasse forças físicas. Eis o que ele disse no livro:

    Pergunta: Pensou, alguma vez, em pedir demissão?

    Resposta: Quando o perigo é grande, não é possível escapar. Eis porque este, certamente, não é o momento de demitir-se. Precisamente em momentos como estes é que se faz necessário resistir e superar as situações difíceis. Este é o meu pensamento. É possível demitir-se em um momento de serenidade, ou quando simplesmente já não se aguenta. Não é possível, porém, fugir justamente no momento do perigo e dizer: “Que outro cuide disso!”

    Pergunta: Por conseguinte, é imaginável uma situação na qual o senhor considere oportuno que o Papa se demita?

    Resposta: Sim. Quando um Papa chega à clara consciência de já não se encontrar em condições físicas, mentais e espirituais de exercer o encargo que lhe foi confiado, então tem o direito – e, em algumas circunstâncias, também o dever – de pedir demissão.

        • Nem todo crente conhece o Credo, Leandro. Procê não dizer que eu nunca te ajudei, aí vai minha contribuição : ” Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do Céu e da terrra, e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírto Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos”.
          Até aqui cremos em comum. O problema é o que vêm depois… Não dá mais prá crer na ‘Santa Madre Igreja Católica’…mas dá prá convivermos pacificamente e lutarmos juntos pelos mesmos valores éticos e morais, contra a sanha deste mundo secular que intenta desconstruir o cristianismo.

          • Se não vamos crêr Nela, vamos crer na industria do relativismo que se tornou o movimento protestante ? É demais para a minha mente cristã !

            Deixemos as decisões para o Dono da Messi.

  2. No meu jeito,de entender,as igrejas evangélicas,já se uniram a católicas,há muito tempo.
    Veja,igrejas que usam amuletos,passes,velas.Igrejas homossexuais.Igrejas de funk.Igrejas que pregam,mais a prosperidade,do que o evangelho.Igrejas que te fazem uma ovelhida,acuada sem forças e sem vontade de entrar em uma briga,para,defender o evangelho.Igrejas que não ensinam a Palavra e assim,por diante.
    Qual a diferença ?
    É claro,tem muitas,que continuam EVANGÉLICAS.

  3. ANTES DE JOGARMOS PEDRAS NOS TELHADOS DE OUTROS CREDOS,TEMOS DE VER NOSSO TELHADO: É SABIDO E NECESSÁRIO UMA ”RE-REFORMA” URGENTE. TEMOS QUE COMBATER A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DA FÉ NAS IGREJAS EVANGÉLICAS, COMBATER OS PASTORES-EXECUTIVOS DO EVANGELHO, O COMÉRCIO DE MEIAS UNGIDAS, PEDRINHAS DE ISRAEL UNGIDAS,FOGUEIRA SANTA,MARTELINHO DA JUSTIÇA, SPRAY ANTI-CAPETA,ROSAS UNGIDAS, SABONETES UNGIDOS, CANETAS UNGIDAS, VALE DO SAL GROSSO,ENTREVISTAS COM O DEMÔNIO,CARNÊ DA MULTIPLICAÇÃO,… AINDA, COMBATER A PEDOFILIA GIGANTESCA NO MEIO EVANGÉLICO(vide noticiários) E SOBRETUDO COMBATER A D I Z I M O L A T R I A.

    • Jorge vinicius,

      Você não fala das almas que se enchem de drogas, das almas que negociam e fazem o tráfico no Brasil todo. Não fala dos bêbados dirigindo carros e matando o próximo; dos torcedores de futebol que se matam uns aos outros; dos políticos que não param de roubar o dinheiro público e nem construir à base de cuspe prédios públicos, pontes;

      Não fala dos políticos que não triplicam ao menos os trechos de curvas e declives das estrada visando diminuir as mortes; não fala das crianças usadas sexualmente.

      Meu amigo, cadê o meu umbigo?

      Ficar se preocupando com barrinho, com cuspinho, com sujeirinha de igrejas que fazem tudo, inclusive levar carro de som para dentro dos carnavais para desviar o povo das mãos do diabo, isso não encanta, mas aí vem você, professor e mestre das religiões com suas aulas pedagógicas de santidade.

      Meu caro, quando achar o seu e o meu umbigo e do seu próximo, tenha pena de todos e faça como Cristo, daí se apodere duma vara de pescar e vá pescar almas para Jesus, nem que seja isca feita de carne de tubarão, mas que pesque, mas que tire o povo da boca do diabo. Pare de falar, aja, seja producente. Criticar todo mundo faz, quero vê você fazer como Cristo que usou cuspe e barro para curar cego, que fez milagres à distância(soldado romano), que aceitou perfume caro de prostituta, que pediu água a mulher adúltera para iniciar um diálogo de salvação para ela e servir de ensino para a gente, mas que você não aprendeu.

      Gostaria de vê sua cara quando seu filho chegou falando de um tal de papai noel, de boi de cara preta que você usava para psicologicamente induzi-lo a ter temor.

      Por favor, leia a parte em que Paulo fala dos bebês na fé, portanto obrigatório alimento diferente, com lapisinho de cor, com muitas cores, com livrinhos com muitos desenhos.

      Será possível que foi perdida a sabedoria neste mundo? É tanto rigor, é tanta santidade, é tanta crueldade, é tanto julgamento. Está difícil, pois cada vez mais tem gente com essa qualidade pondo o pescoço para fora pra ensinar, quando sequer sabem para si.

  4. A maioria das igrejas evangelicas ja são unidas com a igreja catolica pela crença na santissima trindade e pelo batismo,mas apenas um so Deus que e pai o seu nome e jesus cristo ele criou o mundo joão 1.10 somente ele salva so ele batiza com o espirito santo so ele cura ele comprou a igreja com seu propio sanque ele disse eis que estou convosco todos os dias ele e não uma terceira pessoa ele vai vim buscar um povo para ele mesmo. JESUS O DEUS TODO PODEROSO

  5. DEUS sabe quem é e quem não é dele.

    “ O Reino dos Céus, disse o Cristo, é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os servos dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos ao dono do campo, disseram-lhe: – Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, vem o joio? E ele lhes disse: – Homem inimigo é que fez isso. Os servos continuaram: – Queres, então, que o arranquemos? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: -Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar; mas o trigo recolham no meu celeiro" (Mateus, 13:24-30).

  6. 12-02-2013

    Palavra do pai
    É chegado o meu dia de dar, a segunda mão de branco! No batente da porta de entrada que a primeira já entregue, espero o efeito da segunda!

    01- Como chegar pai, ao que me preparaste? Como responder pai, ao coração que me fala e obedeça? Tudo é fácil, mais o que eu ouço, me faz ver tão difícil!

    02- Um pequenino que me diz ser com seus mais trinta na peleja, se opondo em suas tantas impossibilidades que só me deixa a ver uma, em meu favor,

    03- Diante dos seus com tantos de efeitos inteligíveis que só consigo ver o eu sendo mais um, entre os embaixo que procuro um que seja, para que me ajude, a subir!

    •ISAÍAS (cap. 24)•
    18 Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem.

    •ROMANOS (cap. 10)•
    7 ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos).

  7. SCHALON ADONAI E GRAÇA DE JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR SEJE COM TODOS OS QUE CONSEGUEM ENTENDER ,O QUE ESTA ACONTECENDO NESSES ULTIMOS DIAS,NAO VENHO DISCUTIR ,E TAMBEM CONDENAR NINGUEN,SO QUERO FALAR O QUE A PALAVRA DIZ QUE QUEM ACEITOU SENHOR JESUS COMO SALVADOR, O ESPIRTO SANTO DIZ PRA ELE OU ELA SE ESTAO EM CRISTO OU NAO.OS QUE ESTA EM CRISTO JAMAIS VAO ESCANDALIZAR SEU NOME E TAO SOMENTE O SEU CORPO O QUAL ELE JESUS CRISTO E O CABEÇA.DOU GRAÇAS A DEUS POR TUDO QUE ESTA ACONDEÇENDO,SO ME ALEGORO PORQUE JESUS VEM BUSCAR SUA NOIVA QUE NAO O TRAIU,(ADULTERO) COM outro, diabo e sua babilonia e seus manjares.SOU CRISTAO E PROFESSO CRISTO COMO O UNICO CAMINHO. BLUMENAU,SANTA CATARINA.MARANATA ESSA E MINHA PALAVRA FINAL.

  8. os chamado de cretes hoje,ja esta unidos com os catolico, seus batismo é omesmo pai filho e espirito santo, os postulo batizram em nome do senhor jesus é isso que a biblia ensina usar o o nome, pai nao é nome filho, e espirito santo nao é nome. o nome dele é senhor jesus cristo.leia olivro dos athos.

  9. EU ACHO QUE OS SENHORES DEVERIAM INVESTIGAR COM MAIS PROFUNDIDADE OS TEXTOS BÍBLICOS. NÃO SE DEVE DAR VAZÃO PARA ESPECULAÇÕES E CONJECTURAS QUE NÃO SE ASSENTEM SOBRE A RETA PALAVRA DE DEUS. A GRANDE QUESTÃO QUE ENVOLVE A IGREJA CATÓLICA É BASICAMENTE SEU CORPO DOUTRINÁRIO FORMULADO DURANTE A IDADE MÉDIA. NÃO HOUVE DE LÁ PARA CÁ, NENHUMA SOMBRA DE VARIAÇÃO NO QUE FOI ENSINADO NA IDADE ESCURA. LOGO, AS HEREZIAS FORJADAS NOS TEMPOS DO OBSCURANTISMO ESPIRITUAL E INTELECTUAL PREVALECE ATÉ OS DIAS DE HOJE COMO BASE DOS ENSINAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA. DEVO ENTÃO COMPREENDER QUE O ESPÍRITO DESPÓTICO PREVALESCENTE NA IDADE MÉDIA MANTEM-SE NOS DIAS HOJE DE FORMA VELADA, ESPERANDO TÃO SOMENTE O MOMENTO PARA DESABROCHAR. ISTO SÓ SERÁ POSSÍVEL, QUANDO A IGREJA CATÓLICA, RECUPERAR O PODER DE ESTADO SOBERANO MAIS UMA VEZ, QUANDO IMPORÁ OS SEUS DÓGMAS MEDIANTE A FORÇA, COERCITIVAMENTE, FORÇANDO A TODOS À OBEDIÊNCIA. ISTO, DO PONTO DE VISTA HUMANO PARECE IMPOSSÍVEL, MAS É O QUE SE DELINEIA NO CAPÍTULO 13 DO APOCALÍPSE, QUANDO REFERE-SE A EXISTÊNCIA DE UM PODER, QUE SURGE DO MAR. POR HORA, DEVEMOS MANTER-NOS VIGILANTES, EM ORAÇÃO E EXAME DA BÍBLIA PARA COMPREENDER TODOS ESSES ACONTECIMENTOS DA FORMA COMO FORAM PREVISTOS!

  10. sim é verdade , e tomara que o próximo papa tenha pulso pra continuar a manter as doutrinas católicas e não liberar coisas absurdas como ex o aborto ,casamento de homosexuais e etc.
    as pessoas tem que entender que a igreja catolica tem regras e se a pessoas quiser abortar ,ser gay e etc é so NÃO SER CARTOLICO e INVENTAR sua propria religião, se ate um jogo de futebol,boate,putero e etc tem regras e o pessoal não muda por causa de meia duzia pingada E TODOS OBEDECEM ,imagine a igreja catolica.
    A IGREJA CATOLICA NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE MUDAR SUAS REGRAS PRA SATISFAZER MIMOS de ums gatos pingados e é isso que os outros não entende.
    mais tudo leva a creer que muita coisa vai mudar mesmo e PRA PIOR

  11. Tomara que o próximo papa tenha pulso pra continuar a manter as doutrinas católicas e não liberar coisas absurdas como ex o aborto , casamento de homosexuais e etc.
    as pessoas tem que entender que a igreja catolica tem regras e se a pessoas quiser abortar , ser gay e etc é so NÃO SER CARTOLICO e INVENTAR sua propria religião, se ate um jogo de futebol, boate, putero e etc tem regras e o pessoal não muda por causa de meia duzia pingada E TODOS OBEDECEM , imagine a igreja catolica.
    O que aconteçe se num jogo de futebol em vez de traves colocar cestas? ele deixa de ser futebol E VIRAR BASQUETE . o que acontece se num jogo de baralho em vez de cartas colocar moedas no lugar? deixa de ser jogo de cartas, a mesma coisa é a igreja cartolica se liberar aborto , sexo na igreja, a pessoa se casar com varias mulheres , pessoas drogadas fumando la dentro e bebendo ate cair, casamento gay e etc ela VAI ACABAR E VAI DEIXAR DE SER IGREJA CATOLICA VAI SER UM PUTERO KKK
    A IGREJA CATOLICA NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE MUDAR SUAS REGRAS PRA SATISFAZER MIMOS de ums gatos pingados e é isso que os outros não entende.
    mais tudo leva a creer que muita coisa vai mudar mesmo e PRA PIOR A igreja catolica não bate na porta de ninguem e nunca obrigou ng ser cartolico SEGUE QUEM QUER E QUEM NÃO GOSTA NÃO TENTE ACABAR COM UMA RELIGIÃO QUE TEM BILHOES DE ANOS

  12. Separamos algumas das maiores pérolas dos comentaristas especializados para que os leitores do blog Non Nise Te! entendam porque acompanhar notícias religiosas por meio de blogs como Salvem a Liturgia, Deus lo Vult!, Católico Porque…, O Possível e o Extraordinário, Fratres in Unum, Presbíteros, Oblatvs (para ficar nos nacionais) é muito mais seguro que informar-se por telejornais e publicações brasileiras.

    1. O pesquisador diz, sem tremer a voz, que houve Papas (dá a entender que foram muitos) que renunciaram por causa de guerras contra reis europeus. A afirmação veio assim como escrevo, sem nenhuma prova, sem nomes para que o espectador pudesse confirmar a informação, sem bibliografia que o adjudicasse. O motivo dessa escassez de informação é simples: não há Papas assim que tenham renunciado por medo de guerras. Até hoje houve, segundo Os Papas, de Richard McBrien, 6 papas que renunciaram ao posto,além de Bento XVI: Ponciano (235); Silvério (537); João XVIII (1009); Bento IX (1045); Celestino V (1234) ; Gregório XII (1415).

    Primeiro, as datas não indicam que houvesse assim uma debandada de Papas por pressão política. Ponciano, por exemplo, estava preso e exilado, longe do Vaticano – o objetivo era muito mais preservar o Governo da Igreja por um Papa livre que propriamente medo. Afinal, os Papas sabem – e a história confirma – que o martírio não é algo distante dessa função.

    2. O pesquisador continua, sem dar sinal de vergonha, que a renúncia de Bento XVI por razões de saúde é inédita. Nisso ele concorda com McBrien. Contudo, nem todos concordamos. Celestino V renunciou, segundo a história nos conta, por razões de ordem física e espiritual. Para o bem da Igreja, que ele tanto amava. Os registros vaticanos não camuflam as questões políticas envolvidas, mas não podem perscrutar as intenções dos homens, para além de suas próprias palavras.

    3. O pesquisador afirma, sem sinal algum de vergonha por suas palavras sem sentido, que a renúncia de Bento XVI “cria uma situação difícil para um dos principias dogmas da Igreja Católica: a infalibilidade papal”. Caramba! Que relação há entre a renúncia e a Infalibilidade que, qualquer criança sabe, trata apenas de assuntos de fé e razão? O Papa Bento XVI, como ele mesmo diz, afasta-se também por falta de “vigor físico”. E se é para relacionar Infalibilidade e todos os aspectos da vida do Pontífice (o que não se faz, mas aqui faremos apenas por digressão ad hominem), então deve-se concluir que ele foi assistido pelo Espírito Santo e, nesse caso, é assistido na sua decisão infalível de renunciar. Concluir a correção e infalibilidade da renuncia está muito mais próxima da confirmação da Infalibilidade do que de sua negação.

    4. O pesquisador afirma que a Igreja Católica é a única Monarquia Absoluta Eletiva no mundo. Aí ele vai explicar: “O Papa é o único monarca absoluto no mundo eletivo. Eletivo pela congregação, tá, dos bispos e cardeais”. Pois é! Esse é o naipe dos comentaristas de religião da Globo News. Quem elege o Papa, segundo as atuais normas do Código de Direito Canônico, são só os cardeias, não os bispos. O que provoca indignação é que esse conhecimento é tão básico, é tão fundamental, que nem precisa ser doutorado em História da Igreja para saber isso. O Wikipedia dá essa informação de bandeja, para quem se interessa pela coisa. Se alguém quer mais, pode ir no Católicos porque… e certamente terá mais informações seguras.

    5. O pesquisador não desiste e, causando vergonha em todos os que o ouvem, faz afirmações de caráter jurídico. Ele defende, contra a lógica natural e o bom senso, que um Papa que renuncia ainda é Papa com todos os direitos e que conflitaria com o novo Papa eleito em Conclave: “O que vai acontecer com a existência de dois Papas?”. Ora, senhor pesquisador, o mesmo que acontece em uma democracia com a existência de dois presidentes: um eleito e o outro aposentado: nada. Na verdade, não há dois presidentes, apenas um. O mais recentemente eleito. Logo, não haverá dois papas, mas um só: o eleito mais recentemente.

    6. O pesquisador é incansável sustenta que a existência de um Papa eleito e um outro aposentado é inédita. Foi isso que aconteceu com Celestino V

    7. O professor ……é mais original e, como “especialista”, apela ao senso comum. Diz ele que, no Conclave, “a voz do povo não é a voz de Deus”, querendo fazer valer a democracia dentro dos muros da Igreja. Pois é, professor Edgar, a voz do povo é a voz do povo e a voz de Deus é a voz de Deus, simples assim. Na democracia, a voz do povo é importante porque, deve ser assim nas democracias, todo poder emana no povo. Contudo, nem todas as camadas sociais obedecem esse ditado: na família, a voz do povo não é a voz da família; no clube de futebol, a voz do povo não é a voz do clube de futebol; num hospital, a voz dos doentes não é a voz dos médicos. Fazer o quê? Os ditados populares não são critério para julgamento de Pontificados. Por muitas razões, mas principalmente, por que há outros ditados populares que, geralmente, relativizam sua importância. Como aquela que diz: “O homem põe, e Deus dispõe”.

    8. O professor …. continua apelando ao senso comum. Argumentando em favor de um Papa do continente africano, afirma: “Por exemplo, a África é onde a Igreja mais cresce. Então seria razoável pensar que o novo Papa deveria vir de lá”. Hmmm… Entendi… Como o continente africano é o que mais cresce em números, de lá deveria vir o próximo Papa… Lógica interessante… Aplicando em outras áreas, como seria? O MMA é o esporte que mais cresce no Brasil. Logo, deve ser o esporte oficial do país. Ou essa: o estado brasileiro que mais cresce no registro de títulos de eleitor é São Paulo. Portanto, o próximo presidente deve ser daquela cidade. Duvido que o professor concordaria com essa argumentação.

    Por enquanto é só. Voltaremos outro momento com mais pérolas dos “especialistas”. Enquanto isso, fico me perguntando uma coisa: Globo News, isso é o que de melhor vocês possuem na editora religiosa???

  13. “Quem não perder a sua vida, não ganhará a Vida Eterna”. Muitos mesmo sabendo da Verdade, não querem deixar os falsos profetas, as mordomias, a igreja- empresa, o luxo, a fama, os bajuladores, o status, não reconhecem o verdadeiro amor pelas almas de Cristo. Preferem garantir os seus ventres com manjares e banquetes, mesmo vendo dentro dos bastidores de igrejas, quem é cada um, como agem na hora de repartir o pão. “pelos frutos conhecereis a árvore”, pode haver corrupção, mais a Palavra de Deus nunca vai mudar, Ela vai sim é se cumprir, e somente Deus é o Juiz, Ele “Onisciente”e “Onipresente”.”E será como nos tempos de Noé, muitos continuam casando e se dando em casamento”, muitos continuam alienados à Realidade das coisas, o mundo está desabando e continuam apenas filosofando. “Santifica-os na Verdade, A Tua Palavra é a Verdade”. e “conhecereis a Verdade…Se o Espirito Santo não provocar o arrependimento mostrando o pecado e a injustiça, imagine depois quando Ele sair do nosso meio. “quem tem ouvidos para ouvir ouça” e “os sujos, sujem-se ainda…”

  14. È verdade Jonátas mendes, concordo plenamente com você. Eu li essa semana em site sobre a maçonaria e a adoração do Baphomet pela Igreja Batista; e que Billy Ganham é maçom de alto grau; é de dá tristeza! A pergunta que não quer calar: Como fica essas pessoas que aceitaram a jesus pela pregação desses homens? Pode alguém agradar a Deus e aos demônios ao mesmo tempo?

  15. Obrigou os índios a serem católicos! Nas cruzadas obrigou os muçulmanos a serem católicos! Na inquisição ou se aderia ao catolicismo ou se queimava na fogueira! Como diz que a igreja nunca obrigou ninguém a ser católico? O próprio Constantino quando decretou o cristianismo como religião oficial do Império Romano o brigou os pagãos a serem católicos… e por aí vai…

  16. O que se sabe é notório: Briga interna por poder, dentro da Igreja Católica… O mesmo tem acontecido em várias instituições sejam religiosas ou não… Nao acredito em A, B ou C em termos de religiao… Estátua da Besta, cavalo voador, o escambal para mim tudo isso não passa de conto de fadas e alegorias… Sei que o lider católico tem influência no mundo atual, como lider, (motivo de inveja de muitos evangélicos) assim como o governo evangélico americano que oprime, massacra e mata em nome de Deus… (Como exemplo temos o evangélico George Bush e o teatro do 11 de setembro). Enfim… quem crer ore ao seu Deus para que voce nao um daqueles que pregam em Nome dEle, falam em Nome dEle e no final esse mesmo Deus lhe olhe nos olhos e lhe diga: “Afastai-vos de mim pois não conheço a vos…”

  17. creio que após a renuncia de bento xvi não haverá papa caduco e esclerosado, bom seria um papa com pelo menos 50 anos de idade e só estivesse no poder até aos 65 anos de idade, e se aposentasse com um salário mínimo do Brasil

  18. Nao é de se adimirar esta atitude do Papa,afinal para quem conhece a Bíblia não é nenhuma novidad.É hora de termos cuidado.estarmos alerta…Jesus está voltando!!!!

  19. Assim eu fico triste com a saida d um dos melhores reis mundias, Principalmenta da Igreja católica.
    Assim a Igreja tera sertas mudanças sem a morte d um PAPA e a entrada d outro mau feito. isso é feio muito feio..
    Mais por tudo é só ele quem sabe o porque ele quer se remover….

  20. como vcs não pensam!!! como uma igreja que prega o cristianismo vai ter um anticisto, é bom procurar o anticristo no Islã , que é uma das religiões que mais cresce no mundo. acho que o anticristo está feliz com a divisão da igreja para ele vim tomar posse dos anti igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA