Papa Francisco volta a destacar necessidade de cristãos ajudarem os menos favorecidos: “Pobreza está no centro do Evangelho”

23

O papa Francisco voltou a destacar a importância do cuidado com os pobres e afirmou que o comunismo se apossou da bandeira do cristianismo.

Logo depois de ser eleito pontífice católico em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio criticou o sistema econômico mundial, dizendo que a forma como as coisas são feitas atualmente é insensível aos pobres, pois não incentiva os que ganham muito a compartilhar suas riquezas com os que mais precisam.

No começo de junho deste ano, Francisco voltou a condenar a riqueza feita a partir de práticas econômicas que encarecem os alimentos e limitam o acesso dos pobres à comida. Esse discurso levou muitos críticos do papa Francisco a especularem que o líder católico seria um adepto das teorias de Karl Marx, inspirador do comunismo.

No último domingo, 29 de junho, o papa Francisco concedeu uma entrevista ao jornal romano Il Messaggero e rebateu as críticas feitas a ele por defender os pobres. “A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro de o Evangelho”, disse, citando passagens bíblicas sobre a necessidade de ajudar os menos favorecidos.


Sobre a possibilidade de ser um adepto do marxismo, o papa Francisco não titubeou: “Eu só posso dizer que os comunistas têm roubado a nossa bandeira”, disse, antes de acrescentar: “Os comunistas dizem que tudo isso [filosofia de ajuda aos pobres] é comunismo. Claro, vinte séculos mais tarde. Então, quando eles falam, pode-se dizer: ‘então vocês são cristãos? ‘”, brincou o papa, retrucando a especulação de que ele seria comunista.

O líder católico destacou que a mensagem do Evangelho não é de conquistas financeiras, mas sim, de ajuda ao próximo, exatamente o contrário do que muitos cristãos têm pregado através da teologia da prosperidade, que dá ênfase às conquistas materiais através da fé e contribuições vultosas às igrejas.


23 COMENTÁRIOS

  1. QUE LINDA MENSAGEM!!

    SERÁ QUE MACEDO, VALDOMIRO, MALAFAIA ESTÁ LENDO ISSO?

    ESSES BANDOS DE URUBUS DO EVANGELHO PRECISA VER ISSO!

    “A mensagem do Evangelho não é de conquistas financeiras, mas sim, de ajuda ao próximo, exatamente o contrário do que muitos cristãos têm pregado através da teologia da prosperidade, que dá ênfase às conquistas materiais através da fé e contribuições vultosas às igrejas.”

    • Mas como vai dar o que não tem?
      leia a parábola do bom samaritano e você vai ver a necessidade da pessoas ser prospera, pois ninguém pode dar o que não tem.
      DEPOIS DA IGREJA CATÓLICA TER FICADO EMBRAGADA COM O SANGUE DOS SANTOS, VOCÊ ACHA QUE ELA PODE APAGAR ISSO COM CARIDADE, E BOAS OBRAS?
      Jamais jamais.
      ela esta embragada com o sangue dos fieis a JESUS.

  2. A religião evangélica queria tanto se afastar da católica que até as boas obras que a católica sempre ensinou passaram a ser mal vistas no meio evangélico… com a desculpa que “boas obras não salvam ninguém”, a religião evangélica tornou boa parte dos seus adeptos insensíveis as necessidades do próximo…

    Porém, se temos condições devemos ajudar a quem precisa, seja com alimentos, medicamentos, vestimentas, etc…

    “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (tiago 2:15-17)

    Infelizmente, a satânica teologia da prosperidade que adentrou porta adentro na maioria das denominações evangélicas só incentiva a ganancia e amor aos bens materiais… nela, quem tem mais está bem com Deus… ensino bem diabólico mesmo!

  3. POEIRINHA
    Vai ver que é por isto que o vaso para defecar dele é de ouro maciço suas torneiras, rsrsrs é um escroto que casa gay que batiza gay que favorece a pedofilia, destilando veneno e desviando a atenção das suas imundicies igual vc faz.

    • defecar em ouro maciço!!

      isso é interessante.

      não sou fã do “chikim”, mas acho ele bem coerente com o que a Igreja dele prega.

      mas sou fã de história, gosto muito.

      e em história, tudo tem que ser comprovado e documentado.

      essa informação da “latrina de ouro” que o “chikim” defeca nunca teve comprovação, é mais uma das “falácias” protestantes, igual ao tal “trono de ouro” que todos os bons historiadores sabem, trata-se de uma cadeira muito bem feita de “MADEIRA”, pintada com tinta dourada rsrsrsrsrs, e claro, de um valor histórico imensurável, pois é obra de um grande artista.

      mas passe para nós ai Josecarvalho a fonte dessa sua informação da latrina de ouro.

  4. Bela TEORIA

    Papa Francisco tem Carisma, porém é IGNORANTE da Bíblia.

    99,9% de TODOS erros e Heresias espalhadas pelo mundo tanto de católicos como de protestantes se deve a não observação das passagens que seguem :

    Jesus disse :

    1- MAIS bem aventurados os que OUVEM a palavra de DEUS e a PRATICAM.
    Os homens podem serem Doutores da Lei, (PHDs em Divindades em nossos dias)
    Ler e RELER a Bíblia e NÃO PRATICÁ-LA.
    Foi aos Fariseus e Escribas que se debruçavam sobre os Pergaminhos da Torá e dos Profetas que Jesus disse : VCS NUNCA LERAM ? Hilário, desastroso e perigoso. Perigoso até para nós se repetirmos isso.

    Tiago em sua epístola também deu ênfase a isso : Quem OUVE a palavra e NÃO é PRATICANTE…

    2 – Jesus afirmou categoricamente :
    ERRAIS por NÃO CONHECERDES AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS.
    Disse isso a uma classe de religiosos, os SADUCEUS.

    3 – SE ALGUÉM FALA…FALE SEGUNDO OS ORÁCULOS DE DEUS. (Paulo em uma de suas epístolas)

    BASICAMENTE TODO, SENÃO a MAIORIA DOS ERROS E HERESIAS ESPALHADAS mundo afora são DESOBEDIÊNCIAS DIRETAS E EXPRESSAS A ESTAS TRÊS (3) PASSAGENS BÍBLICAS.

    Um CONHECE A BÍBLIA E NÃO PRATICA, O OUTRO NÃO CONHECE A BÍBLIA E DISSEMINA SUAS IDEIAS COMO MANDAMENTOS ( Logo, se tornam Mandamentos de Homens – e não de Deus)
    ERRAIS POR NÃO CONHECERDES AS ESCRITURAS.. (NÃO CONHECER = IGNORÂNCIA)

    E a IGNORÂNCIA SE MULTIPLICA…= “MUITOS” FALSOS PROFETAS TEM SAÍDO PELO MUNDO… disse João em uma de suas epístolas.

    ERROS que o FRANCISCO COMETE por divulgar suas Ideias e não a Bíblia.

    ANTES, a história diz que a igreja católica no período medieval saqueou bens e tomou propriedades, parte dessa riqueza ainda lhes pertence, portanto a Igreja católica é RICA, não é POBRE,
    …a bandeira da igreja católica é a pobreza… (MENTIRA).

    Vamos aos ERROS Bíblicos de Francisco por disseminar suas ideias e não partir da bíblia :

    Paulo disse : É PRECISO SOCORRER OS NECESSITADOS.
    O metodo da igreja de Atos era a VAQUINHA, todos deveriam ajudar, porém nem todo pobre tem condições de SOCORRER OUTRO POBRE.

    Portanto não havia somente POBRES NAS IGREJAS, POIS QUEM TINHA CONDIÇÕES, ERA ABASTADO OU IRMÃO RICO deveria SOCORRER OS NECESSITADOS.

    Obviamente se SÓ houvessem NECESSITADOS na igreja, eles teriam de SOCORRER ELES MESMOS.

    Paulo diz para quem tem condições, quem tem fartura, quem NÃO ERA POBRE para SOCORRER OS NECESSITADOS. Então a igreja não era composta somente de POBRES.

    SEGUNDO > Há textos na Bíblia que falam de POBRES, POBREZA; RICOS, RIQUEZA (e PROSPERIDADE ) Isso é o que ESTÁ na Bíblia.

    O que os HOMENS PREGAM É

    OU
    SOMENTE textos de SER POBRE, POBREZA,
    OU
    SOMENTE textos de ser RICO, de RIQUEZA.

    Isso é o que se ouve nos Pupitos Protestantes ou nas Missas.

    A REGRA DO QUE SE PREGA É ESSA.

    O que está na Bíblia é MUITO DIFERENTE. BEM DISTANTE
    Por diversas vezes Deus coloca o POBRE E O RICO JUNTOS, FRENTE A FRENTE.
    exemplificando :

    Salomão disse : O RICO e o POBRE se ENCONTRAM…
    Jesus quando foi ao templo, Os RICOS deitavam grandes ofertas, e uma viúva POBRE…
    Jesus contou a parábola do Homem RICO e de Lázaro POBRE.
    Tiago disse em sua carta : O POBRE glorie-se na sua DIGNIDADE, o RICO NA SUA INSIGNIFICÂNCIA.

    a BÍBLIA em alguns textos CONSEGUE se dirigir AOS DOIS, aos POBRES e aos RICOS.
    Conseguimos APRENDER na bíblia tanto com o POBRE como com o RICO.

    Há MAIS TEXTOS NA BÍBLIA TANTO SOBRE POBRE, POBREZA e RICO, RIQUEZA ( e PROSPERIDADE segundo a Bíblia), MAS NÃO POSSO CITAR, MENCIONAR TODOS ELES AQUI, pois JESUS disse que NÃO DEVEMOS DAR AOS CÃES O QUE É SANTO, NEM LANÇAR ANTE OS PORCOS AS NOSSAS PÉROLAS)

    Tem MUITOS PASTORES E SACERDOTES CATÓLICOS, PROTESTANTES E CATÓLICOS que são CÃES ou PORCOS, aos quais não devemos ficar mencionando nossas sabedorias espirituais. Eles estão ESCONDIDOS por ai, e de vez em quando SURGEM para PISAR nas PÉROLAS que LANÇAMOS.

    O único local em que POBRE E RICOS não se encontram na terra, são nas PREGAÇÕES, NOS PÚLPITOS E NAS MISSAS.

    ESSA É A REGRA.

    Portanto, PROSPERIDADE ESTÁ NA BÍBLIA, POBREZA IDEM, quem quer OUVIR SOMENTE UM OU SOMENTE OUTRO, mais parece um SACI-PERERÊ, quer andar SÓ com uma perna.
    Ou um Trem que tem somente um Trilho ( Hoje há Monotrilho – Mas não é Trem)
    Ou o avião deles voa SÓ com uma asa ?

    Essa NÃO FOI “SEMPRE” A BANDEIRA DA IGREJA CATÓLICA. (A POBREZA) Tentativa de tapar o sol COM A PENEIRA ? essa vício deve ser muito antigo, sempre apoiada NA OMISSÃO DA HISTÓRIA E DOS FATOS. Não é novidade.

    E nisso o velhinho FRANCISCO está DERRAPANDO.

    Que o Francisco PREGUE A BÍBLIA, (SE…SE…SE…ALGUÉM FALAR, …FALE SEGUNDO OS ORÁCULOS DE DEUS – Mensagem de Paulo )

    PRINCIPALMENTE quem INVOCA A POSIÇÃO DE REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA.

    E o que Paulo ensina já é mais do que suficiente sobre esse assunto :

    “É NECESSÁRIO SOCORRER OS NECESSITADOS (POBRES)”. (Mandamento).

    Bandeira da POBREZA ?

    Asneiras do FRANCISCO, por divulgar suas ideias e OMITIR o passado da Santa SÉ.

  5. O bom exemplo é principiando dentro de casa.

    Aqui no Brasil ou os católicos não estão ensinados ou se ensinados não aprenderam.

    É o país de maior número de católicos, mas a pobreza e suas consequências imperam como em nenhum outro.

    É tão deixada pra trás essa tese do papa que o país é de pior divisão de riquezas do mundo, onde os políticos católicos e nem os do povo olham para o próximo.

    O país tem em seu sistema carcerário trinta pessoas dividindo o espaço de dez metros quadrados, aí esse povo não se cotizam para construir celas para os seus irmãos na fé (todos vão como católicos, lá é que são evangelizados), não busca os direitos dos apenados de pagar a pena com dignidade(visitas íntimas, tv, escola, revistas/jornais).

    Esse povo que tem suas favelas visitadas pelos estrangeiros, e que os católicos do poder sequer exigem do governo católico deles uma plano de construção de pequenos prédios e casas com um andar nos morros cariocas onde lá existe a maior captação de turistas, bem assim podendo passar depois disso uma ambulância no bairro, escolas, correios, enfim os serviços básicos e com dignidade, onde o nordeste construa uma depósito de contenção de água no seu roçado,, para o homem do campo não precisar migrar p/ centros avançados.

    Não se vê essa igreja fazendo nada, aí vem stardust critica os evangélicos, onde estes dão show nos EUA, Suécia… cabendo lembrar que muitos italianos vieram da rica Itália, a que também tem miserabiilidade destacada no sul do país. Coitado do Jánio, vai e se enche de alegria com as mentiras do outro, a não ser que onde vocês morem as escolas e universidades católicas tenham baixado as mensalidades, pois são de preço superior a que qualquer outra.

    Parabéns ao papa, mas tome cuidado com os católicos daqui que se acham, e por ser assim o pobre nunca será assistido, cabendo ao santo papa pregar e vir verificar, tem muita personalidade aprontando dentro das igrejas brasileiras, onde até a parte principal não está sendo cumprida, a evangelização ante a falta de cem mil padres, então que o papa vem aqui não em festas, sim cobrar caladinho, vê o povo, saindo para investigar, aqui tem muitos fazendo coisa para inglês vê, ou seja, enrolação. Não sei se o papa sabe, mas se quiser vou mostrar a ele lá no vaticano um retrato dos pobres brasileiros.

    • Levi, exceções existem em todos os segmentos, uns mais conscientes outros menos, assim como muitos acreditam que ao pagar elevados tributos repassam a responsabilidade para o estado, que por sua vez é totalmente omisso e lava as mãos ao distribuir para uma família pobre dois reais por dia.

      Mesmo sendo os católicos os mais ativos em caridade no mundo, ainda há muito a ser feito.

      • A igreja prega a pobreza como ponto alto da fé, depois chegam com esmolas, se bem que tem muita gente morrendo de fome em face da ausência de doações, de assistência…

        O certo é pregar a divisão do todo(o público e o privado), a irmandade universal como ensinado por Cristo, pois a condição de pedinte é degradante.

        Discordo de que é pontual, pois no Brasil a miséria é universal, sem que a igreja católica sequer chame a atenção, que haja como instigadora de políticas junto aos governantes e/ou ações educadoras, como: evitar polução dos manaciais aquíferos, técnicas agrícolas, ou seja, coisas que a própria intenet disponibiliza, tudo com base em trabalhos em mutirões.

        • Na América do sul são 1.900 hospitais dentre os quais 40% das vagas são destinadas aos mais necessitados; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância onde 60% das vagas são oferecidas as crianças carentes.

          • Será que meu estado não faz parte da América Latina?

            Dos 1.900 hospitais, nenhum aqui; 5.400, nenhum aqui a não ser que tenha outro nome, mas como os católicos daqui são parados, talvez não exista mesmo; 50 leprosários, nenhum aqui ; 3.700 asilos, há um na capital que vive pedindo dinheiro, que recebe dinheiro público e que é cheio de imagens católicas parecendo mais uma igreja; 2.500 orfanatos, aqui não; 4.200 jardins de infância, nenhum aqui e as escolas são todas pagas e caras, dando bolsa apenas a quem tem qualidades especiais comprovadas como as atletas.

  6. Ele deveria ser o primeiro a cumprir os MANDAMENTOS DE JESUS que ordenou: “Venda tudo que tens e distribua o dinheiro com os necessitados e, siga-me!” Marcos 10:21 Quanto valeria a cidade do VATICANO? Daria uma boa grana para diminuir a fome dos africanos. Cumpra esse mandamento Papa Francisco!!!, você que diz que é seguidor de Jesus. Em Mateus 15:8 está registrado as palavras do Cristo: “Este POVO honra-me com os lábios, mas seus corações estão muito longe de mim!”

    • São bens inalienáveis e pertencem ao patrimônio universal da humanidade.

      “Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade” (Atos 4,34-35).

      Esta prática comunitária da Igreja da antiga Jerusalém é certamente louvável. É de se supor que o incipiente número de cristãos nesses anos tornasse possível o justo partilhamento dos recursos do grupo. Sabemos também que aqueles que compartilhavam os seus bens o faziam de maneira voluntária. Em nenhum lugar encontramos a Bíblia aprovar o confisco da propriedade privada. Na Igreja primitiva, toda pessoa que ajudava os pobres o fazia livremente. Ninguém tomava as posses dos outros para entregá-las aos pobres. Fazer tal coisa seria visto como roubo, uma violação ao livre-arbítrio do indivíduo

  7. Li bastante comentários,na minha humilde opinião,todas religiões tem falhas,pois sempre tem um líder que é HOMEM e sendo assim é um pecador como todos.Haverá sempre todas estas imoralidades,divergências..etc.O que precisa ter é discernimento da palavra de DEUS.A casa de DEUS sempre será o nosso coração.Se DEUS não habita seu coração,não habita nada que estiver ao seu redor.Leio a bíblia,e nunca li que JESUS disse em religião,Mas pregou sim,dois mandamentos:AMAR A DEUS ACIMA DE QUALQUER COISA E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.Amor a DEUS e amor ao PRÓXIMO são inseparáveis,constituem um único mandamento.Se deixar JESUS falar ao seu coração,não se preocupe,todos que estão vendendo a palavra de DEUS será derrotado,pois este é deus que estão pregando tem outra denominação,e JESUS já o venceu,e morreu por nós.JESUS PAGOU MINHA DÍVIDA A VISTA.”POR AMOR”.

  8. PORQUE NAO TIRAM OS OUROS ENCRUSTRADOS NOS IMOVEIS E DISTRIBUI AOS POBRES,OS DIZIMOS,AS INQUISIÇOES,OS VALORES COBRADOS PELO PERDAO,O DINHEIRO DO BANCO DO VATICANO,

    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:5

    • é porque o “ouro” incrustado nos “imóveis” é ilusão de bobo… o ouro incrustado em alguns móveis, talvez fosse o suficiente para bancar um banquete para alguns em uma favela do Rio de Janeiro (e o resto do mundo continuaria com fome), além de que grande parte das “riquezas” não podem ser vendidas por tratar-se de PATRIMONIO DA HUMANIDADE.. coisa que suas igrejas protestantes dificilmente teriam coragem para fazer… ou seja amigo..

      segundo o TRATADO DE LATRÃO, as tais “riquezas” do vaticano tornaram-se patrimonio de toda a humanidade.. não pertence a Igreja.. é patrimonio histórico e cultural de toda humanidade. seu valor real não pode ser atingido, pois história e cultura NÃO TEM VALOR PALPAVEL.

      para as pessoas com pouca ou nenhuma cultura, realmente se trocasse todo esse legado histórico/cultural PRESERVADO pela Igreja Católica por ouro e se distribuisse para o povo pobre, mataria a fome de todos kkkk

      ledo engano… talvez se matasse a fome de alguns por pouco tempo… e depois a miséria voltaria, pois não se pode dar o peixe, e sim.. deve-se ensinar a pescar..
      lembre-se amigo.. PARA SE TER UM BOM FUTURO, É PRECISO CONHECER O PASSADO.

DEIXE UMA RESPOSTA