Papa Francisco critica teologia da prosperidade e apego a bens materiais: “Não se pode servir a dois patrões. Ou Deus, ou o dinheiro”

106

A sociedade capitalista e o apego ao dinheiro foram alvo de severas críticas do papa Francisco na última segunda-feira, 21 de outubro.

Durante uma celebração na Igreja de Santa Marta, o pontífice católico afirmou durante seu sermão que a ânsia pela conquista material pode levar à destruição: “O apego ao dinheiro destrói as pessoas, as famílias a sociedade. O dinheiro pode servir para fazer coisas boas, e a pobreza não deve ser procurada enquanto tal, mas como instrumento para colher a medida da existência e ir ao encontro do Senhor”.

Segundo Francisco, “o apego ao dinheiro destrói a fraternidade humana e adoece as pessoas”, justamente por causar conflitos de interesses.

Numa mensagem que indiretamente condena a teologia da prosperidade, o papa citou exemplos de destruição vistos atualmente na sociedade e já previstos na Bíblia para ilustrar seu conselho de desapego ao dinheiro: “Quantas famílias já vimos destruídas por problemas de dinheiro: irmão contra irmã; pai contra filho. O dinheiro destrói! O dinheiro serve para levar adiante muitas coisas boas, muitos trabalhos para desenvolver a humanidade, mas quando o teu coração é atacado assim, te destrói”, exemplificou.


Citando a parábola do homem rico contada por Jesus nos Evangelhos, Francisco disse que o que causa a ruína é a “cobiça, ter mais, ter mais, ter mais…”, e afirmou: “[O dinheiro] te leva à idolatria, destrói as relações com os outros! Não o dinheiro, mas a atitude, que se chama cobiça. Também esta cobiça te adoece, porque te faz pensar tudo em função do dinheiro. E no final, a cobiça é instrumento da idolatria, porque vai pelo caminho contrário ao que Deus percorreu conosco”.

Concluindo seu ensinamento de desapego ao dinheiro, o papa Francisco lembrou que os cristãos não podem servir a dois deuses, e que por isso é importante que o dinheiro não ocupe um lugar inadequado na vida das pessoas, de acordo com informações do Uol.

“[Por isso Jesus diz coisas] tão duras, tão fortes contra este apego ao dinheiro. Nos diz que não se pode servir dois patrões: ou Deus ou o dinheiro. Nos diz para não nos preocuparmos, que o Senhor sabe do que precisamos e nos convida ao abandono confiante em direção ao Pai, que faz florescer os lírios do campo e dá o que comer aos pássaros. Este caminho contrário ao de Deus é uma loucura, te leva longe da vida, destrói qualquer fraternidade humana. O Senhor nos ensina qual é o caminho, não e o caminho da pobreza pela pobreza. Não! É o caminho da pobreza como instrumento, para que Deus seja Deus, para que Ele seja o único Senhor! Não o ídolo ouro! E todos os bens que temos, o Senhor nos dá para fazer caminhar o mundo, para desenvolver a humanidade, para ajudar os outros”, finalizou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


106 COMENTÁRIOS

    • Ovelha, na boa, eu acho que vc está pregando para o coral, balindo suas frases de efeito para uma rapaziada já convertida. Seria mais inteligente e surtiria mais efeito se essas frases fossem ditas num site islâmico ou judaico ou satanista, ou ateu, enfim, aonde elas seriam novidade. Mas se vc quiser continuar pregando para o coral, não tem problema, as frases são lindas e ninguém aqui se cansa delas.

  1. Incrivel como esse papa quer aparecer como uma figura “humilde”.
    Será que ele pensa que todo mundo é desinformado e sem cultura?
    Quem não conhece as riquezas que possui o vaticano?
    Patrimônios avaliado em BILHÕES, eu disse BILHÕES, uma igreja que derramou sangue, matou inocentes, perseguiu milhares, usurpou os bens de Judeus e cristãos ( inquisição e cruzadas).
    Uma igreja gananciosa, rica, e o cara vem com esse papo de urubu.

    Enfim, ele consegue enganar a muitos….infelizmente!!!

    Shalom!

    • Nem todo mundo é desinformado e sem cultura…

      mas aos que são, vou informar:

      As maiores “riquezas” do vaticano, em sentido material, que tanto falam, caluniam, amaldiçoam… SÃO RIQUEZAS DA HUMANIDADE…

      São obras de arte antiquíssimas, livros, esculturas, pinturas etc.. das quais muitas e muitas SÃO PATRIMONIO DA HUMANIDADE… reconhecidos pela UNESCO, braço cultural da ONU, como patrimonio da Humanidade..

      segundo o tratado de Latrão, grande parte desta “riqueza” está INDISSOLÚVEL, não tem valor venal, ja que não podem ser vendidas, pois são propriedade cultural do mundo todo…

      Caro Sr. o tão mal falado “trono” do papa, que os servos do diabo, pois este fala através de suas bocas, dizem ser de “ouro puro” “pura ostentação”… é simplesmente feito de madeira nobre, pintado com tinta dourada, e com detalhes em ouro que se fossem derretidos, mal daria para fazer uma aliança… kkkkk contudo… é uma obra de arte valiosíssima, cujo valor venal não poderia ser alcançado, E PASME… NÃO ESTÁ A VENDA, é patrimonio cultural.

      Enfim… o Sr. conseguiu ser enganado… e ainda tá tentando enganar outras pessoas… mas tudo bem.. deve estar vendendo o mesmo peixe estragado que comprou né?

      Deus te abençoe

      • EU acho que vc nunca entrou nas diversas igrejas católicas do pais onde são proibidos de tirarem fotos para não expor suas riquezas e suas paredes e imagens de ouro puro…

        SABER QUE O PAPA E OS LIDERES CATÓLICOS SÃO CONTRA A PROSPERIDADE DO POVO, isso ai todo mundo sabe, pois a ICAR sempre pregou a teologia da miseria,
        e por isso que no brasil quando se faz uma reportagem e filmam uma casa velha e caindo aos pedaços eles logo dizem que aquela pessoa que mora ali é humildezinha.
        NO BRASIL A ICAR IMPLANTOU O PENSAMENTO DE QUE MISERIA É SINÔNIMO DE HUMILDADE.
        Tanto é que ate os evangélicos acham que ter prosperidade é pecado..

          • Reinaldo Reinaldo, cuidado com o coração Reinaldo, mutia calma nesta hora home eu vou dar um jeito de mandar uma muda de funcho pra tu pra morde tu te funcho pra fazer cha home carma respire fundo, pronto viu, Abraços meu Amigo

          • o tour o funcho é para prisão de ventre e não para mentira…isto não resolve, ele não andou pelo brasil e viu são donos até de praças nos centros das cidades

          • Poxa clamando, tinha vc na mais alta estima.. admiro muitos dos comentaristas aqui, mesmo não concordando com algumas opniões, mas vc dizer que eu estou mentindo e ainda querer caluniar a Igreja por causa dos templos nos melhores lugares da cidade é falta de honestidade sua meu amigo…

            olha, nessa eu acho que até o Tour vai concordar comigo…>

            Meu amigo Clamando, os templos católicos nos centros da cidade e muitas vezes nos melhores lugares, é porque são antigos… alguns nasceram com a cidade, outros logo após, outros até antes… então amigo, não faça isso.. seja honesto.

            vou desconsiderar sua ultima postagem me atacando, me chamando de mentiroso, pois acho que vc o fez no calor da resposta…

            abçs…

            Deus te abençoe.

          • Reinaldo

            Eu sou desinformado, e os 2 mil anos de cristianismo e história mentiram.
            Amigo, o que eu escrevi não é o que o eu inventei ou ouvi de alguém, ou a inquisição foi mentira? Tanto foi mentira que o próprio João Paulo pediu perdão pelas atrocidades cometidas pela “santa igreja”, diga-se a inquisição.
            E as cruzadas tbm forma invenção dos judeus né?
            Mataram em nome de “Deus” e usurparam os bens dos judeus.
            A história mentiu, os historiadores tbm mentiram, e o Reinaldo está certo, a igreja é “santa”.

            Foram mais de 500 anos de perseguição, tudo isso está relatado nos anais da história da sua própria igreja, e vc vem dizer que eu estou induzindo outras pessoas ao engano?

            Que planeta vc vive amigo? Acorda, e leia mais a história da sua própria igreja para não vir aqui falar bobagens e contradizer os mais de dois mil anos de história.

            Deus abençoe sua vida!

          • Apenas servo…

            acho que seria interessante vc ESTUDAR um pouco de história antes de entrar em um debate para repetir igual a um papagaio o que Pa$$tores sem cultura nenhuma te ensinaram…

            não sei se vc observou, mas se der uma lida nem todas as noticias do site, vai ver que os comentaristas “evangélicos” menos agressivos e mais Cultos, não chegam a tocar no assunto “inquisição” e “Cruzadas”, e eu particularmente sei que não falam pois com certeza sabem que nem “tudo que reluz é ouro” amigo…

            pergunte-se e pesquise os motivos que levavam um ladrão pego no ato do furto a alegar motivos religiosos para seu ato, para conseguir ser levado ao tribunal da “INQUISIÇÃO”… pesquise os motivos que levaram a Igreja a criar os tribunais…

            ENTÃO GAROTO, eu não estou defendendo a inquisição, que realmente teve fases terríveis com abusos e absurdos, contudo ela teve sua finalidade, destorcida algumas vezes por pessoas despreparadas. mas chegou a atingir sua finalidade.

            Ademais Apenas Servo, em se falar de Inquisição, vc senta no próprio “rabo” pra falar dos outros, afinal, a carnificina promovida pelo protestantismo foi bem mais cruel… FATO HISTÓRICO.

            Então Caro desinformado, VC ESTÁ MESMO LEVANDO AS PESSOAS AO ERRO..

            mas veja, que vc já começou levando as pessoas ao erro, ao afirmar sobre “as riquezas do vaticano”… desinformadamente vem ao debate vomitar falsas acusações como se fosse o dono da verdade kkkkk

            LEIA MAIS HISTÓRIA DO MUNDO MEU CARO…

            Mas tente estudá-la.. só ler deixa as pessoas muito protestantes.

          • Apenas Servo

            Ja notei por comentarios anteriores que o senhor não é destes fanaticos que acredita ver toda razão entre e Verdade somente entre os evangelicos. Sendo os demais o erro e a mentira.

            O que me motivou a escrever foi que percebo como te passaram uma visão extremamente parcial de certos fatos historicos.

            O papa João Paulo II pediu perdão pelos ERROS QUE DIRIGENTES E LEIGOS CATOLICOS COMETERAM EM NOME DA IGREJA. Ele não pode pedir perdão pela Igreja como um todo pois ela é Dom do Esp Santo. Assim sendo a Igreja é santa e pecadora, o pecado vem dos homens e mulheres que dela fazem parte, mas sendo obra do Santo Espirito é santa neste aspecto.

            Sobre inquisição
            Sempre lembro a vcs que não é pecado exclusivamente catolico. Nossa inquisção nasceu em 1200, e as inquisiçoes luteranas, anglicanas, calvinistas nasceram junto com a Reforma Protestante. De modo que se inquisição invalida ou anula uma Igreja todo o protestantismo já nasceu anulado.

            Cabe lembrar que até no sec XIX batistas e presbiterianos dos EUA foram ao conflito armado quando os mormons começaram a pregar que a poligamia era valida e que Cristo não é Deus com o Pai e o Esp santo.

            Cruzadas
            De fato concordo que não se deve recorrer a violencia para fazer evangelização. Mas as Cruzadas se voltaram contra os arabes e não contra os judeus. Ate hoje o maior especialista em Cruzadas é o falecido hist Inglês Steven Runciman. Com seu livro de 3 volumes “As Cruzadas” vc verá que quando os cruzados alemães começaram a matar judeus estes ultimos recorreram e obtiveram a proteção de muitos bispos catolicos. Um destes até ordenou que seus cavaleiros atacassem os cruzados que atentaram contra os judeus.

            As expedições cristãs iniciaram-se em 1090. E antes
            Vejamos :
            636- Batalha de Yarmuk onde os arabes tomaram a iniciativa de atacar pela 1º vez os cristãos do Imp Bizantino
            711- Invadiram a Espanha e ate serem derrotados em Poitiers iriam tomar até a França
            840- saqueram Roma e profanaram a tumba de Paulo apostolo, quase destruiram a Basilica de S Pedro.

            E se olhar até o sec XVII os turcos ameaçaram tomar a Italia e Viena. Num livro como Runciman se vê claramente que todo dinheiro que a Igreja ganhou com a Cruzada nele mesmo foi gasto. Seria como falar que os EUA ficaram mais ricos depois da sua II Guerra com o Iraque e pela sua Guerra contra o Afeganistão.

          • irmão reinaldo pois continue a ter em alta estima, pois a reciproca é verdadeira, apreendi a amar a você e o mano mauro, respeito suas opiniões, e não é porque discordarmos em alguma coisa que o respeito e o amor va diminuir ou desaparecer, se te ofendi peço perdão, sei que as vezes sou contundente em algum comentário, por isto desconsidere algo que tenha te magoado, e fique em paz. eu te amo e jesus também

        • Ah tá cesar, se assim fosse países de maioria católica como França, Itália e Chile não teriam prosperidade. Cristo nunca fez distinção entre fieis ricos e pobres e nunca prometeu que faria milionários aqueles que tivessem fé em sua palavra.
          Por conta desta teologia do Prosperidade nunca se viu tantos escândalos financeiros envolvendo pastores e muita gente so vai aos cultos acreditando que Jesus vai lhes dar o bilhete premiado da loto.

          • A cada dia me admiro mais com vcs, catolicos. Pra mim vcs hoje sao os que mais se aproximam do ensinamento de Cristo, do desapego material que ele proclamou nessa terra.

            Quando eu era da Universal, a imagem que eu tinha da igreja católica (que a gente chamava de igreja caótica) era aquela que nos era ensinada pelo bispo Macedo. Pra mim vcs eram uma seita maligna, cujo clero se reunia na madrugada para beber o sangue de bebes sacrificados num porão do vaticano. Essa era a ideia que me passavam na IURD sobre a igreja catolica.

            Hoje eu vejo o quanto os verdadeiros ensinamentos de Cristo sao preservados na ICAR. E’ muito dificil uma pessoa adulta, depois de ter passado a vida toda no neoprotestantismo, se tornar catolico. Ha’ um enorme choque de cultura nesse processo, mas meu respeito pelo catolicismo e’ algo novo em mim, e isso e’ decorrente da minha libertacao pessoal do preconceiro e da ignorancia.

          • Leandro e Reinaldo

            Leandro, quero parabeniza-lo pela sua finesse, em saber debater com sabedoria e com argumentos históricos, já não posso dizer o mesmo do Reinaldo, pois o mesmo usa o argumento dos fracos, que é a difamação, ao dizer que eu tento enganar as pessoas.

            Quando eu falei sobre as cruzadas, sei que os cruzados foram enviados para lutar contras os muçulmanos, mas abrangeu tbm os judeus, pois a igreja acusou os Judeus de serem “inimigos de Deus”, e isso não sou eu quem digo, é a história.

            Da mesma forma Adolf hitler, tbm mandou matar os judeus. Pq o anti-semitismo tem raizes historicas milenares.
            Porque eles tinham dinheiro e a Alemanha estava passando por uma grande crise. Ele, então, criou uma ideologia de ódio aos judeus e que, coincidentemente, ao ser um judeu perseguido e preso, seus bens ficavam para o governo, pq eram ricos e a alemanha precisava de dinheiro para financiar a guerra.

            Da mesma forma as cruzadas que eram destinadas a combater os muçulmanos, começaram tbm a matar judeus ( em nome de Deus) considerando-os inimigos de Deus, e confiscavam seus bens, enriquecendo assim os cofres de roma.

            Martinho Lutero tbm, matou e mandou matar Judeus pq considerava-os inimigos de Cristo, por essa razão quando eu digo que não sou protestante, e sim Cristão, seguidor de Cristo, da linhagem dos apóstolos, e não de Lutero que derramou sangue em nome da fé.

            Para não ser muito longo quero deixar alguns fatos históricos ao Reinaldo, uma vez que ele diz que eu induzo as pessoas ao erro, creio que ele deveria falar isso a história, e aos historiadores.

            A matança dos valdenses – Um dos primeiros grupos organizados a serem atormentados foram os valdenses. Valdenses eram chamados “os membros da seita, também chamada Pobres de Lião, fundada pelo mercador Pedro Valdo por volta de 1170, na França.
            Uma bula papal classificou os valdenses como hereges e, como tal, condenados à morte.

            O Massacre De São Bartolomeu – O massacre de São Bartolomeu ou a Noite de São Bartolomeu ficou conhecido como “a mais horrível entre as ações diabólicas de todos os séculos”. Com a concordância do Papa Gregório XIII, o rei da França, Carlos IX, eliminou em poucos dias milhares de huguenotes. A matança iniciou-se na noite de 24.08.1572, em Paris, e se estendeu a todas as cidades onde se encontravam protestantes. Segundo o Livro “O Grande Conflito”, foram martirizados cerca de setenta mil nesse massacre.

            O massacre dos Albigenses – mais de 20 mil albigenses mortos pela inquisição.

            O massacre da Espanha – Pelo padre dominicano Tomás de Torquemada, tendo o aval do Papa Sisto IV.

            O Massacre Dos Anabatistas – Grupo religioso iniciado na Inglaterra no século XVI, que defendia o batismo somente de pessoa adulta. Por autorização do Papa Pio V (1566-1572), cem mil foram exterminados.

            Isso sem falar do massacre em Portugal, etc… etc…

            Hoje católicos e protestantes vivem em paz. A Igreja Católica não mais classifica os protestantes de “hereges”. Hoje, chama-os de “irmãos separados”. O próprio vaticano já reconheceu as atrocidades e pediu perdão pelos seus atos cometidos no passado.
            Só não tem como apagar a história, e é esse ponto que eu me refiro, a história.

            A reforma protestante existiu, mas nem por isso eu defendo quem começou a reforma ( lutero), pois tbm muito sangue derramou.

            Se existe uma coisa que não pode ser apagada, chama-se história, pois essa já foi escrita.

            Graça e paz!

          • Bem, Apenas Servo, vc continua tentando levar as pessoas ao erro…

            começou no post acima quando acusa a Igreja Católica de assassina indicando como referencia a Inquisição e as Cruzadas, deixando “implicito” que a inquisição foi criada apenas com o intuito de matar, bem como as cruzadas e assassinatos ocorridos, são responsabilidade exclusiva da Igreja Católica.

            E veja caro Sr. isso é facil constatar lendo o seu texto… “Patrimônios avaliado em BILHÕES, eu disse BILHÕES, uma igreja que derramou sangue, matou inocentes, perseguiu milhares, usurpou os bens de Judeus e cristãos ( inquisição e cruzadas).”

            Vc no ultimo post demonstrou ter bom conhecimento de História, mas em contrapartida demonstra maldade em usar a parte que lhe convém para caluniar a Igreja, esquecendo-se que para usar esses argumentos vc tem que sentar no próprio “rabo” que não é pequeno, para falar dos outros.

            então meu caro, acredito que estás usando o nome incompleto, deveria ser Apenas servo e caluniador (servo de que é que eu não sei)

            agora se vc realmente sabe algo sobre história antiga meu caro, tenha Santa paciencia.. postar fatos incompletos querendo acusar algo chega ser crime contra a cultura histórica…

            mas tudo bem… quando vem do protestantismo, isso só enaltece a VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO.

          • Agora, se erros cometidos no curso da história por homens pecadores como nós desmerecer toda a Igreja Sr. Apenas Servo, então o protestantismo já nasceu morto, já que nasceu matando na inquisição protestante…

            mas de fato, vc não deixa de ter razão quando diz que hj Católicos e protestante são irmãos… MAS EU AINDA FAÇO UM ADENDO… só aqueles que sabem respeitar a fé alheia… AQUELES QUE CONHECEM A VERDADE MAS PUBLICAM APENAS “MEIAS-VERDADES”, esses não são irmãos… esses são falsos como o diabo.

    • Reinaldo,

      Disse e repito, você vai ser expulso pelo papa francisco, meu caro.

      O coitado do papa está querendo fazer diferente do que os outros fizeram, aí você fala e faz o inverso? Como pode um negócio desses?

      O papa não aguenta mais tanta ostentação de riqueza dentro da igreja dele, por consequência tem combatido o clérigo que vive vida fausta, o que ele chamou de reizinhos protegidos dentro de uma bolha.

      A tua igreja é proprietária de cemitério no rio de janeiro, tem prédio que aluga a uma entidade hospitalar, aí você vem com história de que são patrimônio cultural?

      Meu caro, a igreja não se defende quando dizem que ela é sócia da Fiat, de empresas que vendem material bélico, de tesoureiro com milhões, no aeroporto do rio de janeiro, indo para portugal, o padre preso com quarenta milhões dentro de um avião do vaticano vindo logo da suíça, jovens como escravas justo na irlanda onde católico mata protestantes e vice e versa, onde já se formou uma associação das moças lavadeiras de roupas para exército cujo contrato era altíssimo mas elas não recebiam de modo correto sequer a alimentação do a dia.

      Sei não, depois de Paulo II e Bento XVI pedirem exaustivamente perdão do que a igreja fez, bem assim este papa trabalhando para tirar os donos da prosperidade e a prosperidade da igreja, em que ele afirma que a igreja precisa sair de sua bolha protetora, aí vem você dizer o inverso.

      Ou católico mau católico, você é mesmo católico? Você é de Cristo?

      Pergunto em face de que são os historiadores que falam, a gente vê, agora a igreja admite, aí ficam alguns sem noção dizendo o inverso.

      Diga-me uma coisa, quem mais conhece a igreja católica é você ou os últimos papas e o atual?

      Meu caro, você está desmentindo, atente, ao seu próprio pastor, ao seu pedro, estaria você esquecendo que é ele o seu chefe maior e que ele sabe mais coisas que você?

      Você sabe que esse papa nunca foi truculento com os evangélicos, não os tratando como de terceira categoria?

      Papa Francisco, se precisar todos os credos vão ajudar no combate e na limpeza moral, ética e religiosa, podendo chamar os protestantes, afinal depois de mil anos dizendo uma coisa, até que enfim a igreja despertou para as coisas não espirituais da instituição, a começar lá no passado pelos cátaros, depois lutero e agora paulo, bento e francisco.

      Vamos fazer essa igreja virar a igreja de Cristo mesmo. Nada de soberba, nada de prosperidade, nada de grandeza, nada hegemonia, nada de intolerância, nada de exclusão, nada de preconceito, nada de tradição, nada de formalismo, nade de ignorância,, nada de mentiras, passando tudo a ser Cristo, inclusive as portas abertas para Ele e seus filhos pobres, sendo participativa nos anseios dos presos enjaulados cinco em cada metro quadrado, nas ruas sem calçamento e esgoto, contra os maus políticos, enfim como Cristo falou o Reino de Deus aqui na terra, pois somos filhos de Deus e temos o direito de ser bem tratados na propriedade do nosso pai, a terra, nesse curto tempo de existência dagente aqui.

      As igrejas têm que procurar garantir aos filhos de Deus, ou seja, a humanidade como um todo, os melhores hospitais, escolas, ensino religioso, moradia, tudo de qualidade.

        • Obrigado Paulo

          No caso do Levi é caso perdido,vc já viu as tolices que ele falou sobre Cristo e sobre seus apostolos. Não podemos esperar menos contra a IG Catolica.

          Muito do preconceito vem exatamente de tipos manipuladores como com Macedo. O evangelho dele é o do odio.
          Por outro lado mesmo isto temos que aceitar como fatos da vida e um espirito de humildade e contrição. É fato que parte destes receios e preconceitos vem de erros historicos que muitos papas e clerigos cometeram no nosso passado. Tivemos muitos Macedos e fanaticos em nosso percurso terrestre. Muitos dos nosssos foram extremamente arrogantes e intolerantes com nossos opositores e com os gentios.

          Desvios morais sempre teremos e è uma tristeza constatar que um arcebispo tenha sucumbido ao pecado do luxo e de tamanha ostentação material quando devia dar bom exemplo.

          No que se refere ao patrimonio historico sabemos que nem o papa pode sair vendendo o Vaticano. Seria o mesmo que a Dilma falar que vai vender o Palacio do Planalto e o da Alvorada. Uma inutilidade pois ela não pode vender aquilo que não lhe pertence e ela é apenas uma usuaria temporaria.

          No quesito ajudar aos pobres lembremos ao Leviano Varela que até hoje nenhuma igrejas mantem mais hospitais, asilos, escolas, orfanatos e programas de assistencia que a ICAR. Mas até ja sei que ele vai falar que tudo isto é pago e nada a Igreja faz de graça.

          • Leandro,

            É pago pelos usuários e por toda a sociedade, pois todas recebem dinheiro do SUS e de outros tipos de verbas advindas do governo centra, estaduais e municipais, todas mesmo.

          • Leandro… vc deve conhecer aquela história que não se joga xadrez com pombo… depois que vc da o xeque mate, ele joga todas as peças no chão e ainda caga em cima do tabuleiro…

            é o mesmo com o Levi…

        • Paulo e Leandro…

          O Levi é posta de um sanatório, deve ter roubado a chave da diretoria para usar os computadores escondidos…

          é o tipo de cara que AFIRMA que Cristo foi casado, teve filos, QUE DEUS NÃO PERFEITO PORQUE ERROU VÁRIAS VEZES, depois mandou Jesus para concetar seus erros… chegou ao cúmulo de dizer que as bodas de “Caná” era o casamento de Jesus, mesmo a própria biblia dizendo que ele era convidado…

          Teve oportunidade que ele disse que o NT foi produzido pelo Império Romano, que Belém do Pará é a cidade natal de Jesus Cristo… e por ai vai kkkkk

          então, quando ele faz comentários “desairosos” sobre a Igreja Católico, chega a ser elogios…

          o que não pode é contrariar… tem que concordar com ele pra manter ele calmo, bem tranquilo.

          abçs

        • Reinaldo,

          Nisso que dá jogar com pombos.

          Pra mim é novidade pombo saber jogar, mas se os padres estão jogando, suponho que seja pela carência afetiva, pela solidão e ausência de uma companheira, a que a igreja impediu a partir de 1200: Não, não casam mais.

      • Paulo…

        O Levi é posta de um sanatório, deve ter roubado a chave da diretoria para usar os computadores escondidos…

        é o tipo de cara que AFIRMA que Cristo foi casado, teve filos, QUE DEUS NÃO PERFEITO PORQUE ERROU VÁRIAS VEZES, depois mandou Jesus para concetar seus erros… chegou ao cúmulo de dizer que as bodas de “Caná” era o casamento de Jesus, mesmo a própria biblia dizendo que ele era convidado…

        Teve oportunidade que ele disse que o NT foi produzido pelo Império Romano, que Belém do Pará é a cidade natal de Jesus Cristo… e por ai vai kkkkk

        então, quando ele faz comentários “desairosos” sobre a Igreja Católico, chega a ser elogios…

        o que não pode é contrariar… tem que concordar com ele pra manter ele calmo, bem tranquilo.

        abçs

        • Reinaldo,

          Já que quem faz comentários sobre posturas da igreja católica é doido, então últimos três papas são de atirar pedra na lua, pois pediram perdão dos atos da igreja a judeus, lutero, muçulmanos.

          Também disseram e dizem os papas sobre os erros dos da igreja católica, tendo o atual constituído uma comissão para confirmar o que os “santos dos santos”, ou seja, gente igual a você, insistem em dizer que são calúnias contra a igreja de Cristo.

          Justiça vem também confirmando muitas coisas de erradas.

          Estou satisfeito em fazer parte do sanatório dos doidos, pois ao lados dos três últimos papas, do judiciário, sou doido mesmo então.

  2. Aproveite esta oportunidade!

    Cursos de teologia sem mensalidades e em taxa única à partir de R$ 50,00 e mais nada, com direito a diploma, histórico e carteirinha. Confira!

    http://www.comembrasil.org

    Curso Bacharel em Teologia R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Pastor R$ 150,00 e mais nada;

    Curso Juiz de Paz Eclesiástico R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Capelão (capelania) R$ 160,00 e mais nada;

    Curso de Psicanálise R$ 350,00 e mais nada;

    Curso Médio em teologia R$ 90,00 e mais nada;

    Curso Básico em teologia R$ 70,00 e mais nada;

    Cursos Introdução à teologia R$ 50,00 e mais nada.

    Essa você não pode perder!

    Acesse

    http://www.comembrasil.org

    http://www.conselhodeministros.com.br

    55 (21) 3182-9192

  3. Digamos que, ponto o papa falou meias verdades, ele esta certo quando fala do amor ao dinheiro isso e bíblico e realmente destrói o ser humano o tornando orgulhoso e mesquinho, agora o mesmo se e praticado na própria igreja romana, quando a mesma possui em moeda milhões de dólares os quais abarrotam seus cofres, então porque o papa não aproveita a onda e reparte este dinheiro com os pobres e necessitados no mundo inteiro, assim partiria na vanguarda com esta bondade, não e mesmo diga-me

    • Tour natrak, vc parece uma pessoa sensata, então deve saber que grande parte dessa conversinha de “riqueza do vaticano, cadeira de ouro etc.” é conversa pra boi dormir, claro que a Igreja tem muito dinheiro, como também tem muitas despesas, já que é a maior instituição de caridade do mundo Tour, não há outra instituição de caridade maior que a Igreja Católica, e isso tem suas despesas.

      não estou negando que o vaticano não tenha muito dinheiro, mas ele, graças a Deus, é bem utilizado, sito como exemplo, a preservação do patrimonio histórico e cultural que está no museu de Roma, que pertence a Igreja Católica, mas que é Patrimonio Histórico e Cultural da Humanidade, e não pode ser vendido, contudo, a responsabilidade pela preservação e proteção disto, é da Igreja, e olha que ali tem trilhões em obras de arte, em livros, em esculturas, pinturas etc., tudo indissolúvel.

      por essas e outras Tour natrak, o Papa Francisco, tem propriedade para falar sobre desapego a dinheiro, até porque, o papa não é rico, a “riqueza do vaticano” não é dele.

      tenho acompanhado suas postagens, e vejo em vc muita sabedoria, mas vejo que vc ás vezes ataca sem propósito a Igreja CAtólica. fico contente pela sua sabedoria, mas fico triste por vc não usá-la simplesmente para falar de Deus, usando-a para caluniar outra religião.

      forte abraço. fk com Deus.

    • que n ele diga ao bispo que gastou 100 milhões, para reforma da sua casa, da venda de terrenos de cadeiras no céu, das indulgencias, que distribua as fortunas que a igreja tem . só no brasil, são bilhões em propriedades sempre bem localizadas nas praças das cidades

      • é porque são antigas Clamando.. por isso meu amigo…

        claro, não quer dizer que não sejam valiosas, mas so o são porque são antigas, quando compradas, não valiam muito, vc e eu sabemos bem disso…

        e quanto ao resto meu caro, ambos também sabemos da realidade, sei que vc também sabe, mas prefere a calunia.

        • Reinaldo,

          É isso que se está falando. O papa quer a igreja perto dos pobres verdadeiramente, não da boca pra fora.

          Então como as propriedades estão valorizadas, que sejam vendidas para ajudar os pobres, agora entendeu? Afinal pra que tantas casas, aptos, terrenos, escolas, vão cuidar das almas se desfazendo das gorduras e mais gorduras patrimoniais, e aqui não se está falando dos prédios das igrejas não. Eu explico pra evitar que venha você dizer que se quer a venda dos templos católicos, nada disso.

          • pra que Levi?

            para não precisar arrancar o couro dos fiéis mendingando dizimo no altar…

            para conseguir dar sustento as atividades pastorais, e sociais que a Igreja faz sem precisar o padre fingir que chora no altar mendingando os 10% do suor do trabalhador…

            Levi, vc querendo ou não, a Igreja Católica é a maior Instituição de Caridade do mundo meu caro, pode espumar de ódio Levi, mas seus argumentos só servem para nos mostrar o tamanho da sua inveja.

          • Reinaldo,

            Se fosse de caridade, seu pastor não estava com tanta raiva, aliás, quem está com raiva é o papa francisco, não eu.

            Eu estaria com inveja se fosse caridade realmente que estivesse sendo praticada, se bem que se caridade for, é sé em bem do clérigo, palavra de seu pastor, se referindo ele aos padres sentados no trono do bem bom e do melhor, assim como como ter inveja de coisa ruim, eu invejo coisa boa, pois quero fazer melhor, invejo o bem para fazer mais do que o bem representa, não esta história católica que o próprio líder maior está sufocado com gente de sua espécie, aliás, você faz parte do clérigo em vista de tanta defesa contra os novos princípios papais?

          • Levi,… fica calmo menino.. fala com Tour que ele te arranja um cházinho de funcho… ele disse que é muito bão… dexa carminho carminho kkkkkkk

            Mas Levi, se vc acha que o que a Igreja faz não é caridade, e que não somos A MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE DO MUNDO… problema seu… quem é ajudado acha…

            Levi, eu não faço parte do “clérigo” eu faço parte do povo que busca a Deus, mesmo reconhecendo ser fraco frente ao pecado, faço parte do povo que busca seguir os exemplos dados pelo povo de Deus… busco seguir o Cristo pediu…

            ABÇS…

            não esquece do chá… o Tour tem umas receita porreta…

      • esse tal de pa$tor clamando é um baixo nível de dar pena. além de tudo invejoso e analfabeto. O Papa dos católicos deu um chute na barriga dos pa$tores financistas do Brasil. Só falou a verdade. O evangelismo-financeiro do Brasil é uma afronta ao evangelho.

        • Jorge,

          O papa está querendo dar lição na casa alheia quando a dele está pelas tabelas?

          Sabe lê não, meu caro?

          O papa está falando da tua igreja, a dos padre$$$$ rico$$$$$ como você diz dos pa$$$$tores, ou seja, ele esta falando da série a do campeonato, não dos peladeiros.

          • Leviano, que vc não bate bem das ideias nós já sabemos, pois seus escritos há muito já deixaram a mostra seu estado psíquico, mas ultimamente vc tem se superado, deve estar precisando tomar uns choques pra desanuviar.

      • o BISPO ALEMÃO FOI SUSPENSO. a obra esta sendo auditada e nenhum católico vai para ficar falando que foi armação da Globo ou que é perseguição religiosa se ele for preso. O Edir e o Malafaia já estariam chamando os acusadores de algum representante de suas igrejas de canalhas e anticristos.

    • ho Paulo que e isto companheiro abre um fa clube para o Rei dos Reis que e digno de toda Honra e de toda Glorias, o papa e carne e comedor de fava e o ser humano não e digno de nada pois a justiça humana não passa de trapo de imundícia, você disse que esteve na universal, mas você não e um nascido de novo e e por isso que não conheceu a verdade, pois se a conhecesses estaria sim dando Glorias a quem tem o direito de Recebe-la não fiques zangado de eu falar assim contigo não vais me xingar ok, porque eu sei o que estou falando, e eu desejo o seu bem ao contrario não te falaria assim, volte para Jesus ele esta te esperando, mas volte para o Evangelho verdadeiro se você procurar você o achara so depende de você, Jesus te Ama e vai continuar a te Amar ate o ultimo segundo de sua Vida creia você ou não, falou gente boa, estamos te esperando eu e JESUS CRISTO

    • ho Paulo que e isto companheiro abre um fa clube para o Rei dos Reis que e digno de toda Honra e de toda Glorias, o papa e carne e comedor de fava e o ser humano não e digno de nada pois a justiça humana não passa de trapo de imundícia, você disse que esteve na universal, mas você não e um nascido de novo e e por isso que não conheceu a verdade, pois se a conhecesses estaria sim dando Glorias a quem tem o direito de Recebe-la não fiques zangado de eu falar assim contigo não vais me xingar ok, porque eu sei o que estou falando, e eu desejo o seu bem ao contrario não te falaria assim, volte para Jesus ele esta te esperando, mas volte para o Evangelho verdadeiro se você procurar você o achara so depende de você, Jesus te Ama e vai continuar a te Amar ate o ultimo segundo de sua Vida creia você ou não, falou gente boa, estamos te esperando eu e JESUS CRISTO

    • ho Paulo que e isto companheiro abre um fa clube para o Rei dos Reis que e digno de toda Honra e de toda Glorias, o papa e carne e comedor de fava e o ser humano não e digno de nada pois a justiça humana não passa de trapo de imundícia, você disse que esteve na universal, mas você não e um nascido de novo e e por isso que não conheceu a verdade, pois se a conhecesses estaria sim dando Glorias a quem tem o direito de Recebe-la não fiques zangado de eu falar assim contigo não vais me xingar ok, porque eu sei o que estou falando, e eu desejo o seu bem ao contrario não te falaria assim, volte para Jesus ele esta te esperando, mas volte para o Evangelho verdadeiro se você procurar você o achara so depende de você, Jesus te Ama e vai continuar a te Amar ate o ultimo segundo de sua Vida creia você ou não, falou gente boa, estamos te esperando eu e JESUS CRISTO

      • Ei Tour! Não, eu não vou te xingar, vc tem todo o direito de formar e emitir a sua opinião pessoal sobre mim, minha fé, o Deus a quem meu coração serve, e expressá-la, tendo ainda o cuidado de me aconselhar no que fazer para alcançar a verdade e a salvação.
        Eu realmente não sei o que te dizer… Além de obrigado, de muito, muito obrigado..

  4. Reinaldo, não tenha ninguem aqui em alta estima, essa gente não merece isso, Todos estão aqui defendendo suas proprias agendas, com o tempo vc vai perceber isso. Mas eu, a Mary e o Edson Souza somos raras excecoes, a gente vc pode ter em alta estima :)

    • E ta bao intao uai, não se critica o ser humano enquanto ser humano, o que se esta escrevendo e quanto a doutrina católica, e quanto ao comportamento doutrinário do católico, assim como também os ateus agnósticos espiritas budistas confucionistas e tudo mais que existe e que se chamam por religião, um ser humano pode estudar ler a Biblia um quintilhões de vezes que sete ser humano não vai entender não enxergar não vai praticar, os ensinamentos e as verdades nela contidas, sabe porque, porque e Espiritual, o ser humano Espiritual cogita das coisas do Espirito, o ser humano carnal cogita da coisas carnal, então há um impasse ai não e verdade, sim e a mais pura das verdade, ora e como então um ser humano pode estudar a Biblia e entende-la na integra, um ser humano somente poderá estudar e entender o que nela esta escrito e ter a confirmação de que aquilo que ele esta lendo estudado e verdadeiro se o mesmo tiver em seu espirito o Discernimento do Espirito Santo do Deus Vivo, ao contrario jamais um católico por exemplo faz um leitura de Isaias capitulo 44 onde esta la dizendo e ensinando sobre a loucura da idolatria, ele o católico le estuda mas não tem o discernimento do Espirito para lhe ser confirmado que, aquilo que ele esta lendo e verdade que e daquele jeito mesmo que se esta lendo, isto e somente um exemplo, agora então como um ser humano pode adquirir este discernimento, Deus em sua infinita misericórdia deu ao ser humano o caminho a ser seguido, e qual e este caminho não existe dois três quatro dez vite ou mil? não não existe outro caminho UM caminho há somente um caminho, você tem que aceitar o que Deus estabeleceu, como? reconhecer a Morte Espiatoria do Senhor Jesus Aceita-lo como Único eu disse Único e suficiente Salvador de seu Espirito e Alma, descer as Aguas ser mergulhado totalmente nas aguas para ser batizado no verdadeiro batismo levantar das aguas para nascer de novo você tem que nascer de novo ser outro eu de você, e dai por diante seguir todas as normas estatutos regras estabelecidas as quais estão escritas na Biblia, no momento em que o ser humano assim o fizer ele vai ter uma grande surpresa, e que surpresa e esta, e que ele vai ler estudar a bíblia e vai compreender que o que ele esta lendo estudando e a verdade das verdades, mas como ora o Espirito Santo do Deus Vivo vai confirmar ao espirito daquele ser humano que o que ele esta lendo e verdade, de modos senhor Pitágoras que e por isso que aqueles que não obedecem a Deus e fazer como ele manda Fazer, jamais eu disse Jamais vai entender, queres entender então obedeça ao Deus Vivo que e soberano absoluto sobre todas as coisas das visíveis e das invisíveis das que você pode ver enxergar com os seus olhos humanos e daquelas que você não pode enxergar com seus olhos humanos, este e o Deus dos verdadeiros crentes de sobre a face da terra, existe milhares de seres humanos que se dizem crentes mas não o são, porque, porque não passaram pelo verdadeiro novo nascimento continuam criatura não são nascidos de novo, não são filhos não são herdeiros, são criaturas, Entendeu senhor Pitágoras, e senhor Paulo

      • É, meu caro, o pitágoras é um dos protegidos, um dos servos imexivel de Cavallery, pois ele fala o que quer, contra quase sempre os evangélicos, mas aí vem um site com a capa de gospel, diferente de evangélico, e não permite o direito de resposta, de espernear dos supostamente ofendidos, como seja, batem mas não dão o rosto para receber sequer palmadinhas, é de se estranhar, tudo em pleno século XXI, na democracia chamada Brasil, é nisso que dá garantir tanta liberdade, pois abusam dela.

        Será que vão publicar o meu direito de criticar o site, ou este site é uma farsa total?

    • Ateísmo é sinônimo de falta do que fazer, ou em uma linguagem mais popular, é coisa de desocupado. A maior prova disso, é o enorme tempo que perdem se preocupando com o que os cristão fazem, ou deixam de fazer!

  5. Funcho além de ser ótimo pra o estomago e sim um ótimo calmante, eu tenho funcho sempre nas minhas plantas, tenho meus canteiros de salsinha cebolinha de folha pimenta malagueta, espinafre, jiló, maria nica, erva cidreira de folha, none, dois pe de pinha da pinha a doidado, um pe de carambola um pe de acerola, um pe de manguita um pe de cajá manga nanico, um pe de pitanga, um pe de limao galego, um pe de manga rainha, um pe de tangerina 18 pe de caju rasteiro ou caju do serrado, isto tudo dentro do meu quintal meu lote e de 13 de largura por 35 de comprimento os lotes aqui e grande, estou construindo no fundo uma casa nova com três suítes mais banheiro social uma sala de estar uma sala de jantar a cozinha separada estilo mineiro a cozinha tem 8 metros de comprimentos por 4 de largura com fogão de lenha, vai ter uma picina elevada ajardinada ao redor querdizer o nível acabado dela ira ficar com um metro de altura para que eu possa fazer rampa gramada vai ficar uma belezura, e mais uma churrasqueira que não pode faltar ao lado da picina, eu gosto por demais de plantação de xuxu pra cima não falta em minha horta, quando tiver tudo pronto eu convidarei os amigos para um churrasco falou gente boa

    • POIS NÃO É QUE É VERDADE, O LEANDRO É GENTE BOA ELE E O MAURO DEFENDEM AQUI SUA IGREJA SEMPRE COM EDUCAÇÃO, O LEAQNDRO É MAIS SARRISTA, MAS NA VERDADE, ME SINTO MAIS A VONTADE DE PDIR PERDÃO A ELE CATÓLICO, DO QUE AOS PSEUDOS CRENTES QUE AQUI POSTAM COMO TU BEM SABES, QUE NA VERDADE SÃO ATEUS DISFARÇADOS DEIXO AI PARA QUE CANTES O 200 DA H.C QUÃO BONDOSO AMIGO É CRISTO

  6. Esse papa e tao bonzimho sera que ele não tem 400,000,00 pra me dar não, e que esta faltando uma mixaria de quatrocentos mil reais pra enterar setecentos mil reais para eu comprar uma carretinha Scania ou volvo de 34 rodas sacume ne já que ele e tao bonsinho bem que podia fazer esta caridade pois e uma mixaria frente aqueles milhões de dólares que esta abarrotando os cofres la no vaiticano, de repente o Reinaldo que e um anjo bom da um toque la no Chiquinho e fala prele ho papa Chiquinho tem um otario ops tem um piloto de carreta la no nordeste do brasil onde o vento faz a curva que mandou te pedir uma pequena quantia supra de quatrocentos mil reais 400,000,00, pra ele enterar pra mode ele comprar uma pequena carreta de 34 rodas e que ele ate agora so conseguiu ajuntar 300,000,00 intao acuma tu papa es um home bao manda prele esta esmola qui ele ta percizando já qui ele e um crente assim mutio bao, eta nois nois e nois e jacaré e um bicho

  7. A VERDADEIRA IGREJA RICA DE CRISTO

    PREGADORES COMERCIANTES SE VALEM DA IGNORÂNCIA BÍBLICA DO POVO PARA MECANTILIZAREM O EVANGELHO DE CRISTO. TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É DOUTRINA DE HOMENS E NÃO BÍBLICA. O QUE EXISTE NA BÍBLIA É DEUS FALANDO POR MEIO DE MOISES DIZENDO QUE SEMPRE HAVERIAM POBRES NA TERRA E É DE RESPONSABILIDADE DOS RICOS AJUDÁ-LOS ( DT 15:11 ). PROVÉRBIOS 22:2 DIZ QUE DEUS FEZ O RICO E O POBRE. SALMO 37:25 SE REFERE AO REINADO DE DAVI, QUE ERA MARCADO PELO DIREITO E JUSTIÇA ( II SM. 8:15 ). CRISTO DEIXOU CLARO QUE A VIDA DE UMA PESSOA NAO SE MEDE PELO SEUS BENS ( LC. 12:15 ). PAULO PASSOU NECESSIDADES ( FP.4:12 ). CRISTO DISSE AO LIDER MATERIALMETE POBRE DA IGREJA QUE ELE ERA ESPIRITUALENTE RICO ( AP. 2:9 ). A BIBLIA TRATA E QUESTÕES BASICAMENTE ESPIRITUAIS. SALMO 23 É SENTIDO ESPIRITUAL E NÃO LITERAL. AFINAL CRISTO NÃO MORREU NA CRUZ PELAS NOSSAS NECESSIDADES QUEM DIRÁ DE NOSSOS CAPRICHOS. PAULO NOS ENSINA QUE PARA COMER É PRECISO TRABALHAR ( II TS 3:10 ) QUANTO MAIS TER UM PAR DE SANDÁLIAS. MARTINHO LUTERO ENSINOU QUE SE O ENSINAMENTO DESSES PREGADORES NAO ESTIVER DE ACORDO COM A PALAVRA QUE SEJA REJEITADA MESMO QUE O PREGADOR FAÇA CHOVER MILAGRES TODOS OS DIAS; PAULO JUNIOR, PREGADOR CONTEPORANEO, ENSINA QUE SE DEVE TOMAR CUIDADO COM CERTOS PREGADORES, MESMO QUE ELES FAÇAM NASCER TRES OLHOS EM CEGO. O MESMO DIGO EU: CUIDADO COM ESSES PREGADORES QUE RESSUSCITAM OS MORTOS. O QUE SE VÊ NESSAS “IGREJAS” É LAVAGEM DE DINHEIRO ( HC. 2:1-12 ). DENTRO DE IGREJAS NÃO EXISTEM SOMENTE PREGADORES COMERCIANTES ( EZ. 13:19 ), MAS PESSOAS QUE TAMBÉM ADORAM SER ENGANADAS ( IS. 30:10 ).

  8. Levi,

    já trabalhei na ordem das irmãs de Sta Catarina, os hospitais São José/RJ e Sta Catarina/SP, todos propriedades da Igreja. Em apenas um existe convênio com o SUS e são poucos leitos…sabe o motivo ? O SUS paga muito mal e quando paga !

    O governo federal só sustenda e com muito dinheiro os seus próprios camaradas espalhados nas empresas públicas e nas empresas privadas, e que fazem parte do grande esquema de corrupção no país.

    • Mauro,

      Uai meu caro, a igreja católica é a que mais tem amigos nos governos, pois católicos em sua maioria esmagadora.

      Paga pouco, mas todos as unidades recebem dinheiro, sim, é só olhar as publicações nos diários oficiais.

      Dizem que é pouco, mas recebem, bem assim cobram também.

    • Mauro,
      Querendo ou não o Levi dessa vez está certo…
      A Igreja Católica ganha um percentual dos impostos pagos anualmente para a União.
      Quando se compra um terreno a beira-mar por exemplo, é necessário pagar o foro anualmente, acho que 0,6%.
      Aí também tem a taxa de ocupação, de 2% a 5% do valor do terreno anualmente também.
      E ainda tem o imposto chamado laudêmio que é pago na venda do terreno.

      Desses impostos destinados a União, a Igreja Católica recebe mais de 50% deles anualmente.
      Quanto a isso não tem muito o que contestar, seja ateu, protestante ou católico, todos pagam esses impostos destinados a Igreja Católica.

        • Levi,
          Parte desses impostos vai pra Igreja Católica, acho que 55%, e uns 6% pros herdeiros da monarquia.
          Esses impostos são o foro ou foramento pago anualmente, a taxa de ocupação pago anualmente e o imposto chamado laudêmio. Fazem parte do Patrimônio da União.
          Existe uma cartilha a respeito disso, (SPU) Secretaria do Patrimônio da União.

          • Putz.. agora a inveja dos protestantes vai agigantar rsrsrs

            cuidado católicos, esse dinheiro agora vai minguar, o olho GORDO é gigante.

            não foi o seu gizuis que disse assim: A CÉZAR OQUE É DE CÉZAR?

            se a Lei permite, não é crime.

            a lei permite um bando de bandido enfiar um livro preto embaixo do braço e aplicar golpes em nome de deus, porque não vai permitir uma igreja mais antiga que o próprio Brasil a receber dinheiro de terrenos que já foram dela?

            COMO DIZEM ALGUNS AMIGOS CATÓLICOS AI

            morram de inveja protestantes rsrsrsrsrsrs

          • Ateuatoa,

            Você se converteu ao catolicismo, é um bom passo, pois o seguinte será o caminho do protestantismo.

            Quanto a esse dinheiro, prefiro ouvir antes de fazer qualquer comentário a voz sábia de Reinaldo e Leandro, não esquecendo Mauro, Edson, em síntese, os que acusam os pastores de extorquir, afinal do que sei os protestantes não recebem dinheiro algum do governo, bem assim valores bem abaixo do que recebe a católica, mas são acusados de ladrão.

            LAUDÊMIO?

            Com a palavra os católicos.

          • Levi, não precisa ser católico para saber oque é Laudemio:

            – não é imposto (Jeann, não passe informações falsas)

            mas pra vc que já demonstrou que é fraco de entendimento Levi, vou resumir o máximo possível, talvez vc consiga entender assim:

            digamos que no inicio da colonização vc era dono de um bom pedaço de terra. bem, digamos que o governo precisou dessas terras ou vc resolveu deixar que outros a usassem. Pois bem, elas não são mais suas, mas as pessoas que agora as possuem, para vende-las, precisam de pagar uma porcentagem sobre a venda. se não vende-las, vc não recebe nada, mas se for feito alguma transação comercial, vc terá direito. é como uma indenização infinita para um bem que vc fez no passado.

            ENTENDEU?

            não é ilegal.
            não é imoral.
            não engorda.

            mas Pelo Amor do seu deus Levi, Por NOCINHORAPARECIDA, (kkkk), É SÓ UM RESUMINHO, UM EXEMPLO.

            t+

          • Ateuatoa,

            Como é que as outras igrejas e as pessoas físicas podem adquirir essa regalia dos céus?

            Eu também quero ganhar dinheiro assim, aliás, será que Cristo recebia laudêmio das terras de Jerusalém ou era pago aos da religião judaica.

            Como fazer para se conseguir a titularidade das terras, que uma vez conseguindo posso transferir a outrem o direito de exploração da terra, evidente somente na compra e na venda.

            Bem que Deus poderia ter tido essa ideia, modo de evitar os pastores pedirem dinheiro para pagar os programas de televisão.

            Os protestantes de outros países recebem esse laudêmio? A igreja católica recebe noutros países? Se não, por quê somente aqui que cobram? Os muçulmanos também pagam? E os budistas, eles pagam? Hoje os do judaísmo pagam?

            Será que a igreja católica recebe esse laudêmio por ser ela a igreja de Cristo? A única de Cristo? Mas se for, então como justificar tal arrecadação se Cristo não era dono de terras?

            Como é que fazem os cartorários para repassar essa arrecadação à igreja católica? Quem cobra são os cartórios os são os municípios, ou será que são os estados?

            Quanto importa anualmente em termos monetários?

            Qual o percentual que se repassa pela venda de cada imóvel?

          • A ambição lhe cresce a olhos visto heim Levi!!!

            bem, como se consegue isso?

            uma boa dica seria vc fundar uma Igreja agora, ajudar na colonização de terras como foi feito no Brasil, ter forte influencia junto a Reis (bem no caso de hj seria junto a Presidentes), talvez daqui a uns dois mil anos vc já tenha adquirido bons terrenos e consiga viver dessa renda.

            Bão, quanto a GIZUIS receber o laudemio, na época em que vivia, ele era um bom vivã, comia e bebia do bom e do melhor e de graça, sem contar que dormia onde bem queria. mas hj, ele recebe ele Laudemio a em todos os paises que falam dele, e quem mais cobra são os protestantes, afinal, para qualquer “graça” que vem dele, o fiél tem que pagar até mais que 10% do salário e de tudo que ganha.

            Bão, como a Igreja conseguiu isso?

            sendo a primeira Igreja existente no Brasil. sendo a Igreja que ajudou a colonizar a “terra de Vera Cruz”, e como a unica Igreja existente no passado, adquiriu ou ganhou dos Reis, bons pedaços de terras, que claro, à época, não valia nada não é?

            Mas principalmente graças as Leis.

            Tudo legalmente, não há nada ilegal no recebimento dos Laudemios.

            Eu como ateu, já me incomodei com isso no passado Levi, mas descobri que o isso é totalmente LEGAL, também, conversando com amigos Católicos, inclusive um BISPO, ééééé, Levi, tenho amigos Bispos (2 deles) que fizeram faculdade comigo, tenho amigos católicos, PROTESTANTES (não fanáticos claro) BUDISTAS, JUDEUS ETC…, e tentando provocar os amigos Bispos, esses me explicaram a origem do Laudemio e me mostraram que a Igreja CAtólica, apesar dos desvios, ainda é A MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE DO MUNDO,então como eu posso ficar questionando uma Lei que dá dinheiro para uma Igreja legalmente e essa Igreja faz caridade?

            Ahhh Levi, o Reinaldo aqui da página, é meu amigo também, pensa num cara inteligente, o conheço pessoalmente (também da faculdade), eu moro em Maringá/Pr, e ele em uma cidade aqui da Região. ele ainda não conseguiu me converter, mas com ele aprendi a respeitar as visões diferentes.

            Mas deixa essa invejinha de Lado Levi, segundo o seu livro de fábulas, copiado da Igreja Católica, ISSO É PECADO!!!! RSRSRSRS

          • Ateuatoa,

            Vou mudar seu nome doravante, Ateuútil, portanto diferente do que acusavam os usuários de terras em comum nos países comunistas, INÚTEIS, pois perdiam a vontade de trabalhar em conjunto, você não, ao menos serve para uma coisa, nos presentear com informações.

            Você vai me ajudar, pois todos que são católicos acham que a igreja não recebe compensação, e o que é pior, acusam os pastores que ficam chorando por dinheiro para pagar míseras locações de tv, a bem da verdade, seria por isso que somente a católica tem concessão gratuita de tv a ponto de operar em nível nacional?

            Bom, quer dizer que se eu me mandar lá pra Amazonas, aí meus descendentes vão receber via minha igreja? Mas católica não começou a receber logo que aqui chegaram, então porquê vou esperar dois mil anos, isso é discriminação?

            Quais as igrejas que estão cobrando dez por cento por graça alcançada? Você está delirando ou usa meios ardis para defender uma tese, meu caro? Tudo é possível agora para defender o tem pensamento?

            Falar em “graças a lei”, será que toda e qualquer norma legal é moral?

            Se for, então a igreja católica tem que permitir o divórcio, pois este é legal. Consegue entender a sutileza das coisas mencionadas , meu caro?

            As conversas com esses representantes de igrejas ao invés de fazer você mais cuidadoso, estranhamente defende como legal o laudêmio?

            Esperava mais dos paranaenses, não figuras radicais como você e reinaldo, pois se fossem de estados pobres, logo seria taxados de ignorantes, desprovidos financeiramente de meios p/ se educarem, para se tornarem mais lúcidos, defender o moral, não o legal injusto.

            Quanto à conversão, não haverá de ser da autoria deles, sim de você e o criador, o que você alega não existir em face das maldades praticadas pelas religiões. Acho que você não deve ser casado e nem acreditar em casamento ou numa união estável, pois marido mata mulher, pais matam filhos, filhos matam os pais. Como disse, precisa você rever seus conceitos, depois Deus opera, não amigos importantes e sábios, és tu.

          • Levi, sobre a Igreja Católico eu explico para vc.

            vamos começar pelo que mais chama atenção:

            A Igreja não proibe o divórcio, o divócio (documentalmente falando) é totalmente legal, de acordo com as Leis brasileiras.

            O que a Igreja proibe é o divócio religioso, ou seja, se vc é casado no religioso, é para sempre, assim como manda as escrituras: O que Deus uniu, homem nenhum separa. mas se de qualquer maneira, o casal resolver se separar, contrariando os ordenamentos biblicos, esse casal, ao menos na Igreja Católica, não poderá contrair novo casamento, mas civilmente poderá sim, e quanto a isso a Igreja nada pode fazer. se pudesse faria, mas iria contra as leis brasileiras. então, so podemos aconcelhar.

            Os católicos sabemos sim sobre o recebimento de Laudemio, de aluguéis e de doações feitos a Igreja, porém, como somos A MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE DO MUNDO, sabemos que a Igreja precisa de dinheiro, e desde que não seja ilegal, sempre será bem vindo. e como sempre vejo o Reinaldo dizendo e vi o Ateu e Atoa dizendo também: MORRA DE INVEJA.

          • Poderia dizer que tipo de caridade, pra quem e porque nunca ouvi ninguém dizendo que foi beneficiado pela “maior instituição de caridade do mundo”?

            Morei em três cidades do interior do meu estado, retornei à capital onde nasci, mas nunca vi ninguém dizendo que recebia tais caridades, exceto um padre que ofereceu por determinado tempo uma cesta básica a um contraparente meu, aliás igual a outras igrejas que também o fazem sem receber laudêmio de todas as transações de imóveis no país.

            A tendência é do país se tornar evangélico, e aí, como será feito desse dinheiro, será repassado direto para o vaticano ou a legislação será alterada?

            Fica fácil para qualquer católico criticar pastor que pede dinheiro, pois a igreja católica recebe na fonte e de todos os cidadãos ao comprar e vender imóveis.

            As escolas católicas que possuem as taxas mais caras do país, cobrança de taxas pelos serviços religiosos, laudêmio, caramba, se fosse isso tudo para evangélicos, já imaginou a revolução que já havia acontecido com os falatórios? Ora, se por tão pouco, o melhor adjetivo para pastor no Brasil é ladrão.

            Meu caro, sua voltas para explicar o divórcio infelizmente não surtiu efeito, pois apesar de ser legal aqui no Brasil, religiosamente ele é imoral, portanto nem sempre o que tem amparo legal pode ser considerado como moral, fato que se opera com esse laudêmio de vocês, pois imoral, assim como a explicação que é para a instituição de maior caridade do mundo, estranhamente fazer caridade com o pescoço dos outros, até eu sou caridoso.

            Quanto a morrer de inveja de tal virtude legal conquistada a longas penas, queira ou não, vocês é que deveriam ter vergonha de lançar e receber parte de riqueza advinda da sociedade como um todo, e ainda ficam a zombar pelo fato dos pastores ensinar o dízimo.

            Igreja rica, e fiéis pobres. Cristo pobre, igreja rica. Ora como falar mal da prosperidade pregada por algumas igrejas protestantes se a católica já tem sua prosperidade garantida, não é atoa que andam de carros zero, casas boas, igrejas muito bem trabalhadas.

          • Não sei de onde o Jeann tirou tais informações sobre laudemio. Contudo, quem as repassou mentiu para ele a respeito da destinação dos recursos deste imposto.

            Primeiro que o único laudemio que a Familia Real do Brasil recebe é o das vendas de terras em Petrolis.

            Sobre o destino do laudemio na arrecadação federal deixo este artigo de um advogado versado no assiunto:

            Imposto do tempo do império?

            O laudêmio não é tributo, portanto, não é imposto. Trata-se de uma contraprestação pecuniária em que se obrigou o particular (foreiro) quando firmou o contrato de enfiteuse com o proprietário (senhorio direto) do imóvel. A obrigação não nasce diretamente da lei como no caso do tributo, tem origem numa relação contratual. O mesmo diga-se do ocupante de terra que foi autorizado a ocupar.

            Quanto ao laudêmio ser ou não do tempo do império, não, o laudêmio não é do tempo do Império Brasileiro no sentido de origem, é bem mais antigo. Assustou-se? Não se assuste, a principal fonte do nosso direito contemporâneo é o Direito Romano. A venda e compra, a locação, a hipoteca, o penhor, a servidão, o condomínio, todos os citados tiveram a sua origem na antiga Roma, cujo direito ganhou sua codificação por obra de um Imperador chamado Justiniano, inclusive a enfiteuse e, por conseguinte, o laudêmio.

            A enfiteuse esteve presente na Idade Média com o feudalismo, ganhando novas feições. No Brasil, desde o seu descobrimento por Portugal, aplicou-se o direito português contido nas Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, códigos de leis com raízes no Direito Romano, mas também com grande influência da legislação que era aplicada aos feudos, principalmente no que concerne a enfiteuse. Os nomes emprezamento e aforamento vieram de Portugal. Após a independência do Brasil, o direito brasileiro foi ganhando contornos próprios mas a sua estrutura até os dias atuais é baseada no Direito Romano.

            Se focarmos nos terrenos de marinha, o primeiro aforamento dessa espécie de bem se deu no início do século XIX, ainda no período colonial brasileiro.

            Destino das receitas arrecadadas

            No caso dos terrenos de marinha e seus acrescidos o laudêmio arrecadado tem como destino os cofres da União. Obviamente, sendo o Município o proprietário da terra objeto do contrato de enfiteuse, para os cofres do Município será destinada a receita patrimonial. Portanto, o laudêmio não é uma receita destinada à antiga família real, na realidade, a mesma é proprietária de uma pequena porção de terras localizadas no Estado do Rio de Janeiro que foram enfiteuticadas, por conseguinte, o laudêmio que tem como fato gerador a transferência onerosa dessas terras será pago aos descendentes da antiga família real.

            Não, o laudêmio não vai para os cofres da Marinha do Brasil. Importante prestar atenção na preposição “de”, os terrenos “de” marinha são uma espécie de bem pertencente à União, seu conceito está presente no Decreto-lei 9.760/1946, nada tem a ver com a Marinha de Guerra do Brasil.

            Citação desta página em artigos ou outras espécies de trabalhos

            Foi constado que algumas pessoas têm reproduzido trechos do conteúdo desta página sem citar a fonte, inclusive em artigos. O conteúdo da presente página é dinâmico, o que significa dizer que as informações são alteradas quando o autor sente necessidade. Existiam alguns erros na exposição de certos conceitos de direito na versão anterior da página (24/05/2008), que foram suprimidos ou corrigidos, mas acabaram por ser reproduzidos por essas pessoas. Não deixe de citar esta fonte em respeito ao autor que investiu o seu tempo criando um material explicativo para os internautas, e, principalmente, para não cometer plágio.

            Cite desta forma:
            ENTENDA O QUE É LAUDÊMIO. Desenvolvido por Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues. Esclarecimentos sobre a cobrança de laudêmio.

          • A Igreja mantém na Ásia:
            1.076 hospitais;
            3.400 dispensários;
            330 leprosários;
            1.685 asilos;
            3.900 orfanatos;
            2.960 jardins de infância.
            Na África:
            964 hospitais;
            5.000 dispensários;
            260 leprosários;
            650 asilos;
            800 orfanatos;
            2.000 jardins de infância.
            Na América:
            1.900 hospitais;
            5.400 dispensários;
            50 leprosários;
            3.700 asilos;
            2.500 orfanatos;
            4.200 jardins de infância.
            Na Oceania:
            170 hospitais;
            180 dispensários;
            1 leprosário;
            360 asilos;
            60 orfanatos;
            90 jardins de infância.
            Na Europa:
            1.230 hospitais;
            2.450 dispensários;
            4 Leprosários;
            7.970 asilos;
            2.370 jardins de infância.

            —————-

            25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.
            Podemos ver grandes pessoas à frente de grandes obras como Madre Teresa de Calcutá e a Beata Irmã Dulce.
            A Sociedade São Vicente de Paulo foi constituída por um grupo de jovens universitários liderado por Antonio Frederico Ozanam com o objetivo de prestar às famílias necessitadas ajuda material e espiritual.
            A SSVP, ou Vicentinos, é a segunda maior ONG no mundo, perdendo apenas para a ONU, se dedicam integralmente a ajudar os mais necessitados e buscar soluções para retirá-los da miséria.
            A Ordem Hospitaleira fundada por São João de Deus persiste ainda hoje e faz um trabalho maravilhoso recebendo doentes e com especial predileção por doentes mentais. Contam com 1500 irmãos, 40000 colaboradores. 5000 colaboradores e 300000 benfeitores-colaboradores.

            Saúde pública foi mais valiosa do que a de qualquer outro governo já existente no país. Na década de 50, quando a rede pública de saúde ainda não contava com uma capacidade operacional expressiva, eram as casas de caridade da Igreja Católica que cuidavam das pessoas que não tinham condições de se tratarem em um hospital. As Santas Casas de Misericórdia e Sanatórios eram e continuam a ser dirigidos e subsidiados pela Igreja Católica, e têm as freiras e religiosos católicos como sua principal fonte de recursos humanos.

            Bem Levi, vc tem muita maldade no seu coração, dizer que não ve as obras de caridade da Igreja Católica é assumir que vc está digitando de dentro de um hospício, e pode até ser que esses hospício também seja mantido pela Igreja kkk

            se vc tem internet Levi, pesquise por ai.

            sobre a arrecadação do Laudemio, Levi,ÀS DURAS PENAS COMO VC FALOU é de cagar de rir.

            sua ancia por criticar chegou ao cumulo de vc achar que alguém que possui terrenos de “Marinha” é alguém que seja “‘Sofrido” para pagar uma taxa de 2 a 5% do valor deste terreno.

            e Levi, não se preocupe, o Laudemio não é geral, é somente em algumas cidades e alguns pontos, não é o que vc imaginou ai que todo mundo paga, só paga quem tem posses, afinal, não é qualquer um que pode comprar terrenos em Party, Angra dos Reis etc…

            Quanto ao divórcio Levi, tá muito bem explicado, para bons entendedores claro, ou vc acha que uma pessoa divorciada é uma pessoa IMORAL? não que eu defenda o divórcio, mas como eu disse, segundo as Leis é Legal, não é imoral Levi, pode ser pecado, mas ai só podemos aconcelhar. mas será que quem se divorcia para vc é mesmo uma pessoa IMORAL?

          • Cristão e Leandro,

            Após vários dias que eu concedi a palavra aos católicos sobre o laudêmio ser parte para a igreja católica, inclusive falei que não faço considerações sem antes ouvir a outra parte, somente cabe lamentar a demora em responder e também por ser de pessoa estranha, não de vocês, ao trazer um trecho que não diz de forma direta, sim arrodeios.

            Quanto a divorciados, meus caros, não sou eu que digo que eles são imorais, a tua igreja é que os tem como pecadores, sem dar nenhuma atividade na igreja, modo de discriminar, modo de carregar tais pessoas como de 5ª categoria de ser humano fossem. Cristo faria isso? Pergunto pelo fato Dele ter em sua companhia Maria Madalena, a não ser que se trate na católica um ex-casado no mesmo patamar de uma ex-prostituta, ou seja, uma mulher que teve vários homens com um que teve um cônjuge, e o que é pior de tudo, as vezes até com outro casamento e com família.

            E ainda criticam os evangélicos dizendo que são “pé da letra”.

          • Cristão/Leandro,

            Que forneçam os nomes das instituições católicas aqui no Brasil, agora evita de dizer escolas secundárias e universidades, pois não se trata de caridade, sim taxas bem altas, como: maristas, salesianas…, pois estas mandam dinheiro para Roma, dinheiro de país pobre indo para o território que antes era o Império Romano.

          • Levi

            Sobre Laudemio vc vai me criticar por citar o texto de um advogado especializado no tema?

            Meu Senhor Jesus ilumina esta alma do Levi!
            Busquei a palavra de um conhecedor do assunto, pois não sou advogado e poderia em meu desconhecimento citar baseado em achismos e dai passar mentiras ou info inexatas.

            Sobre falar que ele deu resposta em arrodeios, isto é um criterio bem subjetivo de vc Levi. A mim entendi claramente que os recursos vão para o Gov Federal e este repassa alguma coisa para o municipio de origem do pagante. NADA É CEDIDO PARA A IG CATOLICA.

          • Leandro,

            Depois de quinze dias é que você veio e foi enfático, o laudêmio não é católico.

            Ora bola, meu caro, assim que o assunto foi abordado logo manifestei interesse de ouvir de vocês, inclusive citei seu nome, mas você preferiu ficar calado sem defender tua igreja das acusações feitas primeiro pelo Jean, depois pelo ateuatoa e pelo Cristão.

            Agora fiquei preocupado por você não ter feito defesa mesmo sem conhecimento técnico logo assim que veio à tona, preferindo os bastidores, se tinha certeza, bastava um “não, Levi”, depois iria a busca de textos técnicos ou então me mandasse como sempre faz, leia em local x ou y.

            Fica calado assistindo aos seus denegrir a igreja tua e eu é que sou apressado no julgar?

            Agora eu estou desconfiado mesmo, é bem provável que seja objeto de coisa por debaixo do pano entre o estado e a tua igreja. E imaginar que quem não retrucou foi um clérigo católico, você Leandro, pois se não é já foi, ou então um dia será um padre. Não engana a ninguém.

            Agora se você é, mais um motivo para o papa punir por ficar calado e ouvindo seus irmãos dizendo que o imposto vai para as caridades da igreja, talvez francisco o mande direto para o purgatório, mas peça perdão, que ele terá pena da tua alma.

            Meu caro, você não é um bom católico, talvez um catolicozinho, um meia tigela. Já sei, vou mandar o bispo de equador dá uns gritos em você, pois fica pensando em casar, em inoivar.

            Se tua igreja quiser eu vou intermediar a venda de palestras com o bispo universal, a bem da verdade, a tua igreja, precisamente o papa anda reclamando de alguns camaradas de vocês que ficam enjaulados dentro da igreja no bem bom e não vão à guerra, os que andam de carros de primeira.

          • Liga pro levi não Leandro, vc pode esfregar as coisas na cara dele que vira o rosto e diz que não ta vendo nada kkkk

            o Levi aqui é igual o Ateu e Atoa falou outro dia: CAFÉ COM LEITE kkkk

          • Cristão

            O Levi surtou mesmo. E ainda cita como modelo para me “corrigir” o “bispo” (pois este é bispo de araque) iurdiano lá do Equador. Um modelo de cristão para o Levi.

            Se demorei a responder foi somente porque estava buscando informações seguras e consultando advogados que entendem do tema.

            Ah e repito não sou padre e nem pretendo.

          • Leandro,

            Epa, meu caro, não fale que o bispo do equador é de araque não.

            É que vocês gostam desse tipo de gente, bastando vê que preferem Pedro a Cristo. Preferem o apóstolo que mais deu trabalho.

            Se bem que tem uma diferença, o Pedro tentou matar, o da Universal do que sei nunca levantou a mão contra ninguém, portanto mais que gabaritado a te dar uns esporamentos visando defender com rapidez a fé, estendendo-se a consultoria aos que o papa francisco vem criticando, os parados e que andam em carros com qualidade técnica acima do que precisa.

            Ora, ora, ora, cadê a velha história de antes, a mula do padre? Mas não andam de mula e não fazem as missas.

            Tem uma comunidade próxima da cidade que resido e onde a jovem que trabalha lá em casa mora, que o padre aparece lá de quinze em quinze dias e quando vai, tendo algumas vezes ido embora antes de terminar a missa, mas sempre levando as ofertas.

          • rapaz, a coisa não anda boa no hospício não, acho que tá faltando gardenal por lá.

            o Levi já ta dando mais valor ao “bispo” IURDIANO do que a Pedro.

            vo nem comentar muito para não alimentar as sandices dele.

            Levi, como diz o Ateu e atoa, vc É CAFÉ COM LEITE, não vamos considerar suas heresias tudo bem?

  9. Rapais eu alembrei de uma coisa acho que vou entrar na onda e aproveitar que o papa Chiquinho e tao bonzinho e vou pedir prele uma pequena esmola causa qui os católicos gosta mutio de dar esmola então o papa Chiquinho deve ser bao por dimais pra dar uma esmolinha e so uma pequenininha esmolinha de 400,000,00 reais, e so pra enterar uma quantiazinha de 700,000,00 pois como já tenho 300,000,00 o papa Chiquinho tao bonsinho pode dar esta pequena ajudazinha, sera que ele da vamos ver as respostas esta feita a pesquisa opinen-se, eta nois nois e nois num tem jeito cum nois não so, cururuis credo

  10. Mas é bom lembrar tbm que a História foi escrita pelos vencedores, mas ela tem sempre o outro lado. Os índios por exemplo teriam uma história bem diferente para nós contar sobre o “descobrimento” do Brasil, talvez bem diferente da versão oficial contada pelos portugueses.

  11. Sou evangélico e o mais duro é ver alguns evangélicos furiosos com um comentário desse,é pura verdade um princípio de verdadeira humildade é reconhecer suas próprias faltas estamos em bancarrota e se não nos humilharmos e reconhecermos o nosso pecado de apostasia, pagaremos um preço muito alto.

  12. irmão reinaldo pois continue a ter em alta estima, pois a reciproca é verdadeira, apreendi a amar a você e o mano mauro, respeito suas opiniões, e não é porque discordarmos em alguma coisa que o respeito e o amor va diminuir ou desaparecer, se te ofendi peço perdão, sei que as vezes sou contundente em algum comentário, por isto desconsidere algo que tenha te magoado, e fique em paz. eu te amo e jesus também
    Comentar

  13. E seu papa, vc e o sujo falando do mal lavado, tenho muita pena dos papas e padres pobrezinhos da igreja catolica. O vaticano nao e nem um pouquinho bilionario ne seu papa???? Realmente o forte de voces nao deve ser dinheiro nao, o negocio mesmo e a “pegacao” entre os padres homossexuais, e o que dizer dos padres pedofilos???? quanta cara de pau hein seu padre querer da licao de moral???? A igreja catolica esta falida, morreu, tem jeito nao. Entao aproveita os grana que vcs tem la na Suica e vai fazer umas ferias no caribe e deixa de falar asneiras… Afff!

  14. O dragão(diabo) se enfureceu contra a mulher(Igreja Verdadeira) e saiu para atacar os demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus(10) e mantêm o testemunho de Jesus.”Apocalipse 12:17

    OS DEZ MANDAMENTOS – EXÔDO 20:3-17
    01) Não terás outros deuses diante de mim.
    02) Não farás para ti imagens de escultura, nem figura laguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as cultuarás, pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso. E castigo o pecado dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me rejeitam; mas sou misericordioso com mil gerações dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
    03) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
    04)Lembra-te do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor Teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, ntem teu empregado,….Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e no sétimo dia descansou. Por isso, o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.
    05) Honra teu pai e a tua mãe…
    06) Não matarás.
    07) Não adulterás.
    08) Não furtarás.
    09) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo…
    10) Não cobiçarás…

  15. Interessante o papa falar de dois senhores, de Deus e do dinheiro, mas a igreja mais rica do mundo é a ICAR. Única igreja que possui um banco, e quando falamos disso com um fiel católico ele diz que aquilo la é da igreja, faz parte da história, não pode mexer é cultural kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk demonstram cada vez mais desconhecerem a santa palavra de Deus:..Mateus cap:6 Vs:19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;….E principalmente a ICAR QUE VIVEM FALANDO EM VOTO DE POBREZA.Mateus cap:19 Vs:21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. ………COM CERTEZA SE DIVIDISSEM OS BENS DA ICAR fome na terra não haveria , mas quando falam em dinheiroo é só os pastores que aguentam….Quanta hipocrisia ………São contra a teologia da prosperidade mas o papa vive em volta de ouro e o bispo do Rio de Janeiro mora em um palácio e aí?????????????/ até quando iremos suportar tanta mentira e hipocrisia!!!!!!!!!!

  16. Essa bichona Francisca, alem de sego concernente ao plano de salvação em CRISTO para o hmem, também é um tremendo impocrita no assunto de prosperidade; pois a sua religião é a maior detentora da riqueza em finâcias no mundo.
    Por que não te CALLAS?
    Sr. maricon.

    • E vc é mais cego q qualquer outro protestante fundamentalista e analfabeto por que não sabe interpretar e leva a Bíblia ao pé da letra…continua enfiado dinheiro no bolso do pastor…pelo menos a igreja católica é coerente nas suas doutrinas porque tem história…Voces acham que Jesus quer o protestantismo como igreja dele? Visto que se dividem em varias seitas e cada um prega uma coisas diferentes e absurdas?Ao menos a igreja católica tem credibilidade por ser unica e não se dividir… Quer tirar o cisco no olho do teu irmão? Tira primeiro a trave que está no teu olho…e ve se aprende a escrever correto.

    • Caro Jô Gomes,

      Cego é com c e não com s.
      Hipócrita tem h e não é com i.
      Herege é com H.
      Blasfemo é com B.
      Prestar contas a DEUS, todos nós prestaremos, Inclusive pelas tolices que falamos ou escrevemos.

  17. Apesar de ser evangélico e não mudar minhas opiniões com relação à algumas doutrinas católicas tenho que admitir que o Papa tem razão, pois o que ele disse é uma doutrina clara e evidente dentro da bíblia. Como seria bom que dentro de muitas igrejas evangélicas hoje, se pregasse sobre isso, não se desse tanta importância ao dinheiro e aos bens e se pregasse mais sobre Jesus e sua salvação. Agora só basta saber se todos dentro do catolicismo vivem isso e deixar claro que atribuir à pessoas e objetos poderes divinos também é dividir a adoração!!!

DEIXE UMA RESPOSTA