Papa Francisco critica “vida dupla” de sacerdotes cristãos que são “apegados ao dinheiro”

47

O papa Francisco voltou a falar sobre nuances da avareza e criticou os líderes cristãos apegados ao dinheiro, e foi ainda mais incisivo contra os colegas de clero da Igreja Católica, criticando os sacerdotes que só pensam em suas carreiras.

Segundo Francisco, existem muitos que não estão interessados em servir: “Na Igreja, há aqueles que em vez de servir, de pensar nos outros, de estabelecer as bases, se servem da Igreja… os carreiristas, os apegados ao dinheiro. E quantos sacerdotes, bispos, vimos assim? É triste dizer isso, não?”, afirmou durante uma homilia na Casa de Santa Marta na última semana.

O pontífice católico, de forma serena, parece ter dado sua resposta ao recente escândalo revelado por dois livros que denunciaram as dificuldades criadas por membros do clero no Vaticano para impedir que a reforma financeira pretendida pelo papa saia do papel.

Nas severas críticas aos padres e bispos que têm “uma vida dupla”, Francisco lembrou que a “radicalidade do Evangelho” se resume em “servir, estar ao serviço de, não parar, ir ainda mais longe, esquecendo-se de si mesmo”, segundo informações da agência Ecclesia.


“Quando a Igreja é morna, fechada em si mesma, também muitas vezes mercantil, não se pode dizer, que é uma Igreja que ministra, que está ao serviço, mas sim que se serve dos outros”, lamentou o papa. Essa análise, curiosamente, poderia ser facilmente aplicada a igrejas evangélicas neopentecostais que adotam a teologia da prosperidade como prática.

Lembrando do apóstolo Paulo, o papa afirmou que o exemplo deixado por ele inspira a formar uma “Igreja que nunca está parada, que cria sempre bases, que vai sempre em frente”.

“Confesso-lhes quanta alegria tenho, eu, que me comovo, quando alguns padres vêm a esta Missa e me cumprimentam: ‘Padre, vim aqui para encontrar os meus, porque há 40 anos sou missionário na Amazónia’. Ou uma religiosa que diz: ‘Eu trabalho há 30 anos num hospital na África’. Ou quando encontro uma irmãzinha que há 30, 40 anos trabalha na secção do hospital com as pessoas com deficiência, sempre sorridente”, exemplificou.

Em sua conclusão, Francisco voltou a falar do apóstolo que deu a vida pela causa do Evangelho: “Que o Senhor nos dê a graça que deu a Paulo, o ponto de honra para ir sempre em frente, sempre, renunciando às próprias comodidades, e nos livre das tentações, dessas tentações que, são fundamentalmente, as tentações de uma vida dupla”.

47 COMENTÁRIOS

  1. E um convite aos mercenarios da fé para se retirarem do rebanho de Cristo e a exemplo de muitos criarem suas seitas e se deleitarem na prosperidade mundana.,

    Avante santo padre o senhor é contigo.,

    • A Bíblia nos diz em Apocalipse 14:12 que santo é aquele que guarda os 10 mandamentos bíblicos, coisa que o teu papa não vive e ensina os fiéis a serem desobedientes e idólatras.

        • CLÁUDIO

          A observância do sábado é do Velho Testamento.
          É lei judaica e não se aplica aos cristãos.
          Converta-se ao judaísmo e cumpra seus mandamentos.
          Cristo fez o que na cruz então?
          Não esqueça de passar no templo do SALAMÃO para “devolver” teu dízimo e oferta e aproveite pra pegar o Diploma de Otário, com pós-graduação em Burrologia e doutorado em História da Lorota.
          FUGITE PARTES ADVERSAE IMMUNDE SPIRITE MALEDICTE DIABOLE

          • GUARDO O SÁBADO QUE JESUS GUARDAVA. LUCAS 4:16 ….a PROPÓSITO JESUS GUARDAVA TODOS OS 10 MANDAMENTOS. JOÃO 15:10…JESUS NÃO PECOU, OU SEJA NÃO TRANSGREDIU A SANTA LEI QUE ELE PRÓPRIO ESCREVEU NO MONTE SINAI. IJOÃO 3:4 E ÊXODO 31:18…CLAUDIO VOCÊ PRECISA EXAMINAR A BÍBLIA E DEIXAR DE SER IGNORANTE.

      • Robson, apesar de ser protestante, eu te imploro que não fiques aí exibindo sua ignorância religiosa. Você não saber nem distinguir Velho Testamento do Novo Testamento. É isso que dá frequentar $eitas que durante o culto só pregam sobre o dízimo, ofertas, doações….

  2. Esse papa é macho.

    Figuras padres como Lopes, mauro e outros que chegam aqui pra criticar a casa dos outros, é que tentam esconder o câncer enraizado na igreja deles, coitada dessa igreja.

    Primeira vez que vejo um papa assim. Acho que esse papa é filho de Lutero, o que contou tudo que via dentro da igreja dele.

    Papa, uma pena, mas essa igreja aí não tem jeito não, Pau que nasce torto morre até a cinza é torta. Saia daí e venha criar uma igreja evangélica.

    Pule fora igual a Cristo que pulou do judaísmo. Burrice é ficar nessa mulher que não é noiva, mas sim a prostituta, alertando que não são palavras minhas, sim do livro de apocalipse. A que se deitou com todos os governos e com eles manteve relação corrupta, sendo agora acusada de estreita relação com a máfia italiana. Como pode um negócio desses?

    Papa, saia dai. Nem Cristo consegue mudar essa igreja, embora tenha concedido tanto tempo pra se ajeitar.

    Pule fora, sua vida não vale um pedaço de pão dormido, Vão fazer sus santidade pedir pra sair, igual ao que fizeram com bento.

    • A igreja católica é a “prostitut@ de Roma, então você ée todos os evangélicos são uns tremendos filhos da p. Respeita tua mãe, canalha. Faz cumprir um dos mandamentos da lei de deus, que varia de acordo com a bíblia dos católicos e dos protestantes.

      • Cláudio,

        Como vocês católicos são carentes, meu caro.

        Mania essa de chamar de mãe tudo que passa pela frente.

        Ora, isso é idolatria.

        Mãe pra cá, mamãe pra lá.

        Home, deixe de esquisitice feia.

        O mundo tem apenas um, o que está no céu, o pai eterno. O resto é resto, é leviandade, principalmente quando ficam machos veios chamando de igreja nossa mãe, de Mãe de Cristo de nossa mãe. É uma carência, isso se não for outra coisa que não falo pra não ofender.

        Não preciso eu e nem a humanidade de mãe institucional nem terra e nem no céu.

        • Quem te disse que eu sou católico? Meu caro, eu sou muito racional pra acreditar em mitos, lendas e outras bobagens que incutem na mente de pessoas ignorantes. Me respeite.
          .

          • Ora, você pede respeito e ao mesmo tempo trata os outros dizendo que são adoradores de mitos.

            Tá maluco, meu caro?

            Vocês ateus costumam, sim, adorar.

            Adoram a ciência, os cientistas, fazem deles seus deuses, e vem com história de que são racionais em tudo quando vivem de joelhos aos pés dos homens, os da ciência.

            Ciência que erra e que acerta, mas vocês a idolatram como se prefeita fosse.

            Se perfeita, teria resolvido a falta de chuvas no Brasil, a do nordeste de há muito, o câncer, tua limitação intelectual, mortes de 3000 pessoas/dia no trânsito mundial, choque anafilático, de gripe(mal curada ou não), nega extraterrestres na terra, mas vivem com escuta pra ouvir vidas inteligentes e mandam mensagens pra outros povos fora da terra, ora diz que ovos faz mão ora diz que faz bem.

            Home, pare de adorar os home, sim a Deus, o que criou tudo, enquanto nós sequer consegue criar nada, apenas transforma, como um pregado por um cientista mais pacato, menos indolente.

    • Francisco um belo nome em um sujeito tão tinhoso e asqueroso ., porque não dá este conselho aos vendilhoes do templo que está bem mais perto de vc.,

      entre eles o malandrofaia., o valdosandiablo fazendeiro,, o amenorréia balofo duque só Brás., macedao do templo., rr $uado., periquete Sônia., etc

    • a riqueza do vaticano está nas obras de arte de Michelancelo, Leonardo Da vinci,Rafael Sanzio,Giovanni Bellini, dentre outros, que tem valor inestimado. Pertence ao povo que professa o catolicismo,por isso fica abrigado no Vaticano. Imagine se estas obras caem nas mãos de algum evanjegue estúpido e ignorante?

      • Ignorante, acho que é você, minha cara.

        A igreja é proprietária apenas de obras de arte?

        Esconder o sol com uma peneira? Tá brincando, né?

        A grande marca de automóveis do mundo, a que possui um cavalo, e a fábrica dos automóveis que começam com o F, instalada em MInas, aptos de luxo em parís, na minha terra até posto de gasolina, escolas do fundamental até universidades e cursos de pós graduação são da igreja católica, com altas valores nas taxas escolares cobrados, revista forbes, tv globo, emissoras de rádio e tv no mundo todo, casas paroquiais e igrejas de alto valor e padrão, tanto que venderam nos EUA uma para a universal. Ações nas bolsas, inclusive duma fábrica de armamentos bélicos..,,.. ….. ….. … …. .. .

        • Leviano , levianíssimo, faça uma grande gentileza aos internautas daqui.,

          Antes de postar comentários , tome seu arsenal de psicotrópicos., ou se não tire a mandioca do ku., velha do bra

          Vc é levianíssimo , mentiroso m falastrão., invejoso., e baitola., cabra veio safado protestante do Brás.,kkk

        • Leviânus, velho estúpido e ignorantão. Pra começar nem católica eu sou. Professo o protestantismo, mas abomino calúnias, prática constante adotada pelo gado evangélico. Só falou besteiras, mentiras, que atestam sua índole perversa e vigarista.

          • Nete, internete.

            Rebata uma a uma as mentiras que eu proclamei contra a igreja tua católica, contra o gado católico.

            Rebata outra coisa também, A católica herdou tudo que era do império, pois os imperadores tornaram-se ao depois papas, e com isso o domínio de tudo que o maldito império roubou dos povos por mais de setecentos anos;

            Você vai rebolar e muito pra dizer uma frase, imagine defesa à altura. Desista e peça pra sair.

      • Janete, você tem razão. Sou amante da arte e um dia desses vi uma reportagem sobre a destruição de obras do mestre Rubens por evanjeges, por serem obscenas. O mesmo os talibãs fizeram com as esculturas seculares de Buda e mais recentemente com uma imagem católica. Para esses paranoicos não interessa o valor artístico, “heresia” tem que ser destruída. O mesmo fenômeno se observa com relação aos homossexuais, por quem nutrem grande ódio.

        • Deixa que eu responda por ti, Janete. A ciência explica que certo tipo de patologia mental faz com que o dente tente atribuir aos outros um problema que aflige a eles próprios. Por isso os loucos somos nós que vemos o mundo de forma imparcial, sem puxar a brasa para este ou aquele segmento.

  3. ESSE BICHO PAPAO HIPOCRITA!

    CRITICA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE MAS DEFENDE A HERESIA DA IDOLATRIA PAGA ROMANA FEITICEIRA DE CULTO AOS MORTOS E ADORACAO A RAINHA DOS CEUS DIANA, AQUI TRAVESTIDA DE VIRGEM MARIA!

    E ELE ESQUECE QUE O VATICANO TEM NAO SO CARDEAIS COMO CARDEAIS PROTEGIDOS POR ELE NO VATICANO, CARDEAIS QUE MANTEM SUAS RICAS FINANCAS E ENPREGADOS VARIADOS DE SALARIOS ALTISSIMOS!

    BICHO PAPAO MALDITO ANTICRISTO SAFADO!

    • Hildo,

      Repondo as coisas em seus devidos lugares.

      Quando li, achei e tive essa mesma sensação sua.

      Mas depois vi que a parte sobre a prosperidade não foi dele, sim de quem escreveu.

      Verifique melhor, até porque a igreja dele encontra-se mais que suja e ainda tenta ajeitar a dos outros? Parece que esse velhinho não é tão soberbo assim, do contrário e diferente da maioria dos católicos, que gostam de colocar a a cabeça no buraco, mas deixa a vista o corpo.

  4. ELE ESTÁ APENAS DESVIANDO A ATENÇÃO DO GRANDE ESCANDALO DA VIDA DE LUXO E RIQUEZA QUE SEUS BISPOS LEVAM, NAS NEGOCIATAS ILICITAS QUE PRATICAM, ONDE ATÉ O VASO SANITARIO É DE OURO

    • CLAMANDO

      Os figurões da ICAR circulam em Roma e no Vaticano com carros de luxo.
      Esses carros têm como identificação as letras S C V.
      Quer dizer “STATO CITTA VATICANO, “Estado da Cidade do Vaticano”.
      O povo vê as letras SCV e fala “SE CHRISTO VEDESSE”, “Se Cristo viesse”.

      • Tudo que a ICAR arrecada com mi$$a de sete dias, de mês. de ano, mi$$a para “tirar” almas do purgatório (que não existe), renda de bingos de veículos (ilegal) onde eles dizem “festival de prêmios = a bingo” barracas de doces salgados e bebidas tudo a custo zero, todo o faturamento é mandado para o Vati Cano para o papa ostentar luxo.

        • CLAMANDO

          Estou clamando a você, ofenda quem você quiser, mas não me coloque no meio.
          Agora a Janete vai pensar que eu estou contra ela.
          E não, eu não sou evangélica…e nem católica.

          • prin
            levantado poeira
            não usei vc. poeira ofender ninguém, pois janete é gay é constatação, segundo, falar que ela defende os gays da católica que usam mal o dinheiro deles, não é ofensa é constatação.
            vc. só esta levantando poeira, sei quem vc. é

          • Fogo amigo? Num passado recente vocês falavam a mesma linguagem agressiva. Loucos devem ser internados porque causam perigo à sociedade.

  5. OS 10 MANDAMENTOS BÍBLICOS (ÊXODO 20:3-17) ESCRITOS PELOS DEDO DO DEUS TODO-PODEROSO(ÊXODO 31:18).

    01) NÃO TERÁS OUTROS deuses DIANTE DE MIM.
    02)NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EMBAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO AS ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO PORQUE EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, DEUS ZELOSO, QUE VISITO A INIQUIDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ À TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ABORRECEM E FAÇO MISERICÓRDIA ATÉ MIL GERAÇÕES DAQUELES QUE ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS.
    03) NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR DEUS, EM VÃO PORQUE O SENHOR DEUS NÃO TERÁ POR INOCENTE O QUE TOMAR O SEU SANTO NOME EM VÃO.
    04) LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. SEIS DIAS TRABALHARÁS E FARÁS TODA A TUA OBRA. MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO SENHOR, TEU DEUS; NÃO FARÁS NENHUM TRABALHO, NEM TU, NEM O TEU FILHO, NEM A TUA FILHA,…PORQUE EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELE HÁ E, AO SÉTIMO DIA, DESCANSOU, POR ISSO, O SENHOR ABENÇOOU O DIA DE SÁBADO E O SANTIFICOU.
    05) HONRA A TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGUEM OS TEUS DIAS NA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DÁ.
    06) NÃO MATARÁS.
    07) NÃO ADULTERARÁS.
    08) NÃO FURTARÁS.
    09) NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO.
    10) NÃO COBIÇARÁS.

  6. Levi Varela, seu comentario bateu o recorde em termos de imbecilidade que já escutei de um evangélico. Eu não idolatro os cientistas, simplesmente acompanho suas explicações para os vários fenômenos naturais, inclusive para a seca no nordeste. Aquilo que vocês atribuem a castigo divino eles esclarecem por meio de fatores naturais, portanto, não tem poderes para mudar o cenário. Mas seu ser imaginário todo-poderoso teria este poder se existisse.

  7. LEVIÂNUS, NÃO SOU CAÓTICA, DIGO CATÓLICA. SOU PROTESTANTE E REBATO AS MENTIRAS E CALÚNIAS PROCLAMADAS PELOS EVANJEGUES, COMO VOCÊ, IMPOSTOR, BLASFEMO,CALUNIADOR E BABACÃO. SEU VELHO ESTÚPIDO, NAS PORTAS DA MORTE, FICA AÍ PLANTANDO DISCÓRDIAS, CALÚNIAS E BANDIDAGENS. O INFERNO É POUCO PRA TI.

      • Leviânus, velho babão, e tampouco você é um convertido. Na realidade vc é um ressentido da católica. Ao invés de pregar a palavra fica aí destilando ódio contra católicos, ateus, espíritas e gays. Vá se tratar com um psiquiatra, se quiser viver este resto de tempo na lucidez e na paz.

DEIXE UMA RESPOSTA