Apesar do sucesso, Os Dez Mandamentos não é a maior derrota que a Globo já sofreu; Entenda

5

A Record vem conquistando significativas vitórias com a exibição da novela Os Dez Mandamentos, como a consolidação do segundo lugar em audiência e algumas vitórias sobre a principal concorrente, TV Globo.

Na última terça-feira, 10 de novembro, o capítulo que mostrou a abertura do Mar Vermelho, com os hebreus sendo protegidos por uma coluna de fogo, colocou a emissora do bispo Edir Macedo oito pontos à frente da Globo em São Paulo e mais de dez no Rio de Janeiro.

No entanto, essa não é a maior dor de cabeça que a Globo já enfrentou em termos de teledramaturgia. A emissora da família Marinho já sofreu derrotas mais expressivas quando a novela Pantanal, produzida pela extinta TV Manchete, foi exibida pela primeira vez.

O folhetim, de autoria de Benedito Ruy Barbosa, foi ao ar em 1990 e venceu a Globo em São Paulo em 54% dos dias em que foi exibida (entre os dias 26 de março a 11 de dezembro de 1990), enquanto no Rio de Janeiro, a vitória foi ainda mais expressiva: 71% dos dias.


Essas informações foram recuperadas pela jornalista Lígia Mesquita, da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo. “Contra Os Dez Mandamentos, de 23/3 até 10/11, a Globo venceu o embate direto em SP em 95% dos dias”, informou, lembrando que a Record tem comemorado justamente o fato de tirar uma fatia da audiência da concorrente.

“Na média geral, no horário de embate da Record com o “JN” e a novela das 21h, a Globo registra 23 pontos de média no Ibope em SP, contra 16 da Record (cada ponto equivale a 67 mil casas). Em 90, a Globo, com Rainha da Sucata e Araponga, teve média geral de 27 pontos, e a Manchete, de 26 (cada ponto equivalia a 40 mil casas)”, acrescentou.

Pensando no presente, a autora de Os Dez Mandamentos, Vivian de Oliveira, comemora os resultados alcançados, e destacou sua preocupação em ser o mais fiel possível à narrativa bíblica sobre a travessia do povo hebreu pelo Mar Vermelho.

Muitos telespectadores estranharam a presença da coluna de fogo barrando o avanço do exército egípcio, mas Vivian destacou ao R7 que isso se deve ao fato de que muitos filmes sobre a história nunca abordaram esse lado: “A Bíblia diz que a coluna de fogo, que representava Deus, guiava o povo hebreu e serviu de escudo para impedir a passagem do exército egípcio enquanto Moisés abria o Mar Vermelho. Foi um amplo trabalho de pesquisa, muita dedicação e carinho, conciliando com a história da novela correndo normalmente”.

5 COMENTÁRIOS

  1. Que seja essa vitória um reconhecimento e uma resposta aos críticos, que sempre maeginalizaram a Bíblia sagrada e os cristãos.

    Ficamos felizes por ver uma história bíblica sendo difundida e apreciada por milhares de pessoas no Brasil e mundo.

    Parabéns a Record, a todo elenco por esse maravilhoso trabalho. E que venha a 2ª fase de Os Dez Mandamentos e a sequência com Josué e a Terra Prometida.

  2. Logo depois do sucesso de pantanal a Manchete quebou.A record pode não pregar pq Edir Macedo sustenta sua rede com o dinheiro dos bobos da Universal.Como ele mesmo disse..OU DÁ OU DESCE!!

DEIXE UMA RESPOSTA