Papa Francisco diz que fim da obrigação do celibato “está na agenda” da Igreja Católica

132

Uma das questões mais delicadas nas tradições católicas é a exigência do celibato para os sacerdotes, que precisam abdicar da possibilidade de construir uma família para seguir o ministério.

O papa Francisco, que já admitiu que a exigência do celibato não é um dogma de fé, mas apenas uma tradição da igreja, voltou a falar no tema essa semana.

Durante uma entrevista concedida na quarta-feira, 19 de fevereiro, o papa afirmou que o fim do celibato é um assunto para o qual ele tem dedicado parte de seu tempo.

“Isso está presente na minha agenda”, disse Francisco aos jornalistas. A possibilidade do fim do celibato obrigatório abre inúmeros debates sobre a liturgia católica, pois atualmente os padres ocidentais que se casam tornam-se impedidos de conduzir celebrações religiosas.


De acordo com informações do iG, a punição aos padres que se casam não é aplicada a padres dos países orientais, onde o rito da Igreja Católica permite que o sacerdote continue em sua função caso se case.

Em outras oportunidades, Francisco já havia dito que nutre um “apreço” pelo celibato, porém entende que o tema precisa ser revisto, afinal, para muitas pessoas parte dos casos de pedofilia e homossexualidade dentro da Igreja Católica se deve a isso.

“A Igreja Católica tem padres casados, católicos ​​gregos, católicos coptas e no rito oriental. Não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida que eu aprecio muito e que é um dom para a Igreja. Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta [à discussão]”, afirmou o papa em maio de 2014, durante a viagem de volta à Roma depois de sua visita a Israel.


132 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil tem um défict de dez mil padres.

    Os já casados voltando, logo a igreja católica disporá de grande número, preenchendo, pois, a lacuna, afinal o Brasil em face dos grandes problemas morais, carece que de todos os clérigos de todos os credos para começar a vê diminuídas as grandes ondas de crimes.

    Tem que assumir e logo exortar o povo. Os evangélicos sozinhos não conseguem preencher, mais ainda pelos crimes ser quase sempre da autoria de católicos, Temos que formar e informar os brasileiros, Todos são responsáveis.

    • Quanta abrobrinha ,amigo se não sabe o que falas , cale se., disse que os crimes em grande maioria são de católicos., escuta aqui evanjegue fãnfarrao.,, e mostrar mos dados criminais do Japão , claro que a grande maioria dos crimes serão de budistas e assim por diante., agora não e a religião que fará sermos melhores ., neste país impera a violência devido termos um sistema de divisão de renda criminoso , um sistema político podre., mas podre mesmo., pum judiciário lento e cúmplice de leis ultrapassadas., diante de tudo isso temos o resultado ., educação as moscas., sistema público só corrupção., não me venha com essa de religião salvar um país ., quanto ao celibato é simples o padre entra no seminário., estuda filosofia , teologia., etc por anos e anos., faz seus votos e depois traem a santa igreja., se fez votos que cumpra ., conheço muitos saçerdotes que tem orgulho do celibato e dizem se fosse pra começar de novo ., repetiriam os votos com todas as letras , é uma questão de fe ., mas se a santa igreja assim um dia decidir mudar, ora , ora , e a santa igreja católica e apostolica ., bi milenar ., com a aprovação do espírito santo e ponto final., paz e bem

      • Mais uma vez sai disparando generaliza o assunto. Tem dificuldade apontar erros da ICAR. Meu caro, erros acontecem em todo lugar. Aquela imensa fila de senadores, deputados declaram ser catolicos. Nem por isso vou dizer que isso devido ao catolicismo. Agora querer impedir o impulso sexual por meio de dogmas, acho errado.

    • Lopes

      O que vc tem que entender é a motivação do crime. Se budistas ou xintoístas(que são maioria no Japão) cometem crimes, vc precisa ver se tais crimes foram cometidos por motivo religioso. Muitos cristãos aqui no ocidente, cometem crimes sem que o motivo seja a religião. Mas tb tem aqueles que cometem crimes por motivos religiosos.

      No caso da Igreja Católica, inegável que ela já cometeu crimes horríveis por motivações religiosas. A INQUISIÇÃO que perseguiu pessoas por séculos, é o maior exemplo disso. Não vou falar muito das cruzadas, pq nem todas foram crimes. Uma parte delas, serviram para defender o ocidente do islã. No entanto, casos como O MASSACRE DOS CÁTAROS, foram cruzada criminosas de cunho religioso, sim. O Papa Inocêncio III foi até questionado pelos templários da época, que não queriam tomar parte disso pois entendiam que o inimigo do cristianismo era o islã e não os Cátaros.

      Protestantes estão longe de serem os santinhos do paraíso. A começar pela Inquisição Calvinista que matou muita gente. Ou exemplos recentes de segregação, como a odiosa Ku Klux Klan que foi fundada na igreja Metodista, teve muitos BATISTAS como membros e entre eles, o PAI DO PENTECOSTALISMO.

      O nazismo tb foi cria do protestantismo. Ou nunca ouviram fala dos cristãos germânicos e do cristianismo positivo? Vcs podem até chamar de heresia. Mas não neguem que existiu.

        • Lopes, slach e nostafora,

          O Brasil tem hoje quase 50% de evangélicos, o governo é que não publica, esconde os dados. Basta andar e vê o números de templos evangélicos ou não católicos. Isso é outra discussão, então que se preparem pra discutir.

          Já no tocante aos criminosos, basta uma simples consulta aos que são apenadas ou presos. Se de um grupo de presos, 1 ou nenhum é de outra matriz religiosa, todos são católicos ou pais católicos. Também com pregações e exortações mal formuladas, querem o que? Formar cidadãos com água e açúcar? E o que é pior competindo essa frágil formação com a mídia da tv e da internet? Tem que ser mensagem de salvação, renovação, de mudança todos os dias, não sendo atoa que as igrejas usam os mais diversos estilos de músicas tentando envolver e socializar os jovens, modo de arrastá-los fora das mãos dos traficantes, donos de bares e da prostituição profissional.

          Um coreano me retrucou dizendo que essas coisas que ocorrem aqui no Brasil, tais não são vistas na terras orientais não. Deu-me uma lição de moral, pois fui repetir pra ele a historinha que era os fins dos tempos, a modernidade, e disse de outros países mais do ocidente que não são essa baderna, citando o Canadá.

          Quanto ao teu discurso, que é uma repetição dos de políticos de oposição em campanha que atribui tudo ao social, bom revê-lo, pois se assim fosse a Índia seria o primeiro lugar em crimes, os países africanos. Essa é uma forma discriminatória da pobreza, vez que a ela é atribuída a mecha de violenta, de bandida, duma insurreição generalizada.

          Respeite os pobres.

          Nós não sabemos exigir dos políticos a despoluição dos rios, a recomposição das matas, a abertura das escolas nos finas de semana em prol dos jovens e da coletividade e os nossos pais não participam p/, em acompanhando os filhos, evitar e diminuir os excessos deles e dos outros. As igrejas não conversam sob como trabalhar a segurança, não enfrentam nossas autoridades e levam planos, só sabemos reclamar.

          No início da reforma, os excesso, slach, seja maduro, pois os excesso havidos dos reformistas foi numa forma de reação à brutalidade católica, outrossim, havia uma guerra civil, pois os povos cansados do jugo católico, não esquecendo você que a reforma de lutero se deu menos de quarenta anos depois da igreja exigir(e o povo católico gostou) que os judeus se convertessem à força. Não quero e católico algum de vergonha quer ter ao seu lado nem judeu/muçulmano/budista sentados ao seu lado na igreja resultante de uma pressão, sim por conversão, compreensão, à força, nem minha mulher e filhos.

          Alemanha tinha 400 de evangélica e no seu território os judeus frutificavam, bons cidadãos, respeitados, tendo entre eles um de renome o famoso cientista da teoria da relatividade, ou seja, nada de movimento religioso contra do povo alamão, tudo foi mudado com a subida ao poder e á força do do católico vindo do país católico vizinho, a Austria, pais este que os padres são remunerados pelo estado.

          O povo católico da Venezuela é culpado do bolivarianismo de maduro/chaves?

          O povo católico é responsável pelas ações de desgovernos dos papas e da cúpula católica?

          Plantar batatas!!!

        • Lopes, slach e nostafora,

          O Brasil tem hoje quase 50% da população composta de evangélicos. O governo é que não publica, do contrário escondem os dados.

          Basta andar e vê o números de templos evangélicos ou não católicos, mas isso é outra discussão, então que se preparem quando vir enfrentar.

          Já no tocante aos criminosos, basta uma simples consulta junto aos apenadas.

          Se analisar num grupo de 100 presos, 1 ou nenhum é de matriz outra(espírita, evangélico..), em verdade todos são católicos ou filhos de pais católicos.

          Também com pregações e exortações mal formuladas, querem o que?

          Formar cidadãos com água e açúcar é possível? E o que é pior competindo essa frágil formação com a mídia da tv e da internet, da ocupação dos pais em suas atividades diárias em que os filhos são cuidados por terceiros?

          Tem que ser mensagem de salvação, de renovação, de mudança todos os dias. Não é atoa que as igrejas usam os mais diversos estilos de músicas e outras coisas na tentativa de envolver e socializar os jovens, modo de arrastá-los de fora das mãos dos traficantes, dos donos de bares e da prostituição profissional.

          Um coreano me retrucou dizendo que essas coisas que ocorrem aqui no Brasil não são vistas na terras orientais. Me passou uma lição de moral. Também, fui cair nessa de repetir pra ele a historinha que tudo era decorrente dos fins dos tempos, da modernidade. Disse ele ainda de outros países do ocidente que não são essa baderna, lembrando agora o Canadá, um dos citados.

          Quanto ao teu discurso. É uma repetição dos discursos proferidos em época de eleições e em cima dos palco pelos políticos de oposição, Sim, em campanha atribuem tudo ao social.

          Bom revê-lo, dizendo eu isso ao examinar a situação de fome e miséria de países como a Índia, muitos africanos, quando não tem eles esse enjeitado primeiro lugar em crimes,

          Essa é uma forma discriminatória contra o pobre, vez que a ele é atribuído a mecha de violento, de bandido, é como se ele vivesse numa insurreição generalizada matando e morrendo por não ter acesso a patrimônio.

          Respeitemos os pobres.

          A verdade é que nós não sabemos exigir dos políticos a despoluição dos rios, a recomposição das matas, a abertura das escolas (fins de semanas) em prol dos jovens e da coletividade, nossos pais não participam p/, em acompanhando os filhos, evitar e diminuir os excessos deles e dos outros alunos.

          Ora, as igrejas não conversam sob como trabalhar a segurança, não enfrentam nossas autoridades e nem levam planos, só sabemos reclamar.

          No início da reforma, os excessos, slach, (seja maduro), havidos dos reformistas foi numa forma de reação à brutalidade católica, outrossim, havia uma guerra civil decorrente do cansaço do povo em geral ao jugo católico. Não esqueça que a reforma se deu menos de quarenta anos depois da igreja exigir(e o povo católico não gostou) que os judeus se convertessem à força.

          Não quero e católico algum de vergonha quer ter sentado ao seu lado, num banco de igreja, judeu/muçulmano/budista se resultante de pressões, sim por conversão, compreensão, em verdade, à força? Nem minha mulher e filhos.

          Alemanha tinha 400 de evangélica e no seu território os judeus frutificavam, bons cidadãos, respeitados, tendo entre eles um de renome o famoso cientista da teoria da relatividade, ou seja, nada de movimento religioso contra do povo alamão.

          Tudo foi mudado com a subida ao poder e á força do católico vindo do país católico vizinho, a Austria, pais este que os padres são remunerados pelo estado, Hitler.

          O povo católico da Venezuela é culpado do bolivarianismo de maduro/chaves?

          O povo católico é responsável pelas ações de desgovernos dos papas e da cúpula católica?

          Plantar batatas!!!

      • Fui pesquisar a origem religiosa de Hitler e encontrei mais pessoas dizendo que era do catolicismo. De qualquer forma, penso que o Lopes nutre um rancor enorme contra os evangelicos. Olhe a revista VEJA de 15.03.2000, ed. 1640 e depois comente.

      • Sei que é pessoal, mas um amigo de infância., homicida., está presídio de taubate., pegou 126 anos por ter matado vários., foram uns evanjegues lá jogaram água do volume morto na cabeça dele.. E óleo de soja., e o transformaram em pastoreco ., este cara se dizia católico ., mas ser católico e acreditar que Jesus ., morreu na cruz por todos., não ficar com heresias causando divisões., há gente do mal em todos os setores da sociedade., paz e bem

      • Olha! Deixe de mentiras e procure ver as pesquisas nas cadeias.

        A grande maioria professam ser da ICAR.

        Acontece que isso incomoda muita gente que visita este site, baixando o debate no campo das ideias. Respeitem seus semelhantes mesmo divergindo de vcs.

  2. Os coroinhas vão agradecer,um padre casado com certeza a mulher dele vai ficar de olho nele caso ele agarre alguma criança.
    se aquele padre pedofilo de arapiraca fosse casado talvez não tinha acontecido aquele escandalo todo de pedofilia, porquer?porquer ela vai ficar em casa e caso ela desconfiasse dele denunciaria com certeza.
    lógico que os casos de pedofilia não ia parar,mais uma mulher do lado iria ter os sacerdotes mais dificuldade e temor.

  3. Esse negocio de castraçao obrigatoria tipo (nao pode casar porque e tradicao da igreja e se desobeder, vai pro inferno) leva qualquer um a loucura piscologica. Nao julgo esses padres por serem tarados como eles sao, por que quem deixa o homen com essa debice mental e a propriaa igreja com suas (tradicoes) esquecendo que o fundamental para a salvacao e ser uma pessoa digna e honesta e de bom carater com mansidao e pricipalmente amor com o proximo. Mais eles querem ir alem (nao to falando so do catolico nao. Os evangelicos tambem estao na lista apesar de ter tradicao um pouquinho diferente) eles querem ser radicais. Vou dar uma dica. Se por acaso vcs lideres de igrejas (tanto catolica quanto evangelica), querem realmente a pureza sexual de seus (funcionarios) entao corta logo o pinto de todo mundo e pronto. Ja que vcs querem ir alem da natureza humana, tao faça isso. Fica ai a dica

  4. NÃO SE ENGANEM, ESTE É APENAS ALGUNS PASSOS QUE A ALA GAY DA IGREJA OU SEITA CATÓLICA COMEÇA A DAR, UM PRIMEIRO PASSO LIBERAR OS HÉTEROS OS PEDÓFILOS PARA CASAREM, VÃO ACABAR COM AS MULAS SEM CABEÇA
    SEGUNDO LIBERAR O CASAMENTO GAY PARA OS PADRES, QUE VÃO ATENDER ESTAS COMUNIDADE, VAI COMEÇAR O RACHA, A ALA GAY ESTÁ PREPARANDO O FUTURO QUEM VIVER VERÁ

  5. Lopes, slach e nostafora,

    O Brasil tem hoje quase 50% da população composta de evangélicos. O governo é que não publica, do contrário escondem os dados.

    Basta andar e vê o números de templos evangélicos ou não católicos, mas isso é outra discussão, então que se preparem quando vir enfrentar.

    Já no tocante aos criminosos, basta uma simples consulta junto aos apenadas.

    Se analisar num grupo de 100 presos, 1 ou nenhum é de matriz outra(espírita, evangélico..), em verdade todos são católicos ou filhos de pais católicos.

    Também com pregações e exortações mal formuladas, querem o que?

    Formar cidadãos com água e açúcar é possível? E o que é pior competindo essa frágil formação com a mídia da tv e da internet, da ocupação dos pais em suas atividades diárias em que os filhos são cuidados por terceiros?

    Tem que ser mensagem de salvação, de renovação, de mudança todos os dias. Não é atoa que as igrejas usam os mais diversos estilos de músicas e outras coisas na tentativa de envolver e socializar os jovens, modo de arrastá-los de fora das mãos dos traficantes, dos donos de bares e da prostituição profissional.

    Um coreano me retrucou dizendo que essas coisas que ocorrem aqui no Brasil não são vistas na terras orientais. Me passou uma lição de moral. Também, fui cair nessa de repetir pra ele a historinha que tudo era decorrente dos fins dos tempos, da modernidade. Disse ele ainda de outros países do ocidente que não são essa baderna, lembrando agora o Canadá, um dos citados.

    Quanto ao teu discurso. É uma repetição dos discursos proferidos em época de eleições e em cima dos palco pelos políticos de oposição, Sim, em campanha atribuem tudo ao social.

    Bom revê-lo, dizendo eu isso ao examinar a situação de fome e miséria de países como a Índia, muitos africanos, quando não tem eles esse enjeitado primeiro lugar em crimes,

    Essa é uma forma discriminatória contra o pobre, vez que a ele é atribuído a mecha de violento, de bandido, é como se ele vivesse numa insurreição generalizada matando e morrendo por não ter acesso a patrimônio.

    Respeitemos os pobres.

    A verdade é que nós não sabemos exigir dos políticos a despoluição dos rios, a recomposição das matas, a abertura das escolas (fins de semanas) em prol dos jovens e da coletividade, nossos pais não participam p/, em acompanhando os filhos, evitar e diminuir os excessos deles e dos outros alunos.

    Ora, as igrejas não conversam sob como trabalhar a segurança, não enfrentam nossas autoridades e nem levam planos, só sabemos reclamar.

    No início da reforma, os excessos, slach, (seja maduro), havidos dos reformistas foi numa forma de reação à brutalidade católica, outrossim, havia uma guerra civil decorrente do cansaço do povo em geral ao jugo católico. Não esqueça que a reforma se deu menos de quarenta anos depois da igreja exigir(e o povo católico não gostou) que os judeus se convertessem à força.

    Não quero e católico algum de vergonha quer ter sentado ao seu lado, num banco de igreja, judeu/muçulmano/budista se resultante de pressões, sim por conversão, compreensão, em verdade, à força? Nem minha mulher e filhos.

    Alemanha tinha 400 de evangélica e no seu território os judeus frutificavam, bons cidadãos, respeitados, tendo entre eles um de renome o famoso cientista da teoria da relatividade, ou seja, nada de movimento religioso contra do povo alamão.

    Tudo foi mudado com a subida ao poder e á força do católico vindo do país católico vizinho, a Austria, pais este que os padres são remunerados pelo estado, Hitler.

    O povo católico da Venezuela é culpado do bolivarianismo de maduro/chaves?

    O povo católico é responsável pelas ações de desgovernos dos papas e da cúpula católica?

    Plantar batatas!!!

  6. A Igreja Católica aprendeu com os erros do passado e hoje é referência e modelo de gestão
    mundial para o mundo por saber conviver em paz respeitando as diferenças a a diversidade geral.Quanto aos evangélicos do fanatismo,querem o poder para mergulhares nas eras das trevas
    e das barbáries da idade média.

    • Quenta não caro janio., eles só tem 100 -anos ou menos de experiência., não da pra comparar., né., vamos aos frutos dos evanjegues., Silas mala sem alça., valdomiro sandiablo., o David miromba , esse ai morreu ontem ., meus sentimentos., a periquete Sônia ostentacao.,
      O profeta barbicha de bode do Brás edirzimo., então caro janio só ricassos só milionarios ., a humildade católica nos faz bem., oremos

      • A igreja católica é trilionária,são mais de 10 trihões a fortuna dela que é pública,mas
        a serviço da humanidade,é que ela não toca trombeta,deixa que a grande imprensa
        mundial a reconheça.reconhecida por todas as autoridades da terra pro pregar paz
        e amor caridade aos mais fraco e necessitados,além de pressionar os poíticos
        por políticas públicas que contemple justiça social.É que os políticos não prestam,não valem nada.Os votos do católicos vão para todos os politicos,até
        para donos de seitas.Ela respeita a liberdade de consciência das pessoas conforme o desejo de DEUS.Á liberdade de consciência geral é inalienável.As
        igrejas sérias sabem disso e por isso se corrompem menos ou quase não se corrompem.Mesmo com tanto poder mundano,a CATÓLICA é a mais humilde de todas.Os padres respiram o perfume de JESUS diante de tanta bondade.Já os
        pastores,fedem e vivem embaixo de críticas e rejeição geral.

          • Jânio,

            A humanidade a serviço dela.

            Eu e muitos outros cristãos e não cristão que não pertencem a ela respondem com seus impostos aos serviços de reforma das igrejas católicas.

            Tem aqui no Brasil a taxa na venda dos imóveis que vão pra tua igreja.

            O medo que os evangélicos cheguem ao poder, deve de ser disso, bem assim soltar as barras dos políticos católicos e ter que segurar a dos evangélicos.

            Tem outra explicação? Ora, até padre Marcelo veio com essa história de que não é bom político religioso, sendo que todos que aí estão são católicos.

            Pode mandar o atestado de idiota, aliás o padre de mato grosso já chamou os evangélicos de idiotas, falta apenas a certidão/declaração escrita, manda que eu quero tê-la em casa, a oficialização de que sou jumento/burro/cavalo;

          • Não lulala., o janio está coberto de razão., vamos aos exemplos., caritas internacional está obra abrange todo o mundo., pastoral da criança salvou milhares de crianças no Nordeste brasileiro., na africa., Haiti inclusive a beata Zilda arma morreu no terremoto lá., os vicentinos que levam alimentos para os necessitados., milhares de asilos., creches., entre outras centenas de assistência que a santa igreja promove., que se eu for detalhar aqui não viverei para colocar em linhas gramaticais ., no entanto vens tu ., caluniar obra tão majestosa., coisa que os protestantes estão la atras

          • O trabalho isolado de uma pessoa ou de pessoas, Nunca foi uma frente, nunca foi algo do tamanho e da importância que essa igreja tem para o mundo, São temas isolados, e muitos com fins de tocar trombetas.

            Não se vê um padre e uma freira, não se vê pessoas nas grandes tragédias, não se vê, por favor, em quase nada.

            Escolas são as mais caras, os hospitais, por possuírem recurso dos governos, são administrados, que é diferente de trabalho social.

            Este país não tem ação social, pois a igreja que tem mais adeptos é inerte, coisa que vinha falando aqui, e teu pastor, o papa, confirmou a inoperância dos líderes católicos;

            Missa, missa, missa, missa, missa, missa, sequer possuem padres para tanta gente, sequer possuem templos, aí as missas são uma em cima da outra, é s´casamento, casamento, casamento.

            Assim não dá;

          • Claro,pare de ser analfabeto e acompanhe grande imprensa mundial
            que é imparcial.Quanto cita você,evangélicos,é para fazer denúncias e
            chacotas. Éque vocês não prestam,não valem nada.Não estou me
            referino evangélicos sérios,mas a fanáticos.

          • Lulala,a sua seita não dar uma bala a ninguém,e se der,a pessoa chupa,mas os dentes cai de tão mesquinhos que são vocês.A grande
            imprensa sabe o que diz e o que escrevem.Só citam vocês com denúncias e chacotas,como fanáticos,lunáticos e perigosos à sociedade.

          • A igreja católica ajuda milhões e milhões de pessoas abaixo da linha
            da miséria em todo o mundo.A miséria do mundo é grande.O Brasil não passa fome.Fome passam os povos da África Subsaariana,são
            vários Países na extrema miséria,parte da Índia.Foi lá que viveu a Madre Tereza,na Cidade de Calcutá,cidade quase do tamanho de São Paulo,mas o lixão de Sao Paulo é mais rico que lá.

          • Levi,os trabalhos sociais da Igreja Católica não são isolados,são obras
            de JESUS coletivas e também isoladas que envolvem milhões e
            milhões de pessoas em todo o mundo,pois a teologia maior daigreja é esta:Amar DEUS de todo o seu coração e ao próximo co o a si mesmo.
            Já vocês são ensinados a terem o coração exercitado na ganância,
            avareza e mesquinharia……

          • Celso,ela faz mesmo e ainda usa de seu podere prestígio para influenciar os políticos nas plíticas publicas em prol da justiça social.É
            que os políticos não prestam mesmo,não temem a DEUS e não valem
            nada.Os políticos evanjegues ainda são mil vezes piores,pois,além de
            incompetrentes e inperantes,quase todos corrupto envilvidos em processos e mais processos.Só JESUS n

          • Jânio,

            Claro que você não é lacraia de seita. Sim a própria seita na forma de lacraia, a peçonhenta mais conhecida, a que mais matou e mata. Veja você, totalmente morto de espírito, dominado.

        • Janio,

          Então se é tudo isso que você diz, temos duas coisas: que sou cego e que o papa francisco é mentiroso.

          A imprensa e a bíblia, é pancada de todos os lados, pois tua igreja vem massacrando e vem fugindo da ética já faz 1700 anos, desde quando constantino criou vocês, é só briga. Briga com muçulmanos, briga com os próprios católicos, briga com os reis quando os interesses são contrariados.

        • Janio grande parte da riqueza que a igreja medieval tem, foi tomado daqueles que não queriam seguir os falsos ensinos da tua igreja, no periodo da idade média, matavam as pessoas cristãs verdadeiras, e se apossavam de seus bens, resultando em incontáveis fortunas…Deus não precisou de usar fortunas para pregar o Evangelho Eterno ao mundo todo no primeiro século…E findará a sua obra aqui na terra sem estes meios ganhos pelo sangue de fiéis cristãos.

    • Se fizer uma pesquisa no meio evangélico sobre qual religião eles preferem que seja
      a majoritária para dominá-los,com certeza quase todos preferem a católica.Ah,Levi,quem sabe a sua seita será a vitoriosa,coitada.A católica aprendeu a respeitar e a aceitar
      tanto as pessoas co mo ela é,como as opositoras inimigas que,por inveja,ambicionam o
      seu poder dando por DEUS e mantido por DEUS,e como disse JESUS a respeito dela:E
      as portas do inferno não prevalescerão sobre ti.Quem é de DEUS vence o mundo como
      ela.Todos ue se levantam contra caem por terra,quer sejam seitas,reis,nobres e demais
      poderosos.No Brasil são mais de 115 mil seitas falando mal dela querendo o poder e
      ela não dar nem satisfação e nem fala mal destes fanáticos de sesperados por fama,dinheiro e poder.Isso qué é fé,pois os cãos late em desesperos enquanto a
      carruagem de JESUS com sua história,seus santos e seus selecionados passam.

      • Jânio,

        Cê deve de ser doido barrido.

        Nenhuma igreja cristã quis e/ou tem interesse em ser estado, somente a tua mesmo.

        Vá em todas, elas somente pensam na vida do porvir.

        Já a tua, vem matando e se despedaçando, por isso é que são assassinatos, ONU chamando a atenção por causa da ausência de freio na pedofilia, judiciários do mundo todo chateados com as pedofilias, é dinheiro do povo usado pra reforma das tuas igrejas.

        Meu caro, que é isso? Somente escândalos. É uma revoada só de católicos no mundo todo pra outros seguimentos cristãos.

        Você deve de ser um desses católicos que vivem enclausurados e que somente permitem a você lê os textos de produção católica.

        Tenho pena.

        Até teu Pastor, o papa, encontra-se enauseado, vomitando, encharcado, enojado, apoquentado, chateado, p da vida, embasbacado, preocupado, desnorteado, mordido com os da tua igreja, em especial a turma cúpula.

        Diz teu pastor que os clérigos da tua igreja vivem encastelados, vivem de carros novos e da melhor qualidade, que são apontadores, que se bastam em si próprios, que não sabem olhar e refletir os próprios erros.

        O papa não aguenta mais os doidinhos iguais a você que não quer vê o barco afundando, coisa esta que até um cardeal, Malaquias, há mil anos conseguiu enxergar o papa atual sendo o último; Nostradamus viu a barco papal em situação de perigo, as meninas de Fátima viu o papa e e igreja em perigo.

        Quanto ás portas do inferno não prevalecer, pergunto o que é isso tudo?

        A porta do inferno prevaleceu dentro de vocês e dos do Império Romano, pois mataram, afrontaram, mas não conseguiram destruir os outros cristãos, a verdadeira igreja;

        As igrejas outras vocês não derrubaram, sejam a ortodoxa, a grega, as protestantes.

        Vocês querem aniquilar as outras, e querem reger as outras via um papa?

        Fico a imaginar aqui a pior mentira que existe é essa de uma só pessoa reger a católica,

        Sim, JPII estava quase morto, portanto não decidindo nada, há mais de sete anos quando veio a óbito, sendo levado de um lado pra outro como quem leva uma estátua, mas a mentira correndo solta ao transmitir pra o mudo que ele, coitado, regia tudo. Que nada, era invasão financeira, era pedofilia não combatida, era Bento XVI sem autoridade de papa ainda tentando resolver. Desmando só, aí quer que essa cúpula reja os demais cristãos do mundo?

        Calma ai, cristão inocente!!!!!!

    • O que mostra o quanto foi dolorosa a derrota da igreja na Unificação Italiana. Eles tinham quase que a Europa toda e ficaram apenas com o Vaticano.

      Isso parece que deu um toque de realidade pra Igreja. Claro que uma mudança dessas, não é rápida. Tanto que a unificação italiana aconteceu em 1870 e só agora estamos vendo os reais efeitos dela na Igreja.

      Já vi católico dizendo que, se as coisas continuarem assim no que diz respeito aos evangélicos, eles vão passar pela mesma coisa que a igreja passou no século 19.

      Ou seja, uma hora a indignação da sociedade com o evangelismo será tamanha, que faremos uma revolta contra eles.

      • Slash,

        Não foram os outros de outros credos que se revoltaram com a tua igreja, não. Seja sincero.

        Foram os próprios católicos. Todas as vezes que se deram as insurreições foram os católicos. Seja com os cátaros, com os protestantes, na tomada da bastilha.

        Quem foi ajuizar ações contra a igreja católica quanto aos casos das pedofilias foram os próprios católicos.

        É brincadeira mesmo…

    • “Se quisermos compreender a decidida crueldade de Satanás, manifestada no transcurso dos séculos(principalmente na idade média: idade das trevas: inquisições, morticínios cruéis, genocídios, etcs….) , não entre os que jamais ouviram algo acerca de Deus, mas no próprio coração da cristandade e através da mesma em toda a sua extensão, temos apenas de olhar para a história do catolicismo. Por meio deste gigantesco sistema (poderoso e rico) de engano, o príncipe do mal leva a efeito seu propósito de acarretar a desonra a Deus e a desgraça ao homem

  7. E uai, o jeito e eu voltar a receitar uns cha com ch pra esse pessoal do sitio do pica pau vremeio, vixe maria virguvige cururuis de credo cum tanta brigaiada sior, Os ultimos serão os primeiros e os primeiros serão os ultimos, hum hum hum, tem gente ai percisano mutio de um uns bom xas com x, qui nervos qui raivas qui odios cada um mais pior que o outro, ora seja de um jeito ou de outro o papa esta no caminho certo, tem sim que liberar o casamento para seus sacerdotes, ora aquele que queira ser sacerdote no calibato tem livre arbitrio e o que quiser casar então que se case e tambem exerça seu sacerdócio e assim que tem que ser, e tem que acabar com o vinho chapinha para os padres, todos tem que participar com o vinho e com o pão, não somente o padre, pão sem fermento e suco mosto de uva,batizar todos os católicos no batismo por imersão e a partir dos 12 anos de idade, pois o batismo somente e valido quando o ser humano sabe distinguir o certo do errado, não adianta me xingarem fui católico por longos 36 anos sei muito bem o que e eo que e a doutrina católica, mas eu disse mas ja e um começo deixar que o aspirante ao sacerdócio escolha o seu livre arbitrio, casar ou calibatar, quem tem que escolher e o aspirante e não a igreja, assim com certeza muita coisa irar deixar de acontecer dentro das fileiras católicas, bem dei minha versão agora podem xingar-me pois de pronto os perdoarei pois assim como Deus não leva em conta os dias de ignorancia eu tambem não levarei, fui

    • Caro o que falas o intestino expeli., qvc herege nunca foi católico, era simplesmente um fãnfarrao..se fosse um católico verdadeiro não seria tão arrogante , talvez não fosse mesmo mais agora que bandeou para as fileiras de lutero ., olha ai como estas uma sandalhinhas da humildade te fará muito bem., perseguidor da santa igreja ., afasta se seguidor de seitinhas de esquinas

    • Que o Senhor te repreenda espirito maldito, tu es um escravo do mundo e deste teu coração dominado pelo mundo sai todas as suas angustias em feu de amargura proferes infamias e mentiras, desta tua boca de sulapa não sai nada de aproveito, tu es um dominado um escravo, escravo da idolatria escravo do mundo este seu coração dominado te leva a mentira e ou engodo, como disse que o Senhor da Gloria filho do Deus Vivo te repreenda espirito maldito

      • Quem és tu fãnfarrao evanjegue espalhador de fábulas e mentiras de seitas mundanas., quem te deu autoridade imundo de amaldiçoar ou bendizer alguém., te enxerga capiroto de lutero., se fosse um sacerdote católico ai sim estaria preocupado mais partindo de uma mula como vc., olha a resposta abaixo

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkchora evanjegue

        • To aqui é muito do que posto., não e nem dez por cento das maldizencias dos evanjegues que insistem em criticar ., o papa , afirmem e a igreja una santa católica de Cristo., no do outros é refresco né fanfarrao

  8. “E adorá-la-ão (Roma papal – primeira besta do Apocalipse 13) todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro(Jesus Cristo – único salvador) que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8

  9. O que é a marca ou sinal da besta citado em Apocalipse 13:4, 5, 6?
    R.: João foi convidado a contemplar um povo distinto dos que adoram a besta(Roma papal) ou a sua imagem(Protestantismo apostatado)observando o primeiro dia da semana(domingo). A observância desse dia é o sinal da besta(roma papal). O sinal da besta é o dia de repouso papal. Quando vier a prova, será mostrado claramente o que é a marca da besta. Ela é a observância do domingo. O sinal, ou selo, de Deus é revelado na observância do sábado sétimo dia (E^xodo 20:8-11/Ezequiel 20:20/ Lucas 23:54-56/ Lucas 4:16) – o memorial divino da criação… A marca da besta é o oposto disso – a observância do primeiro dia da semana…Todos os pequenos e os grandes,… faz que lhes seja dada certa marca(Sinal da besta papal – guarda do domingo)sobre a mão direita, ou sobre a fronte.” Apocalipse 13:16.

        • O próprio Cristo em Mt 19, 12 exalta o celibato:

          “Pois há homens incapazes para o casamento porque assim nasceram do ventre da mãe; há outros que assim foram feitos pelos homens, e há aqueles que assim se fizeram por amor do reino dos céus. Quem puder entender, que entenda”.

          Quem puder entender, entenda…!

          Mas Cristo continua:

          “E todo aquele que deixar casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos por amor de meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna.” (Mt 19,29)

          Quem puder entender, que entenda…!

          • Ao pé da letra se chega à conclusão que vocês católicos chegam.

            O que Cristo fala é do amor exagerado, do apego, não de deixar filhos, pais, que seria a denegação do casamento.

            Pergunto, o casamento é ou não é de Deus?

            Vocês são loucos, meu caro. Sinto muito, esquecendo que ao enaltecer uma coisa, finda por pôr abaixo outro princípio,

            Exemplo, se minha mulher chegar e dizer ou eu ou a tua igreja., Digo, as duas. Mas, já que tem que escolher, escolho Deus.

          • Levi, a sua hermenêutica anda um tanto quanto calibrada, quem sabe sendo menos crítico e com mais boa vontade você consiga compreender melhor.

          • Mauro,

            Minha hermeneuta?

            Os sacerdotes judaicos se casavam. Todos os personagens da bíblia casaram. A igreja católica admitia o casamento desde sua criação, 300 dc até 1200. Clérigos da maioria das religiões se casam. O casamento é uma necessidade/obrigação. Pedro era casado. Se Pedro era casado, provável que havia outros entre os discípulos, aliás há comentário em uma passagem do novo testamento dizendo que era permitido levar as mulheres nas viagens,

            Ora, quem não se casa fica com mecha ou de pessoa chata ou de sexualidade controversa, disso sendo zombados. Cristo quis repreender a zombaria, dai enaltecido alegando que seriam mais úteis, pois supostamente trabalhariam mais.

            Desde quando Cristo é contra o casamento?

            Desde quando Cristo é explorador de pessoas?

            Desde quando Cristo ensina o homem a denegar a natureza?

            Vocês passaram 900 anos acatando o casamento e apenas 800 o celibato, aí querem dar lições de congruências?

            A dúvida que pairava Paulo devidamente a dissipou. O celibata é um jugo, pois o homem normal, a não ser que seja enfermo, tem vontade, tem carência. Aliás, Paulo disse a mesma coisa que Cristo, somente não se case os se vejam apagados sexualmente, mas os que se abrasam, casem-se. Disse que seria o casamento um dos requisitos ao bispado, inclusive ter filhos.

            Hermeneuta eu? Sim vocês, Aliás, se existe povo desobediente a seus pastores é o católico, haja vista que o papa atual esclareceu de vez essa pendenga dizendo que não se tratava de doutrina bíblica, sim concepção do catolicismo. Mandar o padre excluir você por pregar o inverso dele.

          • Levi, um presente pra você.

            Imagina-se lendo uma bíblia de 1.700 anos ! A Igreja católica a guardou e a disponibiliza inclusive para você.

            Quando o passado e o futuro se encontram. Assim pode ser descrita a notícia de que o manuscrito Códex Vaticano, uma edição da Bíblia datada do século 4º d.C., foi digitalizada pelo Vaticano e está sendo disponibilizada on-line para a apreciação, digamos, dos mais estudiosos.

            Ele é composto por 759 folhas de velino em letras unciais, e é considerado uma das edições da Bíblia mais próximas da original, o que fez instrumento de trabalho para muitos estudiosos e pesquisadores cristãos católicos e até mesmo dos mais ácidos irmãos evangélicos.

            A versão digitalizada do documento histórico pode ser acessada através do link h-t-t-p://digi.vatlib.it/view/MSS_Vat.gr.1209.

            Por gentileza retirar o hífen contido no protocolo

            Paz e Bem

          • Mauro,

            Imagine o velho testamento de com livros contando com mais de quatro mil anos?

            A igreja judaica o guardou e entregou ao mundo todo, mas vocês católicos não respeita os judeus, pois além de persegui-los mundo afora, ainda determinaram que se convertessem à força, em 1493, disso gerado os cristãos novos, católicos apenas de fachada para satisfazer a vontade numérica, de membros, de hegemonia da tua igreja.

            Pergunto. Não é melhor ficar calado?

    • Elder, Paulo pede que os bispos e diáconos sejam “casados uma única vez” ou “maridos de uma só mulher” (1Tim. 3,2.12; Tit. 1,6). Isto, em um primeiro momento – como se apressam a nos dizer alguns irmãos evangélicos – pareceria excluir a idéia de um sacerdote ou bispo “celibatário”. Pois bem: não devemos esquecer que o próprio Paulo nos falava da conveniência de “não estar dividido” (isto é, não estar casado) e acrescentava que ele gostaria que “todos fossem como eu” (1Cor. 7,7-8), deixando claro que ele mesmo não tinha mulher e que preferia – certamente não impunha – que o servidor de Deus tampouco a tivesse (inclui também a virgindade feminina como caminho ideal para quem quiser servir a Deus com o coração indiviso). Ou seja, o que São Paulo pedia, ao dizer “que sejam [maridos] de uma só mulher”, não é que fosse necessário serem casados e tivessem ao menos uma esposa – como interpretam certos cristãos, fazendo exatamente o contrário de tudo o que o próprio Paulo escreveu em 1Cor 7 – mas que não fossem pessoas com vida dissoluta, possuindo várias mulheres, ou que tivessem se casado mais de uma vez. Temos aqui uma ordem que assinala um limite (não mais que uma mulher) e não uma obrigação (pelo menos uma mulher).

      Por outro lado, é óbvio que no começo da pregação cristã, quando o celibato não era um estado admitido pela sociedade, os Apóstolos não esperavam encontrar homens celibatários em número suficiente para dirigir as numerosas comunidades cristãs que iam surgindo, simplesmente porque não os havia e não se podia esperar que o desejo de Paulo – de que o servidor fosse celibatário – fosse imediatamente aceito e praticado em toda a Igreja. Não havia então seminários; as comunidades cristãs eram fundadas após a pregação e os homens mais capacitados nesse instante eram escolhidos [para dirigi-las]. Por isso, Paulo exige tão somente o indispensável, isto é, que não fossem dados à libertinagem ou já tivessem tido várias mulheres. Inclusive, é de se admirar que, nesse ambiente naturalmente contrário à abstinência sexual, Paulo tenha falado com clareza e pregado que “é melhor não casar”. Suas palavras são, indubitavelmente, proféticas.

      • Mauro

        Em 1Cor. 7,7-8, Paulo está dando sua opinião pessoal, no inicio da igreja primitiva, para os apóstolos lhes era mais conveniente não casar, pois estavam totalmente empenhados na divulgação do evangelho.

        Isso era algo que não lhes foi imposto, mas optaram por isso.

    • Levi, um presente pra você.

      Imagina-se lendo uma bíblia de 1.700 anos ! A Igreja católica a guardou e a disponibiliza inclusive para você.

      Quando o passado e o futuro se encontram. Assim pode ser descrita a notícia de que o manuscrito Códex Vaticano, uma edição da Bíblia datada do século 4º d.C., foi digitalizada pelo Vaticano e está sendo disponibilizada on-line para a apreciação, digamos, dos mais estudiosos.

      Ele é composto por 759 folhas de velino em letras unciais, e é considerado uma das edições da Bíblia mais próximas da original, o que fez instrumento de trabalho para muitos estudiosos e pesquisadores cristãos católicos e até mesmo dos mais ácidos irmãos evangélicos.

      A versão digitalizada do documento histórico pode ser acessada através do http://digi.vatlib.it/view/MSS_Vat.gr.1209.

      Paz e Bem

    • Ratifico em nome do Sagrado Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana que a raiz teológica do celibato pode, pois, ser encontrada na nova identidade dada àquele que é honrado com o Sacramento da Ordem.

      A centralidade da dimensão ontológica e sacramental, e a consequente estrutural dimensão eucarística do sacerdócio, representam os âmbitos de compreensão, desenvolvimento e fidelidade existencial ao celibato. A questão, portanto, diz respeito à qualidade da fé. Uma comunidade que não tenha em grande estima ao celibato, qual expectativa do Reino ou qual tensão eucarística poderá viver?

      Não devemos, pois, nos deixar condicionar ou intimidar por quem não compreende o celibato e quereria modificar a disciplina eclesiástica, ao menos abrindo fissuras. Pelo contrário, devemos recuperar a fundamentada consciência de que nosso celibato desafia a mentalidade do mundo, colocando em crise seu secularismo e seu agnosticismo e bradando, nos séculos, que Deus existe e está presente.

      • Mauro.

        O celibato, pra vocês.

        O casamento, para o povo.

        Há grandeza e virtude em tudo que vocês padres fazem, se bem que os de hoje, já os que viveram até 1200, esses eram sacanas, pois casavam-se iguais aos sacanas do povo?

    • kkkkkk, vc não observou que é opcional? você vai optar se quer ou não ser padre. se aceitar as regras do celibato vc segue a carreira de padre, se não aceitar, não segue. é uma exigência da igreja, mas, que você não é obrigado.

  10. Muitas pessoas acham que a permissão de casamento para os padres resolverá a crise das vocações sacerdotais. Pode até ajudar, mas não será, necessariamente, a solução mágica. Permitir que homens casados ​​sejam ordenados trará tantos problemas novos quantas soluções de problemas velhos. Para começar, a Igreja terá que avaliar muito bem se tem condições de sustentar padres casados e suas famílias. Um conhecido no Vaticano me disse, em conversa, que, quando a questão dos padres casados ​​é discutida, são os bispos das igrejas de rito oriental, que permitem o casamento do clero, os que na maioria das vezes mais desaconselham a mudança desta disciplina.

    Dizem que Francisco teria prometido “resolver o problema do celibato”. Esta declaração, por si só, já levanta uma série de perguntas. Em primeiro lugar, o que viria a ser esse “problema do celibato”? O celibato já seria em si mesmo um problema? Se a maioria dos padres católicos prometeu e viveu o celibato ao longo dos últimos mil anos, não parece que ele seja um problema tão grande a ponto de precisar de urgente reforma. É claro que existem os críticos do celibato. O ex-monge Richard Sipe, por exemplo, escreveu um contundente questionamento do celibato. O mesmo foi feito pelo dissidente católico Donald Cozzens. Enquanto isso, o padre anglicano Ray Ryland, convertido, escreveu em forte defesa tanto do celibato dos sacerdotes quanto da continência perfeita dos padres já casados​​ (ou seja, da abstenção de todas as relações sexuais).

    A primeira pergunta a ser feita, portanto, é esta: o que é esse “problema do celibato?”. Existem muitas pressões contra o celibato em nossa sociedade altamente sexualizada. O acesso e a aceitabilidade do “sexo livre” faz com que o celibato pareça muito estranho neste contexto. Além disso, com a diminuição das vocações sacerdotais, mais sacerdotes vivem o peso crescente da solidão; e com a expectativa de vida aumentando, a perspectiva de um voto de celibato pelo resto da vida se torna uma dificuldade maior ainda. O celibato, em si, pode não ser um problema urgente, mas é certamente verdade que a observância do celibato é muitas vezes bem desafiadora.

    E como poderia Francisco “resolver o problema do celibato”?

    Poderia não ser mediante a instantânea permissão para que os padres se casem, tal como muita gente imagina. Um jeito de resolver o “problema do celibato” é encontrar novas maneiras de suavizar alguns desafios da sua observância. Onde existem poucos sacerdotes, por exemplo, a diocese poderia juntar paróquias em grupos e pedir que os sacerdotes morassem em comunidade, em alguma casa central. Poderiam também ser criadas novas ordens religiosas de padres, para ajudar a resolver os problemas ligados à prática do celibato. Além disso, as fraternidades já existentes de sacerdotes poderiam ser encorajadas e fortalecidas.

    Quem estudou o assunto concorda que o celibato escolhido livremente pode ser um complemento maravilhoso do ministério sacerdotal. Já a aceitação relutante do celibato pode ser um fardo para o próprio ministério. Assim, poderiam ser tomadas outras medidas voltadas a valorizar e fortalecer a disciplina do celibato livremente escolhido em vez de aboli-la só porque a sua prática é difícil. Poderíamos também nos perguntar se o voto do celibato perpétuo precisa ser feito junto com a ordenação.

    Francisco terá enormes dificuldades pois a base da Igreja discorda frontalmente sobre o assunto.

    Quando Francisco diz que o celibato sacerdotal não é um dogma de fé e que a porta está aberta para mudar as normas, não significa necessariamente que isso será feito, mas que poderia acontecer de se aceitar o sacerdócio de homens casados se, em determinado momento, se visse necessário.

    Mas Francisco também afirmou que o celibato é um dom que o Espírito Santo deu à Igreja e que ele o valoriza muito.

  11. a seita catolica é burra desde a sua formação. todos sabem que ela é o berço da pedofilia e das aberrações gays. agora celibato vai contra ela mesma pois, afirma que seu fundador o apostolo pedro não era casado. como não era casado se ele tinha sogra?

    • Tinha sogra., fãnfarrao ., mas sua esposa já tinha falecido.. Não conheces ninguém no planeta que ficou viúvo e a sogra ainda vive., como já dizia meu velho avó.,
      Só quem pode com a cabeça do ignorante, e o pescoço.. Lamentavel.

    • santa ignorância! se você for todo mundo, aí sim, todo mundo sabe o q v vc falou. vc tá confundindo catolicismo com ceita.
      pegue uma pedra maior que vc e atire no mundo. procure se informar no meio científico e entenda os exemplos dados pra vc ver se entende um pouco da disseminação do homossexualismo. ponha um cento de ratos e também de homens e bois. respectivamente em recintos menores que o adequedo e passe a observar as atitudes. se vc quiser ir vá em um desses grupos, só que quando vc sair desse confinamento eu não posso adiantar qual será a sua decisão no novo mundo. por tanto, procure diminuir um pouco sua língua, pois vc pode pagar um preço muito alto por desconhecer as adiversidades da vida e tão pouco procura conhecer e descobrir pra poder falar. um grande abraço e que Deus toque no teu coração.

  12. Excelente comentario Mauro.A questao e mais complexa do que parece.Implica o celibato em nao somente se fazer uma opcao religiosa, porem ter certeza do chamado de Deus para se-lo.Infelizmente boa parte dos celibatarios nao tiveram uma revelacao e capacitacao clara de Deus para assumir tal compromisso e isto digo porque tambem existe o celibato no meio evangelico.Uma das explicacoes para tantos escanda-los sexuais e justamente o fato de alguns se chamarem e nao terem sido chamados.Outra coisa e que celibato nunca biblicamente deve ser imposto como a propria biblia nos diz,muito pelo contrario que se casem para nao se abrasarem e isto serve para todos.O texto de Paulo a Timoteo 1tm3/7 e claro quanto as credenciais do lider religioso,irreprensivel,esposo de uma so mulher,temperante ,sobrio,modesto,hospitaleiro,apto para ensinar,,nao dado ao vinho,nao violento,porem cordato,inimigo de contendas,nao avarento e que governe bem a propria casa,criando os filhos sob disciplina,com todo respeito,pois se alguem nao sabe governar a propria casa como governara a igreja de Deus,continue a ler ate 16.Portanto se a igreja permitir o casamento apenas estar cumprindo a biblia.E finalmente a questao financeira tao polemica de que muito se fala com respeito da igreja nao ser a favor do casamento sacerdotal por nao querer repartir seus bens,Isto e polemico porem logico,por ser e ter um Estado politico e nao so uma organizacao religiosa o que e diferente do meio protestante em que alguns se apropriam indevidamente de bens e que a igreja nao se ancora em propriedades nao tendo um governo centralizado nao podendo ser responsabilizado no todo, se houverem apropriacoes individuais diversas e com motivacoes erroneas.
    nao se const

  13. Lopes sendo assim quantos catolicos verdadeiros existem no Brasil e no mundo se vc considera tantos fanfarroes?Eu vejo o contrario qualquer um que abre a boca e se diz catolico e contado como fiel.Vcs precisam ter um padrao mais elevado pois se fossem mais rigorosos veriam por exemplo que os catollicos fieis sao menores do que por exemplo espiritas.Janio mesmo ja admitiu aqui que sao menos de 20 por cento.

    • Segundo dados somos quase dois bilhões de católicos no mundo., acho realmente pouco mais só temos 2000 anos e uma dificuldade imensa de abranger a grande massa humana principalmente em países do oriente e árabes., mais penso que a santa igreja deve promover o cristianismo respeitando as diversidades religiosas e nunca apontando erros ., oremos

      • Lopes vamos falar a verdade,para ser catolico e so se batizar quando crianca e se pronunciar como tal.Nem a igreja vcs obedecem,basta ver os abortos,preservativos,e falta de cumprir sacramentos,isto quando vao a igreja,pois a maioria vai de vezzzzzz em quandooooooooooo.

      • Lopes quando Jesus disse;eu sou o caminho,a verdade e a vida e ninguem vem ao pai a nao ser por mim ele nao desrespeitou ninguem, porem ao mesmo tempo nao aceitou os caminhos que as religioes propoem

      • Antiguidade de uma igreja, é nada para Deus, a humanidade já existe há milhões de anos, o que significa os quase 2 mil da ICR? O que importa para Deus, são os verdadeiros adoradores.
        “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” João 4:23

  14. A problemática da questão do celibato de padres,se opcional{no oriente} ou obrigatório{no ocidente},é simples de se resolver,como o será nos próximos 50 anos ou menos:escolher-se há entre os diáconos permanentes[casados] e lhe conceda o segundo grau do Sacramento da Ordem [tres:diácono,presbítero-padre e bispo},pois o diácono permanente já tem o 1º grau.

    • O celibato, não é bíblico, mas opcional. É bom não confundir celibato com eunuco. Eunuco, significa nenhuma prática sexual, quantos celibatários vivem mergulhados em pedofilia, gay e na prostituição?

  15. Olá, gostaria de falar um pouco sobre ambos os lados, tenho 18 anos, sou da comunidade católica shalom, e passei 17 anos de minha vida na igreja evangélica, e como tal aprendi a importância da mulher como companheira em nossa caminhada da vida, então sempre desejei me casar, ter filhos, pensei que seria apenas desta forma, quando tive minha experiencia com Deus, namorava e amava muito minha namorada e queria o melhor para ela, fazer-la feliz acima de todas as coisas, mas em minhas orações Deus me falava “Tu és inteiramente meu.” fui entendendo que qual era a minha vocação, o que Deus havia reservado para mim dês de o ventre da minha mãe, o papa francisco quando diz sobre o casamento no sacerdócio é para entendermos que nem todos os padres tem “vocação” para o celibato, tudo depende da “nossa vocação”, de qual é o chamado de Deus para nossas vidas, quando o papa Francisco pede que seja aprovado o matrimônio no sacerdócio, é sábio, pôs assim damos a oportunidade de os que são chamados por Deus ao sacerdócio ouvir melhor a voz d’Ele que os conduzirá pelo caminho que Ele preparou para cada um de nós, e o problema em si a vocação sacerdotal é que há sim sacerdotes que são chamados ao matrimônio mas por a vocação ser obrigado, somente o celibato, acabam por se frustarem com eles mesmos e com suas vocações e por isso entram em pecado, e por isso há os escândalos, mas quando abrimos a porta para o matrimônio, damos a oportunidade a esses sacerdotes que são chamados ao matrimônio e não ao celibato que se realizem como Deus pôs em seus corações a se realizarem, conforme a Sua vontade, pois somente fazendo a vontade de Deus que somos plenamente felizes, tanto o celibato quanto o matrimonio são vocações maravilhosas instituídas e criadas do coração de Deus, pôs é do seio da família que nascem as outras vocações, é dali que surge vida, vida pura e nova, mas aqueles que são chamados ao celibato, não é tolo nem tão pouco errante, ao contrário, também é uma forma de Amar, pôs no celibato decidimos vivermos hoje na terra oque o Senhor tem nos reservado no céu, pôs ali nos desposamos de sonhos, planos e da companhia de homem e mulher ao nosso lado para vivermos o matrimônio com o esposo amado, que dês de o inicio nos amou e nos ama e sempre nos amará, como almas apaixonadas nos lançamos em seus braços por amor, e ali em nossa consagração escolhemos renunciar tudo isso que o mundo nos oferece, por amor a Ele, por isso termino dizendo que necessitamos ouvir mais à Deus, pois só Ele pode nos conduzir e cuidar de nós, no fim todo conhecimento é vão sem a sabedoria de Deus, como santo agostinho disse “compreender para crer, crer para compreender melhor”, peçamos ao espirito santo inflamador de nossas almas, que nos ensine a compreender o próximo e a respeitar, pôs no fim todas as vocações, cada chamado de Deus a nossas vidas é para apenas um objetivo, que amemos a Deus sobre todas as coisas e que amemos uns ao outros como o pai nos ama, do que adianta exortarmos uns aos outros se não estivermos amando o próximo? a discórdia e as guerras, perseguições dos nossos próprios irmãos, é loucura, e ir totalmente contra o criador e a criação, que possamos em cada momento, cada pensar e cada agir amar , se em tudo oque fizer-mos existir amor então Deus se alegrará e abençoará nossas vidas.
    Termino isto, pedindo a todos os cristãos que lerem este comentário, por favor, busquem amar uns aos outros, paremos de desentendimentos, porque o inimigo de nossas almas a cada dia se alegra ao ver isso, pôs desviamos do alvo que é Cristo para exaltar a raiva, o rancor, a falta de amor o egoísmo e a falta de humildade, sejamos humildes de coração, pobres, pôs é na pobreza que encontramos a verdadeira riqueza, o amor pôs só com ele somos felizes.
    Que as bençãos de Deus estejam sobre às vidas de cada um aqui presente, e que a paz do Senhor derrame sobre a face da terra, com o Pai o FIlho e o Espírito Santo, Amem. Shalom.

  16. Meu Filho, vocês tentam distorcer a Bíblia, quase todos os Apóstolos eram casados, Jesus curou a sogra de Pedro. Lucas 4.
    Paulo não era por opção dele, meu Deus quanta Ignorância. Não pode ter família, pode ser Gay? pode ser pedófilo? A Bíblia é pra ser vivida e não e lida com auxilio do Espirito Santo.
    O que vc fala de Tito 1 e 1 Timóteo 3?
    Quem não cuida bem da sua casa como cuidará da casa de Deus???
    Se eu sou Padre e não tenho família, vou falar de família???
    Se não tenho filho vou falar de filhos???

    Filho, Jesus era Santo pra que ele iria casar?? Ele ia ter desejos como:??? Os anjos sentem desejos?????
    Pelo amor de Deus, vá interpretar a Biblia e não estudar, por que vc estuda sem auxilio do Espírito Santo.

    Ser a favor do Celibato e pedir pra viver pecando.

    Pode ser chegado ao Vinho????
    Ganancioso???

    Paulo não era por opção dele, vocês não dizem que Pedro foi o Primeiro Papa da Igreja de Roma??? Pedro era casado e aí???

    Palhaçada viu, quer por que quer se justificar, o celibato veio por causa da herança pois a Igreja ia ter q repartir com os filhos e esposas dos padres. Seculo X….. Vá estudar.

DEIXE UMA RESPOSTA