“Galinha Convertidinha”: sátira de evangélicos na Globo é interpretada como “desrespeito”; Assista

59

Uma piada com as igrejas evangélicas no programa Tá no Ar: a TV na TV, veiculado pela Globo na última quinta-feira, 19 de fevereiro, causou rebuliço nas redes sociais e até perplexidade de jornalistas especializados.

Em um quadro do programa, uma sátira às igrejas evangélicas que mantém programas na televisão usou a “Galinha Convertidinha” – em alusão ao desenho infantil “Galinha Pintadinha” – para fazer severas críticas às denominações neopentecostais com paródias de cantigas infantis.

“A Galinha Preta Pintadinha ganhou uma irmãzinha! Chegou a Galinha Convertidinha, e ela vem crente que está abafando. Com os melhores louvores infantis, ela vai trazer a palavra até a sua casa”, anuncia o locutor de um comercial assistido por crianças evangélicas.

Na sequência, o “DVD infantil gospel” fictício tem trechos das músicas apresentados às crianças, com paródias de músicas infantis da cultura popular: “Joelho dobrado/mantenha-se fiel/Se não orar direito, não vai entrar no céu/Ir pro inferno é fogo/a verdade é Universal/Cuidado com a hora do Juízo Final”, diz a letra.


Usando a melodia de outra canção infantil, a “Galinha Convertidinha” surge ao lado do “Cãozinho Pastor” e da “Ovelhinha de Jesus”: “Joaquim tava incorporado/Recebeu um santo/Credo, tá amarrado!/Foi meu pastor que disse assim/Fora desse corpo seu exu mirim”. O locutor ainda acrescenta mais zombaria: “Ela conheceu a verdade, e a verdade a libertou”.

Abrangendo suas críticas ao perfil da maioria dos pastores evangélicos, o esquete de humor faz piada com a forma que tais líderes se portam perante o público: “Meu pastor animadinho/Canta e Dança de Montão/De Montão/Quando quer mais dinheirinho/Compra um horário na televisão/Ele fala alto/Ele dá pulinho/Ele gosta mesmo é de conversão”.

Ao final, o locutor do “comercial” diz que “o DVD da ‘Galinha Convertidinha’ é vendido separadamente do da ‘Galinha Preta Pintadinha’, porque elas são da mesma família, mas não se bicam”, anuncia, em crítica às polêmicas entre líderes neopentecostais de diferentes denominações. “Compra mãe, em nome de Jesus”, dizem as crianças. Assista:

Assine o Canal

Repercussão

O jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, afirmou que “a Globo segue um caminho sem volta” de liberar seus humoristas, Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Mauricio Farias, “para mexer com qualquer coisa”, e assim, precisará arcar com as consequências.

“No ano passado a mesma atração já havia ironizado católicos (com um rap) e os próprios umbandistas, provocando algum melindre. A diferença, porém, está no tom, que dessa vez foi bem mais aberto (ou mais pesado). Se for para romper limites, a pergunta é se haverá, adiante, ironias tão fortes a respeito do padre Marcelo, um velho parceiro da Globo, ou mesmo sobre os sempre articulados judeus”, opinou Feltrin.

Para o blogueiro e colunista do Gospel+, Paulo Teixeira, “a Globo nunca foi fã dos evangélicos”. Em um artigo no Holofote.Net, Teixeira diz que “não é novidade alguma a sua atitude de deboche em relação a esse segmento religioso”, mas destaca que “apesar do episódio ser um desrespeito aos evangélicos de uma forma geral, acabou expondo algo que deixa bastante envergonhado o segmento evangélico: as desavenças entre alguns líderes evangélicos”.

A referência a essas desavenças, feitas no final do bloco com a frase “elas são da mesma família, mas não se bicam“, foi, segundo Teixeira, “um tapa em muita gente que, ao invés de usar o precioso e caro horário televisivo para pregar o Santo Evangelho, muitas vezes usam-no para expressarem discórdias pessoais, escandalizando o Nome de Cristo”.

59 COMENTÁRIOS

    • Isto aqui é foro de Gay e ateus ! postam uma notícia de crentes . Satanas não vem ,mas; manda os teus secretários e os seus auxiliares para atazanar os cristãos . E olha que o seu secretário,( Stardust ) com todo seu sofisma na pele de um refinado cristão quase engana os incauto , já os auxiliares são diretos, assumem que são gays e ateus mesmo se unem pra malhar os crentes o site solta a carniça … meu Deus quantos Urubus !!!

  1. De Deus não se zomba e nem deixa escarnecer,tudo que o homem plantar ele vai colher,Deus trará a juízo o que seja bom e o que seja mau.Esses infelizes fazem isto mesmo,uns derrotados espiritualmente,se não arrependerem,vai ser derrotados completamente.Deus fez os impios para o dia do mal.

      • boa Paul!!

        O legal é que um ser tão poderoso, não sabe se defender. precisa de pessoas mentalmente perturbadas para isso!!

        quero que alguém me responda, Adão tinha umbingo?

        • Todos esses humoristas, você e eu, em breve, estaremos velhos, impotentes, dependendo dos outros, doentes, sofrendo e em uma cama até a morte (ou quem sabe teremos uma morte prematura), ele não precisa se defender, já recebemos nosso julgamento, estamos todos em um corredor da morte, a única coisa que não sabemos é a data da execução. Enquanto isso, brincamos em nossas celas enquanto achamos que somos livres, como o gado no pasto aguardando o dia do abate. Se defender de que?

          Quanto a Adão, eu não estava lá, não sei se é um indivíduo, uma referência metafórica à humanidade, história, alegoria, metáfora, representação mítica etc., eu só sei que a história dele acontece todos os dias na vida de todos nós:

          – Temos a capacidade de dominar a criação (inclusive nossos instintos mais animalescos, o orgulho, a vaidade, o egocentrismo, a ambição, a luxúria, a soberba – coisas que nos dominam, dividem os homens, as riquezas e os recursos naturais, fazem homem dominar homem, alguns no topo da cadeia alimentar enquanto uma grande maioria passa fome – em breve – se não já acontece – 1% da humanidade terá 50% da riqueza mundial), mas nos deixamos ser dominados por ela, e por isso nossa sociedade sofre as consequências da nossa queda. Não preciso saber quem é Adão, ele sou eu. Hoje quando eu tiver escolhas a fazer, a história dele vai estar se repetindo em mim, quando eu tiver de escolher entre fazer meu trabalho ou enrolar, entre estudar ou gastar meu tempo com futilidades, entre investir meu dinheiro ou gastar com bobagens, entre comprar um celular novo que não preciso ou ajudar alguém, entre uma dieta saudável e uma gordurosa e mais atraente, entre ir para a cama ou fazer um exercício. – Deus nos mandou dominar toda a criação (nos elevarmos), mas todos os dias a Serpente nos tenta a seguir o caminho mais fácil (pular de homem para Deus com a facilidade de comer um fruto), basta escolher e colher as consequências (nosso mundo já tem colhido ela desde o início).

          • Val!

            Respeito um religioso que sabe dar uma resposta com tanta categoria!!

            entendi completamente seu ponto de vista, porém o prisma que vejo a vida e a história dela é outro. não precisei negar algo só por querer ou por moda. Minha opinião se formou pelo fato de procurar conhecer o passado, vasculhar a história logo me deparei com a questão primordial…

            Dos 2.780 deuses existentes na história do nosso planeta só um é verdadeiro? bem logo todo e qualquer ser humano da face deste planeta é ateu em relação aos 2.779 outros deuses.

            OBS: obrigado pela resposta, fui insolente e mesmo assim você respondeu de forma educada. claro que falei dessa forma tendo em vista que 99% dos comentários aqui são de ataque, espero que comente outras vezes!!

          • Hugo Magalhães, também me deparei com essa questão primordial já há muito tempo, e certamente você também encontrará a sua resposta (mesmo que seja diferente da minha), e quem sou para me meter na sua caminhada. Shalom.

            E sobre a sua insolência não se preocupe, de maneira alguma você vai ofender uma pessoa espiritual. E não dá para levar o meio religioso a sério, nem eles mesmos se levam a sério, então isso aqui é mais para brincadeira mesmo, e talvez suas insolências acordem algumas pessoas rs..

            Grande abraço.

  2. Essa chacota em horário nobre atinge os evangélicos, e não o nome de Deus, pois pelo que vi no video o que é satirizado é os trejeitos dos evangélicos expostos por esses programas das igrejas-empresas na televisão. Inclusive é mencionado no video esse fato de denominações terem horário na tv.

    Se os evangélicos tivessem atitudes cristãs, não veriamos os incrédulos tendo motivo para fazer gozação. Mas infelizmente é lider brigando contra lider evangélico, cortando relações (como pode duas pessoas que dizem pregar Jesus terem inimizade um com o outro?), se misturando com politica, enriquecendo as custas de versículos fora de contexto, usando emissora para propagar mundanismo…

    Aí fica um prato cheio pra quem não é da fé.

    Na minha opinião, até demorou pra eles fazerem uma chacota dessa, e se quisessem poderiam zombar até de mais coisas que não tem lógica mesmo.

    Sei que alguns ao lerem meu comentário vão se zangar, dizer que estou defendendo a globo, mas é nitido que quem ela zombou foi dos evangélicos, não do nome de Deus.

  3. Engraçado que quando a sátira é com relação as religiões de matriz africana não tem problema neh!

    BANDO DE HIPÓCRITAS!

    Achei muito engraçado a Galinha Preta Convertidinha e se encaixa em muitas denominações evangélicas!

  4. INCRIVEL MAS O G + TEM MEDO DE REPRESÁLIAS DOS POLÍTICOS E TAMBÉM DOS MUÇULMANOS…KKKK QUER DIZER ESTER PORQUEIRAS POSTAM AQUI É NÓS TEMOS DE TOLERAR RESPONDER NEM PENSAR ESTÃO COM MEDO DE FAZEREM IGUAL NA FRANÇA É?

  5. A “galinha preta convertidinha” é um tipo de racismo e preconceito da globo, galinha preta (homens e mulheres afrodescendentes) olhem o “o coque” no desenho que usa a galinha, poderia ser de outra cor essa galinha mas fizeram questão de ser preta. A globo quer ganhar audiencia de ateus então zomba de evangelicos, pois a audiencia dos evangelicos ela não perde, ao contrario aumenta mais, ela estava perdendo audiencia dos ateus e zombando dos crentes ela ganha audiencia dos ateus e tambem dos evangelicos e católicos. Evangelico sempre dá audiencia para globo mesmo a emissora debochando deles.

  6. Há muito tempo os programas de humor da globo está um lixo, um pior que o outro, até tv pirata conseguia ser melhor, um humor burro que precisa se esforçar muito pra fazer alguém esboçar um sorriso, infelizmente os grande mestres do humor estão todos partindo e o que está sobrando é isto ai…lixo!!!

    • É lucca, já ví que você é bem ignorante à respeito dessas coisas. Como se pode ter uma seita evangélica? ou é seita ou é evangélica.
      uma coisa é certa, somente teremos algo correto, se for feito debaixo da direção de Deus. seja programa de tv, de rádio, cultos ou igrejas. Se não tiver unção de Deus, todo esse trabalho será para busca de dinheiro próprio ou ibope.
      Deus é fiel e justo, além de ser infinitamente Santo. Ele não divide sua Glória com ninguém! Criou o homem para o adorar e é isso que espera de nós…um dia, ele virá buscar sua noiva, amada, também santa, para reinar por toda a eternidade. agora, deixo uma pergunta.
      Se Deus é Santo, acha que ele estaria feliz em ver os homens se matando, se odiando,, adorando o Diabo (pai da mentira), diretamente ou indiretamente?
      abraços

  7. Essa paródia não me atinge, até achei cômico.
    A paródia está direcionada às igrejas neo-pentecostais e seus pastores televisivos e não atinge nem de raspão as igrejas históricas tradicionais.

    • henrjk .
      A tua visão de reino esta totalmente míope não é religioso ? vc é um religioso protestante !
      A sua religião faz acepção de pessoas ! Os nascidos de Deus , tem a visão de Deus , mas; os nascidos da religião tem a visão da sua religião !
      A sua postura de arrogante e soberbo contra pentecostais e neo pentecostais com certeza não te faz crente melhor do que eles …ou será que faz ?

      • A carapuça caiu-lhe bem.
        Você acha que esses pastores da telinha que vivem pedindo dinheiro, dando pulinhos, rodopiando e entrevistando demônios tem defesa?
        Eles são uma vergonha para os verdadeiros crentes e promovem muitos escândalos.
        E você ainda vem defendê-los ainda.
        Quer saber como o evangelho foi sofrido para ser pregado aqui no Brasil? Leia este livro:

        opbcb.org/biblioteca/um-judeu-errante-no-brasil-portugues/

      • Sandro.
        Não sei qual a sua posição religiosa, mas se você se interessar em baixar o livro que está no link que postei acima, perceberá como foi sofrível termos um país onde não havia liberdade religiosa.É um livro raro .

        • Sou um cristão independente, henrjk, um “desigrejado”, como se diz, desde que fui expulso de minha igreja por ser gay. Nas igrejas não há lugar para mim, pois sou comprometido e vivo há alguns uma relação homoafetiva estável. Quanto ao livro, já o baixei, com também a outros disponíveis. Muito obrigado!

  8. De vez em quando assisto a programas evangélicos e alguns, não todos, dizem inverdades e tolices a respeito das religiões afro, inclusive as chamando de demoníacas e malévolas. Ou seja, não se limitam a pregar a sua palavra, mas cutucam com telhado de vidro a religião alheia. Agora, que fazer? Algumas dessas igrejas protestantes me lembram os vendilhões do templo ou a velha piada “templo é dinheiro” . A bem da verdade, se houve desrespeito, não foi a Globo a começar isso. Que os irmãos evangélicos se lembrem disso quando usarem seus modernos meios de comunicação para inventarem mentiras sobre o culto alheio. Não sou umbandista, mas respeito a todos, incluindo maometanos, judeus ou ateus.

  9. Nada que venha da rede esgoto de televisão, me causa espanto. Não é a primeira e duvido que seja a última!

    Como na minha TV a rede esgoto é um canal inexistente, não me incomodo com isso.

  10. AMIGOS, SABE OQUE ACHO INTERESSANTE? É QUE AS PESSOAS SÃO TAO TOLAS

    QUE ACREDITAM EM QUALQUER PORCARIA QUE A MÍDIA LANÇA MAS NÃO ACREDITA NAS PALAVRAS DE DEUS EM JESUS CRISTO!

    A FALTA DE CONHECIMENTO TEM ENGANADO A MUITOS QUE FICA PREOCUPADO COM A LIXO GLOBO

    QUE NÃO É DE HOJE QUE TENTA DENEGRIR O MOVIMENTO EVANGÉLICO QUE POR SUA VEZ QUANTO MAIS BATEM MAIS CRESCE ALELUIA! PORQUE OS SEGUIDORES SÃO IMPERFEITOS MAS O DONO DA OBRA E SANTO E PODEROSO E É ELE QUEM ESTÁ NA FRENTE DO SEU POVO!

    • Ah, claro. Falar mal de outras religiões pode, falar mal dos antigos Iluminatis que só queriam um mundo de livre pensamento pode, falar mal dos ateus pode. Agora cutucar a verdade da seita evangélica não pode, né ?

  11. Excelente material educativo. Fala justamente da forma que certos limitados intelectuais entendem, ou seja, com personagens, figurinhas e histórinhas infantis. Muito bom, mesmo!

    • Não entendi seu desafio. Humoristas já o fizeram, e foram mortos; cristãos pregaram o Evangelho a eles, e também foram mortos. Qual o sentido mesmo de sua colocação?

    • Amigo, apesar de nossa chateação, nós não devemos xingar ninguém assim como vc faz. Nós cristãos, ao contrário, devemos orar por essas pessoas pra q elas encontrem Jesus. Torcer pra se darem mal falando de Maomé tb não tem nada a ver com os ensinamentos q Cristo nos deixou.

    • Mas os crentes e evangélicos não vivem esculachando os ateus e pessoas de outras religiões ? Agora não aguentam quando alguem fala de todos voces.

    • Ah, e esqueci, os evangélicos tambem vivem falando mal dos antigos Iluminates, que só queriam um mundo onde as pessoas teriam direito ao livre pensamento e não serem subjugadas pela politica de Ignorancia imposta a força sob ameaça de morte e torturas pela antiga Igreja.

  12. Interessante, os evangelicos podem falar mal dos ateus, podem falar mal de outras crenças, podem falar mal dos antigos Iluminatis que só queriam um mundo de livre pensamento, podem falar mal da orientação sexual diferente das pessoas, mas quando é com eles aí se fazem de vitimas.
    Quanto a questão de não ser feito o mesmo com o tal Maomé, não se trata de medo mas de responsabilidade com a vida dos outros, por que se fizessem isso estariam pondo não apenas as vidas deles em perigo mas as de outras pessoas que nada teriam haver já que os Fanaticos terroristas são um bando de covardes capazes de matarem dezenas de inocentes pra atingir um.

  13. Ola meu caros amigos.. Muitos tem sua opiniao.. Mais sim acho errado e nao concordo com as piadinha qe fazem de cada religiao .. Sabe do mais importante em um servo de Deus o respeito pelos outros e pela religiao de cada um.. Eu acho q cada um escolhe pra q lado vai … E nao vou dizer qe vc é um crente pq crente ate odiabo é.. Entao aqeles qe sao nascidos de novo em cristo vamos vigiar e orar pelos pecadores. Pq Deus diz: Amai os pecadores. E nao julgar eles… Sim sou evangelica e nao tenho vergonha de dizer ….eu amo jesus… Obs: ANTES DE JULGAR OS OUTROS VAMOS NOS COVERTER .. LER MAIS A PALAVRA DE DEUS PEDIR ENTENDIMENTO PRA ELE E NAO FICAR MURMURANDO OU ABRIR A BOCA PARA C ARGUMTAR DE ALGUMA FORMA ….. AMÉM…..

DEIXE UMA RESPOSTA