Em nova e severa crítica à Igreja Católica, papa Francisco propõe uma das maiores reformas no Vaticano

28

A urgência por mudanças que o papa Francisco enxerga na igreja que dirige ficou estampada em sua primeira Exortação Apostólica publicada nesta terça-feira, 26 de novembro.

O documento “Evangelii Gaudium do Santo Padre Francisco aos Bispos, Presbíteros, Diáconos, às Pessoas Consagradas e aos Fiéis Laicos sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual” contém 200 páginas escritas de próprio punho pelo papa.

“Desejo dirigir-me aos fieis cristãos para convidá-los a uma nova etapa de evangelização marcada por esta alegria e indicar direções para o caminho da Igreja nos próximos anos”, introduziu o papa no texto que propõe a maior reforma da Igreja Católica em pelo menos meio século.

A intenção, segundo Francisco, é levar a Igreja Católica a “recuperar o frescor original do Evangelho” usando “novas formas” e “métodos criativos”. De acordo com o pontífice, o catolicismo deve mudar: “Precisamos de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como elas são”, disse, antes de deixar claro que pretende “reformar as estruturas eclesiais” para que “todas se tornem mais missionárias”.


A característica do Vaticano também deverá sofrer alterações e passar por uma “saudável descentralização”, a fim de tornar a Igreja Católica mais dinâmica.

O papa surpreendeu ao sugerir que os clérigos da Igreja Católica entendam que sua confissão de fé não é a única forma de praticar o Evangelho: “O cristianismo não dispõe de um único modelo cultural e o rosto da Igreja é multiforme”, observou. “Não podemos esperar que todos os povos, para expressar a fé cristã, tenham de imitar as modalidades adotadas pelos povos europeus num determinado momento da história”, disse o papa, sutilmente, antes de acrescentar que os teólogos precisam ter em mente “a finalidade evangelizadora da Igreja”.

Sua posição de liderança também deve ser revista, a fim de realizar a “conversão do papado para que seja mais fiel ao significado que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização”.

Os dogmas do catolicismo também foram alvo de reflexões do papa Francisco: “Nesta renovação não se deve ter medo de rever costumes da Igreja não diretamente ligados ao núcleo do Evangelho, alguns dos mais profundamente enraizados ao longo da história”, escreveu.

Com a preocupação de frisar sua intenção de ver a Igreja Católica mudando de postura, Francisco disse preferir “uma igreja ferida e suja por ter saído às estradas, em vez de uma igreja preocupada em ser o centro e que acaba prisioneira num emaranhado de obsessões e procedimentos”. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o papa foi objetivo: “Precisamos de igrejas com as portas abertas” para que os fiéis que buscam a Deus não encontrem “a frieza de uma porta fechada”.

“Nem mesmo as portas dos Sacramentos se deveriam fechar por qualquer motivo”, pontuou, antes de criticar severamente a postura adotada por muitos sacerdotes católicos a respeito da inclusão: “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos”.

As críticas também se estenderam às disputas por poder nas hierarquias da Igreja, que levam, segundo Francisco, os sacerdotes à ceder às “tentações”, o que sempre resulta numa perda de sentido da fé: “A maior ameaça é o pragmatismo incolor da vida cotidiana da Igreja, quando na realidade a fé vai se desgastando”.

Mulheres

Desde a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco vem falando sobre a importância de abrir espaços para as mulheres trabalharem na Igreja Católica de forma mais abrangente.

No documento desta terça-feira, o pontífice foi mais direto em sua posição sobre o assunto, embora não tenha definido quais seriam as funções destinadas às mulheres.

“Ainda há necessidade de se ampliar o espaço para uma presença feminina mais incisiva na Igreja, nos diferentes lugares onde são tomadas decisões importantes”, pediu. “As reivindicações dos direitos legítimos das mulheres não se podem sobrevoar superficialmente”, acrescentou.

Aborto

A postura cristã a respeito do aborto é de lutar contra a prática, independentemente da confissão de fé. E o papa Francisco sugeriu que se existem pessoas esperando uma mudança nessa questão, estão enganados.

“Entre os fracos que a Igreja quer cuidar estão as crianças em gestação, que são as mais indefesas e inocentes de todos, às quais hoje se quer negar a dignidade humana”, lamentou o papa. “Não se deve esperar que a Igreja mude a sua posição sobre essa questão. Não é progressista fingir resolver os problemas eliminando uma vida humana”, definiu.

Economia

“O atual sistema econômico é injusto pela raiz”, disse o papa, mostrando preocupação: “Esta economia mata porque prevalece a lei do mais forte”.

Lamentando a forma como o capitalismo atual leva os mais pobres a continuarem em condições indignas, o papa observou que “os excluídos não são explorados, mas lixo, sobras” descartadas pelo sistema, a quem atacou firmemente: “Vivemos uma nova tirania invisível, por vezes virtual de um mercado divinizado onde reinam a especulação financeira, corrupção ramificada, evasão fiscal egoísta”.

Essas características estariam, na visão do papa, prejudicando a família, uma das instituições às quais o cristianismo visa preservar: “O individualismo pós-moderno e globalizado promove um estilo de vida que perverte os vínculos familiares”.

Contra isso, o papa apelou para que os cristãos não tenham medo de se envolver nos debates sobre políticas em geral, e que se empenhem em influenciar os grupos que tomam decisões a fim de garantir maior justiça social.

O pontífice foi bastante objetivo ao escrever que as lideranças eclesiásticas possuem “o direito de emitir opiniões sobre tudo o que se relaciona com a vida das pessoas” e que “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião à secreta intimidade dos fiéis”, e constatou: “Até que não se resolvam radicalmente os problemas dos pobres, não se resolverão os problemas do mundo”.

Intolerância religiosa

Francisco propõe um diálogo com o islamismo para que a matança de cristãos nos países de maioria muçulmana tenha um fim.

O papa disse fazer esse apelo “humildemente” aos países muçulmanos para que garantam a liberdade religiosa para cristãos que vivem em suas fronteiras, levando em consideração “a liberdade de que gozam os crentes do Islã nos países ocidentais”.

“Uma adequada interpretação do Corão se opõe a toda a violência”, escreveu o papa, que finalizou resumindo a intenção de sua revolucionária Exortação Apostólica: “Se eu conseguir ajudar pelo menos uma única pessoa a viver melhor, isto já é suficiente para justificar o dom da minha vida”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


28 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, não devemos louvar, dar culto ao barro, ali é apenas obra de mãos de homem, devemos prestar culto somente ao DEUS TODO PODEROSO, que foi quem nos criou, nem "são cipriano" nem "são benedito" nem "padin ciço" nem "santa filomena" podem fazer NADA por nós, não passam de simples mortais como qualquer outro, não merecem louvor e adoração, só DEUS é digno de toda honra e toda glória

  2. Tenho lido e refletido sobre todos os comentários que são aqui expostos, chamo a atenção de todos
    para que não fiquem se engalfinhando, gladiando-se uns com os outros, se agredindo-se, a Bíblia diz: “…Deus não é Deus de confusão…” e diz também: “…Bem aventurados os pacificadores, pois
    eles serão chamados filhos de Deus…”.Além do mais, está escrito na carta aos Efésios, capítulo 6,
    verso 12:”Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e
    postetades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. A nossa luta não é contra o Papa, não é contra as pessoas, ou contra as religiões das pessoas, nós devemos nos respeitar, muito embora, isso não queira dizer que vamos
    concordar com tudo, pois a Palavra de Deus, que é nossa regra de fé e prática nos direciona, nos
    ensina o que é certo e o que é errado. Tolerar é saber ouvir, respeitar, tratar os outros com distinção, mesmo discordando. Se fizermos assim, estaremos dando exemplo de maturidade cristã,
    como Jesus nos ensinou pelas palavras e pelos seus atos no trato com as pessoas, o verdadeiro Evangelho “…É vida e vida com abundância…”. Vamos ouvir, ver, ponderar, com todo respeito.grato.

  3. Sou cristão e esse Papa, é ralmente um exemplo!

    Terá as minhas preces e a minha ajuda.

    Boa sorte nessa nova caminhada, pois será longa e ardua, mas será o melhor a ser feito!

  4. Quem pagou um Altíssimo preço pelos nossos pecados, na sua própria carne, foi açoitado, humilhado, cuspido, teve as vestes rasgadas, usou uma coroa de espinhos, Lanças afiadíssimas rasgando a carne, carregou uma cruz pesadíssima nas costas, mesmo não tendo a mínima condição de levar, e ainda assim levando mais açoitadas, caiu várias vezes no caminho, teve pregos atravessando suas mãos e pés, muitos ainda assim o zombando, "se es realmente o filho de DEUS, desce daí" "salva os outros e não salva a ti mesmo" não foi maria, nem "são cipriano" nem "santa rita de cássia" esses são apenas seres mortais como qualquer um de nós, foi JESUS, nosso Salvador, Redentor, mediador, o Cordeiro que tira o pecado do mundo, e que mesmo com tudo isso, NÃO ABRIU A BOCA. Então, a gente num tem que se pegar com "santo" nenhum, somente com DEUS e com seu filho amado, é ele que garante nossa salvação, é ele que nos da as coisas que precisamos.

    "Porque DEUS tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. " João 3:16

  5. Boa tarde!!

    Lembro de quando o papa João Pediu desculpas em nome da igreja mas sabiamente disse que muita gente deveria pedir desculpas. Não sei qual a diferença entre curvar-se diante de uma imagem católica ou curvar-se servilmente diante de um líder que se opõe a essa mesma imagem, mas que se torna o amo da fé de alguns incautos. Muitos afirmam ser repreensível repetir os credos católicos, ou cânticos ou orações, entretanto eu já decorei a ladainha da igreja protestante visinha à minha casa (misericórdia Senhor!!!).Não ando vendo muita diferença para quem condena tanto a igreja mas acaba repetindo as mesmas coisas. Parece até a Record tentando invejar a Globo a quem tanto critica. Dá para enender????

  6. Boa tarde!!

    Lembro de quando o papa João Pediu desculpas em nome da igreja mas sabiamente disse que muita gente deveria pedir desculpas. Não sei qual a diferença entre curvar-se diante de uma imagem católica ou curvar-se servilmente diante de um líder que se opõe a essa mesma imagem, mas que se torna o amo da fé de alguns incautos. Muitos afirmam ser repreensível repetir os credos católicos, ou cânticos ou orações, entretanto eu já decorei a ladainha da igreja protestante visinha à minha casa (misericórdia Senhor!!!).Não ando vendo muita diferença para quem condena tanto a igreja mas acaba repetindo as mesmas coisas. Parece até a Record tentando imitar a Globo a quem tanto critica. Dá para entender????

  7. ESTÁ ESCRITO: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome!
    a minha glória, não darei a outro, nem os meus louvores, as imagens de escultura.
    Isaías:42.8.
    O PAPA FRANCISCO QUER IGNORAR A BÍBLIA!
    NÃO É O PAPA QUE DETERMINA COMO DEVEMOS ADORAR A DEUS!
    MAIS É DEUS QUEM DETERMINA COMO DEVEMOS ADORA-LOS. A BÍBLIA TEM A FORMULA DE COMO DEVEMOS ADORAR A DEUS.
    ESTÁ ESCRITO TAMBÉM, MAIS O PAPA FRANCISCO IGNORA: Pois há um só Deus e um só mediador
    entre Deus e os homens:Cristo Jesus, homem. I Timóteo:5

  8. aqui vai uma dica papa: renúncie o papado diga que rezar pelos mortos é perca de tempo cite a parábola do rico e de lázaro em lucas cp 16 vs 19-31, diga que na igreja primitiva não existia a mariolatria nem veneração de imagens ( e olha que referências tinha muita para serem idolatrados) fale que os católicos precisam ler mais a biblia que dar algo pra alguém que precisa não é uma licenca nem salvo conduto pra viver se embriagando falando palavrões e cobiçando a mulher do próximo se prostituindo conforme 1 corintios cp13 vs 3 ai sim vai ser uma reforma digna de ser notada.

  9. aqui vai uma dica papa: renúncie o papado diga que rezar pelos mortos é perca de tempo cite a parábola do rico e de lázaro em lucas cp 16 vs 19-31, diga que na igreja primitiva não existia a mariolatria nem veneração de imagens ( e olha que referências tinha muita para serem idolatrados) fale que os católicos precisam ler mais a biblia ,que dar algo pra alguém que precisa não é uma licenca nem salvo conduto pra viver se embriagando falando palavrões e cobiçando a mulher do próximo se prostituindo conforme 1 corintios cp13 vs 3 ai sim vai ser uma reforma digna de ser notada.

  10. ja vi muitas igrejas católicas com a faixa dizendo que são a única fundada por jesús dps eles dizem que os evangélicos é que querem ser os certos donos da verdade ,pra mim o que os católicos tem que fazer é comparar de que modo em que criam e como viviam os cristãos do tempo de paulo e de pedro pra ver se suas igrejas são assim tambem e não vem com essa demagogia de que ajuda os carentes que isso não é um salvo conduto pra gastar o dinheiro em cerveja falar palavrões cobiçar a mulher do próximo e ainda se gabar de tudo isso pois isso é uma prova clara daqueles que não conhecem a Deus.

  11. Gustavo, os Luteranos batizam crianças também. E resquício católico que os evangélicos usam chama-se Bíblia !!!!! Vocês só tem a Bíblia porque a Igreja Católica, com sua autoridade, definiu quais são os livros inspirados. Você já deve ter notado que na bíblia não há uma lista indicando quais Livros são inspirados. Jesus nunca indicou isso e nem os apóstolos. Quem indicou isso (com autoridade) foi a Igreja Católica. Se você não quer ter nenhum resquício de ligação com a Igreja Católica, jogue sua bíblia no lixo !!!!!!

  12. No inicio Martinho Lutero não tinha intenção nenhuma de sair da Igreja Católica, nem fazer reforma alguma; Martinho Lutero nem sequer conhecia o Novo Testamento, quando ainda era padre; ele na verdade começou a ver coisas que considerava errado dentro da igreja Católica, e quis mudar; tentou de todas as formas conversar com o Papa; ele achava que o papa não sabia; e uma coisa que ele reivindicava também, era conhecer o novo testamento; o que era totalmente proibido pela igreja; somente os Cardiais e o Papa poderia ter aceso ao novo testamento. Martinho Lutero só não foi morto na fogueira, porque ele era Alemão; e o Rei da Alemanha influenciado pelo reitor da faculdade onde Martinho Lutero lecionava; que por acaso o Rei
    era sobrinho desse reitor; mandou que Martinho tivesse um Julgamento Justo; e ai Martinho Lutero já tendo aceso ao novo testamento, provou suas teses baseado na Bíblia; e ai veio a reforma chamada protestante. etc etc etc.

  13. Na verdade o Papa não quer mudar; e sim maquiar. Os lideres Católicos sabem que, o que eles praticam é paganismo misturado com Cristianismo; assumir isso perante seus seguidores, pedir para deixarem de praticarem esse pecado terrível; seria o mesmo que se converter a Crente; seria simplesmente acabar com a Igreja Católica; e eles não vão fazer isso nunca, mesmo sabendo que irão perder suas almas; no popular irão pro inferno.

  14. já passeu por igrejas católicas com uma faixa:igreja católica apostólica romana, a única fundada por jesús cristo dps dizem que nós é que queremos ser os donos da verdade vcs precisam comparar ia igreja dos tempos apostólicos com a sua e ver que lá ninguem dava a maria o status de intercéssora e medianeira isso contradiz 1 timóteo cp 2 vs 5-6 ,pedro não era papa ele tinha até sogra veja marcos cp 1 vs 30 portanto era casado e essa história de proibir o casamento é doutrina diabólica veja 1timóteo cp 4 vs 1-3 pedro foi até repreendido por paulo na frente de todos os irmãos em gálatas cp 2 vs 14- 21 ou leia o capitulo 2 todo pra entender pq ele foi repreendido. só digo uma coisa a minha referência da verdade é a própia palavra de Deus a biblia ver tb essa referência de romanos cp 9 vs 1 que diz: EM CRISTO DIGO A VERDADE E NÃO MINTO ( DANDO-ME TESTEMUNHO A MINHA CONSCIÊNCIA NO ESPIRITO SANTO):.

  15. já passeu por igrejas católicas com uma faixa:igreja católica apostólica romana, a única fundada por jesús cristo dps dizem que nós é que queremos ser os donos da verdade vcs precisam comparar ia igreja dos tempos apostólicos com a sua e ver que lá ninguem dava a maria o status de intercéssora e medianeira isso contradiz 1 timóteo cp 2 vs 5-6 ,pedro não era papa ele tinha até sogra veja marcos cp 1 vs 30 portanto era casado e essa história de proibir o casamento é doutrina diabólica veja 1timóteo cp 4 vs 1-3 pedro foi até repreendido por paulo na frente de todos os irmãos em gálatas cp 2 vs 14- 21 ou leia o capitulo 2 todo pra entender pq ele foi repreendido. só digo uma coisa a minha referência da verdade é a própia palavra de Deus a biblia ver tb essa referência de romanos cp 9 vs 1 que diz: EM CRISTO DIGO A VERDADE E NÃO MINTO ( DANDO-ME TESTEMUNHO A MINHA CONSCIÊNCIA NO ESPIRITO SANTO):.

  16. Mauricio Ragazzo ;
    O senhor,anda pagando de intelectual,aqui neste site,dizendo mentira ,atrás de mentiras,que todo o mundo,está vendo e vê,em suas procissões e suas promessas .
    Se nossa,interpretação da Palavra,não é referencia de verdade,a sua também,não é .
    Sobre,a Ave Maria,esqueceu de comentar a segunda parte,afinal JESUS é o único intermediador,entre o homem e DEUS ou não é ?
    O senhor,andou perguntando,se acreditávamos ,em JESUS ou na Bíblia,ora nunca,ouviu dizer que;
    ´´A FÉ ,VEM DO OUVIR E OUVIR A PALAVRA DE DEUS.´´
    Vivem,santificando ,papas,irmãs e qualquer,ser humano ,que pague de bonzinho,na frente de uma câmera ou de muitas pessoas e vem aqui,dizer que nós,somos envenenado,chamando de ´´listinha conhecida´´,as simples perguntas,não respondidas e sim cheias de voltinhas ,pra boi dormir.
    Perguntas,como esta;
    Como,Maria mãe de JESUS,pode ser virgem, se teve outros filhos,após conceber JESUS e concebeu JESUS ou será,que JESUS ,nasceu de cesariana ?
    A maioria dos Pastores de hoje,pode está,fazendo tudo errado,roubando,matando,prostituindo,se homossexualizando,se divorsiando,(tudo pecado)abusando de crianças(crime e devem ser presos ,pelo resto da vida),mas mentindo não,até porque ,se eles não lerem certinho ,o que está,escrito na Bíblia,todo mundo sai fora da igreja.Mentir é coisa de padre,que conhece a verdade e mente,fazendo os fieis,acreditarem,em santos,batizando crianças( que pecado teria um bebê ?),dizendo que uma mulher(a mulher mais abençoada de toda a vida,na terra),ainda é virgem,ouvindo e perdoando,pecados dos Homens,sendo que ,só DEUS pode,perdoar os pecados humanos e por aí ,vai.
    Seja,mais humilde e apenas,responda as perguntas ou simplesmente,ignore ou responda sem concordar,mas sem mentir.

  17. Mauricio Ragazzo ;
    Ninguém,está acusando ninguém.
    Apenas,falamos o que ,está na Bíblia,principalmente,no NovoTestamento.
    E me faça um favor,vai ler direito a passagem Bíblica,onde DEUS manda ,o povo olhar,para a serpente de bonze,quem sabe ,o senhor não ,para de falar tanta besteira ?

  18. O papa é um homem inteligente.

    Já os membros da católica e o seu clero, o primeiro é muito leigo e o segundo retrogrado, então ele tem que fazer as coisas devagarzinho, aos poucos, senão espalha muito, é um povo metido a besta, um clero que se acha.

    Mas pouco a pouco ele vai dizer a que veio, principalmente mudar a igreja e seus dogmas que mais fez trouxe distanciamento da bíblia que aproximou.

    A primeira coisa será a unção de mulheres para evangelizar e tomar conta de igrejas.

    Depois eu falo as outras, que esperem, pois se o papa não urgência em falar, eu também não, pois sou apenas um porta voz informal, tendo aceitado a missão em face de que vai ser a maior mudança, mudança de verdade, e em especial no rumo das evangélicas.

  19. Gustavo Andreuche, as 20.000 reformas são as 20.000 ou mais denominações que usam o título de evangélica que foram inventadas nos últimos 150 anos…. divisão e mais divisão… cada uma com doutrinas e moral diferente. Como já disse, tem até igreja evangélica de grande porte nacional que apoia o aborto pela TV (e as outras igrejas se omitem de combate-la). Uma verdadeira babilônia de doutrinas e de moral.

  20. se todos buscasse a Deus ,e olhasse para a palavra ai sim seriam sábios,jesus não veio para condenar mas para salvar,eu fui católico praticante ia na igreja e orava também, mas um dia descobri que a salvação não estava na igreja nem na católica nem na evangélica nem em homens mas sim na palavra, evangelho de joão cap 15.,vers,6-7e16, e hoje sou conhecedor da palavra prego a mais de quinze anos e entendo uma coisa tudo tem o seu tempo fui idolatra e ouvi muitas acusação mas um dia o Espirito Santo me convenceu a largar o que era errado bebia mais de uma garrafa de pinga por dia ,eu sei de uma coisa que o amor encobre multidão de pecado,toda palavra nossa não vai valer nada tem que ser a palavra de Deus o semeador saiu a semear uma caiu na bera do caminho ,e a outra caiu em pedregais e a outra caiu entre espinhos ,e só uma caiu em boa terra .eu falo uma coisa um dia Deus vai tratar com todos nos hoje eu sou um cristão foi difícil para a sociedade mas não para o meu Deus ,nem eu esperava mudar um dia mas aquilo que é impossível ao homem é possível a Deus,que Jesus abençoe a todos nos ,prego o evangelho do senhor ,

  21. não temos que seguir a bíblia? oxent, então como vamos seguir a JESUS, sem dar ouvidos a palavra? pq a palavra de DEUS é a verdade, nela encontramos tudo, todas as respostas, sempre meditando e pedindo para que o espírito santo de DEUS venha a iluminar nossos caminhos. aí vc me vem com essa de "não seguir bíblia"

  22. olha cara, quando eu estava longe dos caminhos de DEUS, eu tive a "brilhante" idéia de frequentar a icar e me batizar, pq não era batizado quando pequeno, aí coloquei na cabeça que queria me batizar e tals, só que como não conhecia nada da bíblia, só conhecia o salmo 23, pq era o que mais se via, e tb não busquei orientação a DEUS a respeito disso, então quando a gente faz as coisas por nós mesmos, a consequência não poderia ser diferente, quebrar a cara, pois é, quando vim me aprofundar mais na palavra, descobri o erro que tinha cometido, eu sempre ia as missas mas ficava aquele negócio na cabeça, "meu DEUS, e essa imagens" foi que li os dez mandamentos, sobretudo quando diz que não devemos fazer imagens nem prostrar perante elas, dar culto, e tantas passagens de condenação a idolatria, tantos reis do tempo depois de Davi, que faziam imagens, e as adorava ao invés de adorar somente ao DEUS TODO PODEROSO, e tb pelo fato de tanta adulteração, adulteração dos mandamentos, tiraram a parte do NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM, NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM, LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR, o batismo, eles apenas derramam água na cabeça, sendo que JESUS foi batizado por IMERSÃO na água, pregam maria como intercessora, sendo que JESUS é quem faz isso, está lá a direita do TODO PODEROSO, levando os pedidos diretamente ao pai, tantas outras heresias como purgatório, salvação por obras, oração por mortos, como se isso fosse mudar o destino da pessoa depois que morrer, hoje dou graças a DEUS por não fazer mais parte disso

  23. Gustavo Andreuche, princípios básicos se conservarem como por exemplo: umas são favoráveis ao aborto e outras não. Lá na Marcha para Jesus todos se unem e se aplaudem mutuamente, numa conivência e co-responsabilidade total !!!!! Isso é conservação da moral básica ???? E a conservação da doutrina não fica atrás….

  24. Mauricio Ragazzo Você e que tem papo furado pois seus argumento não tem base em nada a não ser em tradições da ICAR que estão tudo fora da bíblia pois dizer que crer em Jesus e não na bíblia já ema ignorância sua, e vc's oram sim as imagem prostradas diante dela e não venha me dizer que não pois eu moro em Recife e aqui tem festas de padroeiras e o que mas se ver e isso, e nos evangélicos seguimos a bíblia pois o próprio Jesus seguiu ela pois foi ela a Bíblia que testificou que ele e o CRISTO!!!

  25. Mauricio Ragazzo ;
    ´´ não é isso que vejo. Vi sim uma igreja evangélica de grande porte, na TV comprada com $ do dizimo e ofertas (que seria para Deus), apoiando o aborto!!! E o povo não saiu daquela igreja. Aceitam até o aborto !!!!! Lamentável.´´

    Vamos por ,partes;
    Primeiro igrejas,as de grande porte,deveriam fazer o mesmo,que as de pequeno porte,mas tem algumas,que não fazem,mas eu disse,algumas ,que não fazem.

    Segundo Dízimo,os Dízimos não são ,para DEUS,porque DEUS é dono de todo,ouro e prata,não precisa de dinheiro,o Dízimo é para,manter a igreja,abrir outras igrejas e levar a Palavra aos quatro cantos do mundo ou seja,investir em missões,pelo mundo e também,para pagar os horários de TV e RÁDIO ou não se pode levar a Palavra de DEUS,através da TV e do RÁDIO ?

    Terceiro aborto,não vi,porque não vivo ,vendo tv,mas se alguma igreja,de pequeno ou grande porte,aceita o aborto,NÃO É IGREJA é mais uma oportunista,atrás de lucro.

    Quarto Pastor ou padre,nessa eu vacilei e peço ,PERDÃO !
    Tem muito ´´PASTOR´´ MENTIROSO TAMBÉM,mas os padres ,são sim,TODOS MENTIROSOS.

  26. Mauricio Ragazzo ;
    ´´Indique-me, na Bíblia, onde se fala de outros filhos de Maria. Não venha com "irmãos de Jesus" pois há explicação para isso. Traga-me a citação do outros "filhos de Maria". Não tem !!!! Sempre só Jesus é mencionado como filho de Maria. Os irmãos de Jesus são parentes, familiares. Não são irmãos diretos da mesma forma que Jesus não é filho de Davi diretamente. ´´

    Deixei,esta parte,por último,para o senhor,ter mais tempo,para ler e refletir,no ESPÍRITO SANTO DE DEUS,O CONSOLADOR ENVIADO ,POR JESUS,O REI DOS REIS.

    E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.
    E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
    Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
    E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
    E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
    E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

    Mateus 13:53-58

    Veja,que no versículo 55 e 56,a Palavra deixa bem claro,que JESUS,tinha irmãos de sangue e seus nomes são; Tiago, e José, e Simão, e Judas e tinha irmãs e não era só uma não,eram várias;E não estão entre nós todas as suas irmãs?

    Viu como ,MELHOROU seus comentários,não podemos achar ,que sabemos de tudo,se não caímos do cavalo,meu amigo e isso ,serve para mim também.
    Graças a DEUS,DEUS tem me ajudado,até aqui e me mantenho,HUMILDE.

  27. a partir do momento, que alguém se ajoelha perante uma imagem, acende vela, ora, faz promessa, está automaticamente dizendo que aquilo é o seu deus, algo que tem mão, mas não toca, tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve, tem boca, mas não fala. E isso é sim idolatria, pq DEUS não está ali de jeito nenhum

  28. Marcos Paulo : então Josué, lider do povo de Deus estava dizendo que as imagens da Arca da antiga aliança eram Deus?

    os verdadeiros Cristãos sabiam que aquilo só representava " A presença de Deus".

    Deus não está é neste entendimento distorcido de vcs.

  29. Romney Elson Lima : interessante 4 irmãos e 4 nomes de Apóstolos… será que Cristo teria beneficiado seus apóstolos apostando que os que tem o nome de "seus irmãos" seriam melhores que outros? ou será que a exemplo de nossos políticos, Jesus Cristo nomeou seus irmãos para cargos "apostólicos" em sua Igreja? kkkkk
    kkkk

    eeee Sr. Romney…

    além de que Sr. Romney, se vcs só creem no que está na biblia, não pode fazer suposições sobre o que não está… e o que o Mauricio pediu foi que o Sr. apresente ONDE NA BIBLIA DIZ TERMOS COMO "FULANO DE TAL, FILHO DE MARIA MÃE DE CRISTO" ou algo parecido, pois referir-se a irmãos, vemos vários outros casos referindo-se a apostolos como irmãos de Cristo, ou vou ter que postar aqui para o Sr. Crer?

  30. Quanta hostilidade nesses comentários. Foi isso que Jesus ensinou? Acredito que não. Jesus veio ao mundo para pregar o amor, a paz e a misericórdia e o mundo até hoje continua em guerra.
    Queridos, vocês não vão subir ao céu carregando uma placa com o nome da sua igreja, o nome da igreja de Cristo é o seu nome, é onde Ele habita (ou deveria habitar). Independente de ser católico ou evangélico, o que importa é que somos cristãos. Vocês tem que se preocupar é com os não cristãos, para pregar o evangelho a eles para que se convertam e não atacar uns aos outros, esse último o diabo já faz muito bem, não sejam ferramentas dele. Sejam verdadeiros discípulos de Jesus.

    Paz a todos.

    • Parabéns Fernanda pela lucidez com que faz seu comentário!!
      Concordo com você que ninguém vai subir ao céu ou quem sabe descerá.. com uma placa da sua igreja no peito. Vejam quanta intolerância, xingamentos ao defender sua opção de igreja.
      Dou como exemplo minha sogra, vai em todas, Católica, Evangélica, vai ao Espiritismo, já foi em outras que até prefiro não sitar, mas o que ela busca é a paz interior dela e não apenas levantar uma bandeira defendendo uma instituição que é composta por pecadores, e todas são.
      Podemos condenar os mercenários de cada Igreja que usam a fé e problemas das pessoas para enriquecer, mas não as próprias que vão para buscar o conforto espiritual.

      Se é para brigarmos por religião, façam como eu, tenham fé, rezem, orem e não levantem bandeira ou sejam intolerantes, daqui a pouco estaremos armados nos matando uns aos outros, como em outros países, no fim somos todos irmãos e Deus fica muito triste vendo toda essa discórdia.

      Paz a todos, amai-vos uns aos outros.

  31. todos as igrejas da atualidade, sem exceção!! so pensão no dinheiro dos fieis, vai pedi uma ajuda pra paga aluguel ou pra compra leite pras crianças, o que eles vao de dizer? reza meu filho q deus vai te ajuda kk e o dinheiro que eles roubam todos os dias dos fieis? nunk acharas um tutao…

DEIXE UMA RESPOSTA