Recordando Martinho Lutero, papa Francisco pede perdão pelo “escândalo da divisão”

40

No último domingo, 15 de novembro, o papa Francisco visitou a Igreja Evangélica Luterana de Roma, para recordar o quinto centenário do nascimento do teólogo reformador Martinho Lutero (1483 – 1546).

Recebido pelos fiéis luteranos, Francisco destacou que tinha alegria em manter o diálogo com a denominação que possui profunda e estreita relação com a Reforma Protestante. “É com alegria que oro hoje, em Roma, com os irmãos luteranos. Deus abençoe quantos trabalham em prol do diálogo e da unidade dos cristãos”, afirmou.

“Houve tempos difíceis entre nós. Pensemos nas perseguições entre nós, com o mesmo Batismo. Pensemos em quantos foram queimados vivos. Devemos, todos, pedir perdão por isso”, pontuou o líder católico, lembrando dos anos de perseguição após o início do movimento reformista.

Lembrando da essência do Evangelho, que ordena a divulgação da mensagem do Cristo e o cuidado com os mais necessitados, Francisco fez referência à passagem de Mateus 25:31-33, que diz que “quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda”, e questionou: “Nós, luteranos e católicos, de que lado estaremos, à direita ou à esquerda?”


Oferecendo sua visão a respeito da própria pergunta, e ao mesmo tempo, admitindo que as tradições – católica e/ou protestante – não determinam quem será salvo, Francisco disse: “Jesus escolheu os primeiros discípulos, os doentes que curava, a multidão que o seguia e o seguia para O escutar porque falava como alguém que tem autoridade, não como os doutores da lei que se pavoneavam”, contextualizou, acrescentando, que mesmo depois de Sua ressurreição, Jesus escolhe a quem quer ao Seu lado. “Pensemos nos discípulos de Emaús, como os acompanha. Deveriam ir a Jerusalém, mas fugiram por medo e Ele se junta a eles e os acompanha. E depois se mostra, os recupera. É uma escolha de Jesus”, acrescentou.

Em sua conclusão, Francisco agradeceu pela hospitalidade fraterna com que foi recebido no templo evangélico: “Hoje oramos juntos pelos pobres, pelos necessitados, ama-nos juntos, com verdadeiro amor de irmãos. ‘Mas padre, somos diferentes, porque os nossos livros dogmáticos dizem uma coisa e os vossos dizem outra…’ Mas um grande de entre vós [um teólogo] disse uma vez que existe a hora da diversidade reconciliada. Peçamos hoje esta graça, a graça desta diversidade reconciliada no Senhor, isto é, no servo de Javé, daquele Deus que veio até nós para servir e não para ser servido”.

De acordo com informações da Rádio Vaticano, antes de Francisco, a Igreja Evangélica Luterana de Roma foi visitada por outros dois papas: João Paulo II, em 11 de dezembro de 1983, e Bento XVI, em 14 de março de 2000.


40 COMENTÁRIOS

  1. Durante esta visita, o Pontífice recordou que as duas Igrejas se perseguiram durante muitos anos pelo que “devemos pedir perdão” e disse que o caminho marcado por Jesus é o de ser servos e humilhar-se, como Ele fez. O Papa pediu perdão, falta agora os protestantes fazer o mesmo.

    • Pedidos de perdão em nome de instituições, principalmente por causa de mazelas ocorridas a centenas de anos, é puro teatro exposto para a mídia, seja por parte de católicos, seja por parte de protestantes.

      • Pedir perdão é uma necessidade de quem conhece a Deus, é próprio de de quem se sente pequeno e reconhece os seus erros, também é próprio de quem precisa do perdão de Deus. É Jesus quem nos ensina tudo isso.

      • Pedir perdão é uma necessidade de quem conhece a Deus, é agir com honestidade diante da falha. É próprio de quem se sente pequeno e reconhece os seus erros. Também é próprio de quem precisa do perdão de Deus. É Jesus quem nos ensina tudo isso.

        • Emanuelle,quero que você fale como fica aqueles que acreditaram em você,quando você e outros católicos romanos,mentiam para eles,falando de Lutero e dos evangélicos em geral,eu sempre lhe disse que você estava mentindo,sendo dissimulada para não responder coma verdade,então distorcia,e agora vocês que colocam o papa acima de DEUS, terão que fazer o que ele faz,para que sirva de exemplo para você e os demais mentirosos,de conversa mole,não minta usando o nome de DEUS,porque é certo que a verdade virá a tona,como temos padrecos,falsos pastores,falsos apóstolos,e muitas outras criaturas que se dizem pastoras,bispas,apostolas, querendo mostrar poder,se DEUS não lhe deu é falso,saibam que não demorara,tudo ficará as claras,é a separação do joio e trigo.
          OBS: Eu não preciso lhe cobrar mais as respostas das perguntas que lhe fiz anteriormente,já estão respondidas,porque tanto você como o fujão católico de conversa mole,fugiram da verdade. E TEM MAIS UMA,O QUE VOCÊS TEM A DECLARAR CONTRA O LUTERO,POR FAVOR DECLAREM,MAS OBSERVEM O QUE DISSE O DEUS DE VOCÊS,CERTAMENTE VOCÊS NÃO SERÃO CONTRA ELE,CERTO.

  2. ESTE BICHO PAPAO PAPAGAIO NOJENTO EM NOME DO DIABO VEM QUERER TAPEAR OS BESTAS!

    ELE NAO LEU QUE JESUS DISSE QUE OS QUE VAO A ELE DE MANEIRA NENHUMA OS LANCA FORA!

    JESUS NAO ESCOLHE UM(PRA SALVACAO) E DESPRESA OUTRO(PRA CONDENACAO)!

    ISSO E PREDESTINACAO, ENSINO HEREGE DIABOLICO QUE OS PAPAS APOIAM E POUCOS PERCEBERAM NESSA FALA ENGANOSA, FORA OUTRAS MENTIRAS PAPAIS!

    ESSE SUJEITO DEVIA MEDITAR EM LUCAS 19.11-27, TEXTO OTIMO PRO CATOLICISMO E ALGUNS PASTORES BANDIDOS TANBEM!

  3. Esse papa é macho mesmo. Quer nem saber o que pensam os hemhem da igreja dele.

    Vai enfrente, pede perdão, se sente à vontade nas igrejas evangélicas.

    Os contrários a ele ficam com uma raiva, e se pudesse destituiam o papa na hora pelo que ele fala, confessa, e vou mais longe, esses radicais que eu me refiro são piores que os que fazem as coisas erradas no vaticano, pois enfrentam o papa cara a cara.

    É só chegar amanhã na igreja que eles vão falar que os evangélicos são hereges, matadores, amigos do diabo.

    Vou logo dizendo, vou gravar tudo e mandar pro papa destituir, excomungar. Ora, o pastor diz e faz uma coisa, aí ficam as ovelhas católicas indo em sentido contrário, como pode?

    Vou entregar tudo, a começar pelos que falam aqui neste site. O papa aí gosta dos evangélicos, ele é homem de paz, então católicos radicias e fundamentalistas, mudem de religião, vão procurar os radicais do islâ. O mundo não quer mais saber de violência.

    • Leviano sempre leviano ., o santo padre dialogou com protestantes históricos., não confunda peste evanjegue., com os larapios da fé ., jamais o santo padre vai comunicar e dialogar , vc imaginou os Hermes do Brás na frente do santo padre ., nunca

          • Lopes,

            Você vai ter que nos engolir quando vir seu papa indo dá a missa, digo, o culto nas evangélicas como já foi. Será em todas, pois somos irmãos, e irmãos verdadeiros não negam os seus.

            Esse papa dá uma rasteira por dia nos orgulhos católicos ao contar ele o que vocês, por conveniência esconderam a vida toda.

            Tu deve pedir e muito dentro do teu coração que ele morra ou renuncie, fale sério.

          • Lopes
            Quem sabe? Vc um dia irá testemunhar o mesmo que Paulo, “Se o quiserem testificar, que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu” Atos 26:5

          • Fazer o que? O Lopes, confia na “santo padre” Quando deveria confiar em Deus! “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias 17:5

  4. o papa devia ler o que os próprios evanjéguas (neo pentecostais e pentecostais)
    “VOMITAM” um contra o outro(os próprios ermãos)kkk
    tipo
    malafaia$$ x ma$$edRão
    ma$$edRão x waldemiro$$
    ma$$edRão x rr $oare$(o falso bobizinho rsrsrsr)
    dá gosto de ver como esses “ermãos” se amam(kkkkk)

    por isso admiro o reverendo CAIO FÀBIO.

      • Çabio tagarella
        Kkkk
        Velhote maluco/cego
        COMPARANDO mesmo – pedro x paulo kkkk””

        PORÉM
        não esqueça da balbúrdia do nosso século!!!!!
        OLHA O VEXAME DA CASA DE DOIDO,
        no VÍDEO AS MALUQUICES DAS “IGREJAS EVANGÉLICAS” PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS

        a música é uma “pérola”!!!! kkkk sem noição do ridículo!!!!

        sem duvida (rsrs)
        a lista é de fato MUIIIITO extensa!!!!!! Kkkk
        ISSO É FATO!!!!!

      • Pedro, Paulo e Barnabé também, algumas contendas. A paz e harmonia só será possível no dia da separação entre o trigo e joio, ou seja: “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” 1 Coríntios 15:53

        • Cristo se separou dos da religião judaica, justo pra não não matar uns aos outros.

          Ou seja, criou o próprio seguimento. Depois, se quiserem, venham e se unam.

          Cristo não quer é brigalhada. Cada qual na sua casa e fazendo o trabalho Dele.

    • Na realidade, isso nos causa preocupações, porque a ICR, deseja um mundo no antes da reforma protestante, mas sabemos que isso não acontecerá, por ser tão difícil quanto vencer a gravidade sem ajuda de uma força motriz.
      É difícil, mas não impossível, a despeito de alguns ex-Padres, que se converteram a Jesus, quem sabe o Papa também? Bastava ele ouvir uma pregação de 30 min, de um Pastor comprometido com a palavra de Deus.

      • Lopes
        Para vc que duvida, entre no youtube, e assista ex-padres. O versículo mais usado por eles: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32.
        Conselho de quem deseja o melhor para vc, receba a Jesus como seu único e suficiente Salvador e se torne um filho de Deus, João 1:12.

      • Lopes cachaceiro.

        Vai lá no Agenor Duque, enfrenta ele, só uma olhado que ele de ter, manifesta a legião de satanás que estão escondido na tua mente …

        vai lá, o zé pilintra que faz vc encher a cara de cachaça , só sai com jejum e oração..

    • Luciano,

      Esse papa é evangélico. Lembra de Pedro negando Cristo?

      É o caso. Não pode ele confirmar que é evangélico face o cargo. Seria morto na fogueira/santa pelo vaticano e por Lopes, a besta fera católica.

      Ele ainda fala as besteiras católicas apenas por força do ofício,mas é mais evangélico que todos os evangélicos juntos. O coração dele, doutor, não me engana, é corintiano, portanto não constantino.

      É um Nicodemos da vida, um José de Arimateia, ambos com um pé num canto, mas o coração em outro, nos evangélicos de Cristo..

  5. Até aí o Papa, demonstrou uma certa sinceridade, faltando uma coisa: ele deveria deixar, por onde passa, de pedir paz aos governantes, e abrir a bíblia, pregar a palavra de Deus, que os efeitos seriam o desejado. O Papa acha que esses líderes vão dar ouvidos a pedidos dele? É muita ingenuidade!
    Quando deveria pensar assim, Jesus nos a visa: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” João 15:5.
    Com base nesse versículo, no dia em que ele for verdadeiramente convertido a Jesus, sem a mariolatria, as palavras dele serão outras. Enquanto isso, ele e seus liderados, falam ao vento…

    • Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi (Mestre), porque UM SÓ É O VOSSO MESTRE, a saber, o Cristo, E TODOS VÓS SOIS IRMÃOS
      E a ninguém na terra chameis vosso PAI (padre, papa), porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
      Nem VÓS CHAMEIS MESTRES, PORQUE UM SÓ É O VOSSO MESTRE, QUE É O CRISTO.

      Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que FECHAIS AOS HOMENS O REINO DOS CÉUS; E NEM VÓS ENTRAIS NEM DEIXAIS ENTRAR
      AOS QUE ESTÃO ENTRANDO.

      Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que DEVORAIS AS CASAS DAS VIÚVAS, SOB PRETEXTO DE PROLONGADAS ORAÇÕES; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
      Mateus 23:8-14

      Oque o nosso único mestre ensina? O problema é o nome do título? Claro que não…
      O título de honra da época era RABÍ, MESTRE, PAI (que é o mesmo que PADRE ou PAPA).
      Na época Não se falava pastor, reverendo, etc.
      Mas o problema é a função, SACERDOTAL. Eles se colocavam no lugar de intermediários entre o POVO e o CRIADOR.
      O MESSIAS É O ÚNICO PASTOR, UNICO MESTRE, ÚNICO MEDIADOR ENTRE O PAI YHWH e os HOMENS.

      Veja, que na época não existiam cultos… Temos 4 evangelhos, (testenhunhos da vida do messias) e pouquissimas vezes ele orou em público
      orações curtas.
      Porque a oração ELE ENSINA QUE É INDIVIDUAL, AO PAI, EM SECRETO… E NÃO PÚBLICA.

      E fariseus já haviam inventado uma modalidade pra tirar dinheiro das viúvas.
      “”DEVORAIS AS CASAS DAS VIÚVAS, SOB PRETEXTO DE PROLONGADAS ORAÇÕES;”

      Lembre-se eles também oravam nas praças (oração pública contrária ao MESSIAS).

      O que diria o MESSIAS ao ver hoje ao ver o que se faz pra tirar dinheiro do POVO, está muitas vezes exponencializado do que os farizeus faziam?

      A madre igrjeja católica, criação de constantino, e as sub-divisões, protestantes, criadas pelo padre lutero, seguem os mesmos caminhos, contrários ao ensino do messias.

      Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes DOMINADOS, e que OS GRANDES EXERCEM AUTORIDADE SOBRE ELES.
      NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
      Mateus 20:25,26

      O Messias nunca criou um sistema religioso. Ele é o SUMO SACERDOTE QUE FOI EFICAZ EM LIGAR O POVO QUE CRÊ AO PAI DIRETAMENTE.

      Ou você me diz que ele falou? Agora precisamos de novos sacerdotes que fazem esta intermediação?

      O messias é nosso pastor. O BOM PASTOR. Será que ele mente? Ele diz que OUVIREMOS A VOZ DELE E SEGUIREMOS!

      João 10:7 As minhas ovelhas OUVEM A MINHA VOZ, e eu conheço-as, e ELAS ME SEGUEM.

      E agora? Quem é a verdade o Messias? O o que se diz pastor, padre, mestre e fala ao contrário do Messias e pratica outras obras?

      Não é mais garantido confiar no MESSIAS que provou seu amor morrendo por nós? Ou vamos fazer confiar no homem (maldito o homem que confia no homem e faz da carne seu braço profetizou ISAIAS)

      E quando o PAI não irá requerer de nós se não cremos nas palavras do seu filho?

      Deuteronomio 18:19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

      Quanto mais as palavras do FILHO?

      Adiantará falar que o ‘pastor’ ensinou errado? Colou quando Adão culpou Eva?

      Se o próprio Messias diz que ele é o ÚNICO MESTRE, digno de crédito, porque vamos pisar em suas palavras?

      • Só uma correção: profetizou Jeremias : maldito o homem que confia no homem e faz da carne seu braço….

        Ahh .. mas eu me sinto bem lá indo lá, cantando… etc, etc.

        Alerta o profeta Jeremias:
        9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

        A escritura nunca falou sobre confiar em sentimentos. O messias nunca falou em confiar em sentimentos… Cada um confia no que quer, no sentir? Da sua própria alma? Ou no Messias?

  6. Ser bonzinho e falar manso, não é atributo pra salvação, o papa tem que prega o evangelho de JESUS, e deixa de idolatra Maria, porque do contrário vai pro inferno de cabeça pra baixo junto com todos seus seguidores…………………

    O único intermediador entre DEUS e o homem é JESUS, JESUS é o único advogado fiel que pode interceder pela humanidade, o resto é papo furado, só JESUS , pode fazer algo pelos seres humanos, em nome de JESUS se cura enfermos e expulsar demônio, já em nome de santo católico é o contrário, em em vez de expulsar demônio chama o demônio, porque por traz de cada imagem de barro tem um satanás escondido..

  7. Falta ao Papa: Fé ousadia e o Espírito de Deus. “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus” Atos 4:13

  8. Em Mateus 12:25b Jesus deixou bem claro: Todo reino dividido contra si mesmo não subsistirá. Se o Cristianismo é um só reino,(O Reino de Deus),já era tempo de ser dado um basta na estrategia de satanás, deis de quando ele foi expulso do céu ele criou a maior divisão, no mundo espiritual, e mentindo lançou crenças erradas no meio do povo do de Deus, trazendo a contradizer a Palavra do Grande EU SOU em Êxedo 20:1 a 6.Lutero descobriu esta verdade.
    Agora o Papa Francisco é convencido pelo Espírito Santo de Deus, a lutar contra a maior estrategia de satanás, a divisão do Cristianismo no mundo, satanás é do contra, é ´rei da divisão, A divisão tem sido uma arma destruidora, no meio do povo de Deus, entre Padres, pastores,famílias, governos, mas o Espírito Santo é mais poderoso do que a bomba que explodiu Ero chima, e passe o tempo que passar o muro da separação vai cair entre os cristãos, satanás é mentiroso, não temas povo de Deus, Deus também tem sua estratégia santa para envergonhar o nosso adversário, Deus nos dará a tríplice vitória, essa tríplice vitória só pertence aos filhos de Deus, que confessa a Jesus como seu Senhor e suficiente salvador, só aos que tem seu nome escrito no Livro da Vida.
    A Sua Excelência e Reverendíssimo Papa Francisco, Eu com Reverenda do Evangelho do Reino de Deus, lhe digo, como disse nosso irmão mais velho, Jesus Cristo, ao Jovem rico, uma coisa tia falta…e está nas tuas mão. A Verdade, proclama ao mundo Êxedo 20:1 a 6. e Atos 4:12, diga irmão, que só Jesus salva.
    O que tem qui acontecer vai acontecer, é inevitável, não temas!!! fale e não se cale, para isto Deus ti constituiu embaixador universal. não temas aqueles que pode matar a nossa matéria, mas que todos os cristãos da terra confiem e creiam na gloriosa promessa de Jesus quando disse a Marta e a Maria, Aquele que crer em mim ainda que morra viverá, e não morrerá para sempre, nós servimos um Deus imortal, nós somos imortais.
    Parabéns Papa Francisco pela coragem de enfrentar a erar quia e falar da importância da unidade do povo cristão.

  9. Irmãos em Cristo ; esqueçamos as diferenças e a importancia dos homens , vamos valorizar Jesus que com seu amor une os homens na tentativa de se reconciliarem , vivemos tempos difíceis e de tanta violência que vale sempre a pena tentar cumprir o novo mandamento , o amor.

  10. Vive pedindo perdão, seria melhor se converter e crer somente em Jesus, e não como eles rezam o +credo dizendo que creem nos santos, na “santa” igreja católica, etc, etc…

  11. Quem não junta, espalha. Os irmãos evangélicos que soltam diatribes deveriam, se realmente querem conhecer Jesus, procurar conhecer essa realidade complexa que é a Igreja dele (no singular, mesmo). Me espanta a humildade do papa ser assim recebida a berros por alguns comentaristas, e olha que não sou entusiasta do ecumenismo.

  12. Ahh que ‘belezinha’…

    Né quem aceitaremos pra fazer intermediação ao PAI ao nosso criador. O Papa? O macedo? O valdomiro? Uma outra religião? Uma igreja? Um templo? Um amuleto? Outros pastores, bispos anciões??

    Só que NÃO! Eles não são homens como todo mundo? Porque seguir outro homem pecador como qualquer outro?

    MELHOR É SEGUIR o único MESSIAS que é o filho do PAI ETERNO YHWH, enviado, perfeito, nunca falhou, nunca falou nada de si mesmo, sempre falou tudo perfeito o que o PAI ensinou, e que MORREU deu o seu sangue por nós e trouxe as palavras da vida eterna, o pão vivo, que dá a vida eterna…



    Assine o Canal

DEIXE UMA RESPOSTA