Papa Francisco diz que “ninguém tem feito mais” que a Igreja Católica para punir padres pedófilos

64

Os escândalos de pedofilia que corriqueiramente atingem a Igreja Católica são tratados de maneira correta pela denominação, segundo a visão do papa Francisco.

O pontífice afirmou recentemente que o Vaticano tem se empenhado em corrigir as falhas cometidas por seus sacerdotes.

Numa entrevista ao jornal italiano Il Corriere della Sera, Francisco afirmou que “ninguém tem feito mais” do que a Igreja Católica para acabar com a pedofilia.

“A Igreja Católica é talvez a única instituição pública a ter agido com transparência e responsabilidade. Ninguém mais tem feito mais. Contudo, a Igreja é a única a ter sido atacada”, queixou-se o papa.


Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) requereu da Santa Sé que punisse os padres acusados de pedofilia, entregando-os às autoridades de seus países para serem processados pelos crimes de abuso sexual contra menores de idade. Essa foi a primeira vez – desde que os escândalos começaram a vir à tona – que a ONU se manifestou de forma incisiva e contundente sobre o assunto.

A manifestação da Organização acontece num momento que o papa tem iniciado uma profunda reforma no Vaticano, e a imprensa “vaticanista”, especializado nos assuntos da Igreja, noticia que Francisco tem enfrentado um poderoso lobby gay na sede da denominação romana.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

64 COMENTÁRIOS

        • KKKKKKKK
          E mesmo?
          Pois é mas se vc diz de metas todos ser humano tem que cumprir suas metas.
          todo trabalhador tem que cumprir metas…

          QUEM não esta disposto a cumprir mestas então que morra…

          O jussarastardust,
          ta dificil vc arrumar um pretendente em.

          • todo trabalhador tem suas responsabilidades.
            não importa qual seja o trabalho, todos tem suas responsabilidades.

            Nada que se faz nesse mundo e de graça, tudo tem seu preço.
            um lugar para realizar um culto, a energia que se gasta, a agua, em fim tudo tem um custo…

            Se não pagar além de envergonhar, o evangelho, ainda serão despejados…

            E POR ISSO QUE QUANDO JESUS FOI COBRADO ELE MANDOU PEDRO PESCAR Um peixe no mar e de dentro do peixe retirar um estáter, e pagar as despesas dele e de pedro..

            ESTRANHO NÃO É?
            JESUS CHAMA PEDRO PARA SER PESCADOR DE HOMENS.
            E depois da para ele uma meta financeira.
            pedro tinha que pescar um peixe, e tirar dele um estáter…

            COMO PODE ISSO?
            Um pescador de almas tendo agora de cumprir uma meta financeira?
            UM ESTÁTER, Foi a meta que JESUS deu a pedro naquele dia, para que fosse pago o imposto, e não escandalizar o filho de DEUS…

            TODA EVANGELISTA OU PASTOR TEM QUE ENSINAR A TODA ALMA QUE É PESCADA, A DAR SEU DIZIMO E CONTRIBUIR COM OFERTA, Para que as despesas da obra seja paga e não escandalizem a obra com dividas…..

            JESUS não poderia ter mandado pedro ir até judas, e pegar dinheiro e pagar o imposto?

            PORÉM JESUS DEU A PEDRO UMA META…
            Para ensinar aqueles que pregam o evangelho,
            que todo pregador tem suas responsabilidades.
            por isso que paulo quando ensinou isso a timoteo disse que ele tinha que ponderar isso e tomar cuidado..

            EU SEI QUE A MUITOS QUE SE APROVEITAM DAS PESSOAS.
            Esses iram um dia prestar contas com o dono do rebanho e dono das almas….

          • pastor arrebentar

            Veja que mais uma vez vc faz uma interpretação distorcida de outro texto bíblico. Jesus mandou pedro pescar um peixe, e tirar um estater da boca dele, mas era para o pagamento do imposto romano (mateus 27), não era para a “obra de Deus”…

            Tanto os discípulos de Cristo não tinham metas financeiras, que Jesus foi claro ao dizer:

            “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.” (Mateus 10:7-10)

            Jesus deixa bem claro que eles não poderiam cobrar nada… como vc diz que eles tinham metas financeiras???

            Aliás, vc já viu o próprio Senhor Jesus cobrando algum valor em dinheiro, ou insinuando uma “oferta de fé” antes de operar o milagre???

            Se Jesus não cobrava naquela época, obviamente não vai cobrar hoje:

            “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (hebreus 13:8)

            Vcs se dizem seguidores de Cristo, ” a igreja fundada por Jesus”, mas claramente estão bem longe dos ensinamentos Dele…

            E vc fez bem ao dizer: “EU SEI QUE A MUITOS QUE SE APROVEITAM DAS PESSOAS. Esses iram um dia prestar contas com o dono do rebanho e dono das almas….”

            Realmente, muitos se aproveitam das pessoas… mas quem prega a teologia da prosperidade está incluso com certeza nessa sua observação… não pense que somente os lideres vão ter problemas… todos os pastores que sabem que isso é errado, mas insistem no erro serão igualmente condenados.

            “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” ( Mateus 7:22-23 )

            Pastores que se sujeitam a cumprirem metas financeiras sabem que agem errado, pois não há essa ordem aos ministros do evangelho, de acumularem riquezas deste mundo, seja para si mesmos ou para seus lideres… são cumplices desses erros também.

            “Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.” (I Timóteo 5:22)

            ” Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (II João 1:10-11)

            fica a dica, pastor!

          • Cobrar metas financeiras dos pastores eu ate’ entendo, pois como vc disse toda empresa faz isso com seus funcionarios. O que eu nunca entendi nos 11 anos que passei dentro da Universal eram as humilhacoes publicas que os pastores e suas esposas sofriam por nao atingirem as tais metas, serem colocados na rua por nao arrecadarem dinheiro pra Macedo. Ja’ ouve ate’ suicido de pastor por causa disso.

          • KKKKK
            Depois que a stardustjussara foi obrigada a ficar de joelhos e bater a cabeça no pc.
            agora toda vez que ela se refere a mim ela me chama de pastor…

            a autoridade de quem e de DEUS, reconhecida pelos demônios.

            Assim como o demonio em gadareno disse: QUEM TEMOS NOS CONTIGO FILHO DO DEUS VIVO?

            Mas como eu ja disse tudo na vida tem metas, e objetivos.

            Quando JESUS fala da parabola dos talentos,
            ele também abençoa os que atingiram suas metas financeiras.
            E AQUELE QUE FOI COMO O STARDUST E receoso escondeu o talento e não atingiu a meta.
            FOI LANÇADO NO INFERNO….

            A META DA JUSSARASTARDUST, Era ganhar uma cesta básica.
            como ela não conseguiu ela saiu fora….

          • Pastor arrebentar

            Mais uma vez, vc faz o que aprendeu a fazer…. distorcer textos bíblicos para tentar fundamentar a heresia de pastores terem de cumprir metas financeiras… Já mostrei na bíblia que tal ato é condenável, mas vc insiste…

            Sobre a parábola dos talentos, ela realmente fala de dinheiro, mas isso é no sentido figurado… os talentos a que são referidos são os dons que Deus dá a todos os cristãos… se vc não usa o dom (ou dons) que Deus lhe dá, isso será cobrado depois.

            Afinal de contas, porque Deus se preocuparia com os pastores tendo de juntar dinheiro? pois o evangelho visa salvação de almas, não as riquezas deste mundo.

            Isso é o problema de ler a bíblia sem o discernimento do Espírito… só enxerga a letra, mas não enxerga o sentido real do ensinamento.

            A maior prova que os ministros do evangelho não tinham de cumprir metas financeiras na igreja primitiva é o relato de pedro: ” Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6b)

            Pastor tem meta sim, tem objetivo sim… mas nada a ver com o financeiro!

            “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.” (II Timóteo 2:4)

            E tem negócio mais desta vida do que dinheiro?

            Fica a dica, pastor. No dia do Juizo Final, vc não será tido como um inocente. Vc sabe a verdade. Prefere servir a homens isentos da verdade do que servir a Cristo.

            “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (João 12:42-43)

  1. mas além de ajudar os pedófilos ainda da falso testemunho, que vergonha, se santyo agostinho fosse vivo e la do inferno onde está pudesse ver, estaria dando gritos de vergonha…sera que se cumpre a profecia

    • Home » Destaque
      Número de casos de pedofilia cometidos por pastores superam os de padres nos noticiarios brasileiros

      No Brasil, país tido como o mais católico do mundo, a Igreja Católica não foi atingida pelo tsunami de denuncias de pedofilia que abalou a tradicional hierarquia religiosa de países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Irlanda.
      Aqui, tem havido no noticiário da internet muito mais casos de pastores pedófilos ou suspeitos dessa prática do que os seus colegas padres, sem que a grande imprensa dê conta disso.
      Três exemplos recentes. No dia 20 de junho, a Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ) prendeu o pastor Juarez Ferreira da Silva, 52, que estava foragido por ter sido condenado a 12 anos de prisão por ter estuprado quatro meninas. No dia 1º de julho, o pastor Dionísio da Silva Mattos, 55, de um templo da Assembleia de Deus em Magé, na Baixada Fluminense, foi preso sob a suspeita de ter abusado de uma menina de 12 anos. Dias depois, a imprensa portuguesa informou que o pastor Celso Miranda, 43, da mesma denominação, fugiu para o Brasil porque teria violentado um menino de 13 anos.
      A imprensa dá muito mais visibilidade aos casos de padres pedófilos, como se as vítimas deles fossem mais importantes. Os padres de Arapiraca (AL), por exemplo, têm sido contemplados pela cobertura dos grandes jornais, portais e TVs. A prisão do pastor protestante Edimário Gama de Freitas, 65, sob a acusação de abusar de filhos de fiéis, só foi noticiada pela imprensa regional, na Bahia.
      Se não fosse o noticiário da internet, principalmente de sites de pequenas cidades, não se saberia da existência de tantos pastores evangélicos suspeitos de abusar de crianças. Geralmente, as vítimas são de famílias pobres e ingênuas. Acreditam, pelo menos inicialmente, que massagens de pastor podem expulsar o Satanás do corpo e em sessões de oração de “cura interior”.
      Compartilhar
      Com base apenas nesse noticiário, não é possível dizer que existem proporcionalmente mais pastores pedófilos do que padres. Para isso, haveria a necessidade de um estudo aprofundado, que levasse em conta, por exemplo, a quantidade de pastores e de padres.
      Fonte: Paulopes

      • Jorge Vinicius,

        Não sou eu que digo, é a humanidade toda: no Brasil a corrupção é institucionalizada.

        Bom, se assim é, então ocorre o mesmo para com figuras do catolicismo que se envolvem com a pedofilia, o tentar esconder.

        Meu caro, você já viu como se comportam os acusados aqui quanto a isso, em especial os do clero romano?

        Agem de um modo como se quem acusa ou a vítima fossem o errado, veja as reportagens.

        As pessoas possuem medo da igreja pelo que que ela fez no passado, aí ficam caladas, “o silêncio do inocentes”.

        A ONU está pedindo satisfação em vistas de que estado do vaticano é filiado, e ela vê que infelizmente senhores velhinhos(papas) não estão tendo respondendo aos anseios do seu estado, que estar a exigir políticas novas e pulso firme com esses criminosos, tanto é que são muitas as acusações de inércia e tolerância da parte das autoridades máximas da igreja, ou seja, o esconder sob o tapete dos cometedores de crime tão forte.

        Acho que o papa não devia se vangloriar de que é quem fazendo mais, pois o mais que faça não responde ainda a altura as atrocidades ocorridas por anos, daqui a pouco vai dizer que está injustamente sendo a igreja perseguida? Ora, isto soa mal.

  2. Home » Destaque
    Número de casos de pedofilia cometidos por pastores superam os de padres nos noticiarios brasileiros

    No Brasil, país tido como o mais católico do mundo, a Igreja Católica não foi atingida pelo tsunami de denuncias de pedofilia que abalou a tradicional hierarquia religiosa de países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Irlanda.
    Aqui, tem havido no noticiário da internet muito mais casos de pastores pedófilos ou suspeitos dessa prática do que os seus colegas padres, sem que a grande imprensa dê conta disso.
    Três exemplos recentes. No dia 20 de junho, a Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ) prendeu o pastor Juarez Ferreira da Silva, 52, que estava foragido por ter sido condenado a 12 anos de prisão por ter estuprado quatro meninas. No dia 1º de julho, o pastor Dionísio da Silva Mattos, 55, de um templo da Assembleia de Deus em Magé, na Baixada Fluminense, foi preso sob a suspeita de ter abusado de uma menina de 12 anos. Dias depois, a imprensa portuguesa informou que o pastor Celso Miranda, 43, da mesma denominação, fugiu para o Brasil porque teria violentado um menino de 13 anos.
    A imprensa dá muito mais visibilidade aos casos de padres pedófilos, como se as vítimas deles fossem mais importantes. Os padres de Arapiraca (AL), por exemplo, têm sido contemplados pela cobertura dos grandes jornais, portais e TVs. A prisão do pastor protestante Edimário Gama de Freitas, 65, sob a acusação de abusar de filhos de fiéis, só foi noticiada pela imprensa regional, na Bahia.
    Se não fosse o noticiário da internet, principalmente de sites de pequenas cidades, não se saberia da existência de tantos pastores evangélicos suspeitos de abusar de crianças. Geralmente, as vítimas são de famílias pobres e ingênuas. Acreditam, pelo menos inicialmente, que massagens de pastor podem expulsar o Satanás do corpo e em sessões de oração de “cura interior”.
    Compartilhar
    Com base apenas nesse noticiário, não é possível dizer que existem proporcionalmente mais pastores pedófilos do que padres. Para isso, haveria a necessidade de um estudo aprofundado, que levasse em conta, por exemplo, a quantidade de pastores e de padres.
    Fonte: Paulopes

    • Jorge Vinicius,

      Não sou eu que digo, é a humanidade toda: no Brasil a corrupção é institucionalizada.

      Bom, se assim é, então ocorre o mesmo para com figuras do catolicismo que se envolvem com a pedofilia, o tentar esconder.

      Meu caro, você já viu como se comportam os acusados aqui quanto a isso, em especial os do clero romano?

      Agem de um modo como se quem acusa ou a vítima fossem os errados, veja as reportagens.

      As pessoas possuem medo da igreja pelo que ela fez no passado, aí ficam caladas, “o silêncio do inocentes”.

      A ONU está pedindo satisfação em vistas de que estado do vaticano é filiado, e ela vê que infelizmente os senhores velhinhos(papas) não estão respondendo aos anseios do seu estado, que estar a exigir políticas novas e pulso firme para com esses criminosos, tanto é que são muitas as acusações de inércia e tolerância da parte das autoridades máximas da igreja, ou seja, o esconder sob o tapete dos cometedores de crime tão forte.

      Acho que o papa não devia se vangloriar de que é quem fazendo mais, pois o mais que faça não responde ainda à altura as atrocidades ocorridas por anos, daqui a pouco vai dizer que está injustamente sendo a igreja perseguida? Ora, isto soa mal.

  3. Pois é jussara stardust.
    EU DISTORÇO A BIBLIA E TENHO UMA VIDA ABENÇOADA.

    E vc que diz que não a distorce tem uma vida amarrada.
    QUE COISA EM!

    Vc não distorce a biblia e nem um testemunho de encontro com DEUS a senhora tem.
    QUE COISA EM!

    COMO DIZ TIAGO.
    Me mostra a sua fé sem obras que eu lhe mostrarei as obras da minha fé…..

    • “COMO DIZ TIAGO. Me mostra a sua fé sem obras que eu lhe mostrarei as obras da minha fé…..”

      Pastor arrebentar

      Então, porque vc não comprova que é abençoado, como vc alega? mostra aí as obras da tua fé, como vc menciona tiago…

      Vc sempre foge quando pedimos que comprove suas bençãos….

      • como vc quer que eu te prove?
        vc quer por video?
        testemunho de vida eu ja dei varias vezes aqui, e so a senhora procurar.
        MAS E AI VC QUER QUE EU LHE FAÇA UM VIDEO PARA A SENHORA O JUSSARASTARDUST?

        • Acho que vai ser.

          Stardust é a reencarnação de Tomé.

          Mande algum dinheiro que ele acredita, mande algum pedaço de chaga que ele acredita, mande…mas não tem jeito não, gente assim igual a ele, até Cristo não conseguiu, precisou pegar.

          Chame ele na sua casa, e mostre sua vida, mostre a marca da salvação, mostre sua mulher e filhos, mostre seu coração, mostre sua igreja, mostre seus pastores, mostre seus eis amigos mostre sua ex casa,

          Tomé pelo menos serviu o esforço de Cristo, será que o seu vai servir para ele se converter e tornar-se um defensor de Cristo, não de uma pedra?

    • QUEM COMEÇOU FOI VOCE ANA CLARA STARDUST, LEMBRA AS MENTIRAS CONTRA MIM E CACAU, OLHA O PREJUIZO QUE ME DEU, SE TIVESSE MANTIDO A PALAVRA E IDO ATÉ O FIM AQUELA MENTIRA TINHA SIDO ESCLARECIDA E O DIABO NÃOI TINHA FICADO RINDO DA TUA CARA, SÓ RECEBE AQUILO QUE PLANTOU A CULPA É SÓ TUA, NÃO SE QUEIXE DO TEU PRÓPRIO PECADO

  4. Quanto a Mary,vou ficar na minha e deixar essa baranga com a consciencia suja dela,o pior que o Paulo bobão defendendo ela ,eu tenho defeitos mas assumo todos,agora vc acha que ela que adora passar nesse site por santa ,vai assumir o que fez no face haha jamais,baranga,safada sim,ela sabe.me excluiu do face de tanto se oferecer e eu nao dar moral pra ela essa baranga,ontem nem lembrava da existencia dela ,ela postando aqui,cutucando,isso é safada

    • No lado evangelico tambem. Aqui por exemplo vemos sempre nos noticiarios casos de pastores, dirigentes de coral e grupo jovem, professores de escola biblica que abusam de criancas e adolescentes. No caso da Igreja Catolica aparece mais pq ela e’ una, coesa, por isso todos esses crimes de pedofilia sao contabilizados e atribuidos a participantes de uma so’ organizacao. Ja’ o lado evangelico e’ fragmentado, dividido em centenas de milhares de igrejinhas, fazendo que esses crimes acabem diluidos nesse universo. mas e’ tudo a mesma coisa.

      • Paulo.

        Bote na culpa dos evangélicos os casos criminosas da tua igreja.

        Sempre vocês fizeram isso, sempre não aceitando os erros e sempre transferindo a terceiros.

        Bote na conta das seitas, livre a cara da religião de Cristo, na religião verdadeira.

        Meu caro, vá ouvir a música da Geni, de Chico Buarque.

        Não é atoa que a igreja católica é a instituição que mais sofreu divisões no mundo:ortodoxa, muçulmana, protestante, católica disso e daquilo outro.

        Tem problema não, continue com as más posturas. Jogue na conta dos outros. assim vocês vão direto pra o céu.

        • Levi, EU NAO SOU CATOLICO. quantas vezes terei que te falar isso???

          Sua sanha anticatolica esta’ te levando as raias da loucura, nao vai demorar pra vc começar a acusar a propria sombra de ser seguidora do papa.

          • Aqui o’, noticia fresquinha..

            07/03 às 15h32 – Atualizada em 07/03 às 15h34

            Pastor é preso suspeito de estuprar menina de 6 anos no PR

            A polícia civil do Paraná prendeu, na última quarta-feira, um pastor evangélico suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 6 anos na cidade de Colombo. Segundo a polícia, Antônio Pedroso, 55 anos, estava participando de uma faxina na igreja Cristã Pentecostal dos Últimos Dias, no bairro da Vila Liberdade, quando teria desaparecido com a vítima.

            Diante do sumiço, a irmã da menina, de 12 anos, ficou desconfiada. Ao procurar os dois, a adolescente acabou presenciando o estupro, segundo sua versão.

            Diante do flagrante, o pastor acabou fugindo, mas o pai da vítima sabia onde ele morava e foi até a residência. Chegando lá, ela afirmou ter presenciado Pedroso abusando de sua irmã. A polícia foi chamada e prendeu Antônio Pedroso em flagrante.

            Na delegacia, o pastor negou ter cometido o crime e disse apenas que a menina fazia algumas brincadeiras, como sentar em seu colo. O homem foi indiciado por estupro de vulnerável e aguarda a decisão judicial sobre o caso.

            fonte Jornal do Brasil

          • Tá vendo,

            Não existe institucionalizada a política de não entregar pastor como a igreja católica faz com seus padres.

            Escreveu e não leu, o pau comeu.

            Vai responder, sim. Nada de pagar acordo na justiça, nada de ficar protegendo pastor por ser pastor.

            Entendeu a diferença?

            Os evangélicos são ensinados a reagir, os católicos a aceitar.

            Vou dizer de novo, aprendeu a diferença?

            Quando os católicos se conscientizarem, aí será denúncia fresquinha em cima de denúncia fresquinha, entendeu agora?

            Nada de bispo proteger, nada de papa esconder.

            Bandido é bandido, e que não merece tratamento diferenciado apenas por ser clérigo católico não.

            Ungidos de Deus de vez em quando são ungidos pelo diabo, portanto não se pode ficar calado, pode dar sangue na canela, pode encher as cadeias, o que não pode é ficar que a igreja é forte demais, que não vai dar em nada, que as pessoas não haverão de ouvir os reclamos e as denúncias pois são santos padres, freiras, bispos, papas.

            Aprendeu?

  5. O Paulo não é catolico, ele é antievangelico e pessoas como ele são comuns devido ao forte crescimento evangelico no brasil que causa inveja em muitos.

    • Eu sou antiestupidez e antidiotices… E nao confunda crescimento com inchação. Muitoa gente hoje se diz evangelico por conveniencia mas suas obras e açoes estao longe do evangelho; politicos que se convertem de olho nos votos de cabresto, cantores que se convertem para voltar vender discos, artistas, atores, modelos e apresentadores que se convertem interessados nas oportunidades em emissoras de radio e televisao voltados para esse publico, gente do povo que se converte pq certas empresas so’ oferecem trabalho se a pessoa mostrar membresia em alguma igreja evangelica e por ai vai… nao vejo pq ter inveja disso..

      • Paulo,

        Confesse, pois as igrejas não possuíam emissoras, mas o crescimento era grande.

        Não tire uma ou outra pessoa como se fossem todos.

        No tempo de Cristo muitos o seguiam por milagres, não exatamente pela figura Dele ou por salvação.

        No meio dos discípulos, Judas além de amar o dinheiro ainda era metido e afeito a questões políticas do seu pais, mas Cristo não o enjeitou.

        O moço rico queria ganhar mais dinheiro com Cristo, você sabe a recepção: – vá e doe, deixe que os mortos enterrem seus mortos.

        Só você mesmo para achar que no seio protestante não teria tais figuras, aliás como qualquer outro meio: os vendilhões do templo, mas daí eu denegar o judaísmo e suas ações benéficas?

        Eu não me chamo Paulo para assim proceder. Aprenda, meu caro, quando se tira a rede do mar, vem todo o tipo de peixe, inclusive baiacú, o que costuma matar gente com seu veneno. Aprenda pelo menos com a natureza, já que não aprendeu ainda com Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA