Papa Francisco cria polêmica ao dizer que o “cristão que não ama a virgem Maria está órfão”

351

O papa Francisco afirmou que um cristão que não ama a virgem Maria é um órfão, e disse ficar muito triste quando um fiel afirma que não pede a ela que interceda junto a Deus.

A afirmação de Francisco, que vem sendo considerado o papa de maior diálogo com outros segmentos cristãos, reconheceu em outras oportunidades que determinadas questões na Igreja Católica não são dogmas de fé, como por exemplo, o celibato dos padres.

No entanto, grande parte da mídia cristã internacional se surpreendeu com o conservadorismo de Francisco na afirmação sobre a virgem Maria, que na liturgia católica, desenvolve o mesmo papel que o Espírito Santo, intercedendo a Deus pelos devotos que se dirigem a ela.

“O cristão que não sente que a virgem Maria é a sua mãe é um órfão”, publicou o papa em seu Twitter oficial. Na sequência, o pontífice acrescentou que a comunhão é um importante fator para viver a fé na prática: “Em nossas catequeses, temos muitas vezes notado que não se torna um cristão por conta própria, mas por ter nascido e alimentado na fé no meio do povo de Deus, que é a igreja. Ela é uma verdadeira mãe que dá a nós vida em Cristo e na comunhão do Espírito Santo, nos leva a uma vida comum com nossos irmãos e irmãs”.


Esse relacionamento de comunhão deve ser baseado em obediência, disse o papa: “Como é a minha relação com estas duas mães que eu tenho? Com a Igreja Matriz e a mãe Maria. Este não é um pensamento de piedade, não, é uma teologia pura. Esta é a teologia. Como é que a minha relação com a Igreja, minha Mãe Igreja, a hierarquia da Santa Madre Igreja? E como é a minha relação com a virgem, que é a minha mãe?”, escreveu aos fiéis católicos, propondo uma reflexão.

“Quando um cristão me diz que ele não ama a virgem, me entristece. Um cristão sem a virgem é órfão. Também um cristão sem uma igreja é um órfão. É uma necessidade dos cristãos essas duas mulheres, duas mulheres mães, duas mulheres virgens: a Igreja e a Mãe de Deus”, concluiu o papa.

A repercussão entre os cristãos evangélicos foi negativa, com destaques para as passagens bíblicas que enfatizam, em primeiro lugar, a ordenança de não fazer imagens de escultura e não reverenciá-las, e em segundo, o papel do Espírito Santo, descrito por Jesus como o Consolador.


351 COMENTÁRIOS

  1. O papa está correto. Quem não ama Maria é órfão. Tem pessoas abestadas que acreditam que a Torah , cinco livros escritos pelo Deus Moises de Israel é Palavra de Deus. Os dez mandamentos que estão na Torah apenas um foi escrito pelo Deus Moises. Os outros nove ele clonou dos egipcios. E o primeiro mandamento Moises destila seu ódio contra imagens de escultura, pois ele foi desligado por falta de talento da Escola de Belas Artes do Egito, dai ter desenvolvido este ódio mortal contra as artes, de modo especial as esculturas. Moises chega a dizer que é falta grave fazer imagens e adorá-las, uma besteira sem tamanho. Moises não tinha moral para escrever nenhum mandamento porque ele mesmo se confessa assassino cruel e pédofilo ao mandar os israelitas matarem as mulhrees e homens inimigos e ficarem com as meninas para eles. Mas os ignorantes pensam que Moises é Deus

    • se esta contido na biblia e palavra de deus sim!! se moises nao tivesse moral para escrever os dez mandamentos Deus nao teria revelado os dez mandamentos para ele. eu nao sou seguidor do papa nem de maria e nao sou orfao!!

    • Alberto Silva, me desculpa mas antes de falar alguma coisa tenta ler pelo menos uma vez a bíblia pra ver se o que vc fala faz realmente sentido.

      “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.” Êxodo 31:18

      “Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e DAR-TE-EI AS TÁBUAS DE PEDRA E A LEI, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar” Êxodo 24:12

      Se tens algo contra os 10 mandamentos reclama com o autor, DEUS.

      • E voce acha que isto ocorreu ? Acaso o Deus de Todas as Nações falou com Moises , um assassino cruel e pedófilo? Porque o Deus de Todas as Nações não fala face a face comigo ou com você ? Prefere dar seus mandamentos a uma pessoa desclassificada . É só raciocinar. A biblia é um livro como outro qualquer, Tem coisas boas e coisas más, inclusive mandamento de assassinatos, pedofilia , adultério e esbuho possessório da terra\ dos cananeus Pensem nisto

        • Alberto, eu creio na bíblia e no que ela diz, ela é a palavra de Deus, inspirada por Ele. Se você não crer, suponho que não creia sequer que Moisés existiu, certo ?

          Mas veja o que fala 1 Coríntios 1:27-29:
          “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele”

          Creio sim que Deus usou Moisés, da mesma forma que usou Paulo que era perseguidor da Igreja, transformou-o num pregador do Evangelho, são as coisas “fracas deste mundo” usadas para confundir as “sábias”. Deus pode não falar face a face conosco, mas se o buscarmos de todo o coração sim, o encontraremos.

          “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14

  2. As pessoas se desesperam para convencer as outras a respeito de suas crenças…
    Se a questão é o conhecimento e bom uso da palavra de DEUS, então basta saber que:
    – os 10 mandamentos são únicos, claros e que não há como fazer interpretações diferentes do que dizem;
    – O nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz por nós e está vivo;
    – devemos adorar e prestar qualquer culto somente a Deus, Espirito Santo e Jesus Cristo, tendo em vista que além de estarem vivos, são nosso Deus e salvador;
    – Tudo que pedimos em oração é recebido por Deus por intermédio de Jesus Cristo, pois ele disse- ninguém vai ao pai a não ser por mim.
    Peço a todos que orem pedindo ao Espirito Santo que os guie diariamente para a comunhão com Deus.
    Que qualquer duvida ou engano seja esclarecido.
    Não sou de Pedro, nem sou de Paulo, mas sou daquele a quem os enviou.
    Honra e Glória a nosso Senhor Jesus Cristo!! :)

  3. Bíblia, deixa a desejar. Jesus disse: …”irei para o meu Pai, mas não os deixarei ÓRFÃOS, pois enviarei o Consolador, o ESPÍRITO SANTO, Ele vos ensinará e vos lembrará tudo quanto vos ensinei…”

    • Faço sua as minha palavras.
      O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.” (joão 14: 16, 17, 26.)
      ME PERDOEM OS CATÓLICOS, MAS NO VERSICULO 26 JESUS CRISTO E BEM CLARO EM AFIRME QUE O CONSOLADOR E O ESPIRITO SANTO. PORQUE DEUS FALOU QUE ABOMINA TODAS REFERENCIA, ADORAÇÃO PROSTAÇÃO A OUTROS deuses QUE NÃO SEJA ELE. PORQUE ELE E O ÚNICO DEUS DEVEMOS OBDIENCIA A JESUS CRISTO SEU FILHO AMADO.
      PORQUE NO MILAGRETE DE JESUS CRISTO NO CASAMENTO TRANFORMAMDO AGUA E VINHO, ELE FOI BEM CLARO.
      PORQUE OS CATÓLICOS NÃO CONSEGUEM ENXERGAR QUE MARIA FOI REPREENDIDA POR JESUS. TEXTO (Jo 2-4)?
      E MARIA FOI VIRGEM ATÉ O NASCIMENTO DE JESUS, DEPOIS TEVE MAIS FILHOS.

      • Não é atoa que os ateus zombam dos que se dizem leitores da bíblia, pois esta diz uma coisa, mas os ELEITORES dizem outra, totalmente confusa, a ainda chama a trapalhada de tradição. Se tradição soubesse que tinha tanto apelídio, que cabia em qualquer coisa, tradição teria renunciado viver aqui na terra. Coitada da tradição, cabe tudo dentro dela.

  4. “Marcos 6.3. Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.”
    O QUE OS CATOLICOS DIZEM DESSE TEXTO.

    • Itamar,

      Os padres não leem esse versículo na igreja, e como os católicos são desautorizados a lê a bíblia, eles nunca vão dizer nada desse versículo.

      Mas vão repetir o que os padres deles falam, Cristo não tinha irmãos, Maria nunca fez sexo, José era um velho, o sexo é pecado, padre é santo igual Maria que nunca fez sexo e padre num faz sexo,

      Dá pena, os católicos, do mais culto ao mais não culto, da bíblia não sabem um o.

      Quando Cristo criticou os judeus por não examinarem a bíblia, razão tinham em parte os coitados, pois em rolos e somente nos prédios religiosos, mas os católicos, por causa do comando mal dado dos seus líderes, não sabem uma vírgula.

      Faça dez perguntas a uma criança evangélica, todas serão respondidas, já a um católico adulto, as mesmas não sabem pra onde vai, são totalmente analfa da bíblia.

      Só sabem da tradição, ou seja, são o que vai além da bíblia, o que não está escrito, mas não sabem o que está escrito.

      Eles sabem que Maria foi assunto aos céus, mas não está escrito; sabem que reza leva alma ruim pra céu, mas não está escrito…

      E ainda zombam dos evangélicos, é piada de português mesmo.

        • Acordem!

          não estão vendo que todos esses versículos citados são falsos?

          isso tudo é engodo do demonio para fazer os ermãos brigarem entre si.

          o novo testamento é uma farsa, um engodo criado por Constantino por volta do ano 300 para dominar o cristianismo que insurgia debelando as trevas da idolatria dos falsos deuses romanos.

          Constantino, imperador muito esperto, simplesmente sabia que haviam cartas cristãs circulando as escondidas e mandou que fossem feitas algumas também, pegou as que encontrou e criou sua própria religião e aproveitando-se do nome que insurgira do cristianismo, passou a usar o nome de Católica dizendo que vinha dos apóstolos e chamaou-a de romana também.

          mas como nada que não venha de deus é perfeito, ele cometeu erros, colocou trechos desconexos no que chamou de novo testamento, chegou ao absurdo de colocar duas ascendencias diferentes para o cristo, agora romano.

          inseriu na biblia que a os romanos estariam sendo enchertados entre outros absurdos biblicos.

          o novo testamento é a maior farsa satanica existente no mundo que levará muitas almas a danação eterna no fogo do inferno.

          se fizer 10 perguntas a uma criança evangélica, a criança responderá as 10 de acordo com a farsa satanica de Constantino, promovida pela seita católica e ainda mais mal interpretada pelos protestantes.

          acorda povo meu. errais por não examinar as escrituras.

          • Constantino ainda omitiu o fato de que Jesus Cristo casou-se com Maria Madalena e com ela teve filhos, os quais tiveram que fugir da perseguição pagã quando o cristo foi assassinado pelos romanos.

            ainda para dar mais enfase a sua estorinha, Constantino ainda omitiu que Cristo, o deus que se fez homem, também teve os mesmos sentimento humanos e assim viveu sendo homem, fornicou com a mulher do poço além de ser alcoólatra.

            Constantino omitiu fatos da vida do Cristo para torná-lo um deus humano e assim convencer mais pessoas a fazerem parte de sua nova religião.

            e hj vemos os protestantes brigando com os católicos pela interpretação de um livro criado por Constantino, totalmente adulterado pelo imperio romano.

            parabéns ermãos, façam a vontade do demonio e guerreiem, se julguem os unicos capazes de entender as coisas de deus em detrimento aos outros ermãos e matem-se pela palavra de constantino e não de deus.

      • VERDADE, FUI COROINHA EM UMA IGREJA EM FORTALEZA E O FREI SÓ DEIXAFA LER O QUE VINHA NO FOLHETO QUE ELES CHAMAM DE LITÚGICO, QUER DIZER O QUE OS PADRES E FREIS E PAPA QUER QUE NÓS SABEMOS SOBRE A BÍBLIA, NADA, PORQUE SE OS CATOLICOS LER E INTERPRETAR VAI SER UMA DEBANDADA SÓ DA IGREJA CATOLICA.

        • engano seu itamar, além de mentira.

          os padres não deixam as pessoas ler a biblia pois se forem seguir a intrpretação da seita católica na leitura da biblia, vão descobrir que o novo testamento é um engodo de satanás produzido por Constantino por volta do ano 300.

          e quando o indivíduo começa a questionar e passa ao protestantismo, é engodado pelo demonio a não enchergar os fatos verdadeiros pois protestantes não estudam história, e assim nunca descobrirão que Constantino corrompeu totalmente as cartas apostólicas. nunca descobrirão que Constantino omitiu no novo testamento a familia de jesus cristo, omitiu os filhos dele a esposa maria madalena, também se confundiu nas ascendencias dele, estando duas diferentes e divergentes nos livros.

          não tem nada haver com “verdades” que estão na bibla, pois essas verdades foram corrompidas pelo império Romano, foram distorcidas e inserido mentiras no livro que deveria ser sagado além de omitido informações como o fato de cristo ter se relacionado com várias mulheres, inclusive a mulher do poço.

          acorda povo meu!!

          pecas por não conhecer a palavra de deus.

          • NOSFERATU. “Constantino omitiu no novo testamento a familia de jesus cristo, omitiu os filhos dele a esposa maria madalena,”
            “como o fato de cristo ter se relacionado com várias mulheres, inclusive a mulher do poço.
            VOCÊ TIROU ESSA BESTEIRA DE QUAL LIVRO, DOS LIVROS LUCIFERIANOS.
            COM QUAL EMBASSAMENTO VOCE FALA ISSO, QUAL O AUTOR DO LIVRO QUE ESCREVEU ESSA FALTA DE RESPEITO COM O FILHO DO DEUS ALTISSIMO.
            PORQUE A BÍBLIA FALA DE JESSÉ (JAVÉ EXISTE) FILHO DE OBEDE, NETO DE BOAZ E RUTA.
            JESUA (JAVÉ É SALVAÇÃO) SUMO SACERDOTE QUE VOLTOU DO CAIVEIRO COM ZOROBABEL.
            QUE DIZER JESUS QUER DIZER “JAVÉ É SALVADOR”; E A FORMA GREGA DE “JOSUE”

          • Itamar.. o Nosferatu é ateu kkkk

            a fonte dele é o Levi Varela..

            ele ao que parece está fazendo uma “paródia” com as “bobiças” que o Levi falou por ai, afinal é o Levi que prega isso..

            Levi Varela disse várias vezes isso tudo ai que o Nosferatu “pregou” …

          • Esse nosferatu e um doente.
            Como ele pode acreditar numa besteira dessa de o NT ser um engodo de satanás.
            então todos aqueles disicipulos de Jesus Cristoe falso e até mesmo o proprio Jesus?
            Esse infeliz tá ficando doido.

        • Ler a biblia para quê ? Aprender o que na Bíblia ? O que tem Moises para nos ensinar, ele um assassino confesso, esbulhador de terras dos cananeus, hoje palestinos, incentiador da pedofilia. A bíblia tem muito pouco para ensinar e muito para prejduciar. A Biblia manda matar os inimigos, praticar o adultério, enfim tudo que não presta está na biblia

    • Itamar este versículo é contradizente para os católicos,eles acham que oquer marcos citou são parentes e de mesma comunidade e não irmãos de jesus.
      verdade essa palavra é rarissima ser pregada na igreja.

  5. levi varela, eu sou historiador e professor de História.
    O professor de história que afirmar que Constantino fundou a Igreja Católica esta mentindo ou é um total ignorante da história do cristianismo e do catolicismo.
    Digo isso não por achismo ou por opinião própria. mas são os fatos históricos que comprovam que a Igreja Católica já existia muito antes do nascimento de Constantino.
    Se não acredita nas minha palavras veja o que um dos pais do cristianismo diz a respeito disso;

    A VERDADE DOCUMENTAL:

    Jesus disse: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mt 16,18).

    Logo nos inícios da Igreja, os seguidores de Cristo foram designados com o nome de cristãos. Assim podiam distinguir-se dos filósofos pagãos e dos judeus ou seguidores da sinagoga. Este nome de cristãos como se sabe, já vem na própria Bíblia, e tal denominação começou em Antioquia: “em Antioquia é que foram os discípulos denominados CRISTÃOS, pela primeira vez” (At 11, 26), “Então Agripa disse a Paulo: Por pouco me não persuade a fazer-me CRISTÃO” (At 26, 28). “Se padece como CRISTÃO, não se envergonhe; mas glorifique a Deus neste nome” (1Pd 4, 16).

    Aconteceu, porém que, tão logo a Igreja começou a propagar-se, começaram a aparecer os hereges, seguindo doutrinas diversas daquela que tinha sido recebida dos Apóstolos, mas tomando o nome de cristãos, pois também criam em Cristo e d’Ele se diziam discípulos. Era preciso, portanto, um novo nome para designar a verdadeira Igreja, distinguindo-a dos hereges. E desde tempos antiqüíssimos, desde os tempos dos Apóstolos, a Igreja começou a ser designada como IGREJA CATÓLICA, isto é, UNIVERSAL, a Igreja que está espalhada por toda a parte, para diferençá-la dos hereges, pertencentes às igrejinhas isoladas que existiam aqui e acolá.

    70 a 107 d.C.
    1. Já Santo Inácio de Antioquia, que foi contemporâneo dos Apóstolos, pois nasceu mais ou menos no ano 35 da era cristã e, segundo Eusébio de Cesaréia no seu Chrónicon, foi bispo de Antioquia, entre os anos 70 e 107, já Santo Inácio nos fala abertamente da Igreja Católica, na sua Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

    2. Outro contemporâneo dos Apóstolos foi São Policarpo, bispo de Esmirna, que nasceu no ano 69 e foi discípulo de São João Evangelista. Quando São Policarpo recebeu a palma do martírio, a Igreja de Esmirna escreveu uma carta que é assim endereçada: “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”. Nessa mesma Epístola se fala de uma oração feita por São Policarpo, na qual ele “fez menção de todos quantos em sua vida tiveram trato com ele, pequenos e grandes, ilustres e humildes, e especialmente de toda a IGREJA CATÓLICA, espalhada por toda a terra” (c. 8).

    2º Século d. C.
    3. O Fragmento Muratoriano que é uma lista feita no segundo século, dos livros do Cânon do Novo Testamento fala em livros apócrifos que “não podem ser recebidos na IGREJA CATÓLICA”.

    4. São Clemente de Alexandria (também do século segundo) responde à objeção dos infiéis que perguntam: “como se pode crer, se há tanta divergência de heresias, e assim a própria verdade nos distrai e fatiga, pois outros estabelecem outros dogmas?” Depois de mostrar vários sinais pelos quais se distingue das heresias a verdadeira Igreja, assim conclui São Clemente: “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. Das heresias, umas se chamam pelo nome de um homem, como as que são chamadas por Valentino, Marcião e Basílides; outras, pelo lugar donde vieram, como os Peráticos; outras do povo, como a heresia dos Frígios; outras, de alguma operação, como os Encratistas; outras, de seus próprios ensino, como os Docetas e Hematistas“. (Stromata 1.7. c. 15).

    3º Século d.C em diante.
    5. São Cipriano em 249, antes de Constantino nascer, e antes do Concílio de Nicéia, testemunhava: “Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.” (Epist. 55, n.1, Hartel, 614);
    “E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica.” (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4);
    “Roma é a matriz e o trono da Igreja Católica.” (Epist. 48, n.3, Hartel, 607).

    6. No século III, Firmiliano, bispo de Capadócia, diz assim: “Há uma só esposa de Cristo que é a IGREJA CATÓLICA” (Ep. De Firmiliano nº 14).

    7. São Frutuoso, martirizado no ano 259, diz: “é necessário que eu tenha em mente a IGREJA CATÓLICA, difundida desde o Oriente até o Ocidente”. (Ruinart. Acta martyrum pág 192 nº 3).

    Fonte: http://catolicismo.wordpress.com/2008/04/28/citaes-sobre-o-nome-igreja-catlica/

    Todas as citações acima, são anteriores ao nascimento de Constantino (272 – 22 de Maio de 337).

    Isso anula o embuste protestante, que se agarra maliciosamente a Constantino para “explicar” a Igreja Católica. Quando este apenas, mais tarde, deu liberdade plena para os cristãos pregarem livremente a doutrina da Igreja Católica, que foi fundada por Jesus Cristo.

    Como você pode ver levi varela, a Igreja Católica já existia muito antes do nascimento de Constantino ela foi fundada pelo próprio Cristo.

    Paz e Bem meu irmão em Cristo.

  6. Deus e Jesus Cristo é o meu Pai,minha Mãe,Meu Amigo,Meu Tudo. Supre tudo ! faz tudo! controla tudo! Ja é mais que suficiente , Até porque é o Todo Poderoso, não acham? :)

  7. Em pleno seculo XXI ainda tem pessoas desinformadas, alguns fanáticos religiosos, que não param para raciocinar e que pensam que os Dez Mandamentos foram escritos pelo Deus da nação israelita. Ledo engano. O Deu de Todas as Nações, que eu e você acreditamos, não deixou mandamento escrito algum em tabuas de papiro . Os seus mandamentos ele escreve diariamente no coração de cada homem. Ele se comunica com cada filho seu pelo canto dos passarinhos, pelo farfalhar das folhas das árvores, pelo rosnar do cão doméstico ou o uivar do lobo selvagem. Ele é Deus onipotente. Não precisa como nõs mortais de escrever seus mandamentos. E para quem não sabe aqui vai a informação correta . Moises , um judeu ladino, escreveu o primeiro mandamento. E nele ele expressou toda seu preconceito contra a classe dos escultores, ,ele que foi um escultor fracassado, desligado da escola de belas artes do Egito por falta de talento. Nesse seu mandamento ele chega a condenar a morte que fabricar ou adorar imagens de escultura. É preciso ser muito preconceituoso e fanatico para escrever esta estupidez, uma autêntica pregação de assassinatos crueis. Os demais mandamentos foram escritos por AMENEMAT III FARAO DO EGITO. `Pesquisem por favor em historia geral

    • “Os demais mandamentos foram escritos por AMENEMAT III FARAO DO EGITO.”?????????

      Brother, deixo apenas o primeiro mandamento que vc ACREDITA que esse FARAÓ (pelos egipcios, considerado deus na terra) escreveu : ” Amar a Deus sobre todas as coisas. ”

      Só esse já derruba qualquer coisa que vc tenha escrito com essa cabeça cheia de esterco, pois, como esse faraó permite que amem deus que não seja ele mesmo???!!

    • Alberto, permita-me pontuar algumas coisas a respeito de seu comentário…

      1) “os Dez Mandamentos foram escritos pelo Deus da nação israelita”
      Sim, foram escritas pelo Deus de Israel, mas não penses que é apenas para nação de Israel. A bíblia nos diz que judeu não é o que é na carne mas no Espírito, sendo assim “judeus” são os filhos de Deus, que habitarão a Jerusalém Celestial. É o mesmo Deus de “Todas as Nações” que vc cita.

      2) “não deixou mandamento escrito algum em tabuas de papiro”
      Na Antiga Aliança foram escritos em tábuas de pedras (não de papiro), no entanto na Nova Aliança “Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, ESCRITA NÃO COM TINTA, mas com o Espírito do Deus vivo, NÃO EM TÁBUAS DE PEDRA, MAS EM TÁBUAS DE CORAÇÕES HUMANOS” 2 Coríntios 3:3.

      3) “Ele se comunica com cada filho seu pelo canto dos passarinhos”
      Verdade, como o Salmo 19:1-4 diz: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo.”

      4) Sobre Moisés:
      Deus usa quem Ele quiser, usou Paulo que era um perseguidor da Igreja, usou um cobrador de impostos corrupto, e sim pode usar Moisés também. Saiba vc: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele” 1 Coríntios 1:27-29

      5) Moisés: “desligado da escola de belas artes do Egito por falta de talento”
      O mandamento não proíbe fazer esculturas na forma de arte, mas proíbe que nos encurvemos, serví-las ou prestar culto, se fizermos isto estaríamos cultuando-as. E Deus é bem claro: “não terás outros deuses diante de mim”.

      Abraço, que Deus te abençoe

      • Adorar imagens foi uma proibição de Moises, um ser desqualificado, assassino cruel e incentivador da pedofilia. foi este homem, desligado da escola de belas artes do Egito quem proibiu fazer e adorar imagens de escutlura. Eu adoro meus pais, meus filhos., retratos, imagens de escultura, enfim eu amo a tudo e a todos. Já muitos religiosos de seitas evangelicas seguem o deus Moises e odeiam retratos, imagens de escultura seguindo o mandamento do deus moises Meu Deus , que tem de mal adorar retratos e imagens de escultura. Eu adoro e voce?
        iralberto2007@yhaoo.com.br

        • Erro semântico!
          O correto é VENERAR. Só se pode adorar a um DEUS. Se se adora qualquer outro ser, esse passa a ser , logicamente, um falso deus.
          Javé é ciumento e não admite dividir a glória com quem não a tem. Simples assim!

  8. Essa gente não aprende nunca, será que eles nunca leram na bíblia que existe só um mediador entre nós e Deus e que esse mediador não é Maria, mas Jesus? “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. ITm 2:5

  9. Todos os comentários que leio, sempre que não está na bilblia. Afinal porque deveria estar na biblia que não se deve rezar para os mortos. Deve sim. Que não se deve adorar imagens de escultura, deve sim. Que não deve respeitar o Papa , os bispos , padres e diáconos., deve sim. Se isto não está na biblia então é bom colocarmos, pois está faltando lá.

    • Alberto, meu caro…
      Se eu, como católico, me senti “ofendido” e pasmo com seu comentário (de que se deve sim adorar a esculturas), imagino como não se sentem os irmãos evangélicos ao lerem tal baboseira.

      O que há em relação a esse tópico é uma divergência de interpretação.
      Os irmãos protestantes entendem como IMAGENS e ESCULTURAS, mas os católicos entendem como ÍDOLOS (imagens que representam falsos deuses).
      Muito embora, a maioria dos católicos, hoje em dia, nem sequer façam uso de imagens como elementos de culto. Os poucos que ainda as possuem, as tem muito mais como um simples objeto de arte sacra, que embora nos remeta à figura que ele representa, não goza de importância alguma, muito menos santidade.

      Por favor, vá estudar sobre sua própria igreja antes de envergonhar seus irmãos com seus comentários rasos a respeito das crenças dela.

  10. nunca li tanta tanta baboseira nestes comentários mas ainda assim tenho orgulho de pertencer a igreja fundada por jesus cristo a igreja CATOLICA APOSTOLICA ROMANA esta que foi fundada por jesus cristo sobre pedro e a que jamais ira a ruína porque nela se conserva a verdadeira fé.
    VIVA A NOSSA SENHORA!
    VIVA A CRISTO REI!
    VIVA A FÉ CATOLICA!

  11. O próprio Deus Pai dirigindo-se a Maria, através do anjo, disse: “bendita es tu entre as mulheres…” O Deus católico não está estrito na bíblia. A bíblia e apenas uma das Suas imensuráveis dimensões.
    Por isso e que os protestantes nunca perceberão a católica pois, aqueles estão mutilados por 1500 ano insuperáveis.

  12. Só morreu para vc a partir do momento que vc renega-a como Igreja. Para mim continua viva e inabalável pela força do Espírito Santo. Sou católico com muito orgulho!!!

DEIXE UMA RESPOSTA