Papa Francisco pede união de religiões no combate à corrupção: “O mundo espera uma resposta”

37

O papa Francisco pediu a união da sociedade contra a corrupção e as mazelas que resultam dessa prática, como a fome, a miséria, a crise ambiental, a violência e as guerras.

O discurso, proferido durante a audiência geral da última quarta-feira, 28 de outubro, na Praça de São Pedro, marcou a celebração dos 50 anos da declaração Nostra Aetate, que é um marco nas relações da Igreja Católica com as demais religiões.

Como exemplo, Francisco citou que a Nostra Aetate possibilitou uma mudança de relações com o judaísmo, tornando a antiga troca de acusações em uma convivência respeitosa, harmoniosa e frutífera.

“Indiferença e oposição tornaram-se colaboração e benevolência. De inimigos e estranhos, nos tornamos amigos e irmãos. O Concílio traçou o caminho: ‘sim’ ao redescobrimento das raízes hebraicas do Cristianismo; ‘não’ a toda forma de antissemitismo e condenação de toda de toda injúria, discriminação e perseguição que derivam”, pontuou Francisco.


Nesse contexto, o papa lembrou que com o aperfeiçoamento das relações entre as religiões, é possível trabalhar em conjunto para combater males que afetam a todos, independentemente de crenças.

“O mundo olha para os fiéis pedindo respostas efetivas a inúmeros temas como a paz, a fome, a miséria, a crise ambiental, a violência e a corrupção”, disse Francisco.

Sobre o islamismo, Francisco sugeriu um diálogo “aberto e respeitoso”, que implica discussões sobre os atos de terror praticados por extremistas: “Por causa da violência e do terrorismo, se difundiu uma atitude de suspeita ou até mesmo de condenação das religiões. Não obstante nenhuma religião esteja imune ao risco do fundamentalismo e do extremismo”, observou.

Segundo informações da revista Exame, ao final da audiência, Francisco pediu aos presentes uma prece silenciosa, “conforme sua própria tradição religiosa” e aos representantes de outras tradições cristãs, pediu orações para que sejamos “mais irmãos” e mais dispostos a servir “aos mais necessitados”.


37 COMENTÁRIOS

  1. O PERFIL DO ANTICRISTO

    Vimos na pagina anterior que o anticristo será possuído por Satanás, ou seja, este é o servo levantado pessoalmente por Satanás, na tentativa de Satanás dominar a humanidade. E infelizmente, o anticristo vai conseguir este feito, durante os sete anos de Tribulação.

    O perfil do anticristo está revelado em Daniel 11:36-45:

    e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecerá.Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrará com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradáveis.E haver-se-á com os castelos fortes com o auxílio dum deus estranho; aos que o reconhecerem, multiplicará a glória; e os fará reinar sobre muitos, e lhes repartirá a terra por preço.Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.E estenderá a sua mão contra os paises; e a terra do Egito não escapará.Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.   

    Podemos ver nestes versículo, que o anticristo será um líder, alguém de cargo político muito importante, até chegar à liderança mundial. O perfil revelado acima mostra que ele governará o mundo com mão de ferro, impondo sua vontade acima de tudo, obrigando a todos a adorá-lo. Passará por cima de todos que sejam empecilhos em seu caminho.

    Porém, ele não chegará à força ao poder. Ele vencerá pela diplomacia. Ele convencerá a todos os líderes mundiais, com sutileza, mostrando uma falsa bondade, mostrando falsos milagres, conforme 2 Tessalonicenses 2:9-10:

    “a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.”

    Ou seja, o anticristo conseguirá soluções aparentemente impossíveis para problemas políticos complicadíssimos, convencendo assim, a todos os líderes de sua eficácia (que sabemos que vem de Satanás). Se o anticristo consegue tais façanhas, então será alguém de extremo poder de convencimento sobre as pessoas.

    A Bíblia mostra em Daniel 9:27 que o anticristo fará um acordo de paz com Israel por sete anos, iniciando a Tribulação:

    “E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.”

    Através deste versículo e de todos os sinais da 2ª vinda de Cristo que já estão acontecendo, acreditamos que o anticristo entrará em cena num futuro próximo da situação atual de lutas em Israel, que é um problema complicadíssimo entre judeus e árabes. Hoje a situação está caótica na região.

    Com sua persuasão, o anticristo conseguirá propor uma paz entre árabes e judeus. Notem que hoje, este tem sido o objetivo de líderes mundiais como Bush. Porém, ninguém atinge este objetivo hoje. Segundo a Bíblia, o anticristo será a pessoa que atingirá este objetivo.Tanto que somente após este objetivo ser atingido, a reconstrução do templo judeu será possível também.

    DEZ CHAVES PARA SE DETECTAR A IDENTIDADE DO ANTICRISTOSe levantará em poder no fim dos tempos (Daniel 8:19-23)Governará o mundo inteiro (Apocalipse 13:7)Será líder religioso e político ao mesmo tempo, no decorrer da Tribulação (Apocalipse 17:8-9)É inteligente e persuasivo (Daniel 7:20)Governará com consentimento internacional (Apocalipse 17:12-13)Governará com base no engano (Daniel 8:24-25)Controlará a economia mundial (Apocalipse 13:16-17)Fará um acordo de paz com Israel de sete anos (Daniel 9:27)Quebrará o acordo e invadirá Israel (Daniel 9:26-27)Se auto-proclamará Deus (2 Tessalonicenses 2:4)O SISTEMA DO ANTICRISTO

    O espírito do anticristo já está hoje em oculto preparando os sistemas político, religioso social que antecipa a chegada do anticristo em pessoa. Os cinco elementos desses sistema são:

    1. Antissemitismo. Como gentios, fomos enxertados através de Cristo na linhagem santa da nação da aliança de Deus, Israel. O sistema do anticristo tenta criar uma divisão – um ódio sem base – entre o povo judeu e todos os outros que deveriam ficar ao lado deles. Israel não é somente o povo escolhido de Deus, mas também simboliza eternamente uma figura profética do Corpo de Cristo. Você agora entende por que Satanás odeia essa raça e tentou destruí-la ao longo da história? Essa raça é, acima de tudo, um lembrete de sua iminente derrota! O núcleo do espírito de anticristo é um espírito de anti-semitismo.

    2. Abuso do dom profético. Exatamente enquanto o Senhor está restaurando o dom profético ao Seu povo nos últimos anos, Satanás levantou um contingente para confundir, alienar e destruir. Em cada região do mundo, o povo se dirige às vozes “proféticas” para se guiarem. A triste verdade é que falsos profetas agora controlam grupos, povos e regiões inteiras que antes haviam aderido à voz de Deus. O espírito de anticristo controlando esses profetas é responsável por liderar o povo para longe da verdade do evangelho. Mas Deus possui um remanescente do povo profético que precisa se levantar contra a voz do anticristo e proclamar a verdade.

    3. Opressão às mulheres. Não podemos completar a Grande Comissão sem homens e mulheres trabalhando lado a lado. Assim como escreve a profetiza Cindy Jacobs, “Satanás não pode suportar ter um Éden restaurado e homem e mulher juntos como estavam no Jardim. Isso traria ordem à Igreja” . Com isso, a tática do inimigo de impedir que a Igreja vença a guerra é causar divisão entre os sexos. Enquanto discutimos quais tarefas as mulheres podem ou não podem ter no ministério, o espírito do anticristo torna o Corpo ineficaz em completar a vitória.

    4. Dominação étnica. Em qualquer lugar onde um grupo étnico estiver sendo dominado por outro, o espírito do anticristo está operando. Mas a reconciliação racial está acontecendo, aonde Deus estiver trabalhando. Através de Sua bondade, somos todos levados ao arrependimento (veja Rm 2:4), mesmo se existirem pecados antigos de gerações passadas. E arrependimento, que acende o fogo do reavivamento, cria um espírito de oposição direta àquele de opressão e dominação, o qual é energizado por um sistema de anticristo.

    5. Perversão sexual. Aponte para qualquer sociedade ao longo da história que permitiu que a imoralidade sexual crescesse de modo desenfreado e você encontrará o sistema do anticristo em operação. O desejo do inimigo é levar o povo à rebelião obstinada, à maldade e à corrupção – todas características da perversão. Ao passo que a perversão se torna o padrão na sociedade americana, devemos entender que essa não é uma questão particular; é uma estrutura demoníaca estabelecida para invadir cada faceta de nossa cultura enquanto ela impede a vontade de Deus de ser feita.

  2. O papa deveria se preocupar com a corrupção dentro de sua igreja …lavagem de dinheiro , conchavos politicos , pedofilia , propina , uso do dinheiro publico em beneficio de Roma …etc ….

  3. “O papa Francisco pediu a união da sociedade contra a corrupção e as mazelas que resultam dessa prática, como a fome, a miséria, a crise ambiental, a violência e as guerras”
    O discurso é bom, mas esses pedidos na forma de politicagem, sem palavra de Deus, pouco vai adiantar. Comparemos uma passeata com pedidos pelo fim da violência, trajando roupas brancas e de bandeiras em punho. Assim como os marginais não tão nem aí pra isso, da mesma forma pensam os políticos, quase que, em todo mundo.
    Agora, se o Papa, abrisse a bíblia, e pregasse o evangelho de Jesus, aí sim, os efeitos seriam o desejado. Fora disso, “história pra inglês ver” Não passa de discurso político, diz: “se eleito for, melhor de tudo, vou asfaltar as ruas e todas descendo”

    • Acontece manoelita que o santo padre , falou em nome de todas as religiões do mundo não exclusivamente a católica apostólica ., e se você não sabe fique sabendo que a Bíblia não é a base exclusiva para todas as religiões do mundo , temos a tora inclusive.,.

      Somente o santo padre e o sacerdote universal., mais ele sabe respeitar as diversidades relogiosas., e além do mais o santo padre segue o magistério da igreja., por isso com sua sabedoria extrema e respeitado e ouvido por todas as pessoas de boa vontade.,

      Paz e bem

      • Lopes
        Nesse comentário vc repetiu “santo padre” por 3 vezes, não vejo essa santidade toda.
        Magistério e doutrina de igreja não sobrepõe a palavra de Deus, digo: de Gênesis a Apocalipse.
        Se o papa, falou em nome de todas as religiões, mesmo usando a “bíblia” a mim ele não representa.
        Pois nunca vi em toda história das viagens dos papas, eles dizerem aos seus fieis, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12
        “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” 1 Timóteo 2:5.
        Esse negócio de papa político, não passa de abobrinha.

        • Manoelita vocês não vem e não escutam pois são bodes e não ovelhas e satanas cegam vocês e ensurdecem vocês ., só ovelhas escutam a voz do pastor ., e já disse a Bíblia não é o único instrumento de fé da humanidade ., há também outras caminhos que pautam as outras religiões , quer que desenhem para vcs., deixa de ser fundamentalista meu caro.,

          • Lopes
            De duas vc deve ser uma: vc é GAY ou DEBOCHADO? Porque conheci um “camarada” que é GAY, ele sempre trocava no final dos nomes dos héteros, a letra “o” pela letra “a” vc faz o mesmo, logo, gera desconfianças.

          • Lopes, comentou “e já disse a Bíblia não é o único instrumento de fé da humanidade ., há também outras caminhos que pautam as outras religiões”

            Grande é a tua mentira e de toda cambada que lidera o catolicismo.
            A bíblia é a unica palavra de Deus, te mostro: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” Gálatas 1:8.
            Agora, veja no dicionário o significado da palavra (anátema)

      • LOPESTE

        ALEM DE VIADO E CORNO(ta rolando o assunto)VC CONTINUA HIPOCRITA E SAFADO DESEJANDO PAZ E BEM A QUEM TU JA ESCULHANBOU PRA CARANBA SO PORQUE O NOME DA ENTIDADE(SATANICA)PAPAL TA NO MEIO, CRETINO!

        ESSE PAPA SAFADO VAI PRO INFERNO E VAI TE LEVAR JUNTO(TALVEZ NAS COSTAS E DEPOIS NO COLO)SEU PILANTRA BESTA FERA DUAS CARAS!

        SE CONVERTA DE VERDADE AO UNICO DEUS VERDADEIRO E AO SEU CRISTO QUE POR SEU SANGUE CONPROU NOSSA VITORIA E PERDOA NOSSOS PECADOS!

        A L E L U I A ! ! !

        L O U V A D O S E J A D E U S ! ! !

        OU VC PODE CONTINUAR LANBENDO O OVO DE SEU PAPABOSTA SANGUE DE BARATA…SEU CORNO VEIO!

          • Lopes,

            Tá doido, homem de Deus?

            Quem gostava de esconder a bíblia e até nesse lugar, eram os católicos, tudo pra evitar que vocês a lessem.

            Do contrário, todas as vezes que vocês esconderem, vamos desentocá-las, nem que seja nesse lugar falado por você, mas só que em vocês. Evangélicos, repito, não as escondem, lê e de voz alta nas praças pro povo ouvir.

            Herética é a tua que colocou sete livros no velho testamento, a parte dos judeus. Frade, portanto. Aliás, o recado que foi dado em apocalípse quanto a acrescentar um til à palavra de Deus, porquanto antevisão do profeta com o que tua igreja iria fazer dezenas de vez, inclusive a historinha de missa para migrar defunto ruim do inferno pro céu.

  4. Até que enfim uma coisa boa sobre esse assunto.

    Digo isso face de que parece que as religiões se acham acima de tudo.

    O povo de Israel quando um gestor público começava a tropeçar administrativamente, logo vinham os profetas e os enchiam com a verdade de Deus, convidando-os a reflexão e mudança de postura, sendo que teve situação onde o recado foi, Rei, prepare-se. vais morrer, pesado fostes por Deus.

    As igrejas agem como se o ser humano possuísse apenas alma,,e que já prestes a ir pro céu, lavando elas a mão. não se misturando com o povo, não tentando ajudar o estado em sua árdua missão.

    São rios que o governo não exige do ribeirinho que não o polua, ruas sujas com papel enfeiando e entupindo sistema público de drenagem em períodos de chuvas, estradas sem uma terceira via nos trechos de eclives/declives e em curvas matando milhares anualmente….serviços asfálticos sem a medição técnica prevista, política zero de melhoria de residências nas comunidades pobres, inclusive nas rurais. inexistência de reservatórios particulares de contenção de água para enfrentar os ciclos de estiagens no nordeste, retirada das areias pelas comunidades no rio são francisco quando agora se encontra seco, ou seja, nada de mutirão nada de cooperativa, o povo não tem quem o conduza. Seus líderes somente pensam no dinheiro(políticos) e nas suas almas(sacerdotes).

    E ASSIM VAI CAMINHANDO A HUMANIDADE.

  5. O Chiquinho tem mais é que cuidar de seu rebanho e deixar de aceitar verbas que venham de onde vier, seja de bingo de veículos (proibido por lei), de assaltos, de macumbeiro ( pois usam as mesmas imagens), de políticos que já são corruptos. Parte destas verbas é para papar (aliciar) os coroinhas e outras crianças.

  6. Seus imbecis vcs que seguem a mesma religião ficam apenas brigando meu querido ira devorar suas almas seus desgraçados vcs cristão vão todos sofrer tem mais como vcs sabem meu pai é o pai da mentira e foi ele que ditou a biblia portanto a biblia foi inspirada por satánas por isso está repreta de atrocidades e vcs tem a ingenuidade de achar que aquele monte de bosta é um livro sagrado desejo o pior para todos e agora vou pra comer umas putas lembrando que jesus de santo nao tem nem o rabo tchau debis

  7. O diabo sempre irá criar bandeira, digam de passagem, legitímas, para tentar envolver a Igreja de Cristo.

    Tudo que os espíritos de demônios querem é guiar a Igreja de Cristo. Mas não conseguem pois é o Espírito Santo quem guia.

    Bem, resta os espíritos de satanás a tentar influenciar a Igreja de Cristo.

    Aí esses espiritos maus, sutis e enganosos levanta bandeiras “justas”. Mas o intuíto é envolver os crentes, inflamá-los com causa políticas e sociais. Aí eles conseguem levar muitos crentes a ficarem inflamados “pelo inferno”, como diz o Apóstolo Tiago.

    Irmãos, por mais justa que uma causa deste mundo seja, se tiver que lutar por elas, faça da seguinte forma: por Cristo, com Cristo e em Cristo.

    Por Cristo – faça qualquer coisa por amor a Cristo e ao próximo. Não faça por uma ideologia qualquer.

    Com Cristo – faça com Cristo, ou seja, do jeito de Cristo, com a orientação de Cristo. Debaixo de oração e comunhão com o Espírito Santo. Não faça do jeito dos demônios que levam muitos crentes a ficarem inflamados e com odio.

    Em Cristo – qualquer coisa que for fazer, faça em Cristo, ou seja, se encha de Cristo, fique ligado a Cristo. Não queira resolver os problemas do mundo e ser lançado no inferno. Portanto fique ligado em Cristo.

    • Lopes,

      Disse bem. Quanto diferença.

      Por pior que seja um pastor, jamais vai chegar a ser como os papas católicos.

      Pastor algum mata, papa sempre matou.

      Pastor algum intenciona mandar no mundo, os papas se acham e agem como se donos do mundo fossem.

      Não tem como comparar a humildade de um pastor com a soberba e a lista de crimes papais.

      Acertou na mosca, meu caro. Sábio homem você é.

      • É verdade não tem comparação ., veja as lista abaixo.,

        valdosandiablo o fazendeiro espertalhão ., este vende lenço cagado a 300,00 para os otarios enxugar o brioche.,.

        Malandrofaia o merçenario líder da fé evanjegue .,este vende um
        A tal de Uncao de satã por até 10.000, é uma tal de Bíblia do ferreirinha bastardo por 900’00’

        Macedao barbicha de bode do templo do Salomão ., mais conhecido como chupeta de urso da record., este dispensa maiores comentários .,

        Bi$pa periquete $onia , do perfume. De Jesus a400,00, estafas um esforço danado para se parecer com a cretchen.,

        Rr $uado , este se esforça para pareçer o Silvio Santos., usa o púlpito herético para vender revistinhas e camisa de tvs aos tais de associados.,

        É muita diferença.,kkkkkk

        • Lopes,

          Empresta aí, meu caro, o salvador de vocês, Lutero. Eta cabra macho, tua igreja estava com essas coisas e pra bem pior, mas tinha Lutero.

          Quem vai salvar os evangélicos? Quem?

          Lutero, o católico protestante, o pequeninho que derrubou a gigante, que feriu de morte a gigante.

          Lutero, você que derrubou essa entidade chamada católica, venha agora ajudar os evangélicos, é coisa fácil, banal, nem se compara, mas venha, só assim vai satisfazer o lopes, lopeste.

          • Venha lutero assombrar o leviano , e os paxto vendilhoes do templo.,

            Venha lutero ver a bosta ué você fez quanto criou as seitas protestantes para surrupiar os miseráveis evanjegues.,.

            Venha lutero mas venha mesmo conhecer os seus frutos heréticos entre eles macedao do Brás , valdosandiablo, e o merçenario malandrofaia., e o chefe da gangue larapio ku cunha .,

            Venha ver os comedores de carniças gospel., que tiram a lá das ovelhas e as deixa nas esquinas ., enquanto eles seus líderes chacais estão lixando e se esbaldando nas mansões e fazendas e jatinhos de luxo.,

            Venha lutero ver paxto evanjegues estrupando , criando swing gospel.,brigando entre si por almas penadas e ávidas da fé pagando dízimos desenfreados aos vendilhoes do templo.,

            Venha lutero comprar uma tal de Uncao da gordura, Uncao do sabonete ., Uncao do cai cai., Uncao das pregas ., Uncao da prosperidade financeira., Uncao do carnesinhos da conquista entre outras quinquilharias e buchigangas ., água do volume morto., lenço cagado.,
            Venha lutero ver a bosta que esta sua seita n Brasil .,.

            Lamentavel lutero são centenas de seitas copiadas e falsificadas e os bodes já não são mais ovelhas e os pastores já não são mais pastores e sim lobos vorazes a tucura de tirar o máximo de profveito dos incautos.,

            É assim lutero ., cumpra se o ué vc mesmo disse à sua mãe .,

            Mãe não mude de religião se queres a salvação a senhora só encontrará na santa madre una igreja católica e apostólica.,

            E disse mais.,.

            Haverá um tempo que cada cabeça uma religião.,este tempo se cumpriu.

            Paz e bem

    • Lopes
      padrecos católicos
      João Paulo II
      Papa Francisco, politiqueiros…
      Cadê o Bento 16, esqueceu?

      “Qual a diferença”? É muito grande: Os pastores evangélicos, pregam em nome de Jesus.
      Os pastores Papas e seus liderados, pregam metade certa mais metade errada, questão de matemática: +1-1=0.
      Prova disso, saia pelas ruas a perguntar aos católicos: O que está escrito em João 3:16?Duvido que alguém responda, até mesmo no meio dos praticantes. Porque não há evangelização! Eles Padres, têm medo do povo ser esclarecido (bíblia), e pular fora da ICR.

  8. Levi varela

    Esses católicos trabalham realmente do pro diabo, eles aumentaram mais 07 livros na Bíblia, os chamados apócrifos , fazem tudo ao contrário da palavra de DEUS.

    • A bíblia é uma seleção de livros feita no terceiro século por Jeronimo a pedido do imperador Romano Constantino, fundador do Cristianismo considerado o 13° apóstolo pela igreja romana. Jeronimo, pegou todos os escritos antigos que possuíam, (escrituras), e assim selecionou o que ele achava inspirado e o que ele não achava inspirado. O resto, foi queimado. Traduziu tudo para o LATIN. Após isto foram proibidas copias das escrituras fora do Latin, principalmente em hebraico.
      Lutero, (reformador protestante) só traduziu o que já estava criado para o Alemão e com a invenção da prensa começaram a fazer cópias.
      Se quem criou a bíblia foram os católicos, como eles aumentaram?
      Não foi os protestantes que diminuirão?

DEIXE UMA RESPOSTA