Líderes evangélicos publicam manifesto pedindo a renúncia do deputado Eduardo Cunha

19

Um grupo de lideranças evangélicas publicou um manifesto de repúdio à postura adotada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de se recusar a renunciar à função mesmo com as acusações de corrupção que enfrenta.

Para os autores do manifesto – que será protocolado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 29 de outubro, às 16h00 – Cunha precisa renunciar à presidência da Casa para abrir espaço para apuração das acusações.

“A corrupção corrói a confiança na democracia brasileira, deixando a população perplexa com as práticas ilícitas de gestores e de representantes, em diferentes instâncias, de todos os Três Poderes”, diz trecho do manifesto.

O documento, assinado por lideranças das mais diversas denominações protestantes, frisa que a necessidade de retidão no exercício da função pública é imperativa: “As ações do deputado Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara dos Deputados e que se identifica como evangélico, merecem repúdio. As denúncias de corrupção e o envio de recursos públicos para contas no exterior inviabilizam a permanência do deputado Eduardo Cunha no cargo que ocupa, uma vez que não há coerência e base ética necessária a uma pessoa com responsabilidade pública”, aponta o manifesto.


Os líderes protestantes reconhecem que há diversidade doutrinária, política e cultural entre os evangélicos, mas recusa o rótulo que a sociedade começa a impor a esse grupo religioso, alegando que o histórico mostra que os atuais representantes evangélicos na política pertencem a uma “safra” equivocada.

“A comunidade evangélica brasileira é diversa tanto em suas tradições e práticas religiosas quanto ideológica e politicamente. Há, nos últimos anos, uma forte tendência, a partir da crescente visibilidade política de lideranças eleitas em diferentes níveis, de homogeneizar essa pluralidade e apresentá-la como se tais representantes fossem a voz dos evangélicos. Nós nos opomos enfaticamente a isto. E afirmamos que, frente a casos como o que protagoniza o atual presidente da Câmara dos Deputados, a corrupção não é a marca distintiva da política para os evangélicos. Ela é a marca de certa ‘safra’ de representantes”.

Ao final, o documento resume seu propósito, pedindo a renúncia de Cunha: “Como evangélicos que prezam a ética, a verdade e a justiça, concordamos quanto à insustentabilidade da permanência do deputado Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados e posicionamo-nos a favor de sua imediata SAÍDA”.

A íntegra do documento, e os nomes de seus signatários, podem ser conferidos neste link.

Protesto

Em outra manifestação contrária a Cunha, a também evangélica deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), exibiu um cartaz (foto) na Mesa Diretora, com mensagem alusiva às acusações que pesam contra o presidente da Câmara.

Clarissa é filha de Anthony Garotinho, desafeto de Cunha, e tem se queixado que o presidente da Câmara não dá espaço para seus discursos. “Ele não permitiu o tempo de caminhar. Estou há mais de três meses inscrita para falar. Ele sabe que não vou poupá-lo no meu discurso. Ele marcou [sessões] extraordinárias todas as vezes que fui sorteada”, queixou-se.

19 COMENTÁRIOS

  1. Wlalbernaz Sousa Santos, concordo tanto que a sua postagem, tanto que resolvi copiar e colar abaixo,quando falo que inúmeros pregadores que se dizem pregar a CRISTO,tem sido um péssimo exemplo,se juntarem para querer que o outro saia,para não prejudicar o errado,é inacreditável,fazendo uma colocação que a opinião deles,certo ou errado deve prevalecer,independente de que lado esteja a verdade,mas não é isto que diz a palavra de DEUS,SERÁ QUE ESTES SENHORES QUE SE INTITULAM PASTORES,BISPOS E OUTRAS COISA,ESTÃO AGINDO CONFORME A PALAVRA DE DEUS!,O JULGAMENTO DELES ESTA CONFORME AS ESCRITURAS,OU NADA SABEM E SÃO MARIAS VAI COM AS OUTRAS!
    João 7:24 – Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
    Ou será que o deus deles é outro!
    Êxodo 23:1-8 – Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.
    Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.
    Nem ao pobre favorecerás na sua demanda.
    Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.
    Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo.
    Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.
    De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
    Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
    ·Wlalbernaz Sousa Santos Escrivão at Secretaria de Segurança Pública de Goiás
    Perdoe-me a pastorada unidos não pelo exemplo de fé mas unidos aos PT para tirarem Cunha. Deus me livre se tivesse no tempo de Nero, muitos pastores estariam ajudando Nero a jogar os irmãos na fogueira em troca de isenção de impostos e outros benefícios dado por um Governo ímpio, em um governo recheado de mentiras e que faz parte de um partido, repleto de escândalos. Eu aplaudiria se eles estivessem fazendo um manifesto não só pela saída de Cunha mas também pela renúncia de Dilma, pela perda de todos os políticos envolvidos em esquemas de corrupção. Mas a pastorada unida pela renúncia de Cunha como se só existisse ele de errado, dai eu não tiro o chapéu. Dou nota ZERO. Valeu a intensão? não.. Ai foi bola furada. Vai pregar o evangelho que faz melhor.

  2. Publicado por Tiago Chagas em 6 de junho de 2012
    Tags: Bancada Evangélica, Frente Parlamentar Evangélica, Igreja Católica, Igreja Protestante, Igrejas Evangélicas, joel bento carvalho, Política, Protestantismo, Transparência Brasil
    218 Comentários
    enviar
    imprimir
    email
    share no fb
    orkutar
    tweet

    http://goo.gl/cc8Sn
    Notícias Gospel em seu email

    Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

    Assinar
    Gospel+ no Twitter!
    ou no facebook

    Jornalista afirma que bancada evangélica é a “mais ausente, inexpressiva e processada” do Congresso Nacional. Leia na íntegra
    Descubra os Segredos dos Grande Líderes para ter FOCO
    O Poder Do Foco
    Comentando dados divulgados pelo portal Transparência Brasil sobre a bancada evangélica no Congresso Nacional, o jornalista Joel Bento Carvalho criticou a conduta dos parlamentares religiosos: “Bancada evangélica: a mais ausente, inexpressiva e processada”

    Segundo Carvalho, “fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica”, com a divulgação dos dados, segundo os quais, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica constam dos mais faltosos e processados do Congresso Nacional.

    O jornalista afirma que muitos dos parlamentares parecem usar o cargo público apenas para promoção pessoal: “Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas”.

    Referindo-se às igrejas protestantes tradicionais como exemplo, o jornalista questiona o motivo de igrejas apoiarem candidatos: “Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os pastores das igrejas não alinhadas entram para a política?”, questiona.

    Joel Bento Carvalho afirma ainda que não se deve vincular fé com política: “Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião. Um religioso verdadeiro mantém distância da política: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?”.

    Confira abaixo a íntegra do artigo do jornalista Joel Bento de Carvalho, para o portal Luis Nassif:

    Bancada religiosa: a mais ausente, inexpressiva e processada ou será Deus um pulha também?

    Meu Pitaco: Fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica.

    Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas perdidas, coisas que só as as igrejas seguidoras de Luthero fazem.

    Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os Pastores das igrejas não alinhadas entram para a política? Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião.

    Um religioso verdadeiro, mantém distância da Política: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?

    JBC

  3. Jornalista afirma que bancada evangélica é a “mais ausente, inexpressiva e processada” do Congresso Nacional. Leia na íntegra
    Descubra os Segredos dos Grande Líderes para ter FOCO
    O Poder Do Foco
    Comentando dados divulgados pelo portal Transparência Brasil sobre a bancada evangélica no Congresso Nacional, o jornalista Joel Bento Carvalho criticou a conduta dos parlamentares religiosos: “Bancada evangélica: a mais ausente, inexpressiva e processada”

    Segundo Carvalho, “fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica”, com a divulgação dos dados, segundo os quais, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica constam dos mais faltosos e processados do Congresso Nacional.

    O jornalista afirma que muitos dos parlamentares parecem usar o cargo público apenas para promoção pessoal: “Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas”.

    Referindo-se às igrejas protestantes tradicionais como exemplo, o jornalista questiona o motivo de igrejas apoiarem candidatos: “Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os pastores das igrejas não alinhadas entram para a política?”, questiona.

    Joel Bento Carvalho afirma ainda que não se deve vincular fé com política: “Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião. Um religioso verdadeiro mantém distância da política: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?”.

    Confira abaixo a íntegra do artigo do jornalista Joel Bento de Carvalho, para o portal Luis Nassif:

    Bancada religiosa: a mais ausente, inexpressiva e processada ou será Deus um pulha também?

    Meu Pitaco: Fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica.

    Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas perdidas, coisas que só as as igrejas seguidoras de Luthero fazem.

    Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os Pastores das igrejas não alinhadas entram para a política? Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião.

    Um religioso verdadeiro, mantém distância da Política: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?

    JBC

    • Uma nova pesquisa sobre a confiança dos brasileiros nas instituições apontou que as igrejas gozam de prestígio junto à população, até mais do que a própria Justiça. Os dados foram obtidos pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), através da 129ª edição da pesquisa, realizada pelo instituto MDA.

      Dentre os 2.002 entrevistados, 54,7% disseram confiar nas igrejas, colocando as denominações religiosas cristãs no topo da lista; enquanto 17% colocaram sua confiança nas Forças Armadas, o que dá aos militares o segundo lugar; e 7,6% na Justiça, em terceiro.

      De acordo com informações do Jornal Opção, todas as cinco regiões do país foram pesquisadas, com levantamentos realizados em 24 estados e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que elimina a possibilidade de empate nas primeiras colocações. A confiabilidade das respostas é de 95%, e o MDA fez auditoria em 20% da amostra.

      A instituição que aparece em quarto lugar foi a Polícia, apontada por 5,9% dos entrevistados, e seguida da imprensa, em quinto lugar, que recebe a confiança de 4,5%.

      Confira a avaliação de confiança de cada instituição, de acordo com o relatório da pesquisa:

      Igreja
      50,8% confiam sempre; 19,4% confia na maioria das vezes; 13,8% confia poucas vezes; 14,6% não confiam nunca e 1,4% não sabe ou não respondeu.

      Forças Armadas
      26,1% confiam sempre; 24,2% confiam na maioria das vezes; 26,6% não confiam nunca; 20,3% não confiam nunca; 2,8% não sabe ou não respondeu.

  4. Em pouco mais de 2 minutos, Jean Wyllys lavou a alma de milhões de brasileiros que não suportam mais a corrupção, o cinismo, a hipocrisia dos ladrões e falsos moralistas vendilhões da pátria.



    Assine o Canal
    • Criatura Abominável e Horrenda, vulgo(Sandro),interessante,porque você não postou o que foi dito a ele,o velho jogo,do pt ,quem não viu a parte anterior,acredita apenas no que ele esta dizendo,poste a parte anterior,quando ele foi questionado,aguardo.

      • Repito o que disse em outra oportunidade: enquanto você não manifestar o mínimo de respeito e civilidade me chamando pelo meu nome, e não por xingamentos, não quero conversa com você.

  5. Bando de demagogos, HIPÓCRITAS! Inicialmente aplaudiram e apoiaram o corrupto “evangélico’ CUNHA, que distribuiu o DINHEIRO roubado da PETROBRAS com suas igrejas.. Agora que o navio está afundando, eles correm para escapar do naufrágio….É como Jesus falou: “Este POVO diz que me ama da boca pra fora, mas seus corações estão muito longe de mim” (Mateus 15:8; 23:27,28,33) São um bando de URUBUS!!!

DEIXE UMA RESPOSTA