Um parlamentar britânico do Partido Conservador foi assassinado a facadas dentro de uma igreja onde participava de uma reunião quinzenal com outros mandatários e eleitores. David Ammes, 69 anos, integrava o movimento pró-vida na Inglaterra.
O crime foi cometido nesta sexta-feira, 15 de outubro, pouco depois do 12h00, no horário local. David Ammes foi atacado dentro da Igreja Metodista de Belfairs por um homem que entrou no templo armado com a faca e não fez menção à sua motivação.
A Igreja Metodista de Belfairs fica na cidade de Leigh-on-Sea, condado de Essex, região leste do país. Inicialmente, assessores do parlamentar informaram que ele recebeu cuidados médicos imediatos ainda no templo, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia deteve um homem de 25 anos, mas sua identidade ainda não foi divulgada. A faca usada no crime também foi apreendida, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.
“Não estamos procurando por mais ninguém em conexão com o incidente e não acreditamos que haja uma ameaça em andamento para o público em geral”, informou a Polícia de Essex nas redes sociais.
As autoridades de combate ao terrorismo estavam acompanhando o caso de perto, já que uma motivação extremista não foi descartada.
Sem armas, com facas
A morte do parlamentar chama atenção para uma estatística da violência no Reino Unido que vem preocupando as autoridades: crimes com armas brancas, como facas, têm crescido.
Como o Reino Unido tem um dos mais rígidos controles sobre posse de armas de fogo, o Instituto Nacional de Estatísticas registrou mais de 41 mil crimes envolvendo facas entre março de 2020 e março de 2021.
Esses números da violência incluem homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte, agressões/lesões corporal, roubos, estupros e agressões sexuais. Mesmo assim, houve uma queda de 15,3% nos casos relação ao período anterior, e as autoridades atribuem essa redução ao lockdown no período mais extremo da pandemia.
David Amess era casado e pai de cinco filhos. Foi eleito pela primeira vez para o Parlamento para representar a cidade de Basildon em 1983, e depois se candidatou às eleições pelo distrito de Southend West em 1997.