A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação que é vista por grande parte dos teólogos reformados como uma instituição que não se amolda aos princípios evangélicos, e dessa forma, os adventistas são vistos por muitos como membros de uma seita.
Nesse contexto, o pastor Renato Vargens publicou um artigo sobre motivos pelos quais deve-se evitar cantar as músicas de artistas gospel pertencentes a essa denominação.
Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ), escritor e um dos principais formadores de opinião no movimento reformado brasileiro. Em seu artigo sobre o tema, ele destaca quatro razões para “entender melhor as objeções aos cânticos adventistas”.
No Brasil, hoje, estão dentre os artistas adventistas mais conhecidos nomes como Leonardo Gonçalves, Raiz Coral, Arautos do Rei, dentre outros, de acordo com informações da Wikipedia.
Recentemente, um vídeo da cantora Daniela Araújo (ex-mulher de Leonardo Gonçalves) pedindo perdão aos fiéis adventistas com quem conviveu durante seu casamento, se tornou viral.
Em artigos anteriores, Vargens já havia destacado que se, os fiéis “conhecessem os ensinamentos destas seitas, pensariam duas vezes em cantar suas canções, ou até mesmo de chamá-los de cristãos”, por causa de interpretações que fazem das Escrituras que se contradizem com a essência do Evangelho.
“Aliás, é impressionante como as igrejas evangélicas tem cantado em seus cultos e congressos, canções adventistas. Sinceramente fico a pensar na incoerência evangélica em pregar o Evangelho da graça desprovido de legalismo e ao mesmo tempo entoar canções adventistas cujas doutrinas ferem as verdades fundamentais das Escrituras”, pontuou o pastor.
Uma das heresias doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destacada por Vargens, atribui a satanás a remissão dos pecados de quem se entrega a Cristo: “A doutrina da expiação da Igreja Cristã tem defendido que Cristo é o único expiador, sendo que satanás não tem nenhuma parte na expiação. Com base em Levítico 16:5-10, alegando que o bode emissário tipifica satanás, os ASD [Adventistas do Sétimo Dia] defendem que satanás ‘não somente levará o peso e castigo de seus próprios pecados, mas também os pecados da hoste dos remidos, os quais foram colocados sobre ele’. – Veja Isaías 53:4-6, 11, 12 e compare com Mateus 8:16-17; João 1:29; 1ª Pedro 2:24; 3:18”.
Confira os quatro pontos destacados pelo pastor Renato Vargens:
1- Adventistas do sétimo dia são sectaristas, exclusivistas e geralmente usam suas músicas para abrir as portas das igrejas para seu proselitismo;
2- Adventistas do sétimo dia possuem doutrinas absolutamente destoantes daquelas que são defendidas pelo protestantismo como o sono da alma, o lugar de satanás na expiação, o juízo investigativo e muito mais;
3- Adventistas do sétimo dia colocam os escritos de sua profetisa Ellen G. White no mesmo nível de autoridade, ou em alguns casos até superior a autoridade das Escrituras;
4- Entoar canções dos Adventistas do Sétimo é oferecer aos novos na fé o falso entendimento de que as “águas que brotam de suas fontes” são saudáveis, ocasionando com isso a possibilidade de que cristãos imaturos espiritualmente sejam facilmente iludidos por seus falsos ensinos.