A utilização das redes sociais se tornou algo comum e acessível para quase toda a população. É difícil encontrar alguém que não possua ou, no mínimo, não conheça o Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, por exemplo.
Todavia, o uso abusivo desses aplicativos já é considerado um problema por alguns especialistas, incluindo lideranças evangélicas, cada vez mais preocupadas com o impacto que estão causando nas famílias.
Uma dessas lideranças é o Pastor e Deputado Eli Borges. Ele esteve na Assembleia de Deus Ciadseta em Taquaralto, Palmas, no Tocantis, no último domingo (29). Durante sua pregação, o pastor disse que a família está “desaparecendo” no mundo virtual, alertando para a troca do convívio familiar pelas redes sociais:
“Maridos estão tendo a tristeza de perceberem que as suas esposas estão desaparecendo nas curvas do mundo virtual, nas curvas do WhatsApp. Mulheres estão percebendo que seus filhos estão desaparecendo nas curvas de uma caminhada que não é a proposta de Deus”, disse ele.
Eli Borges chamou atenção para a necessidade de haver uma “reconstrução” da família, onde alguns valores que atualmente estão sendo desprezados retomem o seu lugar. “Nessa noite eu tenho que dizer que Deus está querendo que tenhamos o bom senso da reconstrução”, disse ele.
A família deve substituir o tempo gasto nas redes sociais para investir no convívio familiar
Para haver reconstrução, pais e filhos devem conversar mais e compartilhar de momentos comuns, como nas refeições, leitura da Bíblia, devocionais ou mesmo nas diversões como prática de esportes, caminhada, filmes, etc.
Na prática, substituir o tempo gasto nas redes sociais pela companhia da família, incentivando o interesse de todos os membros do grupo de participarem mais das atividades uns dos outros é o caminho que deve ser tomado.
“A família é o maior projeto de Deus. Deus foi o primeiro ministro oficiante no Jardim das Delícias. A família é a mais linda das construções espirituais de Deus. A família é o lugar da construção do caráter, é onde a criança começa a conhecer o Deus de seus pais”, acrescenta o pastor, ressaltando a importância da família como referência para a formação da identidade dos filhos.
Por fim, o pastor Eli Borges ressaltou que apesar dessas dificuldades, temos a chance de nos voltar para Deus e reconstruir nossos laços familiares. Para ilustrar, o líder citou o exemplo do Rei Davi, que apesar dos erros cometidos, se arrependeu profundamente e foi considerado um homem “segundo o coração de Deus”:
“Mas eu vim aqui lhe dizer a última parte da história de Davi e Deus ainda é a o Deus da igreja do Tocantins (…) e Ele ainda pode restaurar a sua história, Ele ainda pode mudar essa página e fazer um novo dia amanhecer para você!”, lembrou o Pastor, segundo informações do JM Notícias.
Para assistir o trecho da pregação, clique aqui.