“Noé” atrai multidões aos cinemas e pastor aprova o filme: “Fui profundamente tocado pela mensagem”

26

O filme “Noé”, do cineasta Daren Aronosfky, estreou nos cinemas dos Estados Unidos no último fim de semana, e chamou atenção da imprensa especializada por ocupar o topo da bilheteria no país.

Alvo de críticas por parte de alguns líderes evangélicos – devido às adaptações que o roteiro faz para que a curta história da construção da arca possa ser contada num filme de duas horas – o filme arrecadou mais de US$ 44 milhões apenas nos Estados Unidos, chegando a US$ 77,6 milhões se contabilizada a bilheteria nos demais países onde o filme já estreou.

O pastor e cantor mexicano Jesús Adrian Romero, radicado nos Estados Unidos, usou sua página no Facebook para comentar suas impressões sobre o filme e repudiar as críticas feitas ao longa-metragem estrelado por Russel Crowe.

“Ontem eu fui ver o filme ‘Noé’, e em seguida, deixei recomendações através de redes sociais. Alguns líderes que não entendem de cinema estão desencorajando as pessoas, dizendo para não irem ver o filme, argumentando que se afasta da narrativa bíblica… Sério? Assim como em ‘Noé’, todo filme precisa fugir um pouco da narrativa e incluir alguma ficção. A história bíblica de Noé está contida em apenas quatro folhas da Bíblia, o que é muito pouco material para fazer um roteiro de filme. Em compensação, uma série de livros que se tornaram roteiro de filme, quase nunca é seguida ao pé da letra”, comparou.


Para Romero, é preciso levar em consideração as questões que envolvem a produção de um filme, e a liberdade que todo artista tem para transmitir determinada mensagem ao seu modo, pois isso não significa necessariamente uma deturpação de princípios.

“Na arte há o que é conhecido como ‘licença poética e artística’, e esta é a liberdade que tem o produtor, ou compositor, ou poeta, para ficar longe de certas regras ou detalhes, a fim de melhor comunicar uma história. Acredito que aqueles que estão proibindo o filme não entendem que o cinema é arte. Estamos muito acostumados a encontrar o erro e o diabo em tudo, e dificilmente encontrar Deus. Sem entrar em detalhes, para não contar o filme, houve momentos em que eu estava profundamente tocado pela mensagem, e embora eu ache que a ideia do produtor deste filme seja o evangelismo, a história bíblica foi apresentada como arte. O filme abre uma excelente oportunidade para a evangelização e discussão sobre temas espirituais. Outros reclamam que o filme usa fantasia e tem alguns erros bíblicos, mas a verdade é que, por vezes, eu ouvi mais fantasia e erros bíblicos em pregações diretamente dos púlpitos, porém ninguém faz nada a respeito. Aproveite o filme”, incentivou Jesús Adrian Romero.

O filme “Noé” é descrito pelos críticos de cinema como um filme épico, repleto de efeitos especiais e com um elenco vencedor de Oscars. A estreia do longa-metragem no Brasil acontece no próximo dia 03 de março, numa quinta-feira.

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


26 COMENTÁRIOS

  1. UM PASTOR MEIA PORTA, PASTOR DE CAVALO MULO EGUA JUMENTO BOI VACA CAMELO CABRITO BODO CARNERO JARATATACA GANBA RATO RATASANA RINOCERONTE ELEFANTE E ATE VIADO TO FALANDO GAIERO DE QUATRO PATAS, E MIO ESPRICA ANTES QUI VEM UNS AI QUI GOSTA DE MAIA SEM CAUSA NIM EU KKKKKKKKKKKKKK , ACUMA UM SUJEITO DIZ SER PASTOR E FALA UMA CATASTROFE DESSA ESSE PASTRECO DEVE SER DAQUELES PASTOR MEGAULTRASUPERMODERNO, SERA QUI ESSE PAIDEGUA CABRA DA PEXTE NUM TEM NUM TEM BIBLIA NÃO, ERA SO O QUE FALTAVA UM PASTORECO MEIA PORTA VIM DIZER QUE SE EDIFICOU COM UM FILME VAI PRA CUCUIAS SIOR, PASTORICO GUSANOIDE

  2. Acabei de assistir o trailer e achei fantástico. Erros? Alguns. Propositais? Não sei. Impactam verdades fundamentais para a fé cristã? Só saberei quando ver o filme.

      • Eu penso o seguinte:

        O mundo jaz no maligno e tudo o que este mundo aprova dificilmente é algo bom, porém, não gosto de falar nada a respeito do que não conheço, verei o filme e então farei minhas criticas. Como obra de ficção me parece um ótimo filme.

        • Marcos Oliveira
          Vc,stardust,Paulo banana radical,vivem arrotando”santidade”,sobre quem não prega a bíblia ao pé da letra.
          Me admiro de vc dizer isso logo se ver que crítica por criticar.
          Amigo não brinque de ser crente pois o diabo não brinca de ser diabo.

          • Lulala (edy bloqueado), quem arrota “santidade” é você e sua patota de irmãos metralha, que se gabam do seu “Encontro com Deus”, julgam que nunca tivemos comunhão com Deus, que somos do diabo, que somos militâncias, que lutamos contra a igreja etc..

            O filme não é feito para cristãos, mas para todos os públicos. É um filme, e não um documentário bíblico.

            As críticas feitas a pastores aqui são feitas a homens que supostamente conhecem a Palavra de Deus, e conhecendo a “Verdade”, conscientemente a deturpam para proveito próprio. Ou seja, ao contrário dos que assassinavam Jesus, eles “sabem o que fazem”.

          • Meu amigo, justamente por conhecer a Palavra de Deus não me causa nenhum prejuízo assistir a um filme e só então poder julgá-lo de forma adequada e não segundo a opinião alheia.

            Justamente por conhecer a Palavra de Deus não será um filme ou literatura que irá me “desviar” da verdade, isso cabe aos que não estão alicerçados na rocha.

            Depois de assistir ao filme poderei ou não recomendar.

            Posso afirmar que existe sem sombra de dúvida MUITO mais prejuízo para a nossa fé cristã nas obras do movimento Gospel do que em muitas obras seculares.

            Prefiro assistir a um filme de FICÇÃO do que ler um livro do Edir Macedo por exemplo, prefiro ouvir Vivaldi do que ouvir Damares e tantas outras cantoras Gospel.

            Não seja alienado meu querido. Leia I Coríntios 10 e entenderá melhor essa questão.

          • Vocês são tudo estranho ñ importa se é para todos os públicos,o que importa que esta fora da verdade e isto pode levar pessoas que ñ conhecem a palavra se enganem e pensem que é deste jeito pode ser um bom filme para distração mais a bíblia ñ é para distração e sim para salvação.

    • e nos videos pornograficos que você assiste na internet você também tem encontrado erros?

      esses crentes hipocritas,
      engolem um camelo, e coam um mosquito.

  3. Quem verdadeiramente cre na Santa e Gloriosa Palavra de Deus as quais estão contidas na Biblia não precisa assistir filme algum para se fortalacer na fe, isto e uma falacia, quem cre na Biblia e não cre em Deus e um grande mentiroso, e quem cre em Deus e não cre em sua Santa Palavra a Biblia tambem e outro grande mentiroso, ou e ou não e ou vai ou racha ou da ou desce, em cima do muro e morno, eu particularmente nunca assiste não assisto e nem nunca vou assistir, pois creio piamente cegamente completamente e plenamente na Biblia e no que nela esta escrito a Santa e Gloriosa Palavra de DEUS E NELA E SOMENTE NELA QUE EU CREIO E ME EDIFICO E ME FORTALEÇO E ME ADMOESTO, o resto e resto restolho resto de resto humano carne terreno terrenal carne nua e crua, nunca precisou, nunca precisa e nem jamais vai precisar de um ser humano se fortalecer em um filme, filme algum sobre as coisas de Deus foi e ou sera de algum prestimo, quem cogita das coisas do mundo ou da carne e carnal e filme e com certeza absoluta carnal, quem cogita das coisas do Espirito e Espiritual e jamais precisou precisa ou vai precisar de ver assistir um filme opara se fortalecer na fe verdadeira, pois o Deus Santo Unico e verdadeiro Deu de Graça o caminho para o ser humano entender compriender e adquirir a verdadeira fe a fe de abraão, e que caminho e esse? A FE VEM PELO OUVIR E OUVIR DA SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS, E OUVIR DE QUE? OUVIR DE OBEDECER OBEDECER OBEDECER, PARAR E OUVIR PARAR E OUVIR DA PALAVRA PARAR E OUVIR DE OBEDECER DA PALAVRA ESTE E O CAMINHO UNICO CAMINHO EM QUE DEUS FORNECEU PARA AQUELE SER HUMANO DE SOBRE A FACE DA TERRA QUE QUEIRA SE ACHEGAR A DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS,

  4. Não vejo mal em um filme com esta narrativa, o fato de sabermos q existe uma trama que não consta na bíblia n quer dizer q é um lixo, sabemos que a verdade dos fatos se encontra na biblia, mas o filme pode servir de inspiração para telespectadores que nunca leram a biblia, para que possam se interresar em dar uma olhada….é valido, levando em conta que o filme faz parte de uma narrativa biblica, e nao o seu literal, acredito que seja uma boa opção de lazer e quem sabe de bons papos com amigos sobre a abordagem do filme…. Precisamos ser críticos, mas devemos temer em nao partir pro radicalismo, onde sempre cairemos na alienação… Acredito que Jesus como sábio que era jamais julgaria um fato sem te-lo conhecimento, veja o filme, divirta-se e discuta o seu ponto de vista. (Para os radicais, O Jesus que eu vejo em filmes biblicos, não bate com a biblia kkkkk Pelos fatos historicos e geográficos ele nunca seria branco de olhos azuis kkkk nem vejam porque já fugiu da bíblia hahahah)

    • Concordo plenamente! O filme Jesus de Nazaré do Franco Zeffirelli que apresenta o Jesus branco de olhos azuis (longe de ser o biotipo verdadeiro) pra mim foi o melhor já feito e mais próximo da narrativa bíblica.

      Paixão de Cristo dirigido por mel Gibson mesmo tendo adendos como a figura de Satanás no Gesemani também foi um excelente filme.

    • Concordo plenamente! O filme Jesus de Nazaré do Franco Zeffirelli que apresenta o Jesus branco de olhos azuis (longe de ser o biotipo verdadeiro) pra mim foi o melhor já feito e mais próximo da narrativa bíblica.

      Paixão de Cristo dirigido por mel Gibson mesmo tendo adendos como a figura de Satanás no Getsemani também foi um excelente filme.

      • Ate’ hoje nao consegui assisti as cenas do flagelo de Cristo e da crucificacao no filme do Mel Gibson, sempre fecho os olhos e tapo os ouvidos nessa hora.. e’ demais… o sofrimento e a agonia de Maria me fez chorar… e’ uma grande atriz quem a interpretou..

        • Quanto à esse filme a única reflexão que passa batida e não devemos nos esquecer é a seguinte.

          As pessoas olham o sofrimento do calvário e da crucificação o que ocorreu sem duvidas mas devemos nos lembrar que muitos também foram crucificados, inclusive os dois ladrões que estavam com Jesus.

          A grande questão é…era DEUS sendo crucificado, castigado e cuspido.

          O calvário é maravilhoso, quando remontamos a história desde a queda de Lucifer que “na multiplicação do seu comercio” arrastou a terça parte dos anjos. Este termo multiplicação do comércio consiste em defender o seu “produto” e “depreciar” o do outro, logo concluímos o quanto Satanás questionou a santidade de Deus, o chamou de injusto, de alguém desprovido de amor e compaixão.

          Deus poderia liquidar a Satanás naquele momento? Sim, mas não o fez…Por que?

          É como se Deus dissesse: “Vá Satanás, nos encontraremos na história”.

          No Calvário Deus revelou a todo o universo sua verdadeira natureza de amor, compaixão e graça e da mesma forma revelou quão mal e perverso é Satanás.

          Por isso a Bíblia nos declara que na crucificação Satanás e seus demônios foram expostos à vergonha e o universo inteiro pode contemplar e dizer que verdadeiramente tudo o que Satanás havia dito a respeito de Deus não era verdade.

          Maravilhoso é o nosso Deus!

  5. É assim que o diabo quer, que vc fique distraído para que ele entre em sua mente e faça com que vc esqueça as verdades que vc já ouviu. O objetivo dele é enganar e mentir desde o princípio pq ele é o pai da mentira e sempre deturpa a Palavra de Deus. Claro, que ele vai utilizar a mídia pra isso, como a música, a televisão e o cinema, pois pode atingir o maior número de pessoas possível. Eles não querem evangelizar coisa nenhuma, mas tem por maior meta continuar enganando as pessoas que não conhecem as Escrituras para que justamente elas continuem na ignorância e longe de Deus. Acordem, irmãos! Triste é ver filhos de Deus e que conhecem a Palavra se deixar enganar com esse “PAPO DE ARTE”. Temos que zelar pela Palavra de Deus, pois ela é a verdade.

  6. Que treta!
    Claro que o filme é bem anti- biblico e de facto faz com que as pessoas se afastem de Deus e verdadeiramente crendo que a historia biblica nao passa de fantasias….aqui esta a sabedoria e a verdadeira essencia do filme.
    A arca nao representa apenas uma arca! Mas sim tem tudo a ver com Jesus Cristo.
    Ora pois, em vez de inventarem falsos roteiros e contextos, deveria ter existido mais creatividade leal à palavra de Deus.
    Mas pronto….o principe deste mundo ja é a muito conhecido.
    Felizmente nao consegue enganar aqueles que confiam em Deus.

  7. O filme é ótimo,
    Acho que aqui tem muita hipocrisia e julgamento nos comentários
    Devem ser todos santos e donos da vetdade,
    Se vcs sabem mesmo de bíblia deviam saber que a maioria tá errada

  8. O filme é ótimo,
    Acho que aqui tem muita hipocrisia e julgamento nos comentários
    Devem ser todos santos e donos da vetdade,
    Se vcs sabem mesmo de bíblia deviam saber que a maioria tá errada

DEIXE UMA RESPOSTA