O pastor Al Mohler, um dos maiores teólogos batistas, lamentou o caso de adultério envolvendo o pastor Steven Lawson comentando que o episódio é uma dura lição para jovens pastores que queiram evitar o mesmo destino. De quebra, lembrou da regra de ouro de Billy Graham: não fique sozinho com uma mulher.
Lawson, 73 anos, era o pastor principal da Trinity Bible Church de Dallas e presidente do OnePassion Ministries. Ele procurou os presbíteros da igreja para confessar um caso de adultério e foi afastado de suas funções por tempo indeterminado.
O caso vem repercutindo há vários dias no meio cristão por conta da expressividade que Steven Lawson conquistou ao longo dos anos como pastor e estudioso de teologia. Al Mohler, 64 anos, comentou com tristeza o episódio durante um culto na capela do Seminário Teológico Batista do Sul em Louisville, Kentucky, onde ele é presidente.
Mohler referiu-se a Lawson apenas como um “querido amigo”, um “pregador conhecido”, dizendo que foi pego de surpresa: “Não esperava por isso”.
“Quero compartilhar que não previ isso […] Vou simplesmente dizer que este pregador é bem conhecido, um homem que pregou aqui mesmo desta plataforma, e um querido amigo com quem preguei por todo o país e muitas partes do mundo. Não vi isso acontecer”, disse Mohler.
O pastor batista também ponderou que, olhando em retrospecto, o tempo que Lawson passou viajando sozinho poderia sinalizar que problemas poderiam ocorrer: “Quando uma catástrofe como essa cai sobre nós, você pode olhar para trás e conectar alguns pontos, mas eles não aparecem até você olhar para trás”.
‘Regra Billy Graham’
Ele também ponderou que a realidade do século 21, de comunicação instantânea, pode levar à falsa compreensão de que existem mais escândalos no meio cristão atualmente do que no passado, mas a única coisa que mudou foi a velocidade com que os problemas vêm à tona:
“Não é tanto que esteja acontecendo mais, mas que mais está sendo imediatamente comunicado em todos os lugares com as mídias sociais e a revolução digital. Cuidado, seus pecados vão descobrir você, e seus pecados serão transmitidos pelo mundo em questão de segundos nas plataformas de mídia social”, alertou.
Como prevenção, Mohler afirmou que os chamados ao ministério deveriam adotar a “regra Billy Graham”, um princípio inegociável do saudoso evangelista: ele jamais aceitou ficar sozinho com uma mulher que não fosse sua esposa, em qualquer circunstância.
Mohler pediu àqueles que desejam ingressar no ministério que “tenham certeza de que há proteções e políticas em suas vidas, o que significa evitar certos padrões em suas vidas que os exporiam a esse tipo de vulnerabilidade, a esse tipo de tentação e a esse tipo de pecado”.
“Quero falar mais diretamente do que já falei nesta capela antes. Quero compartilhar com vocês uma palavra que foi compartilhada comigo por um homem que não vou nomear, um nome muito, muito honrado no ministério cristão. Suas palavras foram estas: ‘Você não fará sexo com uma mulher que não seja sua esposa, se você nunca estiver sozinho com uma mulher que não seja sua esposa’. Isso é matemática simples. Não vou pedir para você repetir, mas quero que pense sobre isso. No momento em que permitimos que algo aconteça, nos expomos a uma tentação maior do que podemos resistir”, finalizou, de acordo com informações do portal The Christian Post.