Um pastor de 66 anos que considerou a pandemia do coronavírus uma “histeria em massa” se tornou uma das primeiras vítimas fatais no estado em que vivia, Virgínia (EUA).
Landon Spradlin, que se apresentava como um “músico evangelista”, havia viajado para Nova Orleans, Luisiana, junto com a esposa. Na volta da viagem ele começou a se sentir mal e foi internado com diagnóstico de pneumonia dupla.
Dias antes, ele tinha compartilhado nas redes sociais suas próprias impressões a respeito do coronavírus, dizendo que a mídia vem usando a pandemia para atacar o presidente Donald Trump.
Nos comentários da publicação, o pastor Landon Spradlin admitiu que a doença é uma “questão real”, mas acrescentou que acreditava que “a mídia vinha bombeando o medo e fazendo mais mal do que bem”.
“Ele virá e irá”, escreveu ele, de acordo com informações do portal RawStory. Nesse mesmo dia, ele compartilhou uma publicação de outro pastor que contava a história de um missionário na África do Sul que se “protegeu” da peste bubônica com o “Espírito de Deus”.
“Enquanto eu andar à luz dessa lei [do Espírito da vida], nenhum germe se ligará a mim”, dizia uma citação da publicação.
No dia 17 de março, o portal GoDanRiver informou que o pastor e sua esposa, Jean, estavam voltando para casa de uma apresentação de seu ministério itinerante e ele não estava se sentindo bem.
Landon Spradlin apresentava bronquite e um pequeno caso de pneumonia e já havia testado negativo para o coronavírus em Nova Orleans. A pneumonia, no entanto, piorou. Ele não estava respirando direito quando sua esposa fez uma parada na cidade de Concord, na Carolina do Norte, e tentou ajudá-lo.
“Quando eu coloquei seus pés no chão, eles dobraram”, disse ela. Testemunhas que estavam em uma loja de conveniência acionaram o serviço de emergência e o pastor foi transportado para o Atrium Health Cabarrus, um hospital na mesma cidade.
Os médicos o colocaram em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o diagnosticaram com pneumonia dupla – o que significa que os dois pulmões estavam infectados. Ele foi diagnosticado como infectado pelo coronavírus no hospital, e dois dias depois veio a óbito.