Em uma geração onde os filhos estão cada vez mais autoritários dentro de casa, o pastor Tedd Tripp fez um alerta muito importante para os pais, lembrando que é preciso saber aplicar a correção física nas crianças, mas principalmente o diálogo nos momentos mais cruciais.
O pastor ensinou que é necessário o bom senso, sobretudo com relação à maturidade dos filhos. “Algumas coisas dependem da idade da criança”, disse ele, explicando que não devemos repetir a mesma disciplina diversas vezes ao longo do dia, uma vezes que isso significa que ela não está funcionando.
“Se você está lidando com uma criança pequena com idade de pré-escola e você está lidando com a rebeldia através da disciplina física, é óbvio que você não deve aplicar a disciplina física seis, oito ou dez vezes por dia”, disse ele.
Explicar a “importância de obedecer” é algo fundamental, explica o pastor, destacando que não adianta disciplinar sem compreender as dificuldades e o possível motivo de uma rebeldia dos filhos. O diálogo nessas horas serve como um aliado e também é o que dá sentido a correção física quando ela é necessária, porque faz a criança entender o motivo da disciplina.
“Há situações que você pode escolher deixar passar algumas coisas que normalmente não deixaria passar ou, às vezes, você pode sentar com a criança para conversar sobre a importância de obedecer, especialmente quando você entende que a disciplina física naquele dia já foi o suficiente”, explica o pastor.
Tripp destaca que com os filhos mais velhos, saindo da infância e entrando na adolescência, por exemplo, o ideal é intensificar o diálogo, procurando entender o ato de desobediência e ao mesmo tempo exortando para a necessidade de disciplina.
“É uma questão de simplesmente sentar com a criança e dizer: ‘O que está acontecendo? Que parte da instrução não entendeu? Como você enxerga o fato de que você continua a desobedecer?’ Creio que essa é uma maneira apropriada de chamá-los à responsabilidade”, disse ele, segundo um vídeo publicado pelo canal “Voltemos ao Evangelho”.
O pastor Tripp avisa que é preciso ter consistência na educação dos filhos e que isso também reflete o amor e vontade de Deus. A família precisa orientar os filhos no caminho do Senhor e lembrar dos propósitos de Cristo para suas vidas.
“Às vezes, os pais desistem antes do tempo da ceifa e nós precisamos ser consistentes, diariamente lembrando nossos filhos do chamado de Deus em suas vidas, erguendo o estandarte diante deles, apontando para Cristo e para a cruz e sendo consistentes na aplicação da disciplina e da correção”, diz o pastor.
Assista sua fala no vídeo abaixo: