O pastor Edmilson Ferreira Mendes participou de uma live onde falou sobre questões de extrema relevância para o contexto da sociedade atual, especialmente envolvendo os cristãos.
Em um cenário onde valores estão distorcidos, principalmente a nível familiar, ele viu a necessidade de abordar o tema “Paternidade aos Olhos de Deus”, resgatando o real sentido da importância e autoridade que o sacerdote do lar deve exercer perante a sua família.
O pastor explicou que biblicamente o papel do sacerdote “intercedia junto a Deus” por todos os membros da família. “Quando a gente diz que o pai deve ser o sacerdote do lar, ele precisa ser esse intercessor, esse líder dentro da sua casa”, esclareceu o teólogo.
Edmilson destacou que “o sucesso fora do lar não compensa o fracasso dentro do lar”, lembrando que muitos pais ficam tão focados no trabalho, por exemplo, e outros afazeres, que acabam não reservando tempo de dedicação à família.
O pastor citou como exemplo José, que foi um homem justo, tendo como características o ser “sábio, conselheiro, obediente, estudioso e praticante da Palavra de Deus”.
“Quando a gente pensa nesse aspecto, qual é o exemplo de José como pai numa perspectiva bíblica? Ele se preocupava e amava verdadeiramente sua família, obedece a Deus e compreende seu filho e sua esposa”, frisa o pastor.
Edmilson alerta que é preciso haver harmonia dentro do lar, já que a falta disso só provoca desavenças, principalmente entre pais e filhos. A falta de controle das emoções só traz discórdias.
“O destempero, que gera gritos e violência, exigências sem sentido e importunações sem propósito levam a criança à ira”, diz o pastor, alertando ainda para a necessidade de presença afetiva no lar.
Segundo Edmilson, 80% das reclamações em seu gabinete pastoral são de esposas e filhos que falam da ausência de demonstração de amor e afeto por parte dos seus pais.
“Deus fala para Adão guardar o jardim, quando ainda não tem pecado, mas Deus diz para ele cultivar. A minha casa é o meu Éden, preciso guardá-la no meu papel, assim como esposa, no papel dela”, conclui, segundo o Guiame. Assista abaixo: