O culto familiar é uma prática que muitos cristãos fazem questão de manter, apesar de estar sendo prejudicada na atualidade devido à mudança no estilo de vida da população. Diante disso, o pastor Jason Helopoulos, da University Reformed Church em East (EUA), resolveu dar algumas orientações fundamentais.
Segundo Jason, a rotina de adoração em família proporciona a assimilação da Palavra de Deus para todos, especialmente os filhos. Ele explicou, contudo, que isso deve ser feito de forma natural, mas consistente.
“Termine o jantar, limpe a mesa, vá para a sala, abra a Bíblia, leia uma pequena seção e ore. Mantenha isso breve. Não precisa ser intimidante, não precisa ser difícil”, disse o pastor em seu artigo para o The Gospel Coalition.
No mundo atual, onde a vida nas redes sociais e a rotina de trabalho e estudos muitas vezes ocupa a maior parte do tempo das pessoas, é fundamental estabelecer critérios para que o culto familiar não seja deixado de lado, mas sim tratado como prioridade.
O pastor explicou, por exemplo, que cada família deve se adequar à sua rotina. Para isso, o culto familiar pode ocorrer em tempos diferentes, como 5, 10, 20 ou 30 minutos, dependendo do grau de maturidade das pessoas. O ponto fundamental está na ordem das ações.
“Peça a todos que compartilhem uma coisa pela qual foram gratos no dia ou um pedido que gostariam que outro orasse por eles. E então ore. Mesmo cinco minutos diante do trono de Deus importa. O tempo em oração nunca é desperdiçado”, explica Jason.
Meio de graça
Segundo o pastor, é sempre melhor realizar alguma ação de adoração em família, do que não fazer nada. “Há algumas noites em que cinco minutos é tudo o que temos em termos de energia, paciência ou tempo. Lembre-se, este é um meio de graça, não um fardo”, diz ele.
Por fim, o pastor também explicou que o culto familiar beneficia diversos aspectos, uma vez que proporciona a convivência e a troca de conhecimentos, além de ser um auxílio para a Igreja no tocante ao ensino da Palavra de Deus.
“Nenhuma prática em sua casa será mais benéfica para sua família do que o culto diário em família. Os cristãos adoram; isso é o que fazemos. Como família cristã, é isso que queremos fazer. Tente”, conclui Jason.