Apesar de já haver indícios de que um avivamento vem acontecendo em algumas regiões da Europa, o cenário evangelístico no continente ainda é de muita preocupação, segundo o pastor Rodrigues Pereira, que reside em Portugal e é o organizador de uma atividade que visa proclamar o nome de Cristo, chamada The Change.
Pereira explicou que, diferentemente do passado, quando a Europa foi o celeiro de missionários para o mundo, atualmente o continente sofre um processo reverso no tocante ao relacionamento com Deus, com muitos vivenciando um esfriamento espiritual.
“Hoje a maioria das pessoas em Portugal se consideram cristãos, mas a grande dificuldade é explicar que elas precisam tomar uma decisão por Cristo”, disse ele, explicando que o The Change foi pensado justamente para lidar com essa situação, a fim de alertar os europeus sobre esta necessidade.
Igrejas abandonadas
Com o esfriamento espiritual, muitas igrejas acabaram fechando, e seus templos foram transformados em clubes, bares e outras coisas que nada tem a ver com o propósito para o qual foram criados.
“Hoje muitos templos tradicionais estão sendo transformados em bares e cafés, porque não houve uma re-evangelização. Quando temos uma geração que é cristã, precisamos re-evangelizar a que vem a seguir, e isso não foi feito”, disse ele em uma entrevista ao Guiame.
Pereira lembrou que a maioria dos países, hoje, que vive o cristianismo fervorosamente, é fruto do trabalho missionário iniciado pelos europeus, mas que como “a Europa não focou” na própria evangelização, agora é o continente que precisa de ajuda.
O pastor conclui fazendo um apelo pela mobilização dos cristãos: “A melhor maneira é testemunhar pelo exemplo — não só em Portugal, mas em toda a Europa. Além disso, a Igreja precisa mostrar o poder de Jesus em sinais, milagres e maravilhas. Quando as pessoas veem isso, elas não duvidam”.