Em mais uma série do podcast “Pergunte ao Pastor John”, o teólogo e escritor John Piper explicou como o cristão pode enfrentar a “carne e o diabo” diariamente, afastando a tristeza e outras tentações que visam nos afastar de Deus.
O pastor que também é chanceler do Bethlehem College & Seminary em Minneapolis, Minnesota (EUA), disse que o desânimo também pode ser fruto de tentações demoníacas, e que por isso precisamos recordar constantemente do que dizem as Escrituras.
“Nossa carne e o diabo estão ativos o dia todo para nos atrair para prazeres que são anti-Deus. Se não tivermos estratégias para despertar, cultivar, preservar e intensificar nossa alegria em Deus, seremos atraídos pela nossa carne e pelo diabo em prazeres alternativos, que são, como disse Paulo, idolatria. (Colossenses 3: 5)”, disse o pastor.
O pastor explicou que devemos memorizar passagens da Bíblia, fazendo com que a leitura da Palavra seja uma rotina diária, como no início da manhã. Ele recomendou estratégias de lembretes, como avisos do celular, para nos fazer lembrar da leitura e memorização.
“Prepare um lembrete em seu telefone”, disse ele, destacando que ao ler a Bíblia devemos contextualizar o ensino em nossa vida, como uma pregação. “Diga a si mesmo, pregue para si mesmo e diga a Jesus obrigado por isso e por aquilo”.
Diante da tristeza e problemas da vida, Piper ensina que devemos lembrar das Escrituras e declarar ao mundo espiritual que somos propriedades de Cristo e confiar que tudo está sob o controle do Senhor.
“Diga ao demônio que isso é uma verdade, que você foi comprado pelo sangue, que esta na Bíblia. E que todos os cristãos são comprados pelo sangue. Diga ao diabo que essa verdade é mais preciosa para você do que qualquer coisa que o demônio venha te ofertar”, diz Piper, segundo o Desiring God.
O pastor também ensina que devemos vivenciar o ensino bíblico com emoções, citando passagens poéticas, que inspiram sentimentos e adoração ao Senhor. Ele citou o exemplo de Salmo 103:1, que diz “bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome!”.
“Essa não é uma expressão natural para muitas pessoas”, diz Piper. “Mas se memorizarmos essa e outras expressões emocionais da Bíblia e as dissermos com frequência, pedindo ao Senhor para tornar a emoção real em nossos corações, poderemos realmente crescer nessa emoção e expressão”, conclui.