O vídeo “Especial de Natal” do Porta dos Fundos continua rendendo polêmicas no meio cristão. O fôlego extra à discussão foi dado pelo ator e escritor Gregório Duvivier em um artigo publicado nesta segunda-feira.
No texto publicado pela Folha de S. Paulo, Gregório rebate as afirmações do cardeal dom Odílio Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, que classificou o vídeo como “intolerância religiosa”.
Gregório diz lamentar que um representante da Igreja Católica não tenha gostado do vídeo: “Entristece-me, pois gostaria que o nosso especial de Natal tivesse agradado a todos (embora o homenageado em questão não tenha agradado)”, escreveu, fazendo referência a Jesus em tom sarcástico.
O humorista deixa a entender que se sentiu feliz pelo fato de ser criticado por uma liderança católica: “O que me consola é que não somos os primeiros a termos o gosto julgado mau ou péssimo ou ambos pela vossa Igreja. Na realidade, arrisco-me a dizer que estamos em boa (e vasta) companhia”, disse Gregório Duvivier, antes de mencionar o físico Galileu Galilei e o astrônomo Nicolau Copérnico, reconhecido como os primeiros estudiosos a divulgar a tese de que a Terra gira em torno do Sol, e cassados pela Igreja Católica como hereges.
Repercussão
O artigo de Gregório Duvivier foi criticado pelo pastor Marco Feliciano em seu perfil no Twitter. O deputado federal pelo PSC-SP afirmou que o argumento do humorista era uma tentativa de igualar-se a figuras históricas, mas com o objetivo de afrontar o cristianismo.
“Ler o insolente e pernóstico [Gregório] Duvivier sentir-se Galileu/Copérnico para atacar a fé cristã é piada”, disse o pastor.
O humorista também usou a rede social para responder a crítica: “Obrigado Marco Feliciano pela divulgação de sempre. Como pago? Aceita cartão com senha?”, disse Gregório, fazendo referência ao vídeo em que o pastor pede a senha do cartão de um fiel durante o momento de dízimos e ofertas num evento.
Feliciano ainda respondeu a provocação do humorista sugerindo que, provavelmente, o Porta dos Fundos será processado: “Caro Duvivier, não precisa. Afinal quem falou em ‘cascalhinhos’ ao líder católico foi você. Economize, você vai precisar”.
Ler o insolente e pernóstico @gduvivier sentir-se Galileu/Copérnico p/atacar a fé cristã é piada -> http://t.co/ljM79s4dZd
— Marco Feliciano (@marcofeliciano) 13 janeiro 2014
Obrigado @marcofeliciano pela divulgação de sempre. Como pago? Aceita cartão com senha?
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) 14 janeiro 2014
Após a retrucada do deputado Marco Feliciano, o humorista Gregório Duvivier não respondeu mais e a discussão se encerrou ali. Pelo menos por agora.
Novo embate
Não é a primeira vez que Feliciano e Duvivier se enfrentam pela internet. Logo após o Porta dos Fundos ter lançado o polêmico vídeo “Oh, Meu Deus” os dois tiveram uma leve discussão no Twitter depois que Feliciano elogiou Renato Aragão por ter criticado quem usa religião para fazer humor.
Duvivier chamou Feliciano para um debate, mas o deputado recusou o convite afirmando que “debate é coisa séria (…) não valeria a pena”.
Depois de uma pequena troca de indiretas a discussão se encerrou. Veja como foi.
Por Tiago Chagas e Renato Cavallera, para o Gospel+