Iniciar a semana com entusiasmo não é o forte de algumas pessoas, inclusive os “crentes preguiçosos” que não gostam da segunda-feira. Pensando nisso, o pastor e teólogo Renato Vargens, autor de mais de 30 livros, fez algumas observações focadas no público cristão.
Para Vargens, o louvor deve ser a regra para todo cristão que reconhece a soberania de Deus em sua vida, mesmo para os que encaram a segunda-feira como um dia fatídico. Ele fez críticas, por exemplo, aos “crentes reclamando que o final de semana acabou e que estão indo para o trabalho.”
“Ora, deixe de ser ingrato, quantos não são aqueles que encontram-se desempregados e que fariam o possível e impossível para trabalhar honestamente?”, questionou o pastor, sugerindo que o agradecimento é a chave correta para lidar com a situação, por mais difícil que ela seja.
“Isto posto, em vez de reclamar do serviço, do chefe, do trânsito, comece o dia louvando a Deus porque ele tem te dado saúde e trabalho”, ressaltou.
Graças em tudo
Em outra postagem, o pastor Renato Vargens rebateu algumas críticas, lembrando o texto de 1 Tessalonicenses 5:18, que recomenda à Igreja que dê graças sobre tudo, mesmo nas situações mas difíceis.
Segundo o pastor, ignorar essa recomendação seria violar um ensinamento bíblico. “Publiquei nas redes sociais sobre a necessidade de sermos gratos a Deus pelo trabalho e pela segunda feira”, iniciou.
Para o líder religioso, a gratidão a Deus não depende das circunstâncias vivenciadas na Terra, mas tão somente da obra salvífica de Cristo com foco na eternidade, o que independe das dificuldades terrenas.
“Algumas pessoas reclamaram do post por que acreditam que pegar ônibus lotado, suportar o chefe, ou mesmo ganhar pouco não deve ser motivo de gratidão. As estes pergunto: O que fazer com o texto que diz em tudo dai graças? Jogamos fora?”, completou.