Brasil

Pastor e representantes da umbanda e do candomblé anunciam evento ecumênico contra a intolerância religiosa

Comentários (60)
  1. Anny disse:

    Coitados dos candombleianos,estão sendo usados para manobra politica!

    1. feliciano disse:

      Não sou contra a Religiões e nem contra a Bíblia, nos dois casos existem muitas verdades, mas o que tem de contradições não é brincadeira, tudo porque os homens que criaram as Religiões e a Bíblia são humanos, tendenciosos, orgulhosos, e acham que estavam ou estão com a verdade absoluta, sempre digo “A VERDADE ABSOLUTA ESTÁ EM DEUS”; Sou Espírita e trabalhador a 20 anos; Por exemplo a Bíblia Católica fala de RESSURREIÇÃO E DE REENCARNAÇÃO, isso só para citar um exemplo, muitas pessoas e Dirigentes de Igrejas leem e não enxergam ou não querem enxergar essas contradições,; Eu provo essa contradição, quem duvidar me peça, que eu estarei informando. Um grande Pastor NEHEMIAS MARIEM, estudou as Obras de ALLAN KARDEC, até para passar para seus fieis, e disse em uma entrevista que DEUS não é CATÓLICO, não é PROTESTANTE, não é ESPÍRITA etc. , eu acrescento; Deus É UNIVERSALISTA, ELE É A VERDADE ABSOLUTA. Portanto meus irmão, não fiquem atacando qualquer que seja a Religião, isso só faz mal para si próprio, só traz malefícios. Com a mesma medida em que julgares também serás julgado. Só quis oferecer minha contribuição, fiquem com Deus, VAMOS UNIR, NÃO DIVIDIR. (O AMOR SINCERO NÃO MENTE, É INTEGRAL, NÃO SE DIVIDE, SOMENTE SOMA E UNE A GENTE).

  2. STARDUST disse:

    Respeitar a religião do outro é uma coisa, mas misturar é perigoso… não me parece prudente essa iniciativa, apesar da aparente boa causa….

    1. klissya disse:

      Respeitar é uma coisa obrigação que todos nós temos que fazer
      mais mistura-se a eles eu não recomendo a ninguém.
      na bíblia diz que os idolatra, os feiticeiro, adutores,entre outro não herdarão o reino de Deus.

  3. Tour natrak disse:

    E Evidente e razoavel solitario que eu em particular não concordei não concordo e nem jamais concordarei com esse ecumenismo ecumenismo jamais, o Verdadeiro Evangelho não preciza de complemeto pois o mesmo e completo, respeitar e uma coisa e se unir e outra completamente fora de questão, do catolicismo eu sai do espiritismo eu sai de la eu fui resgatado porque voltaria a me envolver com uma coisa que tenho plena certeza do que e, jamais, jamais ecumenismo não não e não, podem falar o que quizerem não estou nem ai, eu e minha casa servimos ao Senhor ao Deus unico Santo e Verdadeiro, não vou me unir a quem não prefessa minha fe e tamos conversados, ser amigo de um ser que não comunga a mesma fe e uma coisa agora unir em um so culto varios tipos de fe eu em tou fora, Eu professo a minha fe em um Deus unico e verdadeiro Soberano Absoluto sobre todas as coisas que foram criadas das existentes nos ceus das existente na terra das visiveis e das invisiveis das que ao homem foi dado o poder de ver e das que ao homem não foi dado o poder de ver este e o meu Deus pai de meu unico Senhor e Salvador Jesus Cristo, não vou comungar com deuses de todos os tipos, quem quer ir que va, eu sou como rocha fico com meu Deus o qual e meu amparo fico com meu Evangelho que e o meu guia Fico com meu Jesus Cristo que e meu Salvador meu redentor e meu mediador entre mim e meu Deus, e tenho certeza absoluta que isto e o bastante para mim não quero mais nada alem disso, agora cada um tem a seu favor o livre arbitrio e o usa como bem entender e pronto tamos conversado

      1. feliciano disse:

        Alguns comentários desta tribuna é um retrato de nosso mundo, uns tom coerentes e cheios de amor, e outros com tanto rancor e falta de respeito pelos nossos irmãos de outras religiões como se a sua religião fosse perfeita, perfeito é somente Deus. Um dia ouvi uma palestra de um Pdre. que disse; Uma fiel de sua Igreja lhe foi pedir ajuda em face do seu sofrimento, e ele como conhecia a dureza de seu coração lhe disse; Como posso te ajudar se o teu coração é uma pedra, mude o teu coração que por si só vc. estará eliminando seu sofrimento; Enquanto vc. permanecer com essa dureza no teu coração não te posso fazer nada. Viram irmãos, como vale a pena exercitar o amor? Fiquem com Deus Irmãos.

  4. ROZE disse:

    QUERO DEIXAR CLARO UMA COISA:É MINHA OPINIÃO..NÃO ESTOU SENDO HIPÓCRITA NEM TÃO POUCO PRECONCEITUOSA..MAS PRA MIM A BIBLIA NÃO DIZ NADA SOBRE UNIR-SE A OUTRAS CRENÇAS PRA HONRAR A DEUS!PELO CONTRARIO…PRA MIM NÃO É DE DEUS ISSO!ME CONDENEM QUEM QUISER..EU SEI EM QUEM EU CREIO!E SOMENTE A DEUS É QUE DOU MEU LOUVOR E HONRA..

    1. feliciano disse:

      ECUMENISMO RELIGIOSO
      .É de dar lástima a argumentação de alguns indivíduos contra a intenção do Pastor AYO BALOGUN, de reunir dirigentes de várias Igrejas, para um ecumenismo e acabar com a intolerância Religiosa, Parabéns PASTOR, o caminho é esse mesmo, Se não me falha a memória, o Escritor Espírita SEVERINO SELESTINO o maior interprete da BÍBLIA NO CEARÁ, se reuni com Padres, Pastores, Rabinos, Espíritas, etc. etc.; Tomara que o PAPA FRANCISCO, faça o mesmo, para acabar com as contradições da BÍBLIA e as divergências Religiosas. Qto. as divergência eu as provo, é só me solicitar que estarei postando nesta tribuna para estudo. Fique com Deus Irmãos de todas a Religiões, saibam que as verdades está somente em Deus, temos muito o que aprender ainda.

  5. Paulo disse:

    A iniciativa e’ otima, mas nao vai dar certo pq o brasileiro e’ atrasado e sectario. Todos se acham donos da verdade absoluta e ninguem respeita a fe’ e a religiao, especialmente os ditos evangelicos que representam em sua totalidade o apice desse atraso. Aconselho ao pessoal do candomble a se afastar dessa gente.

    1. Jorge Vinicius disse:

      os evanjegues tomaram o lugar do Senhor. Agora são eles que julgam e condenam.;

      1. Paulo disse:

        Por essa gente, que tem em Silas Malafaia seu lider maior, eu so’ tenho desprezo.

        1. Tour natrak disse:

          Oba então eu estou livre deste desprezo, por que ele não foi não e e nem nunca sera meu lider nem maior nem menor, porque o meu Lider e Mestre e Senhor e Chefe e Manda Chuva e General e Marechal e Superior e Altissimo e Mais que tudo um Amigo um Pai Um PASTOR COM P MAIUSCULO chama-se JESUS CRISTO O REI DOS reis E SENHOR DOS senhores eta eu nois e nois e jacare e um bicho, e eu quero te dizer com todas as letras ele o meu Senhor e meu Pastor tambem te AMA MUITO MUITO MUITO, um forte abraço

          1. Paulo disse:

            Thour, vc e’ tao bom camarada que ainda que fosse um liderado por Malafaia eu continuaria a gostar de sua pessoa. Abracao meu amigo.

    2. SHEILA disse:

      dou glória à DEUS POR SER ATRASADA amado! e quando vc comentou usando o termo “essa gente” também se tornou sectário ou não? fazendo parte do lado preconceituoso secular! e mais amigo sou evangélica não concordo com o ecumenismo por se tratar de participação junto com aquilo que é condenado pela bíblia mas em momento nenhum desrespeito a fé alheia, acho que cada um tem o direito de pensar, agir e crer no que quiser e como quiser temos livre arbítrio para isso né mesmo! só que cada um no seu quadrado um respeitando o outro.

      Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
      Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
      1 Coríntios 10:20-21

      E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
      Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.

      Efésios 5:11-12

      1. Paulo disse:

        Sheila me perdoa se a carapuça veio com o seu numero.

  6. MINISTER disse:

    E INCRIVEL CERTO PASTORES QUE SE DIZEM EVANGELICOS NOS DIA DE HOJE O CANDOBLE , macumba e o espiritismo sao relgioes totalmente contraria a palavra de DEUS e citada como falsas religioes que nao tem nada a ver com o cristianismo como vem agora esse pastor imbecil querendo baguncar a palavra de DEUS ?exclarecendo mais algumas centenas de vez por favor entendam nos evangelicos nao temos nada contra a religiao de ninguem so nao aceitamos e nao concodamos apenas seguimos o que a biblia diz .

  7. MINISTER disse:

    DIOGO CAETANO VOCE PRECISA SE CONVERTER D E VERDADE . AS RELIGIOES AFROBRASILEIRAS SAO RELIGIOES SATANICAS DISFARCADAS EM CULTURAS QUE NAO VERDADE SAO PRATICADAS POR DEMONIOS QUE SE DIZEM SER ENTIDADES POIS ELES OS DEMONIOS SAO ANJOS CAIDOS QUE NAO PODEM SER ADORADOS ABERTAMENTE COMO JESUS E ! POR ISSO SE DISFARCAM EM CNDOBLES GUIAS CABOCLOS E ORIXAS NA VERDADE MENTIROSOS DEMONIOS SUJOS COMO SATANAS E O PAI DA MENTIRA

    1. feliciano disse:

      TEXTO PARA O FANÁTICO RELIGIOSO
      O absurdo é que ainda tem dirigentes de Igrejas e muitos fieis acreditando e idolatrando a figura do Demônio, figuras estas que nem a IGREJA CATÓLICA e nem nos Espíritas acreditamos; todos somos filhos de Deus por mais perversos que possamos ser, ao findar nossas vidas neste planeta, DEUS jamais nos mandaria para castigos eternos, ou seja para o inferno que na verdade não existe; vamos raciocinar na lógica das coisas, e deixar de criticar qualquer que sejam as religiões é falta de conhecimento e respeito, não se deve criticar o que não se conhece. Para os fanáticos e crentes no DIABO, NO DEMÔNIO ou outras denominações que se possa dar à essas figuras, ofereço o texto abaixo;
      -A carência afetiva, associada à persecutoriedade e aliada aos delírios, transforma um fanático religioso em uma espécie de Dom Quixote, que luta contra tudo, vê o mal em tudo, na música, nas artes, na vida. Os olhos são a janela do coração – diz o provérbio hebreu. Quem vê maldade em tudo, tem o coração carregado de ódio, e quem vê capeta em tudo, só pode habitar o inferno. Nessa loucura antiquíssima – vide a inquisição na Idade Média –, poderíamos questionar: quem é o louco? Dom Quixote ou Sancho Pança? O que dissemina a loucura ou quem segue a loucura do ódio, vendo satanás em tudo, até em vitrô de banheiro? Homens-bomba, os terroristas suicidas, são um exemplo do que um fanático pode fazer. Na casa Espírita em que trabalho, não pronunciamos esses nomes, sequer uma vez, lá só pronunciamos o nome de Deus e de Jesus. Fiquem com Deus e com o Mestre Jesus.

  8. Denis disse:

    Anderson ,da sua opinião eu só gosto de seu sobrenome, e bem gelada …pangaré.

  9. João disse:

    Cmo pdm se misturar macunbeiros e evangelicos. Meu Deus estamos nos ultimos tenpo. No mesm culto, quem será invocado? O Deus da biblia k nao comunga cm idolatras, ou o lucifer. Eu duvido k isso foi da vontad d Deus

  10. Romildo disse:

    nunca deu certo e nunca dará, a luz se misturar com as trevas, o problema não esta nas pessoas que praticam o candoble, o problema esta no que tem por traz dessas pessoas, ou vc serve a DEUS todo poderoso ou serve ao diabo, ninguém pode servir a dois deuses, o problema não são as pessoas que praticam essa religião, essas todas são de DEUS o problema é o deus que eles servem, e com o diabo não tem que ter união, de forma alguma, a palavra que se encaixa é HIPOCRISIA, falsa união. temos que amar o pecador e abominar o pecado, essa religião bate de frente com os ensinamentos bíblicos e tudo de bom e maravilhoso que DEUS nos ensina a viver. esse pastor Ayo Balogun, líder da Igreja Evangélica Voz de Deus, nao conhece a verdade, quer dar um de bomzinho, agredindo o evangelho de DEUS, TEMOS QUE TER UNIAO SIM, MAS…..COM PESSOAS NAO COM A PRATICA DIABOLICA DA RELIGIAO DELES. aceitar a pratica como esse pastor aceitou é dar um sim para o diabo.

  11. Rany disse:

    Mais também essas religiões fazem sacrificios de seres humanos e de animais, como é q nós cristão não teremos preconceitos?

  12. Jorge Vinicius disse:

    “…se teu ouvido lhe faz pecar, tapa-o; se sua boca o faz pecar, feche-a; se tuas mãos o fazem pecar, corta-as; se tua língua é fonte de perdição a você e aos irmãos, decepa-a”. Assim diz o Senhor, sem meias-verdades! Só um coração puro, sabe amar!

    1. Jorge Vinicius disse:

      ALGUEM JÁ VIU ALGUM EVANJEGUE SEGUIR ESTA PASSAGEM BÍBLICA? JÁ VIRAM ALGUM COM MEMBROS EXTIRPADOS? POIS É, A PARTE DO DÍZIMO ELES SEGUEM INTEGRALMENTE, OUTRA NÃO ESTÃO NEM AÍ. ÊTA POVO FINGIDO. SE DISSEREM QUE NÃO PECAM, TEM MAIS: ” todo aquele que disse que não peca, já pecou.”

      1. Amigo de Deus disse:

        Como que é seu nome Jegue vicius,só se for para chamar o povo de Deus disso só pode ser,vai lavar a tua boca para falar do povo de Deus seu animal.

        1. Paulo disse:

          “Povo de Deus”, “Povo escolhido”, “Povo especial”, essa gentinha se auto_intitula com esses codinomes pomposos para camuflar sua insignificancia, cambada de manipulados, isso que vcs sao.

          1. clamando disse:

            paulinho saindo em defesa do jorgito hummmm já vi tudo,

          2. Paulo disse:

            “Socrates e’ meu amigo, mas sou mais amigo da verdade”
            Aristoteles

  13. Andreza disse:

    Como pode haver comunhão luz e trevas…realmente é o fim dos tempos…O Senhor Jesus Cristo está voltando!

    1. Ministério A Voz de Deus disse:

      Bom pessoal, boa tarde! Peço que assistam o vídeo que o Pastor Ayo Balogun fez em resposta o que foi falado a respeito dele! https://www.youtube.com/watch?v=SoKPPydEJ-4&hd=1

      Deus abençoe vocês!

  14. Tour natrak disse:

    O Ecumenismo, tenta estabelecer no mundo uma nova ordem religiosa e social, pela união de todos os credos religiosos, protestantes, catolicos romanos, ortodoxo, orintal, judaismo, budismo, espiritismo em todas suas ramificações, etc etc etc pensando em implantar assim o reino de Deus na terra o Concilio Mundial de igrejas e o seu grande defensor OCMI , nasceu em Amsterdam em 1948 inclui no seu rol igrejas protestantes catolicas ortodoxas orientais, O OCMI esta empregando todas as forças para efetuar um retorno as trevas de roma, o alvo do C.M.I e uma igreja mundial unica, na qual todas as igrejas da terra, protestantes catolicos romanos e ortodoxos e, finalmente, todas as religiões do mundo, venham a fundir-se, em sua divulgação citam sempre João 17.21, esse ecumenismo romano esfria o evangelismo, e temos tambem juntamente hoje com o ecumenismo que na realidade não passa de uma armadilha satanica e diabolica para arrastar o maior numero possivel de seres humanos para o inferno,tem tambem o proselitismo, que seus adptos desta filosofia de evangelismo os quais creem que evangelismo, e aumentar o numero de menbros, fazer crescer a denominação, não importando os meios que se empreguem para alcançar o seu objetivo as quais igrejas nos as vemos por ai diarimente não precisando nem dizer o nome das mesmas, pois seus objetivos principal não e ganhar almas pecadoras e sem rumo para Jesus Cristo mas o objetivo maior e ganhar menbros para suas denominações O Proselitismo aplica a visitação e convites por meio de variado meio de comunicaçao convidando crentes visando tira-los de suas denominações , geralmente mostra e almenta falhas das outras igrejas e realçando o que ha de bom na sua, e isso e falta grave e falta de Amor mesmo e falta de respito para com a outra igreja co-irmãs e falta de escrupulo ministerial e com certeza não e o verdadeiro EVANGELISMO, ha e tenho dito

    1. Amigo de Deus disse:

      Amem irmão concordo e sim é golpe de satanás.Passa a espada no diabo pisa na cabeça dele em nome de Jesus satanás ta derrotado,ta derrotado satanás ,ta derrotado em nome de Jesus satanás ta derrotado.
      OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHH GLÓRIA.

  15. Pr.Caleb disse:

    Babilonismo.

  16. Tour natrak disse:

    A quem interessa o ecumenismo em? quem o quer por que quer implanta-lo em ? busque e pense e com certeza tu veras quem e o chefe de tal proesa, o nome dele começa co S, e o seu representante na tera começa com p, vai fundo e chegara ate eles, deixa eu correr qui daqui a pouca vem a tropa de choque fui

    1. clamando disse:

      É QUE O PASTOR É AFRODESCENDENTE POR ISTO ACOSTUMADO A ESTES CULTOS NA SUA TERRA, NÃO ESTA NEM AI, E PORQUE ESTRANHARMOS TEM IGREJA INCLUSIVA TEM IGREJA DE UM SÓ PASTOR DE SI MESMO TEMPLO DE SI MESMO DIZIMISTA DE SI CMESMO OFERTANTE DE SI MESMO A SABER STARDUST, PORQUE ESTRANHAR ALGUNS NO ECUMENISMO

      1. STARDUST disse:

        ESTUDO BÍBLICO:

        “AS 10 MAIORES MENTIRAS SOBRE OS 10 POR CENTO DOS DÍZIMOS”

        Muitas igrejas insistem no ensino errôneo de que os dízimos ainda são obrigatórios mesmo para os cristãos que vivem debaixo da graça de Jesus Cristo, e se utilizam de argumentos que se tornaram verdadeiros mitos dentro da comunidade evangélica, porém como eles dizem que o dízimo é 10 por cento, vamos usar o mesmo princípio numérico e verificar biblicamente as 10 argumentações mentirosas mais difundidas a respeito do dízimo.

        1º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI ORDENADO POR DEUS NO JARDIM DO ÉDEN, POIS A ÁRVORE DO CONHECIMENTO REPRESENTA O DÍZIMO”

        Na verdade, biblicamente o dízimo foi ordenado no monte sinai (levíticos 27:30-32; Números 18:21-24) e portanto, não foram instituidos no Jardim do Éden, pois sequer é mencionado que Adão e Eva receberam o mandamento de dizimar. A associação que muitos religiosos que insistem em receber dízimos fazem de que a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), pois não era permitido a Adão e Eva comer dela (Gênesis 2:17) portanto ela seria segundo eles um “símbolo” do dízimo, mas isso é uma associação esdrúxula, pois sequer há um texto bíblico que faça uma ligação entre essa árvore do Jardim do Éden e o dízimo da lei de moisés, sequer se diz que a árvore ocupava 10% do espaço do Jardim do Éden. Trata-se portanto de mais um argumento ridículo usado pelos líderes religiosos para levar o povo a acreditar que o dízimo não era somente obrigatório perante a lei de moisés.

        2º MENTIRA – “O DÍZIMO SEMPRE FOI OBRIGATÓRIO MESMO ANTES DA LEI DE MOISÉS”

        O dízimo antes de sua ordenança no Sinai era voluntário, sendo mencionado apenas 2 vezes antes de se tornar obrigatório, Abraão deu uma única vez um dízimo do despojo de guerra quando resgatou seu sobrinho ló e jacó fez um voto a Deus (gênesis 14:17-20, gênesis 28:20-22)

        Pelas seguintes razões, Gênesis 14:20 não pode ser usado como exemplo para os cristãos dizimarem: 1º – A Bíblia não diz que Abraão deu obrigatoriamente esse dízimo. 2º – O dízimo de Abraão não foi um dízimo santo, da Terra Santa de Deus, produzido pelo povo santo de Deus. 3º – O dízimo de Abraão foi somente do despojo de guerra (hebreus 7:4). 4º – O dízimo de Abraão a Melquisedeque aconteceu apenas uma vez e Abraão mudava sempre de lugar. 5º – O dízimo de Abraão não proveio de sua riqueza pessoal. 6º – O dízimo de Abraão não é mencionado em nenhuma parte da Bíblia, seja no velho ou no novo testamento a fim de respaldar o ato de dizimar. 7º – Visto como nem Abraão nem Jacó tinham um sacerdócio levítico para manter, eles não tinham lugar algum onde entregar os dízimos, durante os seus muitos deslocamentos.

        No caso específico de Jacó, lemos o seguinte: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gênesis 28:20-22). O texto bíblico é claro, que Jacó fez um propósito particular (um voto) de que se Deus fosse favorável à ele, que ofereceria à Deus o dízimo. Não se vê também neste caso nenhuma ordem explicita de Deus ou algum sacerdote a mando Dele, para que Jacó dizimasse, e vemos que foi uma promessa de Jacó para Deus, não há relatos posteriores na Bíblia que ele tenha de fato dizimado, apenas se observa a sua promessa, seu compromisso de entregar o décimo de tudo que viesse a obter daquele momento em diante. Outra vez, não vemos na Bíblia nenhuma passagem em que vemos escrito que devemos dizimar como Jacó fez, portanto trata-se de mais uma mentira que os líderes criaram para tentar fazer parecer que os dízimos eram obrigatórios antes mesmo da lei de moisés.

        3º MENTIRA – “O DÍZIMO DOS ALIMENTOS DO VELHO TESTAMENTO FOI SUBSTITUÍDO POR DÍZIMO DO DINHEIRO NOS DIAS ATUAIS”

        Não há um versículo na biblia informando que dízimo obrigatório da lei de moisés possa ser ouro, prata, moeda, dinheiro, etc. Dízimo sempre foi apenas alimento do campo vegetal ou animal (levíticos 27:30 e 32) mesmo quando havia metais preciosos como moeda corrente. Abraão no seu tempo comprou uma sepultura para sua esposa por 400 ciclos de prata (gênesis 23:16)

        Embora já existisse dinheiro, a substância do dízimo divino jamais foi dinheiro. Ele era o “dízimo do alimento”. Isso é muito importante. Os verdadeiros dízimos bíblicos eram sempre somente o alimento proveniente das fazendas e rebanhos, somente dos israelitas que vivessem exclusivamente dentro da Terra Santa de Deus, as fronteiras nacionais de Israel. A fartura provinha de Deus e não da manufatura ou habilidade do homem.

        Existem 15 versículos de 11 capítulos e 8 livros, de Levítico 27 a Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais, repito, jamais incluía dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa, além de alimento. Mesmo assim, a definição incorreta de “dizimar” é a maior mentira que está sendo pregada sobre esse ato, hoje em dia. (Veja Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; Malaquias 3:10; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

        Não se observa portanto em toda a bíblia, alguém entregando dízimo em dinheiro, pois dízimo era décima parte dos alimentos ( agropecuários ou agrícolas ), e jamais foi entregue em dinheiro. E o dinheiro já era corrente nos tempos bíblicos, pois o próprio moisés que recebeu a lei para o povo lidou com dinheiro: “Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.Dos primogênitos dos filhos de Israel tomou o dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. E deu Moisés o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés” (Números 3:49-51)

        Mais uma prova de que o dízimos sempre foram alimentos podem ser vista nessa passagem bíblica: “DOS DÍZIMOS NÃO COMI no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito” (Deuteronômio 26:14)

        Portanto, mais uma mentira dos líderes que ensinam sobre a obrigatoriedade dos dízimos é revelada, quando dizem que nos tempos bíblicos dízimos eram entregues em alimentos porque dinheiro ainda não existia, mas abraão e até moisés lidavam com dinheiro, e mesmo assim na obrigatoriedade da lei de moisés nunca se pagava dízimos em dinheiro, pois dízimo sempre foi a décima parte dos alimentos, do campo e animais, e nada tem a ver com a exigência de entrega de 10% do dinheiro que os cristãos recebem para esses líderes que ensinam erradamente sobre dízimos. Dízimo nunca foi pago em dinheiro, apenas em alimentos. Se o seu pastor ou líder insistir em dizer que pode ser pago em dinheiro exija que ele mostre alguém dizimando em dinheiro na bíblia, pois dinheiro já existia e era usado naquela época.

        4º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA E HOJE OS PASTORES DA NOVA ALIANÇA SUBSTITUIRAM ESSES LEVITAS PORTANTO DEVEM RECEBER DÍZIMOS”

        O dízimo foi dado aos levitas, mas para que eles fizessem todo o trabalho da tenda da congregação (Números 18:21-23). Se hoje os membros leigos fazem mais de 90 % do trabalho e os pastores recebem todo o dízimo isso não é biblico, é humano. Na igreja primitiva de atos, um levita, chamado josé de sobrenome barnabé dava ofertas ao invés de receber dízimos dos apóstolos e membros da igreja cristã: “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, LEVITA, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (atos 4:36-37) Portanto fica evidente que com a mudança do sacerdócio mudou a lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (hebreus 7:12)

        Na economia hebraica, o dízimo era usado de maneira totalmente diferente da que hoje é pregada. Mais uma vez, os levitas que recebiam o dízimo inteiro nem sequer eram ministros ou sacerdotes – eles eram apenas servos dos sacerdotes. Números 3 descreve os levitas como sendo carpinteiros, fundidores de metal, artesãos de couro e artistas, que mantinham o pequeno santuário. E 2Crônicas 23-27, durante o tempo dos reis Davi e Salomão, os levitas também foram peritos artesãos, os quais inspecionavam as obras do Templo. Vinte e quatro mil deles trabalhavam no Templo como construtores e supervisores; seis mil eram oficiais e juízes; quatro mil eram guardas e quatro mil eram músicos. Como representantes políticos do rei, os levitas usavam o seu dízimo para servir aos oficiais, juízes, coletores de impostos, tesoureiros, guardas do Templo, músicos, padeiros, cantores e soldados profissionais (1Crônicas 12:23,26; 27:5). É obvio que esses exemplos do uso bíblico da entrada do dízimo nunca se tornam exemplos para a igreja de hoje. É importante saber que na Antiga Aliança os dízimos nunca eram usados para evangelizar os não israelitas. Neste ponto o dízimo falhou. Vejam Hebreus 7:12-19. Os dízimos jamais estimularam os levitas e sacerdotes da Antiga Aliança a estabelecer uma única missão fora do país, para encorajar um só gentio a se tornar israelita (Êxodo 23:32; 34:12,15; Deuteronômio 7:2). O dízimo da Antiga Aliança era motivado e exigido por lei, não pelo amor. De fato, durante a maior parte da história de Israel, os profetas foram os principais portadores da Palavra de Deus e não os levitas e os sacerdotes que recebiam o dízimo.O falso ensino é que os anciãos e pastores da Nova Aliança estão simplesmente continuando de onde os sacerdotes da Antiga Aliança deixaram e por isso devem receber o dízimo. A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de Cristo (Efésios 2:14-16; Colossenses 2:13-17; Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de Deus (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a Deus (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16). Então, cada ordenança que havia sido previamente aplicada ao antigo sacerdócio foi anulada no Calvário. Visto não pertencer à Tribo de Levi, até mesmo Jesus Cristo foi desqualificado. Desse modo, o propósito original de dizimar já não existe (Hebreus 7:12-19; Gálatas 3:19, 24, 25; 2Coríntios 3:10).

        Portanto, não há nenhum mandamento no novo mandamento do cristão entregar os dízimos aos pastores, pois o dízimo somente podia ser recebido pelos levitas: “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão” (hebreus 7:5), e os levitas só existiam na velha aliança da lei de moisés, pastores não são substitutos deles pois são ministros de Deus (I Coríntios 4:1) e nem sequer é ordenado que se deva entregar dízimos em favor da obra de Deus, pois ela é sustentada pelas ofertas voluntárias (2Coríntios 9:7).

        5º MENTIRA – “O DÍZIMO RECEBIDO É SOMENTE PARA USO DOS PASTORES”

        Biblicamente, o dízimo pertencia aos levitas (números 18:21-23), mas também para se fazer um festival ao Senhor (deuteronômio.14:22-27) e a cada terceiro ano, para os levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros, os quais comiam o dízimo ajuntado dentro das suas portas (deuteronômio14:28-29). Se ofertas e dízimos eram sagrados ao Senhor e não podiam ser comidos por pessoas comuns neste caso Deus abre um exceção, visto que para ele misericórdia é melhor que sacrificio (Oséias 6:6; Mateus 12:7), a vida dos carentes é preciosa ao senhor (veja um exemplo disso em Lucas 6:1-10)

        Portanto mais uma vez, é biblicamente demonstrado que os dízimos recebidos pelos levitas não eram de uso exclusivo deles… os necessitados ( órfãos, viúvas e os de fora de israel ), também se beneficiavam dos dízimos dos alimentos recebidos pelos levitas. Essa conversa de que só os pastores e líderes religiosos podem hoje usufruir dos dízimos não encontra respaldo bíblico. Trata-se de mais uma doutrina de homem.

        6º MENTIRA – “CRISTÃO QUE NÃO DÁ O DÍZIMO SERÁ VITIMA DO “DEVORADOR”
        Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Mas o que os líderes religiosos gananciosos não fazem é mostrar aos membros que a admoestação de Malaquias é dirigida somente à nação de Israel, e não aos cristãos de hoje que não dizimam:

        “Sentença pronunciada pelo Senhor CONTRA ISRAEL, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1:1)

        e, se destina especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS:

        “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” ( Malaquias 2:1-2)

        Eles estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos:

        “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias1:7-8)

        Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente “DÍZIMOS” para as câmaras do depósito do templo, para que haja “comida” ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento = produtos alimentares (ver dicionário da língua portuguesa)

        O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3:11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3:10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. os líderes gananciosos dizem que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fiéis.

        O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28). Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1:4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.

        O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras. Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse “devorador”

        “repreenderei o devorador” Versículo 11 (Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus)

        Devorador, segundo a bíblia, nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de “O meu grande exercito” (Joel 2:22-27) …”repreenderei o devorador ” significa… espantarei a praga do meio da vossa plantação (gafanhotos), veja também Levítico 11:22 e Naum 3:16.

        Os líderes gananciosos que ensinam que esses “devoradores” são demônios que irão causar doenças na família, o carro vai viver quebrando etc, aproveitam o desconhecimento dos cristãos do verdadeiro devorador ao qual Malaquias se refere, o gafanhoto que devorava as colheitas da nação de israel. Não há confirmação nenhuma no novo testamento de que quem não dizima será vitima desse “devorador”… quando um ladrão quer tomar o dinheiro de uma pessoa, ele a ameaça, pois se pedir provavelmente a vítima não entregará o seu dinheiro, e por conta disso o ladrão usa o recurso da ameaça, para forçá-la, da mesma forma agem esses pastores que insistem em receber dízimos pois usam um texto fora de seu real contexto para ameaçar dizendo que o mesmo “devorador” que viria sobre a nação de israel se não dizimasse virá para aqueles que não entregam seus dízimos a eles.Trata-se portanto de mais um ensino distorcido da bíblia para forçar os cristãos que não estudam a bíblia a dizimarem.

        Hoje em dia, a classe mais pobre é a que mais contribui para beneficência. E, mesmo assim, ela permanece na pobreza. Os dízimos não são uma garantia para alguém enriquecer depressa, em vez da educação, da determinação e do árduo trabalho. Se Malaquias 3:10 funcionasse realmente com os cristãos da Nova Aliança, nesse caso milhões de cristãos dizimistas já teriam escapado da pobreza e se tornado o grupo mais rico do mundo, em vez de continuar sendo pobre. Portanto, não existe evidência alguma de que a vasta maioria dos pobres “pagadores do dízimo” tenha sido abençoada pelo mero fato de o entregar. As bênçãos da Antiga Aliança já não estão em efeito (Hebreus 7:18-19; 8:6-8,13).

        Portanto, não há nenhuma possibilidade de um cristão ser vítima do “devorador” (demônio) por causa de não ser dizimista, pois nenhuma maldição da antiga aliança pode atingir aos cristãos da nova aliança em Jesus ( gálatas 3:13 )

        7º MENTIRA – O DÍZIMO SERVE PARA MANTER A IGREJA FÍSICA HOJE, POIS ELA SUBSTITUIU O TEMPLO JUDAÍCO ONDE SE ENTREGAVAM OS DÍZIMOS.

        Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de outro falso ensino os religiosos que exigem dízimos de que os edifícios chamados “igrejas”, “tabernáculos” ou “templos”, substituíram o Templo do Velho Testamento como locais de habitação divina.

        A Palavra de Deus jamais descreve os grupos da Nova Aliança como ”tabernáculos”, “templos” ou “edifícios”. Os cristãos não “vão à igreja”. Eles se “reúnem para adorar”. Também, visto que os sacerdotes do Velho Testamento pagavam o dízimo, então, logicamente, o dízimo não pode continuar. Nesse caso, é errado chamar um edifício de “armazém do Senhor” para receber os dízimos (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20; Efésios 1:22-23; 2:21; 4:12-16; Apocalipse 3:12). Com respeito à palavra “armazém” comparem a 1 Coríntios 16:2 com a 2 Coríntios 12:14 e Atos 20:17, 32-35. Durante vários séculos após o Calvário, os cristãos nem mesmo possuíam um edifício próprio (que chamassem de armazém), visto como o Cristianismo era uma religião ilegal e sofria perseguições.

        Após o sacrifício de Jesus, o véu do santuário se rasgou: “E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15:38) e hoje, cada cristão é um santuário onde habita o Espírito Santo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Não há sequer um Templo ou santuário físico para que os cristãos levem os dízimos pois: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Jesus sequer fundou uma igreja física, pois a verdadeira igreja é espiritual.

        1. Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais em meio ao testemunho cristão, quando as Escrituras condenam a criação de divisões entre os crentes? (1 Coríntios 1:10; 3:3; 11:18-19)

        2. Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam suas assim chamadas “igrejas” como Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada, Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções para nos reunirmos em qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus Cristo? (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)

        3. Será que existe qualquer base na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “igrejas”? A definição bíblica de “igreja” é de uma reunião de crentes que, pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu, pela habitação do Espírito Santo. (Atos 11:22; 15:14; 20:28; Romanos 16:5; 1 Coríntios 1:2; Efésios 5:25)

        4. Onde há no Novo Testamento uma referência mandando os Cristãos construírem templos e chamarem esses locais de “Cada de Deus”, sendo que Deus não habita em templos feito por mãos humanas? (Atos 7:48 e 17:24).

        Dizer que os dízimos são necessários para manter a igreja e sustentar os pastores e líderes não tem fundamentação bíblica neotestamentária, O apóstolo Paulo estava entre os que insistiam em trabalhar com as próprias mãos pelo seu sustento (Atos 18:3; 1Tessalonicenses 2:9-10; 2Tessalonicenses 3:8-14). Embora ele não tenha condenado os que recebiam sustento pela obra em tempo integral, também não ensinou que tal sustento fosse ordenado por Deus, para difusão do Evangelho. (1 Coríntios 9:12). De fato, duas vezes em Atos 20:29, 35 e também em 2 Coríntios 12:14, ele até mesmo encoraja os anciãos da igreja a trabalharem para manter os necessitados da igreja (Eu só queria ver um dos pastores atuais trabalhando para ajudar os pobres da igreja!).

        Para Paulo, a expressão “viver do evangelho” significava “viver segundo os princípios da fé, do amor e da graça” (1 Coríntios 9:14). Conquanto verificasse ter “direito” a alguma ajuda, ele concluía que a “liberdade” de pregar o seu evangelho era mais importante, a fim de cumprir a sua vocação de Deus (1 Coríntios 9:15; 11:7-13; 12:13,14; 1 Tessalonicenses 2:5-6). Enquanto trabalhava como artesão de tendas (atos 18:3), Paulo aceitou uma certa ajuda, porém se gloriava de que o seu pagamento ou salário era o fato de poder pregar livremente, sem se tornar um fardo para os outros (1 Coríntios 9:16-19).

        Em nenhum lugar desde Atos 7:58 (onde Paulo é mencionado pela primeira vez) até suas epístolas, não vemos o apóstolo Paulo orientando alguém a dizimar nem recebendo dízimos dos cristãos, portanto uma prova clara que a igreja primitiva não tinha o dízimo como uma doutrina cristã e inquestionável como se vê hoje nessas igrejas que dizem seguir fielmente as Escrituras.

        Paulo deixou claro que os que pregavam o evangelho tinham todo o direito de serem supridos com as ajudas e doações voluntárias dos cristãos (I Coríntios 9:11 e 14, Filipenses 4:18 ), mas nunca disse que seria dos dízimos! Sequer há mandamento seja do Senhor Jesus ou de seus apóstolos dos cristãos entregarem seus dízimos nos “templos” que hoje conhecemos como igreja, pois Jesus nunca fundou uma igreja física, nem ordenou que se fizessem construções para ali os seus seguidores se reunirem! Se o dízimo fosse tão necessário e importante como esses líderes gananciosos querem fazer parecer, teria o apóstolo Paulo esquecido de mencionar algo tão importante? obviamente que não, pois ele é categórico ao dizer: ” jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” e ” porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (atos 20:20 e 27)… ou seja, tudo que era necessário ele, Paulo, ensinou e o Apóstolo Paulo nunca incentivou ou ensinou os cristãos a dizimarem!

        Portanto comprovadamente os dízimos não são obrigatórios serem entregues, muito menos nas igrejas físicas de hoje.

        8º MENTIRA – “DAR OFERTAS, MESMO ACIMA DE 10% DA SUA RENDA, NÃO TEM O MESMO VALOR ESPIRITUAL, POIS QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO ROUBA A DEUS E NÃO SERÁ SALVO POIS ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

        Tanto a bênção como a maldição de Malaquias 3:9-11, perduraram somente até o término da antiga Aliança, ou seja, até o Calvário. A audiência de Malaquias havia voluntariamente reafirmado a Antiga Aliança (Neemias 10:28-29. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:26, citado em Gálatas 3:10). E Jesus Cristo deu um fim a essa maldição, conforme Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Portanto nenhuma maldição proveniente da não observância da lei de moisés (e o dízimo pertencia a ela) atinge aos cristãos. Mas os lideres gananciosos que recebem dízimos escondem isso dos membros.

        Mas não é porque o Cristão não seja mais obrigado a dizimar que ele esteja isento de ajudar na propagação do evangelho e em favor dos necessitados pois: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2coríntios 9:7).

        “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários” (2coríntios 8:1-3) Essa era a prática da igreja de Deus que Cristo estabeleceu.

        Os princípios de dar no Novo Testamento, na 2Coríntios capítulos 8 e 9 são superiores ao dizimar, que não é obrigatório aos cristãos.

        Os seguintes princípios de dar voluntariamente na Nova Aliança estão fundamentados na 2 Coríntios 8 e 9 (1). Dar é uma “graça”. A 2 Coríntios 8 usa oito vezes a palavra “graça”, referindo-se à ajuda aos santos pobres (2). Dar primeiro a Deus (8:5). (3) Dar-se a si mesmo para conhecer a vontade de Deus (8:5) (4) Dar em resposta ao dom de Cristo (8:9 e 9:15). (5) Dar com desejo sincero (8:8, 10, 12 e 9:7) (6) Não dar por causa de mandamento algum (8:8,10; 9:7). (7) Dar além de sua capacidade (8:3, 11, 12) (8) Dar para produzir igualdade. Isso quer dizer que os que têm mais devem dar mais, a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar mais (8:12,14) (9) Dar com alegria (8:2). (10) Dar porque está crescendo espiritualmente (8:3,4,7). (11) Dar porque deseja crescer espiritualmente (9:8, 10, 11). (12) Dar porque está ouvindo o Evangelho ser pregado (9:13).

        9º MENTIRA – “JESUS MANDOU OS CRISTÃOS DAREM O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO”

        O falso ensino é que Jesus ensinou a dizimar, em Mateus 23:23, dizendo que isso está claro no Novo Testamento.

        Em primeiro lugar, A Nova Aliança (o novo testamento) não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3:19, 24, 25; 4:4). O dízimo não é ensinado na igreja, depois do Calvário. Quando Jesus falou sobre o assunto em Mateus 23:23, Ele estava simplesmente ordenando a obediência às leis da Antiga Aliança, a qual ele endossou e obedeceu até chegar ao Calvário.

        Não existe um único texto do Novo Testamento que ensine a dizimar após o período do Calvário. (Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja). Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje os líderes gananciosos que recebem dízimos não fazem).

        Aliás, Jesus sequer é mencionado dizimando ou recebendo dízimos… e porque os líderes gananciosos pedem dízimos em nome de Jesus sendo que o próprio Jesus disse: “em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18)… Ele nunca disse ” em meu nome receberão dízimos…”

        Portanto comprovadamente mais uma mentira desses homens que se dizem ordenados por Deus a exigirem dízimos dos cristãos incautos foi desmascarada! Jesus nunca ordenou que os seus discípulos e futuros apóstolos recolhessem dízimos… e porque esses líderes acham que podem fazer diferente? Bem o Senhor Jesus profetizou sobre esses tipos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

        10º MENTIRA – “JESUS RECEBE DÍZIMOS DOS CRISTÃOS CONFORME HEBREUS 7:8″

        O início do capítulo 7 de hebreus é apenas citação do Antigo Testamento, onde fala do sacerdócio de Melquisedeque. Em Hebreus 7:5 diz: ” E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”

        A lei foi dada por intermédio de Moisés, ao povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações ( montagem e desmontagem de tendas no deserto), os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11 e 12:

        Hebreus 7:11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se ao Salvador) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

        Hebreus 7:12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

        Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7:5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7:11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7:12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade de que enviasse outro Sacerdote? Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.

        A lei dos dízimos foI direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio e não havendo mais “Levitas”, nem “templo”, nem sacerdote a oferecer sacrifícios, pois O Salvador já o fez, logo,se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são levitas nem foram proibidos de trabalhar, nem menos tiveram promessas de herança de dízimos para sustento por não ter tido herança nas distribução de terras prometidas ao povo israelita por herança.

        Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

        Gostaria de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas que recebiam dízimos), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

        Recapitulando: Hebreus 7 apenas faz a menção pós-Calvário de dizimar, numa explanação de porque o sacerdócio levítico deve ser substituído pelo sacerdócio de Cristo, porque o sacerdócio levítico era fraco e ineficiente. Estude Hebreus 7 e sigam a progressão do versículo 5 ao versículo 12 e ao versículo 19.

        Porém, líderes gananciosos insistem em apenas mostrar hebreus 7:8 aos membros, onde segundo eles, Jesus receberia dízimos dos cristãos: “Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive” (hebreus 7:8)

        Apenas mostrando esse versículo isoladamente aos membros desavisados, querem dar a entender que esse versículo manda os cristãos ainda dizimarem, sem ler todo o real contexto do capítulo 7 de hebreus.

        Portanto hebreus 7:8 não fala de Jesus recebendo ainda dízimos dos cristãos, pois o contexto do capítulo 7 de hebreus fala na verdade da superioridade do sacerdócio de melquisedeque em relação ao levítico que era sustentado pelos dízimos. Cristãos não tem o mandamento bíblico de dizimarem.

        Considerações finais:

        Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o Cristo, e mudando o sacerdócio se muda a lei ( Hebreus 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos, hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , …”o mais importante DA LEI “. (Mateus 23:23)

        Paulo não mencionou dízimos, nem outro apóstolo qualquer deixou exemplo de tal prática. Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter despesas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO AOS NECESSITADOS, de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte) em Mateus 23:23 e Lucas 18:12. Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé. O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres. Jó nunca dizimou, e mesmo assim era próspero.

        Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.

        Jacó prometeu dar o dízimo, ( um voto particular dele ) em Gênesis 28:20-22 , mas a bíblia não fala que ele cumpriu…

        Abraão não foi a “suposta” casa do tesouro ( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a pagar a César (Mateus 22:21). Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.

        Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9)Repare que o Salvador não o mandou dar dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.

        No sétimo ano, Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava (Levítico 25:4) Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?

        O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera, para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS, administrava o dízimo, hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo. Estes ditos “sacerdotes” ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.

        Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde entravam os sacerdotes) do lugar santíssimo (onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo).

        Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa. Paulo trabalhava (atos 18:3) , e em nada pesava os irmãos e a igreja.

        Se Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, será que nesta parte, os pastores que exigem dízimos imitam à Paulo? Vemos Jesus ou Paulo recolhendo ou ensinando sobre dízimos?Em 2Coríntios 9:9, Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres: “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9)

        Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para “suprir” os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus. Paulo faz uma coleta para “DISTRIBUIR”, hoje em dia se faz uma distribuição (de envelopes) para ajuntar, não para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, horários de TV, rádios, sites, eventos, shows, viagens, lazer para líderes, carrões, mansões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus…

        Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro. A biblia fala para não reter e sim dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: “Quem tiver mais membros é o vencedor”

        Paulo afirma: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Coríntios 2:17)

        Deus abençoe a todos que leram este estudo e que o Espírito Santo tenha conduzido a leitura e o entendimento para compreender que dízimos não são mais obrigatórios.

        “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pedro 3:18)

        1. ariomar disse:

          Esse auto intitulado “pastor”, chamado Ayo Balogun – Aio (camareiro, cuidador), Bal ( ou Baal), Ogun (sem comentários), portanto, “a serviço de Baal e Ogun”, já conseguiu o que queria, ou melhor, o que satanás gosta de ver: muita confusão! Esse tal pastor já pode se dar por satisfeito, por que edificar a Igreja com essa balburdia seria loucura. Será que ele já percebeu a bagunça que criou? Se já, deve ter se arrependido. Mas afinal, cadê esse tal? Ele está tão caladinho. Talvez dando rizadas pro vento por ver o estardalhaço que produziu.

    2. clamando disse:

      clamando disse: 22 de janeiro de 2014 ás 9:35
      ora vejam só
      na reportagem sobre ex funcionário de organização missionária denuncia falta de repasses
      fui um dos primeiros a postar.
      e minha primeira dizia mais ou menos assim.
      se deveria ter seriedade ao apresentar este tipo de noticia, que um veiculo sério de noticias primeiro iria verificar, e depois postar.
      pois correria o risco de como o site fuxico gospel que difamou aquelas cantoras…
      E também mais uma vez stardust ativista ateu, aproveitou assim como fez jean willys para guerrear contra a igreja e seus pastores.
      claro matéria tendenciosa, levou uma surra de bíblia.que aconteceu…como sempre sumiram com a matéria.
      Deixando aqui apenas uma duvida, ou a noticia era falsa e eles fizeram fuxico gospel, ou mais uma vez sairam em socorro de seu ateu preferido o stardust, que após o sumiço daq report. voltou ao ataque com seu estudo heretico….que engraçado

      1. STARDUST disse:

        O esudo é tão “herético” que vc jamais conseguiu contradize-lo usando a bíblia.

        1. clamando disse:

          mais uma mentira tua grande pai das safadesas, sempre o contestei pautei sobre a verdade, e sempre desviou o assunto e torna a postar a mentira heretica como se fosse verdade…mas todos sabem, aqueles que são fiéis não dependem de ninguém a não ser de DEUS, já voce, mora de favor não tem nem pc não tem nem bicicleta, a maior prova está ai quem da tem quem não tem não da por que não tem

          1. STARDUST disse:

            clamando

            Não é pq eu não tenho bicicleta, que eu não tenha a minha condução. Não é pq eu não tenha um PC, que eu não posso acessar a internet. Claro que as riquezas deste mundo interessam a pessoas como vc, mas biblicamente não há relação “riqueza = estar bem com Deus”

            Tanto que não se vê nenhum relato na bíblia de algum seguidor de Cristo que se tornou rico. Fica a dica.

  17. Pr.Edson disse:

    É vai cantando junto, pois A bíblia é clara a luz não se mistura com as trevas, isso não significa que odiamos os afros e qualquer adepto de religiões fora a cristã. Apenas não compactuamos com seus rituais e crença.

    E exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores; Miquéias 5:12

    Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15

  18. SANSÃO DE SOUSA ROCHA disse:

    não sejais seus companheiros.
    Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
    (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
    Aprovando o que é agradável ao Senhor.
    E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
    Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
    Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
    Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
    Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
    Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

    Efésios 5:7-16

  19. EU disse:

    discutir isso pra que? a bíblia diz : ” pode dois andar juntos se não estiverem de acordo?” Israel fez isso no Passado, a historia apenas se repete. Melhor cuidar cada um da sua fé, pra ver se quando Jesus voltar, ainda encontra unzinho por aqui, porque a coisa ta ficando cada dia pior

    1. ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

    2. ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

    3. Jannyne disse:

      Pois é caro “irmão”… Pois a bíblia também disse que devemos amar uns aos outros e não repudiar de ninguém! Tal qual como vocês estão fazendo… Antes mesmo de criticar procure mais a respeito sobre o assunto, sobre a vida do Pr. Ayo… E estude também mais a bíblia, pois tirar apenas um pequenino trecho dela, não faz com que você esteja certo!
      Que Deus te abençoe.

  20. Thomas Edison disse:

    Li tanta imbecilidade… meu Deus. Que tal conhecer a pessoa antes de falar? Que tal saber de que se trata? Que tal ler o texto da matéria com atenção? Que tal ir na igreja dele pra ver se é pregada a Palavra de Deus ou não? Ninguém esteve lá pra saber o que foi falado no evento. Aposto que a maioria dos que comentaram nunca tirou o traseiro de seus confortáveis bancos de igreja para ir levar a Luz onde não há luz. Hipócritas! Fariseus! Fizeram até análise do nome do cara… santarrões! Se o nome da pessoa não é bíblico, não é de Deus??? Aposto que um monte de comentaristas aqui adoram “paipóstolos”, “mães e pais espirituais”, “bispos primazes”, pastores super ungidos… seus cretinos! Não falem do que vocês não sabem, de quem não conhecem! Que mania maldita os crentes tem de satanizar tudo e todos! Sou cristão, salvo em Jesus Cristo, sei de onde vou e para onde vou. Sou contra o ecumenismo, mas sou a favor de amar o próximo! É mandamento de Deus, ratificado por Jesus na terra. Se a obra for do homem, não permanecerá, simples assim. Larguem de serem santarrões, crentões, teólogos de quintal, apologetas de revistas. Preguem a Palavra de Deus e produzam salvação! Jesus não ficou pregando “nas igrejas”, se misturou a multidão. Não fez expedição arqueológica pra achar a Arca da Aliança, mas restaurou a aliança de Deus com os homens. Não ficou puxando o saco do sumo sacerdote, mas andou com publicanos e pecadores! Sinto vergonha e pena de gente que aponta o dedo e não olha para dentro de si mesmo. Vão orar, seus FARISEUS!!! MASSA DE MANOBRA!!!!

    Veja o vídeo abaixo e me diga se existe algo satânico, ecumênico ou coisa parecida proferida pelo pastor NO MOMENTO DO EVENTO:

    http://www.youtube.com/watch?v=FbsCLKNt364

    1. Ministério A Voz de Deus disse:

      Obrigada por defender o nosso querido Pastor!Bom pessoal, boa tarde! Peço que assistam o vídeo que o Pastor Ayo Balogun fez em resposta o que foi falado a respeito dele! https://www.youtube.com/watch?v=SoKPPydEJ-4&hd=1

      Deus abençoe você!

      Endereço da igreja>> Estrada Dos Três Rios, 1910 – Freguesia – Jacarepaguá

  21. Hadassa disse:

    Pastor Ayo!
    DEUS é contigo, e conhece o teu coração!
    Não se deixe abater, continue obedecendo o ide do Senhor, Jesus nunca disse que fazer a obra seria fácil, Estamos com o senhor, louvamos à DEUS pela sua vida!!

    1. Ministério A Voz de Deus disse:

      Obrigada por apoiar o nosso querido Pastor…
      Bom pessoal, boa tarde! Peço que assistam o vídeo que o Pastor Ayo Balogun fez em resposta o que foi falado a respeito dele! https://www.youtube.com/watch?v=SoKPPydEJ-4&hd=1

      Deus abençoe você!

  22. Daysie disse:

    Não existe Cristo inclusivo,idolatria e idolatria e ponto final,quer dizer ,nesta igreja se adora Jesus Cristo e orixás?!,Jesus disse eu sou O caminho A verdade e A vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.Mas como existe o livre arbítrio o ser humano pode decidir ir morar no inferno,cada um e livre pra escolher,eu não desprezo a ninguém que seja contrário a Bíblia mas não posso deixar de dizer a verdade,Jesus disse …,e ficarão de fora (do céu e da vida eterna),os idólatras,assassinos,avarentos,feiticeiros,os caes( não tem nada a ver com animal irracional), os sodomitas e todo aquele que ama e comete a mentira.Isto e a apostasia dos últimos dias .como Jesus previu!,exato esse Snr Jesus!!

    1. joão disse:

      Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
      Nessa parte do texto bíblico Jesus se contradisse, nem o bêbados herdarão o reino de Deus? primeiro ele transforma água em vinho e depois exclui os bêbados, kkkkkkkk, só fanáticos para acreditar em toda a bíblia mesmo.

  23. Camyla disse:

    Vamos ouvir o que o Pastor Ayodele Balogun tem a dizer.

    http://youtu.be/zKnaQrDVCTw

  24. Camyla disse:

    Vamos ouvir o que o Pastor Ayodele Balogun tem a dizer sobre sua participação na manifestação contra a intolerância religiosa.

    http://youtu.be/SoKPPydEJ-4

  25. Jaqueline Santos disse:

    Acredito que alguns irmãos não entenderam a participação do Pr. Ayodele Balogun no evento Contra a Intolerância Religiosa, não era um Culto religioso, se você assistiu o vídeo pode perceber que ele em momento algum, falou algo contra a Palavra de Deus ou manifestou apoio ou simpatia por qualquer religião ali representada.
    O Pastor é nigeriano e por isso tem um nome diferente! Você que se chama Jorge, Cosme, Damião ou tem o sobrenome Santos ou Padilha por exemplo, mudou o nome quando se converteu ao cristianismo? Através do seu nome é possível medir o tamanho da sua fé ou o seu compromisso com Deus?… O que importa é que o Pastor Ayodele não perdeu a oportunidade de glorificar o Nome do Deus todo poderoso, Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Palavra de Deus para o cristão é a verdade absoluta , ela nos ensina a amar e respeitar o próximo e é por isso, que conseguimos conviver com pessoas que pensam diferente e manter a nossa integridade cristã. Não esqueça de onde Deus te tirou e como Ele transformou a sua vida para que você seja luz em meio as trevas. Que Deus abençoe a vida do Pr Ayodele, ele soube aproveitar a oportunidade que lhe foi dada para expressar a sua opinião sobre o tema do evento e de uma maneira simples, respeitosa e objetiva não negou a sua fé, deu o seu recado e não foi intolerante com os que não pensam como ele.

  26. SERGIO SANTANA disse:

    Prezados,
    não estamos tratando de crença religiosa e sim de respeito mútuo, pois sem ele é impossível a convivência humana.

  27. feliciano disse:

    ECUMENISMO RELIGIOSO
    .É de dar lástima a argumentação de alguns indivíduos contra a boa intenção do Pastor AYO BALOGUN, de reunir dirigentes de várias Igrejas, para um ecumenismo e acabar com a intolerância Religiosa, Parabéns PASTOR, o caminho é esse mesmo, Se não me falha a memória, o Escritor Espírita SEVERINO SELESTINO o maior interprete da BÍBLIA no CEARÁ, se reuni com Padres, Pastores, Rabinos, Espíritas, etc. etc.; Tomara que o PAPA FRANCISCO, faça o mesmo, para acabar com as contradições da BÍBLIA e as divergências Religiosas, e muito mais pelo FANATISMO. Qto. as contradições, posso comprová-las, é só me solicitar que estarei postando nesta tribuna para estudo. Fique com Deus Irmãos de todas a Religiões, saibam que as verdades está somente em Deus, temos muito o que aprender ainda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.