Justiça confirma reintegração do pastor Samuel Câmara à CGADB e suspende Assembleia Geral convocada por José Wellington

16

O pastor Samuel Câmara trava uma extensa batalha jurídica contra a atual diretoria da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), presidida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa.

Em maio deste ano, após a vitória de José Wellington sobre Samuel Câmara para a presidência da CGADB, a diretoria da entidade resolveu expulsar Câmara e outros pastores, como desfecho de um processo disciplinar aberto contra eles por suposto tumulto na reunião da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pela entidade no segundo semestre do ano passado, no Estado das Alagoas. A ação da diretoria seria baseada no estatuto da CGADB, que define a perturbação de uma reunião da entidade como quebra de decoro, que é passível de expulsão.

Na mesma época, o pastor Ivan Bastos, eleito 1º Tesoureiro da CGADB durante a 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), investigava os gastos feitos pela diretoria da entidade para a realização da AGO. Bastos era membro da chapa de oposição, encabeçada pelo pastor Câmara, e também foi expulso, juntamente com os pastores Jônatas Câmara e Sóstenes Apólos (já falecido).

Em junho deste ano, Câmara conseguiu decisão da Justiça contrária à sua expulsão e determinando a reintegração dele e dos demais pastores ao corpo da CGADB.


Após a decisão da Justiça que reintegrou os pastores supracitados, José Wellington convocou uma nova AGE para o próximo dia 02 de setembro, a fim de tratar o caso de expulsão de Câmara e seus aliados. A reunião seria realizada no templo da Assembleia de Deus no bairro do Belenzinho, em São Paulo, igreja presidida pelo próprio José Wellington.

Entretanto, Samuel Câmara entrou com uma ação na Justiça do Amazonas pedindo a suspensão da nova AGE, e foi atendido. “Em virtude da insistente inflexão da Mesa Diretora da CGADB em não buscar a conciliação, mas insistir em querer impor arbitrariamente o seu desejo de promover mais uma cisão nas Assembleias de Deus do Brasil, a Justiça foi outra vez o caminho para corrigir os rumos erráticos de nossa entidade maior”, afirmou o pastor Samuel Câmara, através de sua assessoria de comunicação.

A nota detalha que o juiz José Renier da Silva Guimarães, da 5ª Vara Cível da Comarca de Manaus, “concedeu tutela antecipada, na qual suspende o andamento do Processo Ético Disciplinar n° 36/12 e seus apensos, n° 024/12, 026/12, 037/12 e 043/12, determina a suspensão da AGE da CGADB, marcada para o dia 02 de setembro, em São Paulo, SP, além de determinar a imediata reintegração do pastor Ivan Bastos ao exercício de suas funções como 1° tesoureiro”.

Segundo a assessoria do pastor Samuel Câmara, os benefícios da decisão se estendem a ele e aos pastores Jônatas Câmara e Sóstenes Apolos (in memoriam). A multa diária para o descumprimento da decisão é de R$ 20 mil.

“Continuamos a orar para que a Mesa Diretora volte ao equilíbrio que deve nortear a condução da CGADB. Não queremos a cisão, não estamos em busca disso e tudo faremos em favor da unidade assembleiana”, concluiu o pastor Câmara.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

16 COMENTÁRIOS

  1. essa disputa aí na AD só revela que Deus está longe dos corações dos líderes… ter de ir na justiça? a justiça reintegra os pastores expulsos… que isso? a justiça dos homens tá decidindo o que é justo ou não na denominação?

    Esses pastores esquecem da passagem que diz:

    I Coríntios 6:1 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

    I Coríntios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

    I Coríntios 6:3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

    I Coríntios 6:4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?

    I Coríntios 6:5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

    I Coríntios 6:6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.

    I Coríntios 6:7 Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?

    I Coríntios 6:8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.

  2. I Coríntios 6:1 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

    I Coríntios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

    I Coríntios 6:3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

    I Coríntios 6:4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?

    I Coríntios 6:5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

  3. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. ( 2 Timóteo 3 ;16 , 17)..Engraçado que os grandes Líderes brigam por direitos para si mesmos..esquecendo ou nem dando atenção ao seu devido exercício do trabalho Sacerdotal…Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. ( lucas 12;58)……..
    E olhe só o que o Pr Samuel quer…..ele quer R$ 20.000,00 reais ao dia como multa…nada além de interesse financeiro…..cujo o Pr José Wellington, ao descumprir irá tirar o dinheiro de onde??????…só pode ser de onde ele tira seu salario…
    Não vejo ninguém se importando com as almas, com o ganho de almas, com o testemunho diferencial entre ser cristão ou não….
    Mas vejo puro interesse de ter o PODER!!!!,,…só isso…..Pena…….!!!!!!!!!!!!!

  4. Como diz um conhecido meu, me desculpem da palavra, mas isto e da caga pra dentro, e por causa destas e outras que somos maltratados xingados e outras coisitas mas, mas Deus e Maior que tudo isso e no devido tempo fara sua divina justiça

  5. CONTINUAR A ORAR PARA QUÊ?O CAMINHO MAIS CURTO NÃO É ENTRAR NA JUSTIÇA ?ORAR É PARA QUEM ESPERA E CONFIA NA JUSTIÇA DIVINA,SE O SENHOR CONFIA NA JUSTIÇA QUE NEM SEMPRE É JUSTA,DEVERIA SE ENVERGONHAR EM FALAR EM ORAÇÃO.QUERIA VER SE NÃO FOSSE PELO PODER E O DINHEIRO SE HAVIA TANTA BRIGA.A ÚNICA COISA QUE ME DEIXA ALEGRE NISSO TUDO,É SABER QUE UM DIA OS SENHORES VÃO COMPARECER PERANTE AQUELE QUE JULGA SEGUNDO A RETA JUSTIÇA,E PRESTARÃO CONTA DE TODA VERGONHA QUE ESTÃO FAZENDO ÁQUELES QUE OS SENHORES DEVERIAM ESTAR CUIDANDO SOBRETUDO COM EXEMPLO.

    • Verdade Verdadeira, ser crente verdadeiro e para os valentes, não para os covardes como estes por exemplo que já se desvirtuaram por caminhos tortuosos a muito tempo, mas temos sim muitos e muitos que estão firmes na rocha e não se deixam levar por ganancias e poder, no tempo devido verão a punição de seus erros

  6. a verdade que eles estão prelcupado e com as regalias que tem, mas não estão prelcupado com as almas e com o reino de Deus. Mas vão receber suas devidas recompensa

  7. O problema hoje está o seguinte, todas as Igrejas estão fazendo das Igrejas patrimônio para os seus familiares, isso me fez deixar de comparecer as Igrejas. Quanto a essa CGADB, não é diferente, Pr. Wellington se acho proprietário, muita grana rolando, dando emprego a todos de sua família inclusive sua mulher, ele esqueceu de ser pastor, visa só dinheiro e cargo. Já Pr. Samuel quer um pedaço da fatia e visa chega a Presidência, e os demais pastores sem visão e sem noção, compram a briga dos dois, que tb em sua maioria, (pastores), tb são beneficiados com esse partido político. Para mim, é tudo farinha do mesmo saco, que o problema é só dinheiro, cargos, posição e JESUS nada!!! eu só tenho uma ALEGRIA, creio que eles prestaram contas de suas heranças com dinheiro do povo a DEUS!!! TENHO VERGONHA DESSES HOMENS QUE ESCANDALIZAM O EVANGELHO!!! SÃO TODOS SEBOSOS!!!

  8. Daniel Berg e Gunnar Vigren devem estar se remexendo no túmulo agora de tanta decepção, a AD quando foi fundada ela veio no intuito missionário, hoje ela é vista como um esquema de ladroagem religioso!! Simplismente a AD parou!

  9. Graça e Paz do Senhor Jesus, isto que está acontecendo é lamentável, vejo que realmente Jesus está voltando e existe uma emergência maior que é pregar o evangelho a toda a criatura, fazer discípulos, resgatar almas do inferno, não tenho nada contra a administração, alguém tem que fazer, mas que briga é esta, para quê? E as almas como ficam? Já visitaram a Janela 10/40, sabem o que são os cristãos perseguidos, quantos cristãos têm sido mortos por causa do evangelho, porque então não brigar por esta causa. O tempo está acabando e o próprio Senhor Jesus disse que ao voltar achará fé na Terra, que fé será esta? Será que é isso que Ele estava falando? Briguem por cargos, briguem por salários altos, briguem por posição social enfim briguem por tudo menos por almas. gostaria de deixar aqui o meu comentário, a igreja precisa acordar e voltar a viver o verdadeiro evangelho. Que Deus os abençoe e tenha misericórdia e nos ajude a chegar ao céu e a Jesus Cristo que deveria ser o nosso alvo.

  10. Briga de Titas esta…que se arrasta por um largo tempo e nao cessara que os Camaras tenham o que eles mais querem: a presidencia da CGADB. Com isso todos os beneficios politicos que hoje quem desfruta e’ o Grande Chefao Don Jose Well. Radios, emissoras de TV, acordos milionarios, verbas para isso e para aquilo, mutretas e mais mutretas. E nao me diga que a ambicao deste e’ menor que daquele. Nao e’ atoa que Don Jose queria(nao seise passou) que ele fosse virtalicio, creio que Manoel Ferreira conseguiu e passara o cajado a seus descendentes(nao estou certo).
    Uma coisa quando comeca errada, dificilmente se apruma depois. Se comecou com traicoes, truques e sujeiras…como pode depois, apesar dos anos decorridos nao desandar. Quem conhece a historia dos comeco com os ” missionarios” suecos e no porao de uma Igreja Batista que os acolheu, orientava os fiesdaquela igreja sobre pentecotalsimo as ocultas do pastor presidente e da diretoria daigreja,ate explodir e eles sairam dali, sem serem expulsos por aqueles, diga-sede passagem…para dar no quevemos hoje. Tudo tem seu comeco e seu fim e um depende do outro. Colhe-se o que se planta.

  11. Gente, acabo de ser censurado pelo site por falar a pura verdade, de que algo que nasce mal dificilmente se apruma depois. Tempo nao lava pecados,so o sangue de Jesus. As AD nasceram no sub-solo de iuma igreja Batista, e nas caladas da noite, as escondidas e sorrateiramente os “missionarios”suecos, sem conhecimento do pastor e igreja que lhes acolheu fazia suas reunioes com os proprios membros daquela igreja sobre batismo com ES, Dons Espirituais e etc = pentecostalismo. Me diga se foi um bom comeco?
    Nao?
    Entao que tipo de fruto vc espera daquela arvore plantada naqueles idos?
    Foi isso que eu disse e o site me censurou, vejamos se me censurara de novo.

    • Desculpe amado irmão, primeiro vc deve pesquisar mais um pouco sobre a história das Assembleias de Deus no Brasil antes de fazer uma analogia errônea de nossa história. E pelo fruto vereis a árvore, somos a maior denominação evangélica do Brasil e a maior que cresce em todo o mundo, sim é pelo fruto que se vê a árvore. Temos mais de 100 anos por aqui passaram muitos homens e mulheres de Deus, falhos e pecadores, mas a Igreja do Senhor permanece firme e assim há de ser até a volta de Cristo.

      Fique com A Paz do Senhor querido irmão.

      • Caramba, criticar um todo por causa de uma meia duzia, antisocial e anticristão, AD cresce com evangelismo, enquanto isso em outros lugares é show e mais show, e “nada”….

  12. Lamentável e deplorável esta sujeira envolvendo nossas lideranças…O evangelho ficou em segundo lugar, porque os interesses escusos dos homens ofusca e retrasa a missão de evangelizar o Brasil e o mundo…Nossas Igrejas hoje tem donos, e garanto a vocês que não é Jesus e sim homens com interesses pessoais…

  13. A coisa mais linda do mundo: A Igreja mãe das Assembleias de Deus (Belém, onde tudo começou), sendo empurrada pra fora da Convenção Geral de quem, de quem? Das Assembleias de Deus? Hahahahaha! Brincadeira isto!

    • Ambos esses pastores deveriam estar presos e incomunicáveis. O Pr Samuel Câmara por hever implantado o G-12 na IEADAM (AD Amazonas e Belém-PA), no ano 2000, ocasião em que ele e seu irmão presidente da IEADAM, Pr Jônatas Câmara, expulsaram, sumariamente, os membros que não aceitaram esse projeto faguto do G-12, trazido por eles diretamente da Colômbia, forçando a criação da atual AD Tradicional – http://www.adtradicional.com.br, para abrigar esses desamparados irmãos. E o Pr José Wellington por haver lhes dado, à época, “carta branca” para contaminarem aquelas igrejas com o G-12 (liturgia não prevista nos estatutos das AD) e agora chora amargamente pelo erro cometido, que com seu aval fez muitos irmãos passarem por sofrimentos desnecessário, quando até os que já estavam jubilados e não aceitaram passar pelo processo de “transição para o G-12”, tiveram suspensos seus salários de aposentadoria e até as cestas básicas de alimentos, sem contar com as muitas desegregações de famílias. Cometeram, todos, um verdadeiro crime e agora ficam degladiando-se até na justiça dos homens. Uma vergonha para a família cristã.

  14. Ambos esses pastores deveriam estar presos e incomunicáveis. O Pr Samuel Câmara por hever implantado o G-12 na IEADAM (AD Amazonas e Belém-PA), no ano 2000, ocasião em que ele e seu irmão presidente da IEADAM, Pr Jônatas Câmara, expulsaram, sumariamente, os membros que não aceitaram esse projeto faguto do G-12, trazido por eles diretamente da Colômbia, forçando a criação da atual AD Tradicional – http://www.adtradicional.com.br, para abrigar esses desamparados irmãos. E o Pr José Wellington por haver lhes dado, à época, “carta branca” para contaminarem aquelas igrejas com o G-12 (liturgia não prevista nos estatutos das AD) e agora chora amargamente pelo erro cometido, que com seu aval fez muitos irmãos passarem por sofrimentos desnecessário, quando até os que já estavam jubilados e não aceitaram passar pelo processo de “transição para o G-12”, tiveram suspensos seus salários de aposentadoria e até as cestas básicas de alimentos, sem contar com as muitas desegregações de famílias. Cometeram, todos, um verdadeiro crime e agora ficam degladiando-se até na justiça dos homens. Uma vergonha para a família cristã.

  15. Ambos esses pastores deveriam estar presos e incomunicáveis. O Pr Samuel Câmara por hever implantado o G-12 na IEADAM (AD Amazonas e Belém-PA), no ano 2000, ocasião em que ele e seu irmão presidente da IEADAM, Pr Jônatas Câmara, expulsaram, sumariamente, os membros que não aceitaram esse projeto faguto do G-12, trazido por eles diretamente da Colômbia, forçando a criação da atual AD Tradicional – http://www.adtradicional.com.br, para abrigar esses desamparados irmãos. E o Pr José Wellington por haver lhes dado, à época, “carta branca” para contaminarem aquelas igrejas com o G-12 (liturgia não prevista nos estatutos das AD) e agora chora amargamente pelo erro cometido, que com seu aval fez muitos irmãos passarem por sofrimentos desnecessário, quando até os que já estavam jubilados e não aceitaram passar pelo processo de “transição para o G-12”, tiveram suspensos seus salários de aposentadoria e até as cestas básicas de alimentos, sem contar com as muitas desegregações de famílias. Cometeram, todos, um verdadeiro crime e agora ficam degladiando-se até na justiça dos homens. Uma vergonha para a família cristã.Roberto Krause

DEIXE UMA RESPOSTA