O pastor Silas Malafaia, da igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo, publicou um vídeo no último dia 31 de janeiro, onde aparece criticando a última pesquisa eleitoral feita pelo Datafolha para Presidente do Brasil. A ênfase da sua crítica está na maneira como o instituto de pesquisa, que é do Grupo Folha, tratou o pré-candidato Jair Messias Bolsonaro.
“Uma vergonha! Um atentado a inteligência a pesquisa do Datafolha que saiu agora para Presidente da República”, disse o pastor, que fez questão de pontuar algumas discordâncias entre ele e Jair Bolsonaro:
“Antes de mais nada, eu quero dizer pra você que eu não concordo com tudo o que o Bolsonaro fala, nem das suas ideias. Eu tenho discordâncias com ele. Sou livre pra isso, mas não gosto de ver safadeza”, disse ele, se referindo a forma como a pesquisa do Grupo Folha fez a pesquisa eleitoral.
“Olha a armação que esses caras fizeram…”, disse o pastor, ao afirmar que o Jornal Folha de São Paulo, antes de fazer a última pesquisa eleitoral pelo Instituto Datafolha, lançou “uma matéria caluniosa e mentirosa” sobre o patrimônio de Jair Bolsonaro, para induzir o leitor à ideia de que a valorização dos bens adquiridos pelo pré-candidato é ilícita.
“Pra poder dar a ideia de grandeza, a coisa covarde, suja, juntou o patrimônio do Bolsonaro e dos seus três filhos, porque só o do Bolsonaro não ia causar impressão”, criticou o pastor.
Em seguida, Silas Malafaia destacou uma das perguntas feitas pelo Datafolha na hora de fazer a pesquisa com os eleitores. Nela, o Instituto insinua que Bolsonaro está sendo acusado de enriquecimento ilícito, na intenção de influenciar a opinião do leitor na hora de afirmar seu voto.
“Agora na pesquisa eleitoral, olha a bandidagem da indução. Eles introduzem uma pergunta pra quem (…) tá participando da pesquisa: ‘você sabia que o Deputado Bolsonaro (…) foi denunciado por aumento do seu patrimônio e da sua família, desde o início da sua carreira política?'”, disse o pastor, reproduzindo a pergunta do Datafolha.
A denúncia citada pelo Datafolha na pesquisa, no entanto, foi arquivada pelo então Procurador da República Rodrigo Janot, não tendo qualquer validade jurídica. O pastor Silas então comenta a condenação do ex-Presidente Lula e faz um desafio ao Grupo Folha:
“Fica aqui o meu desafio à Folha. Continua de pé: que tal vocês mostrarem o patrimônio da família Lula antes e depois que ele foi Presidente?”.
Assista o vídeo completo abaixo: