Pastor Silas Malafaia dá orientações sobre tratamento da depressão: “Sempre é bom combinar o tratamento espiritual, com o emocional e o físico”

5

O pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, publicou em seu site um artigo em resposta à pergunta “Quem crê em Deus pode ter depressão?”. Em seu texto o pastor apresenta uma breve explicação sobre a doença e fala sobre o preconceito enfrentado pelo cristão que sofre de depressão, que muitas vezes é classificado como uma pessoa “espiritualmente fraca”.

De acordo com Malafaia, a depressão é uma doença que “altera a forma como a pessoa enxerga a si própria e os outros, interpreta a realidade e manifesta suas emoções”. Ele afirma ainda que ela pode levar a pessoa a estados de melancolia agonia e até mesmo ao suicídio. O pastor falou ainda sobre a demora em diagnosticar a doença na maioria dos casos e atribuiu esse fato ao “preconceito com que o problema é encarado tanto na sociedade como na igreja”.

– Um dos principais motivos de as pessoas deprimidas terem receio de procurar algum tipo de ajuda é o fato de temerem ser estigmatizadas pela família, pelos amigos ou colegas de trabalho que, por falta de informação, costumam confundir depressão com frescura, preguiça, desmotivação e incapacidade de lutar pela vida, ou problemas espirituais – afirmou Malafaia.

Outro problema apontado por Silas Malafaia é que, muitas vezes, “a pessoa deprimida fica triste e apática, e pode deixar de orar, de ler a Bíblia, de ir à igreja, e até ser levada a pensar que Deus a abandonou” o que, segundo ele, pode levar pessoas que não compreendem a gravidade da depressão a rotular a pessoa doente como “espiritualmente fraca”, e a doença como “obra satânica”.


Sobre o tratamento para a depressão, Malafaia afirmou que Deus pode “intervir e curar integralmente a pessoa depressiva”, mas que Ele pode também usar a medicina para proporcionar a cura e que por isso é necessário que a pessoa doente busque ajuda através de aconselhamento com um neurologista, psiquiatra e/ou psicólogo, ressaltando que “toda pessoa com bom senso sabe que regularmente deve consultar médicos”.

O pastor afirma que a pessoa que sofre de depressão deve buscar ajuda médica imediatamente, e também orar a Deus pedindo orientações para seu tratamento e a benção da cura.

– Sempre é bom combinar o tratamento espiritual, com o emocional e o físico. Isso é indispensável à nossa saúde integral! – resume o pastor.

Por Dan Martins, para o Gospel+


5 COMENTÁRIOS

  1. COMUNICADO IMPORTANTE:

    Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

    Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

    Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros líderes religiosos que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo. Eu estou me retratando aqui que não agi corretamente com vcs também. E que Deus abençoe vcs e seus respectivos ministérios.

    Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

    A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

    ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

    Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

    Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

    Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

    clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

    Aguardo as respostas.

      • dayana

        fique tranquila. sou eu mesmo. calma… vc acha que eu só sei falar de dízimo? Fazia tempo que eu estava pensando em pedir perdão a todos que ofendi aqui, sejam lideres ou apenas comentaristas.

        que todos aprendam com o meu erro e não o repitam. Ontem orei a Deus e o Espírito Santo me orientou a pedir perdão a todos aqui no g+. Os comentários dos cristãos devem ser de edificação, mas o que mais temos visto é brigas, discussões, e até ameaças…

        Não convém que seja assim… no fundo, todo mundo crê no mesmo Deus, medita na mesma palavra… a minha parcela da culpa eu assumo e peço desculpas pelos transtornos.

        Dayana, apesar dos nossos desentendimentos, sei que vc ama a Deus, não é pq pensamos coisas diferentes que devo considera-la inimiga. Nosso inimigo é o diabo. ponto.

        Deus a abençoe e desculpe qualquer coisa…

        • Amém Stardust!

          de boas, e outra somos seres humanos cheios de opiniões diferentes!!

          Fico feliz por vc!!
          Eu sabia que vc é um servo de Deus!!
          que sua nova caminhada seja de ganhar almas para o reino de Deus!
          Jesus estar voltando e precisando de ceifeiros para a obra Dele!

          fica na paz!

DEIXE UMA RESPOSTA