Pastor Silas Malafaia classifica adoração a anjos como “grave erro” e diz: “Quem cultua anjos está rejeitando Jesus”

27

A valorização dos anjos em pregações, ou o próprio culto a esses seres espirituais tem se tornado uma tendência no meio cristão, e o pastor Silas Malafaia criticou essa linha de ensinamento, dizendo que “é um grave erro” oferecer adoração aos anjos.

Segundo o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, “na época da Igreja primitiva, já existiam cristãos que valorizavam mais as experiências e os dons do que a Palavra de Deus e que eram dirigidos por imaginações e misticismo”, e que “alguns deles até cultuavam anjos, pois os falsos mestres ensinavam que era preciso reverenciar e adorar os seres angelicais como mediadores entre Deus e a humanidade, para ter comunhão com Deus”.

Malafaia pontuou que “quem invoca ou cultua anjos está rejeitando a autoridade e o senhorio de Jesus Cristo, que derramou o Seu sangue na cruz do Calvário para nos purificar de nossos pecados e é o único Mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2.5)”.

O pastor citou uma passagem bíblica para ilustrar porque é errado cultuar e adorar anjos: “Em Apocalipse 19.10, o próprio anjo repreendeu o apóstolo João quando este se inclinou para adorá-lo, pensando que fosse o ser divino: ‘Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia’”.


Os anjos são seres que despertam a curiosidade e imaginação das pessoas, e muitas músicas gospel de teor pentecostal contribuem para isso. Malafaia comenta que “muitas pessoas ficam impressionadas com a existência desses seres celestiais; ficam maravilhadas com o poder e as atividades angelicais”, e isso se configura um problema: “Não se pode igualar as características e habilidades deles com as de Deus. Os anjos são criaturas; Deus é o Criador, o ser ‘incriado’. Logo, os anjos dependem dele para continuar a existir e para desempenhar suas funções”, explicou o pastor em seu artigo.

“Segundo a Bíblia Sagrada, quem são os anjos? São espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1.14). Como seres espirituais, que têm um corpo imaterial, na maior parte do tempo, os anjos são invisíveis aos olhos humanos, mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com que ela se cumpra”, acrescentou

Silas Malafaia disse ainda que os anjos “transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los, confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 10; Zacarias 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno (Salmos 34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36; Daniel 10.13; 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gênesis 19; Atos 12.23; Apocalipse 16)”, mas voltou a dizer que “os cristãos não podem jamais cultuar anjos ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio 5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10)”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

27 COMENTÁRIOS

    • Paulinho,
      Qd eu era criança, 4 ou 5 anos, meu pai levou eu e meu irmão passear no centro da cidade. Meu irmão quis ir no colo e eu fiquei no chão. Resultado, pai distraído e filha bisbilhoteira, acabei me perdendo deles dois.
      Andei pelas ruas, não sei quantas vezes, olhando para os adultos que passavam e nenhum deles era meu pai, buá buá buá….. comecei a chorar!
      Pararam, um guarda e uma mulher acompanhada de várias crianças… O guarda disse que estava indo para casa almoçar, estava sem tempo… e a mulher disse que me levaria pra casa dela e “depois” iria procurar meu pai…
      Eis que nesse instante, surgem, do nada, duas jovenzinhas loiras no natural e lindas! Elas dizem que me conhecem e que vão me levar até o meu pai!
      Só que nunca as tinha visto, mas acreditei nelas e peguei na mão das duas e disse “vamo”, então! Não errei, eu disse “vamo”, mesmo! Ainda não era alfabetizada rsrs…
      Elas disseram que aquela mulher não ia procurar meu pai e o guarda deu graças quando elas apareceram, por isso elas disseram que me conheciam. Pois bem, elas me levaram até a delegacia de proteção ao menor, enquanto chegávamos, meu pai saia lá de dentro – tinha ido registrar um BO do meu desaparecimento!
      Parece simples, não? Mas quantas crianças somem e nunca são encontradas?
      Eu as considero anjos, qd meu pai olhou pra trás pra ver a direção que tomaram, elas tinham sumido!

        • Mary, meu coraçao bateu forte agora ao ler o seu relato. Eu acredito que as meninas possam ter sido anjos mesmo ou pelo menos instrumentos de Deus para te livrar de um sequestro ou coisa pior. Ainda bem que vc nao disse que nao as conhecia, mas mesmo se dissesse aquele policial relapso teria deixado vc ir com elas, ele so’ estava preocupado com o almoço. Creio ter sido uma intervençao divina pelo fato de vc nunca ter esquecido isso, a primeira vista parece ser apenas um acontecimento corriqueiro da infancia, mas que ficou marcado em seu coraçao de uma maneira tao profunda pq o espirito que habita em vc sabe exatamente o que se passou naquele dia. Obrigado por compartilhar isso.

          • Mande um email para os moderadores perguntando a razao, mas de antemão ja’ vou alertando que ouvi dizer que o Stardust faz parte da equipe hahaha

          • PAULINHO NÃO VAI COMEÇAR A PERUNTAR COMO ERA A ROPITA O CABELITO, O SAPATITO, SE VAI TER 0 2 E 3 NA PROXIMA VERSÃO VÃO INCLUIR MAIS ALGUM PERSONAGEM HEHEHEH QUE COISA NÃO

          • PAULO ISSO DELE FAZER PARTE DO G+,FOI UMA OPINIAO MINHA JA QUE TUDO QUE TEM A VER COM QUEM REALMENTE ELE É MEU SOME,MAS ISSO ELE NAO ESCREVEU ,É SO OPINIAO MINHA ONTEM NAO
            SAIA MEUS COMENTARIOS E SUMIU AS PROVAS SEM TER PALAVROES ,MAS AGORA JA ESTAO COM JEAN E ELE JA CONFIRMOU TUDO

  1. E PESSOAS COMO O SENHOR, PA$TOR MALACRAIA QUE ADORA DINHEIRO? E PESSOAS COMO O SENHOR, PA$TOR CIFRA$ MALACHEIA QUE ADORA POLÍTICA? COMO É QUE FICA?

  2. A impressao que eu tenho e’ que Malafaia nao acredita em nada disso, em anjos, Deus, diabo, demonios. Pra mim ele so’ esta’ nisso por que e’ um meio de vida que encontrou pra ficar rico, uma profissao que o fez famoso e o transformou em “celebridade” de tv. Ele so’ faz pelo dinheiro simplesmente.

  3. fico triste quando vejo alguem criticando um servo de Deus e quero dizer ,não toque em um ungido do senhor pois podera se dar muito mal ,não ofenda a quem esta fazendo o trabalho de Deus ele pode não gostar respeite a todos e der sua opinião sem ofender seu proximo

  4. Galera e o seguinte, vcs podem me xingar, vcs podem me criticar, mas nao ligo.
    Antes de vcs ficarem fazendo ” intriguinhas ” nesse site, e as veses ate xingando o seu proximo por causa de uma pequena materia, aff, antes de criticar a materia porque vcs nao conferem as passagens biblicas q o silas malafaia deixou?? criticar o cara sem ler a biblia e facil de mais ne nao??
    vao ler a biblia rapaziada, vao orar a Deus dizendo ” DEUS ESCLARECE EM MEU CORAÇAO, ME ENTENDIMENTO SENHOR PRA SABER SE OS ‘ANJOS’ MERECEM ADORAÇAO ?? ”
    Criticar uma doutrina assim sem conhecer a biblia e pra poucos ne?
    leiam
    joao 14:6
    ” entao jesus disse : EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VAI AO PAI SENAO POR MIM ”

    depois dessa passagem, precisa dizer mais alguma coisa??
    jesus e o unico q pode nos levar pra perto do pai, ele morreu naquela cruz por seus pecados . ele e o unico digno de louvor, e adoraçao!!!

    flw vlw ?!

  5. Malacraia não quer culto a anjos, porque ele é um egocentrico mercenário

    quer que só ele seja idolatrado por um bando de idiotas que o sustentam com dizimos e mais dizimos
    esse fulano tem a cara de pau de vender uma biblia oridinária por 1000 reais
    isso não é um abuso ???

    Malacraia, quem não te conhece que te compra

    só os burros mesmo . . . . .

  6. MAS ELE TEM RAZÃO E ISTOM VALE PARA CRISTÃOS QUE PEDEM SOCORRO PARA O ANJO, OU MANDAM O ANJO FAZER ALGO, E DEIXAM A CRISTOM EM SEGUNDO PLANO, LEMBRANDO NÓS QUE QUEM MANDA ELES NOS SOCORRER É O SENHOR, ENTÃO ESTE NEGÓCIO DE ANJO DAQUILO ANJO DA NISSO HHEHEHE É APENAS MAIS UMA FORMA DE IDOLATRIA

  7. Acho incrível que pessoas paguem alto para que outros vivam bem com casas e carros luxuosos enquanto eles andam à pé .Não. olnam nem pela própria família . É bíblico quando Jesus diz aos apóstolos que eles também em nome do filno de Deus também curarao, espantarao os coisas ruim do corpo.E como fica. o trecho que ele diz: Façam isso , mas não peçam dinheiro por isso quefaçam de gtaça?Eaí ?Parece que as pessoas ficam com os cérebros lavados. ficam cegos .Eu hein!!!!

  8. Galera eu acho qui o cara ta falando a vdd sabe pq? é pq realmente qui tem na bíblia que si vc adora deus so a ele daras culto é vdd pq 1 mestre há de adorar e outro há de odiar então essa parte eu entendi mais n sei de uma coisa os anjos são do lado de Deus ou não?? ja qui eles protegerem e lutam em favor aos cristão!so n entendi essa parte si alguem puder responde ae!
    :D !

DEIXE UMA RESPOSTA