Há muitas maneiras de exercer o amor de Deus através das nossas ações e uma delas, praticada por um grupo de pastores que residem no Reino Unido, está fazendo muita diferença da vida de centenas de pessoas que já pensaram em tirar a própria vida.
Se trata de um trabalho evangelístico focado em impedir que pessoas se suicidem nas estações de trem do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Batizado como “Pastores dos Trilhos” (“Rail Pastors”, em inglês) , o ministério é uma extensão de outro grupo, chamado “Pastores das Ruas”, que atua auxiliando pessoas necessitadas de alimento, roupas e abrigos.
Fundado em 2014, atualmente o projeto conta com 100 voluntários que atuam nos finais de semana. Eles possuem parceria com a polícia local, o que ajuda no reconhecimento do trabalho pela comunidade e suporte nos casos de emergência.
Uma conversa faz muita diferença
Uma das voluntárias do ministério, Pam Almond, destacou que o trabalho consiste mais em saber identificar pessoas que demonstram sinais de profunda angústia emocional e pensamentos suicidas.
Na maior parte das vezes, uma conversa é o que faz a diferença. “Em várias ocasiões, vimos pessoas que pareciam estar no limite e, quando as abordamos, queriam só conversar”, disse ela.
“Não temos certeza no que as pessoas estão pensando e com que estão preocupadas. Você só pode especular sobre o que ouve e vê”, acrescenta, segundo informações da BBC. “Se você consegue fazer com que as pessoas continuem falando, as encoraje e dê a elas algum apoio, isso pode fazer a diferença”, disse outra voluntária, Simon Vaney.
O trabalho dos pastores é algo tão importante que estimativas do próprio grupo apontam que o número de suicídios reduziu em um terço.
Além de intervir nos casos de suicídio em potencial, os voluntários também oferecem informações sobre segurança na estação e primeiros socorros, contribuindo para a conscientização do público.