Pesquisa revela que evangélicos são mais parecidos com Jesus em suas atitudes que católicos

8

Uma pesquisa realizada pelo Barna Group, uma entidade cristã dos Estados Unidos, descobriu que os evangélicos são o grupo de cristãos mais parecidos com Jesus em relação a gestos e atitudes. Entre os grupos participantes da pesquisa, estavam também os cristãos católicos.

A metodologia da pesquisa envolvia a aplicação de 20 perguntas aos participantes, sendo 10 sobre atitudes de Jesus descritas nos Evangelhos e 10 sobre as respostas de Jesus aos fariseus.

De acordo com o resultado das 1.008 entrevistas realizadas com 718 participantes, 23% dos evangélicos tiveram um índice de respostas que os classificavam como parecidos com Jesus em relação a seus gestos. Entre os católicos, apenas 14% dos participantes demonstraram ser parecidos com o Filho de Deus.

Entretanto, o índice de fiéis que dizem aceitar tomar uma postura parecida com a de Jesus em situações cotidianas pode ser considerado baixo em qualquer um dos segmentos (23% dos evangélicos e 14% dos católicos).


David Kinnaman, presidente do Barna Group, afirmou num comunicado que o objetivo da pesquisa era “criar uma nova discussão sobre os aspectos intangíveis do que representa seguir a Jesus”, e ressaltou que “obviamente, a pesquisa de opinião, por si só, não pode medir a ‘semelhança com Cristo’ de alguém, ou sua ‘semelhança com fariseus’ totalmente”.

Ainda segundo Kinnaman, “o estudo pretende identificar as qualidades iniciais de Jesus, como a empatia, amor e um desejo de compartilhar a fé com os outros, presentes nos fiéis, ou sua resistência a tais ideais em forma de hipocrisia auto centrada”.

O Christian Post destacou que, embora os cristãos evangélicos tenham sido os mais semelhantes a Cristo em relação às suas atitudes, o estudo também descobriu que os mesmos evangélicos foram os que atingiram maior percentual de semelhança com atitudes farisaicas: 38%.

No âmbito geral, mais da metade (51%) dos cristãos como um todo tiveram respostas às perguntas que os classificaram como semelhantes aos fariseus.

“Muitos cristãos estão mais preocupados com o que eles chamam de injustiça do que com uma ‘autojustiça’. É muito mais fácil apontar o dedo contra a forma imoral da cultura social do que confrontar outros cristãos em seus padrões espirituais confortáveis”, afirmou Kinnaman.

O presidente do Barna Group enxerga na pesquisa uma oportunidade para revisão de conceitos: “Talvez os pastores e professores podem ter um outro olhar sobre a forma como eles se comunicam. Será que as pessoas de alguma forma passam a mensagem de que a ‘ação correta’ é mais importante do que a ‘postura certa’? Os líderes da igreja têm uma tendência a se concentrar mais em resultados tangíveis , como ações, porque aqueles são mais fáceis de ver e medir do que posturas?”, questionou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

8 COMENTÁRIOS

  1. Nossa…. Não acredito… vou ter que orar mais.
    Como ousam eu me parecer como um evangélico Edir Macedo,
    Valdomiro e Malafaia.

    Isso é um absurdo..
    Isso é uma heresia..

    PEsssoas como esses que ensinam que a salvação
    está no dízimo…

    Meu Deus, eu protesto.

    Será que eles não conhecem o Santissimo!!

    • VOCÊ E UM ANALFABETO DA BÍBLIA, LÉ MAS A PALAVRA DE DEUS E VAI LHE ABRIR A MENTE A RESPEITO DO DIZIMO, OFERTA E PRIMICIAS.

      1º O DIZIMO Significa a décima parte dos lucros e entradas que o crente destina para uma finalidade sagrada. Essa décima parte é devolvida a Deus como um sinal da aliança e da sociedade com Ele, reconhecendo-O como o criador e proprietário de todas as coisas. Gênesis 14:18; Levítico 27:30 e 32; Malaquias 3:7-10
      2º OFERTA Agrada a Deus quando damos generosamente. A Bíblia diz em Esdras 2:68-69 “Alguns dos chefes das casas paternas, vindo à casa do Senhor em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a edificarem no seu lugar; conforme as suas posses, deram para a tesouraria da obra, em ouro sessenta e um mil dáricos, e em prata cinco mil minas, e cem vestes sacerdotais.”
      3ºPROMICIAS “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Pv 3.9,10) Ao mencionar a necessidade de darmos honra ao Senhor em nossas finanças, a Palavra do Senhor fala sobre os nossos bens e também sobre as primícias da nossa renda. Não se trata apenas de honrá-Lo com os nossos bens, nem tampouco de honrá-Lo apenas com a nossa renda, e sim com as primícias desta renda.

      AMIGO ANTES DE ABRIR A BOCA A FALAR BESTEIRA LEIA A BÍBLIA, SE FOR CATOLICO PEGA A PALAVRA DE DEUS E LÉ.

  2. Deus é bom mesmo vem nos exaltando ate nos meios de comunicaçoes . isssso é só mais um relatos pra aqueles que acreditam que não existem homens mulheres de DEUS na terra ainda ,
    graças ao DEUS do DEUSES gloria DEUS ……..KKKKKKKKKKKKKKKK
    Vc amigos se enquadra nesta lista de fieis ennnnnn da um gloria A DEUS aeeeeeee
    glorrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  3. Quando as idéias e os debates estão só nas esferas do emotivo e da crença de qualquer pessoa as coisas andam num patamar bem próximo do aceitável, porém, quando mexe com o bolso e o viu metal, as diferenças se exaltam em grande escala. Quando Jesus disse ao jovem rico que seria mais fácil passar um camelo pelo fundo da agulha (uma porta estreita em Jerusalém), do que um rico entrar no Reino dos Céus, Ele olhava para todos os corações avarentos e egocentristas de toda humanidade, quando digo em desapego ao vil metal não quero dizer em não trabalhar ou não possuir bens, mas não passar seu semelhante para trás ou iludir os sem cultura para lhe entregarem seus bens; estes serão cobrados por Deus de maneira especial. O dízimo e as ofertas são entregues como gratidão por tudo que temos recebido mesmo as mazelas, porque nós mesmos somos responsáveis por elas; é um ato de fé e ninguém deve ser constrangido a entregar sua carteira ou seus bens.

  4. E quem são vocês para se julgarem parecidos e outros nao?
    Jesus ja disse coisas sobre vocês (Lucas 18,9-14)
    quem está elogiando tal pesquisa, ,concerteza num deu de comer a um pobre.nem se quer se sentou ao lado de um morador de rua para falar se Deus e ouvi-o…
    Eis o que João Batista tem a dizer:”Raça de viboras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? ”
    ai vem um cara chamado Max e diz:”quem se enquadra nesta lista da um GLÓRIA A DEUS. ”
    na moral se não tem nada de inteligente pra escrever e melhor ficar so olhando …ou melhor deixa de ser esse crente que so por ouvi musica gospel e vai ao culto jovem acha que é algum coisa. .?
    Ainda bem que Jesus nos alertou de pessoas como vocês. ..

DEIXE UMA RESPOSTA