Ciência & Saúde

Pesquisa indica que maioria dos jovens que entram na faculdade se desviam da igreja

Comments (29)
  1. Eu passei por uma faculdade, passei por várias provações porém não me envolvi com drogas ou bebidas. O que me fez afastar da igreja não foram os prazeres da carne que parecem mais liberados na universidade, mas sim por eu ter aprendido a questionar, não dizer amém pra tudo.
    Até hoje quando começo a questionar algumas coisas as pessoas me olham como se eu fosse o maior profano do mundo, como se fosse pecado eu querer entender algumas coisas.
    Acham que eu sou do capeta simplesmente por eu não entender algumas coisas e perguntar. Coisas que sei que a maioria quer perguntar, mas não tem coragem.
    Então pra mim a falha está muito mais na falta de respostas claras que de problemas com os desejos mundanos.

  2. Fernando André disse:

    pela misericórdia de Deus, até agora (1 ano e meio depois) isso não aconteceu comigo, e espero muito que não aconteça…porém muitos colegas meus estão nessa situação, mas grande parte deles se desviou msm antes de entrar na facul, questão de meses antes…porém depois da universidade, houve realmente uma mudança de comportamento..uns passaram a beber, visitar bares e festas, etc….e finalmente, os pucos q eu conheço pela facl q são,são do tipo 007…estou orando por todos e acima de tudo procuro evangelizar com meu exemplo de vida

    paz

  3. Missionária Delair disse:

    Realmente não é fácil entrar na Faculdade: tantos trabalhos acadêmicos para fazer, provas, apresentação de trabalhos, seminários. Passei por tudo isso! Foi muito cansativo e também vi que a cultura acadêmica valoriza todo tipo de filosofia humana e nada de Deus. Aliás, falar de Jesus no meio acadêmico não é nada fácil mas temos que dar o exemplo em todo lugar em que estivermos.

    Creio que o segredo para não se desviar é continuar no firme propósito de ir aos cultos, mesmo estando cansado, com a mente cansada. Falo de experiência própria.

    E venci a Faculdade e ela não me venceu!!!! Foi Jesus que me deu forças o tempo todo! Disso não tenho dúvidas.

    Além do mais, estuda-se para melhorar o emprego, o salário, mas não devemos esquecer que tudo isso é terreno. Por isso está escrito:

    Colossenses 3:1
    1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

    Esse é o segredo da vitória: buscar as coisas eternas !!!

  4. Dirceu Silvio disse:

    Por falar… em JESUS!

    (Gálatas 2:20)
    Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

    28/10/2009

  5. José Nunes disse:

    Uma das causas do desvio dos jovens, ao entrar nas universidade, é arquitetado, pelo Marx-sismo Cultural. Os Marxistas pretendem a todo custo acabar com a Fé em Deus, as Urniversidades foi entregue a essa gente maldosa e icredula para destruir Salvação do Mundo pela Boa Nova do Evangélho. Professores ateus, faz questão de MENTIR o tempo todo e RIDICULARIZAR os JOVENS CRISTÃOS, despresando-os e tratando-os como se FOSSEM de segunda categoris, até que muitos deles deixam a FÉ para entrar na onda de FESTINHAS, BEBIDAS… José Nunes !!!

  6. José Nunes disse:

    Pesquise o Termo : Marxismo Cultural, e veras que: O mal Está Espalhado nos Ares. Os que Crê e Amam a Deus sobre todas as Coisas e ama o Próximo como a SI mesmo, vai entender, o que significa ” Marxismo Cultural” é o mesmo que inferno = Ausencia de Deus. Pesquise com Calma, com tranquilidade, sem Pré-conceito, com muio AMOR CRISTÃO, e com EQUILIBRIO ESPIRITUAL. Nada de critica antes de entender a questão. JNTOPLIM@GMAIL.COM

  7. José Nunes disse:

    Não vote em abortistas. Onde há PT, aí está o aborto !!! a morte dos inocentes, isso nos lembra Heróids, no tempo de Jesus Menino recém nascido, quando Heródis mandou matar as crianças menores de dois anos de idade, para matar o Menino Jesus !!! jntoplim@gmail.com

  8. Shalon amdaos Irmãos;
    è com mto carinho q escrevo sobre este tema q é a Universidade na fase Juvenil; só Deus tem me capacitado, dou meu explo eu me encontro no 2 ano da Universidade; podem crer é mesmo complicado reconsilhar os estudos mais eu tenho buscado Primeiro o reinos de Deus por xta escrito que tdo me será acrescentado;
    e sempre que tenho uma borla vou acasa de meu Pai louvar e adorar em espirito e em verdade;
    Porque Deus é bom e a sua misercodia dura para tempo tdo será feito no seu devido tempo; porque se semeares ocupação vais colher ocupação; cmo afirmou o Irmão Dirceu Silvio…

    Gálatas 2:20)
    Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Amém que Deus abençoe tdos v´cs pois a Universidade são fase da vida pois o melhor Deus já deu que Yeshua o salvador do mundo Médicos dos medicos, Drº dos Drº´s e Engº dos Engª´s e sem esquecer Reis dos Reis e Senhor dos Senhores….. Barack ha Shen.. El Shaday

  9. Aline disse:

    Tenho uma irmã de 22 anos que faz faculdade e há pouco tempo conversamos sobre este assunto. Os colegas dela sempre estão programando todo tipo de festinha, saídas para barzinhos, boates, casas de praia nos feriados, entre outros. Com certeza é difícil se manter sempre firme, na postura de um cristão, quando se convive num meio onde basicamente, o alicerce da popularidade é o pecado, onde pessoas escarnecem, quase todo tempo, das coisas de Deus, inclusive os professores. Mas não é impossível! A partir disso, entramos no mérito de Gálatas 2:20. Se não rejeitarmos nossa natureza pecadora dia após dia, certamente, cedo ou tarde estaremos rendidos às coisas deste mundo tenebroso. A dica que dei a minha irmã foi: Sempre procure crescer primeiramente nas coisas de Deus, na carreira ministerial. O Espírito Santo deve ser primordial todos os dias! O melhor diploma é espiritual, vem de Deus, está condicionado ao seu exemplar testemunho de vida.

  10. Gabriela Inacio disse:

    Resposta ao Cristiano Vieira.
    Cara… eu concordo contigo!! Eu fui criada desde criança dentro da igreja, e te digo: NÃO DEIXO DE QUESTIONAR!!! Essa historinha de aceitar tudo calado vem de Roma. Somos PROTESTANTESSSSSSSSSS justamente por não aceitarmos tudo calado!! Espírito de Roma dentro das igrejas evangélicas, tem trazido religiosidade. E religiosidade, sufoca o ESPÍRITO. É uma pena que muitos sacerdotes ainda não tenham acordado pra isso! Somos um povo privilegiado por acreditar que a Bíblia é pura verdade e tem todas as respostas. É complicado segurar o desejo das coisas do mundo? é. Só que, um coração que responde e tem resposta, jamais vai procurar por uma segunda.
    Mas querido, volte pro Pai… procure uma igreja que tenha visão de avivamento e não tenha vergonnha não… O que DEUS mais ama é um coraçaõ arrependido!!;) DEUS TE ABENÇOE!!

  11. Marcelo disse:

    Acho que esse tipo fato é comum em jovens cristãos que ingressam em uma universidade, porque a própria faculdade absorve muito do tempo da pessoa e ela não consegue muitas vezes conciliar, igreja, trabalho, faculdade, deixando muitas e muitas vezes até o próprio sono de lado para fazer um trabalho ou estudar para uma prova. Então não é somente uma questão do “ambiente” da faculdade mais também a prioridade que o cristão é obrigado a dar aos seus estudos em relação às outras áreas da sua vida.

    Nisso Jesus fica um pouco “esquecido” e logicamente a pessoa começa a viver muito mais no material ( o próprio curso leva o cristão a isso) esquecendo-se do espiritual.

    Vale ressaltar que tudo é uma questão de prioridade, então se o jovem separar um tempo (quem sabe 30 minutos ou 1 hora por dia) para meditação da palavra e oração ou mesmo um jejum por mês, ele consegue passar o vale árido universitário e chegar inteiro do outro lado. Acho que as igrejas tem que instruir mais os jovens nesse sentido e essas práticas tem que se tornar algo comum e rotineiro na vida de uma pessoa que tem como objetivo de conhecer Jesus. Não se conhece Jesus sem relacionamento.

  12. Stiven disse:

    O problema maior dentro das salas de aula acadêmicas é a propagação das idéias humanistas e tudo que está relacionado ao ateísmo. O homem tende a se achar auto-suficiente quando cresce em conhecimento. Se o jovem não tiver tido experiências espirituais com Deus o suficiente, ele pode de uma hora pra outra desacreditar em tudo o que sempre acreditou durante as primeiras fases de sua vida, pois o discurso dos humanistas, marxistas, etc, é extremamente contundente. A primeira idéia é por em dúvida a autenticidade da Bíblia, a existência dos autores, a veracidade dos fatos narrados e por fim a própria existência de Deus, que alguns mais arrogantes chegam a afirmar categoricamente, que Ele não existe, outros mais cautelosos dizem que por não se conseguir provar que Deus existe, também não pode afirmar que Ele não existe. A verdade é que por sermos seres tão limitados diante da grandeza do universo jamais conseguiremos ter certeza acerca e muitas coisas. Se nem algumas estrela que vemos com nossos olhos sabemos se ainda existe, pois as estrela nascem e morrem e os seus reflexos viajam por milhões ou talvez bilhões de anos-luz até chegar até nós, como alguém pode afirmar que houve Big bang? O cara que se torna muito crítico de coisas que está acima das nossas limitações, passa o resto da vida buscando certezas que nunca encontra e morre frustrado. Enquanto que poderia fazer algo muito simples que é entregar sua vida a Deus e buscar ter experiências com Ele, isso sim traz felicidade.

  13. GISELLA disse:

    HAHAHAHAHAHA EU SABIA QUE TU IA COMENTAR ISSO

    Stiven disse:
    O problema maior dentro das salas de aula acadêmicas é a propagação das idéias humanistas e tudo que está relacionado ao ateísmo. O homem tende a se achar auto-suficiente quando cresce em conhecimento. Se o jovem não tiver tido experiências espirituais com Deus o suficiente, ele pode de uma hora pra outra desacreditar em tudo o que sempre acreditou durante as primeiras fases de sua vida, pois o discurso dos humanistas, marxistas, etc, é extremamente contundente. A primeira idéia é por em dúvida a autenticidade da Bíblia, a existência dos autores, a veracidade dos fatos narrados e por fim a própria existência de Deus, que alguns mais arrogantes chegam a afirmar categoricamente, que Ele não existe, outros mais cautelosos dizem que por não se conseguir provar que Deus existe, também não pode afirmar que Ele não existe. A verdade é que por sermos seres tão limitados diante da grandeza do universo jamais conseguiremos ter certeza acerca e muitas coisas. Se nem algumas estrela que vemos com nossos olhos sabemos se ainda existe, pois as estrela nascem e morrem e os seus reflexos viajam por milhões ou talvez bilhões de anos-luz até chegar até nós, como alguém pode afirmar que houve Big bang? O cara que se torna muito crítico de coisas que está acima das nossas limitações, passa o resto da vida buscando certezas que nunca encontra e morre frustrado. Enquanto que poderia fazer algo muito simples que é entregar sua vida a Deus e buscar ter experiências com Ele, isso sim traz felicidade.

    58% HUHUHUHUH

  14. Acho que há muitas coisas que contribuem para que os jovens se afastem da igreja,ser jovem e cristão no sec.21 já é muito complicado e a sociedade hoje exige muito dos jovens no que diz respeito a formação profissional,a igreja exige separação santidade e castidade, e o preparo dos jovens até a universidade faz com que tudo acontece ao contrário,realmente é muito dificil,mas faz parte da vida cristã, temos de aprender superar essas dificuldades.

  15. beca disse:

    eu sou jovem estou na faculdade,me dedico a Deus a primeira coisa que devemos pensar que Deus tem um proposito na nossa vida, ou seja uma fidelidade que se tem com ele ,uma ponte eu e Deus.vc vai a uma faculdade somente para estudar, la nao te obrigam a nada a menos que vc queira e participe!as amizades tambem é interessante sera que reamente aquela pessoa que vc considera “amiga” é de verdade sua amiga? bom vc so vai ver quando ocultarem de ti um trbalho,ter inveja da sua nota!”poxa eu estudei tanto e vc tirou a nota melhor do que eu” ? “eu” considero que nao, o que eu vejo muito sao concorrentes,querendo um ser melhor que o outro,claro o mercado esta bem competitivo e nao dao espaço para amizade.so aquela amizade falsa de ir toda a sala “amigos” para um churrasco,bar,festa,trio eletrico, chorar por “amigos” na aula da saudade.vai de cada pessoa saber qual é seu papel na igreja vai de cada pessoa com Deus.
    e nao tem essa historinha,nao tenho mais tempo de ir a igreja, tem sim basta querer, é poder .

  16. GISELLA disse:

    A verdade é que a gente não aceita heresia, muito menos idiotice de Pastor ladrão… vc me fala de quão humanista são os intelectuais, que questionam a veracidade dos fatos, que influência somente quem nunca teve experiência com Deus… será???? Deus deu inteligência ao homem para descobrir, pesquisar e conhecer, não se pode confiar na veracidade de escrituras traduzidas, adaptadas a escrita de outro país e interpretação de alguém, muito menos levar ao pé da letra as leis de povos nômades … vc me faz rir, então vai me dizer que temos que viver de cidade em cidade pregando???
    vender tudo o que temos e seguir dogmas???
    Se alguém quer fazer isso que faça direito, não abrindo seitas e inventando costumes e mitos para serem seguidos.
    Jesus esta acima de uma religião, se o cara mata, rouba, estrupa é por ter problemas de carácter, muitos passam anos escondidos atrás da religião, de um falso amor por Cristo e um certo dia quando lhes é conveniente simplesmente saem das igrejas e voltam a cometer tudo de novo… entrar em uma faculdade, buscar conhecimento, correr atrás de um sonho não é errado, muito menos pecado… a pessoa que sabe o que é certo nunca vai entrar em um buraco negro… uma pessoa do meu grupo da FACUL se afastou de mim por ser pastora, isso é absurdo, agora que as notas dela estão baixas ela me procurou afirmando que o grupo de crente que ela se meteu não quer nada com nada, deu vontade de dizer que essas crentaiada é um bando de burro mesmo…

  17. GISELLA disse:

    não acredito que ainda tem gente que pensa assim:

    Mauricio Silva disse:
    Acho que há muitas coisas que contribuem para que os jovens se afastem da igreja,ser jovem e cristão no sec.21 já é muito complicado e a sociedade hoje exige muito dos jovens no que diz respeito a formação profissional,a igreja exige separação santidade e castidade, e o preparo dos jovens até a universidade faz com que tudo acontece ao contrário,realmente é muito dificil,mas faz parte da vida cristã, temos de aprender superar essas dificuldades.

    é complicado nada… complicado foi o passado dos meus pais…
    conheço jovens que tiveram os piores exemplos, criaram-se praticamente sozinhos e nem por isso andaram por caminhos tortos…
    hoje esta prático o acesso a informática, faculdades com mensalidades praticamente a metade de um salário,foras a bolsas cedidas pelo governo, cursos nas diversas áreas profissionalizantes, a sociedade deste século não cobra nada, desde a idade média a educação é voltada para a formação de profissionais competentes, a diferença é que agora as escolas profissionalizantes tornaram-se acessíveis, alcançando a massa populacional pobre… a faculdade não implica nas decisões de ninguém, se o cara quer ser virgem é uma decisão dele, agora se ele tem a mente fraca para deixar se levar pelo comportamento de outras pessoas, então ele nunca foi convertido… paciência

  18. JOELINE disse:

    DEPENDE MUITO EM QUE AS NOSSAS CONVICÇÕES ESTÃO FIRMADAS.PODEM SER SIMPLISMENTE EM DOGMAS RELIGIOSOS QUE APRENDEMOS DE NOSSOS PAIS OU NUM ENCONTRO REAL COM O SENHOR JESUS , QUE AUTOMATICAMENTE DEIXARÁ DE SER UM CNOTO D FADAS E PASSARÁ A SER UMA HISTÓRIA REAL VIVA EM NOSSO SER. FIZ FACULDADE E ME DEBATI COM VÁRIOS PROFESSORES ATEÍSTAS.QUANDO SENTIA QUE ESTAVAM AFRONTANDO DIRETAMENTE AS ESCRITURAS NÃO TINHA VERGONHA DE EXPOR NO QUE CRIA E O SENHOR SEMPRE HONRAVA.GRAÇAS AO ESPIRITO SANTO DE DEUS SAI MAIS CONVICTA DA MINHA FÉ DA FACULDADE DE QUANDO ENTREI.

  19. Último Cristão disse:

    Eu já cursei faculdade de contabilidade, ciencias biologicas, tecnologia de informação e pedagogia.

    Graças a Deus consegui me formar em pedagogia na Uerj. Nesses lugares eu já vi pessoas que se diziam crente mas que eram da sinagoga de satanás. Mas também convivi com pessoas que conseguiram se manter fiel aos principios de Cristo até se formarem. O confronto com os apelos mundados no ambiente acadêmico se dá mais nas universidades públicas( no meu caso a Uerj e o cederj). Só entra de ceder ao secularismo nessa que já é um crente fraco espiritualmente.

    Mas no todo em alguns cursos como biologia, fisica, filosofia, sociologia o confronto vai além dos colegas de classe, está contido nos professores e nos livros.

  20. Último Cristão disse:

    Apesar de tudo é melhor cursar uma faculdade, do que ficar puxando o saco de pastor pra lá pra cá, e o tempo passando…

  21. Ivan disse:

    Óbvio, mais educação = menos ignorância.

  22. amy disse:

    gente, depois q entrei na faculdade comecei a repensar muitas coisas
    e acho q repensar é otimo… vc valida mais ainda o sacrificio de Jesus. Faço Psicologia, e por mais q queiram colocar o homem como centro de tudo, fica mais evidente a ação de Deus. é muito cansativo fazer faculdade e continuar atuante nos jovens e trabalhar… nossa fico pensando onde vou faltar rs, mas é um processo…e nem todos tem força pra passar por este processo… não adianta criticar qm nao consegue… e sim apoiar para que tente novamente… nao adianta criticar quem desvia, e sim fazer com q ela repense o sacrificio de Jesus… e nao deixe de estudar…..
    Ah depois q entrei na universidade, acho q td mmundo tem que estudar rsrs… é uma maravilha o saber… rs
    Deus abençoe!

  23. Stiven disse:

    A verdade é que não podemos considerar que 100% da massa de evangélicos sejam realmente crentes verdadeiros, não esqueçamos que a porta é estreita,então não podemos basear nossos comentários pela vida e comportamento de alguns, tampouco mudar nossas convicções por conta de atitudes de maus líderes. Com certeza está se levantando uma geração que tem capacidade e inteligência suficiente para ter suas próprias convicções e não aceitar idéias quaisquer que são advindas de interpretações tolas, seja de líderes evangélicos despreparados ou mal intencionados, seja de ateus frustrados e revoltados com a vida, para que as nossas vidas não se tornem iguais às deles. Não devemos ter medo de conquistar nada, de cursar os melhores estudos, de ter os melhores empregos e de ter uma vida digna com tudo que temos direito. O que não podemos é subir demais nos saltos altos da arrogância e tirar Deus do centro de nossas vidas. Não esqueçamos que o primeiro que quiz subir demais, foi lançado no abismo.

  24. jeferson disse:

    Acho que essa pesquisa ai,não tem nada a ver,da mesma forma que os jovens se desviam entrando na facul,sem estar tambem tem um monte que se desvia,o problema é não saber lidar com a juventude,todos sabemos que ser jovem (principalmente hoje) e estar na igreja,o cara tem que ser guerreiro,e ter um real proposito com Deus. Eu sou joven,estou no indo para o terceiro ano de Administração e continuio na igreja,com certeza é muito dificil se manter em santidade la dentro,principalmente no verão,mas se nós tivermos força de vontade o SENHOR dos Exercitos nos ajuda.

    Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. I Jo:2-14

  25. Rodrigo Lima disse:

    É, o negócio é continuar burro e alienado para ser manipulado, enganado, passado para trás e ainda assim continuar feliz e bobo. Alelóias!

  26. André disse:

    Em primeiro lugar, o que acontece nos E.U.A. não serve como parâmetro para o evangelho no mundo…os E.U.A. se tornou um país apostata na fé, a onde o nome de Jesus chega até ser vulgarmente usado…e no Brasil, essa pesquisa é muito superficial, ainda vai ouvir opinião de Danilo Gentili…hehe…é muita forçação de barra…hehe…faço trabalho com jovens na igreja que frequento e também acompanho trabalhos feitos em outras igrejas com os jovens e o que posso afirmar que além do crescimento de jovens da igreja ingressando nas faculdades, ainda temos acompanhado esses mesmos jovens trazendo outros da faculdade para igreja…

  27. Luciana disse:

    Martinho Lutero disse que temia que as faculdades se tornassem portas do inferno,e realmente se tornaram,vc que e´crente ainda suporta uma aula de filosofia?Teorias de karl marx,teorias de evolução que enlouquecem qualquer criatura,se quer mesmo fazer uma faculdade vá para a oração e peça direção a Deus,ter a bíblia como regra de fé e prática deixa qualquer diploma no lixo.

  28. Carlos Magno disse:

    Cursei faculdade por tempo suficiente para concluir que, por mais que a formação universitária é ótima para construir um bom futuro financeiro e profissional, ela não deixa de ser um ambiente desregrado comandado pela sua maioria por jovens que fazem de suas proprias vidas um mar de lixo. O ambiente de faculdade é uma verdadeira mesa com majares. É tentador e diabólico, recheados com toda a sorte de depravações morais e desvios de comportamento e caráter. Antes de entrar, sabia mais ou menos o que me esperaria e por isso logo me envolvi com irmãos de fé para que pudéssemos criar nosso próprio ambiente dentro e fora das salas de aulas.

    E graças a isso pudemos dar bom testemunho e fomos usados por Deus para levar um jovem a se converter e veja hoje em dia o cara é lider de adolescentes na igreja.

    Mas não vou mentir. É um ambiente cheio de lutas e tentações. Se não estivermos preparados satanás coloca nossa fraqueza diante de nossos olhos para nos atrair e destruir. Em muitos casos podemos encarar a entrada a uma faculdade a uma porta para o inferno. E se você é cristão e deseja ingressar numa faculdade, vá e se forme mas nunca e digo novamente…NUNCA deixe de ir a igreja e orar a Deus no seu dia a dia, afim de se preparar para os dias difíceis.

    Abraços a Todos.

  29. Nao conhecem a Deus e nem sua Palavra na verdade nem sabem porque vao a igreja, deve ser por medo ou imposicão que triste servir a Deus assim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *